fbpx
Pular para o conteúdo
Blog » Google I/O 2024 traz Inteligência Artificial para Google Workspace

Google I/O 2024 traz Inteligência Artificial para Google Workspace

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Inteligência Artificial: essas foram as palavras que resumiram a Google I/O 2024, conferência anual que apresenta as novidades da Google. Para você ter uma ideia, ao final das apresentações, Sundar Pichai, CEO da Google, contabilizou o número de vezes que as palavras “Inteligência Artificial” foram ditas: 120 vezes em pouco mais de 2 horas de apresentação das novidades da Google. E a boa notícia é que a Google I/O traz a Inteligência Artificial para o Google Workspace.

Sundar Pichai, CEO da Google, conta quantas vezes a palavra “IA” foi dita durante a Google I/O 2024.

Mas afinal, como a Inteligência Artificial ajudará os administradores e usuários do Google Workspace? Quem respondeu isso foi Aparna Pappu, Vice Presidente e Diretora Geral da Google. Antes de tudo, é preciso saber que a Gemini, inteligência artificial da Google, já vem lançando funcionalidades como as legendas automáticas durante videoconferências no Google Meet. Agora, esse recurso se estenderá para mais 68 linguagens ao redor do planeta.

Ainda assim, para demonstrar o poder da inteligência artificial da Gemini 1.5 Pro, Aparna utilizou um e-mail do seu marido perguntando sobre o conserto do telhado da casa deles. Gemini, acessando os e-mails anteriores, pôde reunir informações sobre todos os orçamentos feitos por ela anteriormente, compará-los e enviá-los organizadamente para seu marido com uma sugestão de resposta sobre o que fazer a seguir.

Aparna Pappu, Vice Presidente da Google, explica como Gemini pode ajudar no Gmail.

Um ajudante com IA Google sempre ao seu lado

Contudo, a grande novidade da Gemini 1.5 Pro, é um painel lateral junto aos aplicativos do Google Workspace como um ajudante aos usuários nas suas tarefas diárias. O painel Gemini integra Gmail, Drive, Planilhas e outros aplicativos com sugestões de ações que ajudarão o usuário na organização e visualização das suas informações.

Um dos grandes fatores que diferencia o Google Workspace de seus concorrentes é a integração entre seus aplicativos: exemplo disso é a criação de um evento na Google Agenda diretamente no Gmail. Assim, o painel lateral Gemini facilitará a vida de quem realiza agendamentos pelo Gmail, por exemplo, uma vez que poderá organizar os apontamentos diretamente na Google Agenda do profissional automaticamente. Além disso, o Gemini poderá extrair informações dos e-mails para criar uma planilha com datas, tipos de serviço, gastos; tudo automaticamente, com um visual de fácil interpretação e que manterá as informações sempre atualizadas.

Aparna Pappu, Vice Presidente da Google, explica como funciona o painel lateral Gemini no Google Workspace.

Dessa forma, os desenvolvedores da Google querem que seja possível customizar como você usa o Gemini de acordo com as suas necessidades. Esses recursos devem estar disponíveis no próximo semestre.

Um colega de trabalho IA Google para o seu time

Já em 2025, a Google está desenvolvendo algo ainda mais especial: um colega de trabalho artificial. Aparna explica que, ao trabalhar em equipe, nos comunicamos por meio de e-mails, mensagens, etc. Por isso, a Google está trabalhando no protótipo de um “colega de trabalho” artificial que interage com a equipe para ajudar no desenvolvimento de projetos.

O colega de trabalho artificial terá uma identidade, conta Google e um papel específico dentro do time profissional que poderá ser personalizado pelo criador, assim como os usuários Google Workspace tradicionais, explica a Vice Presidente da Google. 

Tony Vincent, Product Management da Google, mostra como funcionará o colega de trabalho artificial da Google.

Aqui entra Tony Vincent, Product Management da Google, que demonstra a funcionalidade criando uma conta no Google Workspace IA em tempo real. Primeiro, Vincent dá nome e determina quais funções de trabalho essa conta terá dentro do time dentro do Admin Console do Google Workspace. Dessa forma – ao adicionar o usuário artificial nos grupos do Google Chat de determinado projeto-, ele terá acesso a todas as informações trocadas ali. Assim, poderá responder perguntas como: “Alguém sabe dizer se os storyboards do projeto já estão aprovados?”. Ainda, será possível interagir com esse usuário artificial, de forma a obter informações sobre projetos de forma muito mais rápida. Essa funcionalidade ainda está em desenvolvimento e promete ser lançada em 2025.