Horas extras: 5 passos simples para evitar processos trabalhistas

2020-09-24T22:24:29-03:0003/08/2020 as 2:45 pm|Categories: Access Control|Tags: , , |

Certamente as horas extras são um vício. Antes que você perceba, está dando uma olhadinha no e-mail aqui, enviando uma mensagem no Hangouts ali. Às vezes, quando menos espera está trabalhando aos finais de semana, de madrugada…

Mas o hábito que alguns colaboradores têm de fazer muitas horas extras pode acabar em processos trabalhistas para sua empresa. Além de desencadear consequências mais graves como crises de burnout.

De fato os pedidos por pagamento de horas extras e o intervalo intrajornada não cumprido estão entre os mais frequentes dos processos no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Dessa forma são milhares de processos em tramitação sendo a maior demanda a de horas extras.

Afinal, como evitar que os colaboradores da sua empresa façam horas extras desnecessárias? Igualmente será que é possível adotar algum tipo de controle de acesso para pessoas que trabalham de forma remota?

Sem dúvida, a resposta é SIM. Então se você quer saber como, confira abaixo 5 passos simples para evitar trabalho fora do horário e prevenir-se contra processos trabalhistas.

Passo a passo para evitar horas extras

1. Não estimule a cultura da hora extra

Você já reparou que quando uma pessoa faz hora extra desnecessariamente a outra também faz? Desestimule essa prática na sua empresa, incentivando os colaboradores a encerrar os trabalhos na hora certa.

2. Estabeleça uma quantidade-limite de hora extra por dia

A CLT permite fazer no máximo 2 horas extras por dia. Por isso vale reforçar esse limite junto à sua equipe e até aplicar punições ou advertências para quem descumprir a regra.

3. Promova atividades “extra-escritório”

Nem só de trabalho vive o ser humano. Ao desestimular as horas extras desnecessárias você também incentiva que as pessoas tenham “vida fora do escritório”. Happy hours virtuais, ioga, meditação…Vale de tudo para tentar “desconectar” as pessoas do trabalho.

4. Use ferramentas de controle de horário e local ao Gmail e GSuite

Com a tecnologia SSO é possível controlar horários e locais de quem está usando o Google Workspace (G Suite), Gmail, Hangouts e Drive.

Por meio de regras criadas por grupos personalizados de IP ou DNS é possível definir permissões de utilização dessas ferramentas.

Além disso ainda é possível fazer o logout automático de todos os dispositivos conectados. Assim, para conectar-se novamente o colaborador precisa pedir nova permissão.

5. Controle os acessos remotos pelo celular

De acordo com o estudo Global Mobile Consumer Survey, mais de 60% dos brasileiros utilizam smartphones para fins profissionais fora do expediente com “alguma” ou “muita frequência”. Com ferramentas como o Access Control é possível criar regras de horário e local para que colaboradores acessem e-mails e outros aplicativos do Google Workspace (G Suite) apenas no horário do expediente tanto no desktop quanto no celular.


Teste Grátis o Access Control por 14 dias e evite horas desnecessárias do seu time remoto!



Black Friday Conecta Suite
Conecta suite - Mais autonomia e controle na gestão do G Suite

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no YouTube e receber ainda mais novidades. Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem
O jeito certo de controlar o acesso ao G Suite - Access Control

Soluções Cloud

Descubra o poder da Cultura Cloud e eleve os resultados melhorando a qualidade de vida, aumentando produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Parceira Google Parceira CloudFlare

Posts recentes

FALE CONOSCO

Ir ao Topo