A princípio, as horas extras podem até parecer vantajosas para a empresa e para o colaborador. Do lado da empresa, o funcionário pode trabalhar mais tempo e entregar os resultados esperados. Do lado do colaborador significa mais dinheiro na conta.
No entanto, na maioria das vezes há mais desvantagens para ambas as partes. Cansaço e estresse para o colaborador e problemas financeiros para a empresa. Quer entender por que você, gestor, deve evitar que o time faça horas extras? Continue com a gente nesse post e descubra! No fim, trazemos dicas e soluções para esse problema.
Por que evitar horas extras
Problemas para os colaboradores
De acordo com o levantamento da Semrush, as buscas pelo termo “burnout” na internet aumentaram 122% durante a pandemia. O home office trouxe com ele a dificuldade de separar o horário de trabalho e o de descanso.
Além disso, a falta de organização no trabalho remoto levou a horas extras indesejadas, assim como o contexto do isolamento contribuiu para o cansaço das pessoas. Esse combo levou os colaboradores à exaustão, interferindo no bem-estar deles e na qualidade do trabalho executado.
As horas extras são regulamentadas por lei, com limite diário de duas horas. Contudo, é preciso haver um controle para evitar problemas. Conforme dito acima, os colaboradores podem ter um burnout ou, antes de chegar no limite, podem ter o bem-estar prejudicado.
Foi-se o tempo em que as empresas não se importavam com a satisfação da equipe, desde que entregassem os resultados. Hoje em dia, as corporações conseguem enxergar melhor que quem faz a empresa crescer são os funcionários. Logo, um colaborador infeliz também afeta o desempenho no dia a dia. Ou seja, não há vantagem alguma nisso.
Por isso, é muito importante que as horas extras sejam feitas apenas se necessário e com autorização do gestor. Frequentemente, o ganho financeiro não compensa o dano à saúde mental, principalmente quando acontece em excesso.
Problemas para a empresa
Há dias em que horas extras de trabalho acabam não rendendo tanto. Às vezes, o colaborador procrastina o trabalho durante boa parte do dia e resolve correr atrás do prejuízo na jornada extra. Isso também não é uma boa ideia.
Neste caso, o principal problema é para a empresa, que precisa dispor de recursos para pagar essas horas. Imagina se todos os funcionários resolvem fazer isso? A empresa tem pouco retorno e o prejuízo acaba sendo enorme.
Além disso, se a empresa não realizar corretamente o controle dessas horas extras, ela pode ter de pagar multa ou sofrer ações trabalhistas. Então, o melhor cenário seria não precisar pagar esses valores para não prejudicar as finanças. Quer saber como? Veja dicas abaixo.
Como evitar horas extras
O melhor jeito de evitar horas extras indesejadas é ter um bom controle de ponto. Pensando nisso, nós elaboramos uma planilha para registro da jornada dos seus colaboradores. É um material gratuito e que faz o cálculo das horas automaticamente. Inclusive, ele calcula as horas extras e até as horas negativas.
Contudo, é necessário que todos se comprometam a preencher corretamente. No começo, a adaptação pode ser difícil, mas com insistência, é possível criar o hábito. Diga aos colaboradores com frequência que o preenchimento correto é benéfico para eles, principalmente. Assim, as chances de erro no pagamento diminuem consideravelmente.
Por fim, vale mencionar que a Conecta possui um software que controla as horas extras ao bloquear o acesso às ferramentas de trabalho. Com o Conecta Control, o gestor pode definir por grupos os horários em que o acesso será bloqueado. É possível separar por setores e por departamentos, por exemplo. Desse modo, não tem como o funcionário trabalhar mais do que deveria.
O custo-benefício do Conecta Control vale muito a pena. Quer saber como ele funciona? Leia o post “Por que o Conecta Control pode ajudar sua empresa”. A Conecta disponibiliza um período de teste grátis para você experimentar na prática os benefícios da nossa ferramenta. Não deixe de conferir!