Pular para o conteúdo
Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Mulheres na tecnologia: muito além do dia 8 de março

Mulheres na tecnologia: muito além do dia 8 de março

Engana-se quem pensa que a participação das mulheres na tecnologia começou recentemente. No século XIX, Ada Lovelace, matemática e escritora inglesa, escreveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, o que só foi reconhecido séculos depois. 

Mulheres na tecnologia: Além do dia 08 de março

Contudo, não faz muito tempo que as mulheres de fato começaram a frequentar esses espaços, que eram dominados por homens. 

Apesar de ainda terem uma grande participação masculina, o cenário mudou um pouco. Segundo dados do Caged, a participação das mulheres na tecnologia cresceu 60% nos últimos cinco anos.

De acordo com o mesmo levantamento, a participação das mulheres na tecnologia foi de 27,9 mil para 44,5 mil em 2020. Mesmo assim, ainda não é suficiente.

Sabemos que os números são mais positivos do que antes, mas é preciso conquistar ainda mais espaço. E isso quer dizer mais oportunidades.

Buscando um mundo cada vez mais inclusivo, a Conecta tem uma postura de apoio à participação das mulheres na tecnologia. É por isso que nós atuamos efetivamente nessa área oferecendo bolsas de estudo. 

Mulheres na tecnologia e a Conecta

A Conecta já ofereceu bolsas de estudos para que mulheres se especializassem na área de tecnologia. Uma delas foi a DEVinHouse, que oferece cursos para formação de desenvolvedora fullstack em apenas 9 meses

Recentemente, nós disponibilizamos não só uma, mas duas bolsas para esse curso maravilhoso. Mas se você perdeu essa oportunidade, fique tranquila que logo, logo tem mais!

Além disso, também já oferecemos bolsas para mulheres na Technovation Girls. Esse evento busca trazer garotas para “resolver problemas do mundo real através da tecnologia”.

Dessa forma, não ficamos apenas no discurso e incentivamos essa participação. Não adianta pregar uma coisa se as atitudes são outras, certo?

Nosso objetivo é ver cada vez mais mulheres atuando na área e vermos um ambiente mais democrático e menos desigual. Dentro da nossa empresa, temos mulheres ocupando diversos cargos, inclusive o de chefia.

Assim, nós fazemos a nossa parte e ainda contribuímos para a formação de profissionais cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho.

Além do mais, nós não só incentivamos os estudos de mulheres como oferecemos novas oportunidades a elas. E esse comportamento se reflete internamente também.

Desafios 

Mulheres ocupam cada vez mais o ramo da tecnologia. Contudo, a diferença salarial que vemos na sociedade também é vista dentro desse nicho.

Entre 2017 e 2019, por exemplo, a diferença salarial entre homens e mulheres na tecnologia passou de 22,4% para 23,4%

Mesmo com o aumento da presença feminina na tecnologia, os ambientes ainda são majoritariamente masculinos. Sendo assim, é preciso ocupar cada vez mais esses espaços para que a nossa voz seja ouvida. Quanto mais mulheres na tecnologia, melhor!

É por isso que iniciativas como a da Conecta, de oferecer bolsas de estudos para mulheres, é tão importante. Nós ajudamos a mudar o cenário, ainda que de forma tímida. Mas é de pouquinho em pouquinho que somos capazes de transformar o mundo.

Além disso, é preciso que o interesse pela tecnologia seja estimulado desde a infância, nas escolas, em casa, etc. É importante mostrar que elas também podem ir para a área de exatas, algo comumente incentivado para os meninos.

4 mulheres na tecnologia para se inspirar

Além de Ada Lovelace, citada no começo do texto, há várias outras mulheres na tecnologia a serem lembradas. Vamos citar apenas 4 delas para que você possa conhecer as histórias e se inspirar.

  • Susan Wojcicki, CEO do Youtube
  • Evelyn Boyd Granville, segunda mulher negra a receber o doutorado em Matemática nos Estados Unidos
  • Amanda Graciano, head de startups do Cubo Itaú
  • Carol Shaw, conhecida por ser a primeira mulher desenvolvedora de jogos eletrônicos no mundo

Por fim, que tal conhecer o nosso Instagram? Nós atualizamos a página frequentemente com novidades da tecnologia, dicas e muito mais! Você também fica sabendo por lá sobre as bolsas de estudos que a Conecta oferece. Não deixe de conferir!

Sair da versão mobile