Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » O que faz um administrador do Google Workspace (G Suite)

O que faz um administrador do Google Workspace (G Suite)

O Administrador do Google Workspace (G Suite), é a pessoa que o Super Administrador concede privilégios para executar tarefas que os usuários comuns não têm autorização. É essa pessoa que vai gerenciar a organização dentro da plataforma do Google, inclusive os demais usuários que não são administradores. 


Tempo de leitura: 5 minutos Sobre o que vai ler:  O que faz um Administrador do Google Workspace (G Suite); Quais são as permissões de um Administrador; Como o Administrador do Painel concede privilégios aos outros usuários Como se tornar Administrador do Google Workspace (G Suite).


Os administradores podem ter total visão do Google Workspace (G Suite), ou seja, eles podem ser como um super administrador, que consegue executar tarefas que um administrador não é autorizado, ou pode ser um administrador de tarefas específicas.   

Algumas das tarefas de um administrador:

  • – Dar um nome de usuário, senha e acesso às funcionalidades que os usuários precisam;
  • – Visualizar o Painel de Controle;
  • – Atribuir privilégios a alguns usuários, por ex: usuário se torna administrador do Suporte Técnico, ou da gestão financeira da empresa.

Quais outras coisas um administrador pode fazer por seus usuários?

Ajudar a resolver problemas ou responder a perguntas associadas às conta;

Redefinir a senha da Conta do Google, caso os colaboradores esqueçam.

Ativar os serviços do Google para usar com as conta, como o YouTube, por exemplo.

Atribuir funções de administrador a um usuário

Para permitir que outro usuário realize tarefas de gerenciamento no Painel de Controle, o Administrador dá a ele uma função de administrador. Quando um usuário com uma função de administrador faz login na Conta do Google, ele tem a visão do Painel de Controle do Administrador. 

Tipos de funções que o administrador pode atribuir

Atribuir funções predefinidas para a realização de tarefas empresariais comuns ou funções personalizadas que criou para a organização. Para conceder todos os privilégios dessas funções, é necessário atribuir mais de uma função a um usuário.

O acesso ao Painel de Controle é limitado pela função

No Painel de Controle, os administradores só podem ver as informações e executar as tarefas permitidas pelos privilégios associados à função. 

Por exemplo, se atribuir a função predefinida “Gerenciamento de usuários” a uma pessoa, ela poderá ver e modificar apenas as configurações específicas do perfil, entre outras, dos usuários que não são administradores. 

Para ver o que cada privilégio permite que os administradores façam, consulte Definições de privilégios do administrador.

 O usuário normalmente recebe os novos privilégios em alguns minutos, mas isso pode levar até 24 horas. Quando faz login na conta, o usuário é redirecionado para a página inicial do Painel de Controle, onde ele pode ver os controles autorizados pelos privilégios.

Definições dos privilégios do administrador

Atribuir ou criar uma função de administrador para um usuário no Painel de Controle dá privilégios a um usuário e permite que ele tenha acesso ao Painel também. Os privilégios da função determinam quais controles da página inicial, informações e tarefas estarão disponíveis. Os usuários também podem utilizar a API Admin para realizar as ações da função atribuída a eles. 

Confira quais são os tipos privilégios de um administrador do Painel de Controle. 

Leia também: O que é o Google Workspace (G Suite)?

Para permanecer competitivo, as empresas precisam buscar formas inovadoras de trabalhar e contribuir com  maior qualidade. O Google Workspace (G Suite) foi desenvolvido para suprir tais necessidades e mais, aumentar a produtividade das equipes. Converse com nosso time de Conectados e eleve os resultados.

Continue conectado: