Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Google Planilhas, transforme-as em aliadas

Google Planilhas, transforme-as em aliadas

Utilizar planilhas – controles de caixa, de vendas, de rendimento – demanda tempo e atenção e nem sempre é o trabalho mais animado de se executar. Porém, imagine ter acesso a esses recursos de forma online, com uma lista de funções que facilitam o trabalho e ainda de forma colaborativa? Essa é a proposta do Google Planilhas.

Os aplicativos Google Workspace (G Suite) ajudam a tornar o dia a dia das empresas mais produtivo e independente do porte ou da área de atuação, o Google Planilhas pode auxiliar com fórmulas, gráficos, tabelas dinâmicas, formatações condicionais e muito mais.

Tudo online, tornando os processos mais ágeis e colaborativos. Um novo jeito de trabalhar.

Está acostumado com outras planilhas? Não se preocupe o Google Planilhas  têm uma estrutura similar e aceitam diferentes formatos de arquivo, incluindo .xlsx, .csv, .html, .ods ou .txt.

Gráficos inteligentes

A ferramenta “Explorar” no Google Planilhas transforma os dados em gráficos, de forma inteligente e quase automática. Como? Sua tarefa é fazer perguntas com palavras, não dados. O aplicativo irá traduzir a resposta em um gráfico que poderá ser adicionado à planilha.

Caso não encontre o gráfico que precisa automaticamente – ao selecionar a função “explorar” o Google traz algumas opções -, basta escrever o que precisa como por exemplo “Gráfico em barras das vendas de sorvete. Qual é a receita gerada por cada vendedor?”.

O objetivo é ajudar as empresas a entenderem o que seus dados já sabem, proporcionando novos insights e melhores análises para tomadas de decisão.

Dados sincronizados

Na construção das planilhas no Google o usuário tem a possibilidade de sincronizar dados entre a planilha e outros apps da suíte da Google, como o Documentos e o Apresentações. Você define a sincronização e ao alterar a informação em um documento ela será replicada nos demais.

Automatizar tarefas no Google Planilhas

Com a ferramenta Macro no Google Planilhas é possível automatizar tarefas repetitivas, economizando tempo e diminuindo esforço. O “gravador de macros”  permite que o usuário registre ações – um mesmo gráfico que será usado em diferentes meses, por exemplo – e as copie para outras planilhas, sem precisar usar códigos.

Conheça o histórico e suas alterações

Com o histórico é possível ter acesso a edições anteriores, ajudando a encontrar informações que possam ter se perdido durante revisões. Além de saber o usuário responsável pelas modificações

Funções para facilitar o seu trabalho

As funções que automatizam ações dentro do aplicativo já são mais de 400. Acompanhe algumas:

Tradução de dados

As funções DETECTLANGUAGE e GOOGLETRANSLATEsão exclusivas da ferramenta do Google, auxiliando quem trabalha com textos em outros idiomas. Utilizando essas funções é possível identificar idiomas e traduzir os textos. Basta informar as células que deseja a tradução.

Cotação de moedas

A função GOOGLEFINANCE busca informações no Google Finance e utiliza os dados encontrados em células da sua planilha. Os valores mais comuns são os de cotações de moedas, mas há uma infinidade de dados disponíveis, confira neste link do Google.

Diferença de datas

Através da função DATADIF é possível saber quantos dias se passaram entre datas específicas. Você pode escolher qual a unidade de saída – dias, anos, meses ou uma combinação deles.

Imagem

Inserir imagens em planilhas é comum, mas com a função IMAGE é possível obter a figura direto de um link da web. Você pode definir também, as dimensões com que ela deve ser exibida.

Hiperlink

Quando você digita um endereço da internet, um hiperlink é criado automaticamente. Com a função HIPERLINK é possível direcionar qualquer texto para um link específico, até mesmo emails.

Elementos duplicados

Se sua lista possui elementos duplicados, a função UNIQUE gera uma segunda lista com os mesmos itens aparecendo somente uma vez.

Validador de email

Tem uma planilha com diversos cadastros de emails, utilize a função ISEMAIL com ela será possível validar os endereços de email rapidamente.

Além do Google Planilhas, o Google Workspace (G Suite) reúne ótimas ferramentas e aplicativos que focam na melhora da produtividade das empresas. Converse com a equipe Conecta Nuvem e conheça como os aplicativos Google podem ajudar sua empresa.

Continue conectado: