Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Novidades no encadeamento de mensagens do Gmail

Novidades no encadeamento de mensagens do Gmail

Uma dos grandes atrativos do Gmail é o encadeamento de mensagens. Sabe quando os e-mails de um mesmo assunto ficam agrupados numa só lista, facilitando o acompanhamento? Exatamente. E o Google anunciou novidades para o sistema de encadeamento.

Alterações no encadeamento de mensagens

Anteriormente, o Gmail encadeava mensagens quando, uma mensagem era enviada em resposta a outra, ou quando uma mensagem tinha mesmo destinatário/remetente, ou mesmo assunto e ou ainda era enviada dentro do período de uma semana.

Com a novidade, o Google adicionou o encadeamento para quando um cabeçalho de referência em uma mensagem recebida, estiver presente, referenciar IDs de mensagens anteriores.

Mas o que isso significa? Se o usuário receber dois e-mails com o mesmo assunto, do mesmo remetente eles não serão encadeados, a menos que um referencie o outro. Veja por exemplo na imagem:

Assim, o objetivo da alteração é ajudar a garantir que as mensagens sejam encadeadas apenas quando há relacionamento definido entre elas.

Leia também: Como abrir um painel de visualização no Gmail

Detalhes adicionais sobre o encadeamento de mensagens

Da mesma forma, usuários que atuam com gerenciamento de sistemas para envio de notificações por e-mail e desejam segmentar esses envios na visualização de conversas, precisarão atentar-se aos seguintes pontos:

  • E-mails com o mesmo assunto;
  • Ter cabeçalhos de referência, referenciando IDs anteriores;

Ao contrário, caso deseje que as mensagens enviadas não sejam agrupadas, basta enviar com valores diferentes de cabeçalhos e assunto.

Como ver o cabeçalho completo do e-mail

  1. Abra o Gmail em um navegador.
  2. Abra o e-mail cujo cabeçalho você quer verificar.
  3. Ao lado de Responder, clique em Mais(três pontinhos na vertical) e Mostrar original.

Como resultado, o cabeçalho aparecerá em uma nova janela, incluindo campos como resultados da autenticação. Para acessar o cabeçalho completo da mensagem, clique em Fazer download no formato original.

Leia também: Novas opções no menu do botão direito do Gmail

Tem interesse em saber mais sobre as ferramentas Google e o Google Workspace (G Suite) e a transição para a nuvem? Acompanhe o blog do Conecta Nuvem ou converse com nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo.

Continue conectado: