Pular para o conteúdo
Blog » O que é Google Workspace (G Suite)? Um guia completo para você!

O que é Google Workspace (G Suite)? Um guia completo para você!

Em nosso blog abordamos bastante as funcionalidades e novidades do Google Workspace (G Suite), mas, o que é Google Workspace (G Suite)? Qual a importância de contratar o Google Workspace (G Suite)? Quais os benefícios o Google Workspace (G Suite) traz para a empresa? Google Workspace (G Suite) é seguro? Como migrar para o Google Workspace (G Suite)? Vamos ajudá-lo a encontrar essas respostas. Acompanhe! 


Tempo de leitura: 8 minutos Sobre o que vai ler:  O que é o Google Workspace (G Suite); Quais são os benefícios do Google Workspace (G Suite); Quais são as funcionalidades do Google Workspace (G Suite); O Google Workspace (G Suite) é seguro; O que é migrar para a nuvem.


Podemos definir o Google Workspace (G Suite) como uma plataforma que contêm todas as ferramentas que sua empresa precisa para ser mais produtiva, mais integrada e mais colaborativa. E tudo a partir do seu computador, smartphone ou tablet. Ou seja, não importa o local, você sempre poderá estar conectado.

Com a complexidade do mercado de trabalho e a necessidade de uma produtividade cada vez maior, mas também de uma maior flexibilidade e colaboração, ter uma plataforma que ajuda em todos esses pontos é revolucionário. Através do Google Workspace (G Suite), a empresa estará facilmente conectada com clientes, fornecedores e colaboradores.

5 benefícios do Google Workspace (G Suite) para o seu time

Com o Google Workspace (G Suite) sua empresa usará os serviços do Google para o universo corporativo e essas facilidades se encaixam em todas as empresas, sejam pequenas, médias, grandes, de varejo ou serviços. 

Quer mais? Acompanhe a lista:

1 Facilidade de uso

Uma mudança pode ter resistência, mas com certeza boa parte da sua equipe já está familiarizada com as ferramentas do Google Workspace (G Suite) no dia a dia, como Gmail, Documentos, Google Drive, Agenda. Dessa forma utiliza-se um sistema que favorece à empresa, mas com o qual as pessoas já possuem familiaridade, o que traz economia de recursos e tempo com treinamentos básicos. 

Caso precise aprofundar os conhecimentos ou também otimizar o uso do Google Workspace (G Suite), temos os melhores treinamentos para a sua equipe. Converse com nossa equipe.

Já conhece o nosso canal no youtube? Inscreva-se e acompanhe nossas dicas de uso das ferramentas Google Workspace (G Suite).

2 Armazenamento

Caixas de e-mail e servidores lotados podem ficar no passado e não precisam mais tirar o sono das equipes. Uma das ferramentas do Google Workspace (G Suite) é o Google Drive que faz o armazenamento na nuvem dos arquivos. E com espaço infinito para documentos e planilhas criados a partir das ferramentas Google, como Google docs, Planilha, Apresentações. Para os de mais arquivos o espaço é de 30 GB junto com o Gmail.

Além disso, é possível contratar até 16 TB de espaço, podendo ser distribuído com os usuários.

Leia também: Como compartilhar arquivos grandes sem ocupar armazenamento

3 Praticidade e flexibilidade

Limitar-se ao espaço físico da empresa tem ficado cada vez mais em desuso, não apenas pelo crescimento dos trabalhos remotos mas também pela oportunidade de produzir de qualquer lugar, inclusive durante uma viagem para reuniões no outro lado do país.

Com o uso do Google Workspace (G Suite) as ferramentas e os arquivos da sua empresa se tornam acessíveis de qualquer computador onde você possa fazer o login na sua conta, sem a necessidade de transferir documentos, ter problemas com versões e etc. Pois através do armazenamento na nuvem, os arquivos ficam disponíveis rapidamente e a atualização é simultânea.

Ah e tem mais! Está sem rede? Habilite o uso offline dos arquivos e poderá utilizá-los e editá-los sem preocupação. Quando você ficar online o Google Workspace (G Suite) faz atualiza as versões automaticamente.

Leia também: Como tornar sua empresa mais sustentável com ajuda do Google Workspace (G Suite)

4 É colaboração que você deseja?

Como comentamos, todos os arquivos e informações sobre a empresa estão online transformando a forma de trabalhar com outras pessoas, pois há compartilhamento a um botão de distância e ainda a possibilidade de edição simultânea de documentos, planilhas, apresentações e também de interação dentro dos arquivos em específico, seja através de comentários ou de um chat próprio.

Não se preocupe, para informações mais sensíveis você pode limitar o acesso ou a edição, como “apenas leitura” ou “permitir comentar”.

Leia também: Como Google Workspace (G Suite) conecta os times de marketing e vendas

5 Segurança Google

São anos de referência e inovação na tecnologia e internet e com certeza uma das maiores preocupações e investimentos do Google acontecem na segurança de dados. O que traz certeza e tranquilidade sobre o armazenamento das informações da sua companhia. 

Para uma segurança extra, opte pela verificação em duas etapas do Google e garanta a  integridade dos dados do seu negócio.

Leia também: Maior segurança para a verificação em duas etapas do Google Workspace (G Suite)

Um pouco mais sobre o armazenamento na nuvem

Por que o armazenamento na nuvem é importante? Armazenamento na nuvem é seguro? Essas ainda são perguntas constantes quando abordamos o tema dentro das empresas, por isso vamos respondê-las e desmistificar essa funcionalidade que chegou para revolucionar o dia a dia das organizações.

A lógica do armazenamento na nuvem tem muito a ver com o espaço que os hardwares e servidores internos ocupam, mas também com a segurança que a rede proporciona quanto a manutenção e recuperação de arquivos.

O armazenamento na nuvem traz alguns fatores que comprovam a sua maior segurança, como:

  • Escalabilidade – pois os arquivos estarão junto a grandes e reconhecidas empresas do mercado; 
  • Portabilidade – um computador avariado, um pen drive perdido ou um notebook furtado são uma enorme dor de cabeça, agora imagine se os arquivos da empresa estiverem armazenados neles? Através da tecnologia na nuvem as informações permanecem seguras, mesmo que algo venha a comprometer os dispositivos físicos. E sim, o acesso pode ser suspenso conforme cada dispositivo ou conta.
  • Localização – sabia que os servidores de cloud computing estão localizados em regiões geográficas bem distintas? Isso é mais uma forma de manter os dados seguros e acessíveis, pois caso um deles sai do ar, o restante permanece ativo.

Como funciona a migração para o Google Workspace (G Suite)?

Certo, mostramos os principais benefícios do Google Workspace (G Suite) para a sua equipe, apresentamos a importância e a segurança de ter um armazenamento na nuvem, mas como você e sua equipe podem usufruir de todas essas vantagens? Como funciona a migração para o Google Workspace (G Suite)?

As ferramentas de migração do Google permitem que seja realizada a migração de períodos específicos e para usuários específicos também. Através das ferramentas de migração que utilizam serviços legados como Ms Exchange, Ms Outlook Office 365, Lotus Notes, IBM Domino, IMAP, etc. Assim, é possível migrar os dados em lote ou individualmente. Com isso podemos migrar seus dados em lote ou individualmente.

Assim, não se preocupe, todo o processo de migração é feito online e sua empresa não precisará parar durante o procedimento que acontece de maneira fácil, rápida e gradativa caso seja sua escolha. Conte com a equipe de Conectados para auxiliá-los no processo.

Leia também: Como as novas tecnologias impactam sua empresa a longo prazo

Para permanecer competitivo, as empresas precisam buscar formas inovadoras de trabalhar e contribuir com  maior qualidade. O Google Workspace (G Suite) foi desenvolvido para suprir tais necessidades e mais, aumentar a produtividade das equipes. Converse com nosso time de Conectados e eleve os resultados.

Continue conectado:

  • Como usar o Gemini no Google Planilhas (Sheets)
    O uso do Gemini no Google Planilhas (Sheets) é super fácil e pode te poupar um tempo precioso no dia a dia. Por isso, você aprenderá nesse post como usar o Gemini no Google Planilhas. Vamos lá!
  • Como criar imagens com IA em slides
    Saber criar apresentações de trabalho é essencial no meio corporativo para mostrar ideias, dados, metas ou qualquer informação relevante para os colegas de equipe. Contudo, nem todo mundo é designer e sabe montar uma apresentação do zero com um layout bonito e apresentável pode ser difícil para quem não tem experiêncie. É aí que entra a IA: agora, é possível criar imagens com IA nas apresentações para tornar as apresentações ainda melhores.
  • Como sincronizar dados entre duas planilhas do Google – VÍDEO
    O Google Planilhas é o aplicativo de planilhas do Google Workspace que oferece Planilhas on-line e colaborativas. Nesse aplicativo, são infinitos os recursos para visualizar, organizar e analisar dados. Assim, você conta com estrutura e refinamento dos dados usando as tabelas; ícones inteligentes para inserir dados avançados e precisos, consultar versões anteriores a qualquer momento, deixar comentários para dar feedback às suas equipes e muito mais. Dessa forma, um dos recursos mais interessantes é a sincronização de dados entre duas planilhas.
Marcações:
Sair da versão mobile