Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Por que a produtividade dos colaboradores aumentou na pandemia?

Por que a produtividade dos colaboradores aumentou na pandemia?

A pandemia do coronavírus trouxe a necessidade do trabalho em regime de home office. Desse modo, muitas pessoas precisaram se adaptar ao novo modelo. Para alguns, esse processo foi mais rápido do que para outros. Contudo, uma coisa que preocupava muitos gestores era como ficaria a produtividade do time.

Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral apresentou que 58% afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos no home office. O levantamento feito em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School trouxe bons resultados. No entanto, não há só vantagens nisso. Em muitos casos, os colaboradores trabalharam muitas horas além do que deveriam num dia só. O limite entre o horário de trabalho e o de descanso ficou mais nebuloso.

Essa mesma pesquisa traz um outro lado de quem conseguiu aumentar a produtividade nesse período. Para 24% dos entrevistados, o maior desafio em relação à continuidade do trabalho remoto é o maior volume de horas trabalhadas.

Todavia, existem formas de manter a produtividade e preservar a saúde mental. É muito importante fazer um bom trabalho e gerar resultados para a empresa. Porém, o cuidado com a saúde não deve ser deixado de lado. Afinal, um colaborador só consegue produzir bem se ele estiver bem. Quanto mais ele trabalhar no limite do esgotamento, maiores são as chances de um burnout, por exemplo.

Como manter a produtividade no home office

A organização e uma análise bem feita são as maiores aliadas de um trabalho produtivo. Para entregar os resultados esperados, é preciso saber priorizar tarefas e tomar as melhores decisões. 

Por isso, nós disponibilizamos a Planilha de Análise SWOT. Essa técnica, que é conhecida por FOFA em português, busca analisar os impactos internos e externos a respeito de um objeto. O propósito dela é auxiliar na tomada de decisões e definir quais são as prioridades. Desse modo, é possível concentrar os esforços em determinados pontos e, assim, ter maior produtividade.

Essa técnica não precisa ser usada só para projetos grandes e durante o período de home office. Ela serve para qualquer regime de trabalho, porque busca direcionar a equipe para os lugares certos. Assim, não se perde tempo com atividades que não vão levar ao objetivo final. E esse tipo de situação acontece a qualquer momento.

Entendendo o SWOT

Traduzindo para o português, a sigla SWOT significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A partir da análise desses fatores, é possível definir qual caminho seguir para chegar ao resultado esperado. Por saber exatamente o que deve ser feito, a produtividade é uma consequência natural do uso desse método.

As forças e as fraquezas são aspectos internos da empresa, ou seja, aqueles que se tem controle. A força, por exemplo, busca levantar quais são as forças e as vantagens da empresa em relação à concorrência.

Já as fraquezas revelam quais são as falhas daquele projeto. O que pode arruiná-lo? Quais são os problemas dele? O SWOT também analisa esses fatores. Só assim é possível chegar às soluções que vão levar o objeto ao sucesso.

As oportunidades e as ameaças são os aspectos externos que vão interferir no seu projeto. Neste caso, é possível traçar cenários, mas não se tem controle sobre eles. As oportunidades exigem uma análise do cenário político, econômico, entre outros. Ela observa a possibilidade de crescimento da empresa ou do produto a partir de fatores alheios à instituição. 

Esses mesmos cenários também devem ser avaliados para detectar ameaças. O aumento do dólar e a instabilidade política, por exemplo, podem aumentar a chance de fracasso do projeto. Por isso, é preciso ter uma visão ampla, para além do seu próprio negócio.

Se todos estiverem alinhados, é possível manter a produtividade em alta sem que os colaboradores trabalhem excessivamente. Por isso, nós preparamos um material que vai te ajudar a aplicar o SWOT. Ficou interessado e quer saber mais? Baixe o nosso material gratuitamente e aproveite todos os benefícios. Aproveite e veja o nosso vídeo com mais detalhes sobre esse método tão eficaz na gestão do time.

Outras dicas de produtividade no home office

Além do material gratuito mencionado acima, a Conecta possui produtos que atuam diretamente nesta dor. O Conecta Control permite o gerenciamento de quem vai ter acesso às ferramentas do Google Workspace. Essa função também define o acesso aos arquivos corporativos dentro e fora do escritório.

Além disso, é possível limitar o acesso por horários também. Assim, você evita que os colaboradores façam horas extras não autorizadas e trabalhem mais do que deveriam. Se quiser saber mais, confira nosso post “Access Control virou Conecta Control: o que mudou”.

Continue conectado: