Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Restringir o acesso ao email: como isso funciona na prática

Restringir o acesso ao email: como isso funciona na prática

Ter o email corporativo no celular é bastante comum não só para os gestores, mas também para os colaboradores. Contudo, essa atitude pode deixar sua empresa mais vulnerável a vazamentos e a ações judiciais. Restringir o acesso ao email para determinados funcionários pode resolver o problema. No post de hoje, nós explicamos por que todo gestor deve adotar essa medida e como fazer isso.

restrição de acesso

Por que restringir o acesso ao email é importante

Evita processos por horas extras

Você sabia que enviar um email de trabalho fora do expediente pode ser considerado hora extra? Pois é, isso ocorre porque o email é uma ferramenta de trabalho. Então, se ele está sendo utilizado além do horário da jornada, é uma forma de trabalhar. 

Não há necessidade alguma de deixar o email disponível a qualquer horário para todos os colaboradores. Sendo assim, para evitar que a empresa sofra processos trabalhistas por isso, nós recomendamos restringir o acesso ao email. Para entender a gravidade do problema, nós preparamos um post que pode ajudar. Confira os 5 maiores problemas das horas extras.

Protege as informações

Tem sido cada vez mais difícil proteger as informações da empresa. Permitir que o colaborador tenha acesso às ferramentas fora do horário de trabalho pode ser perigoso. Ainda mais o email, que é cheio de dados e conteúdos sigilosos da empresa. 

No entanto, existem meios de manter as informações seguras, sendo que um deles é restringir o acesso ao email corporativo. Assim, é possível evitar o vazamento dos dados de trabalho. Quer saber mais detalhes de como fazer isso? Continue com a gente nesse post!

Como restringir o acesso ao email

Só é possível restringir o acesso ao email com o uso de um software. Nós, da Conecta, possuímos a ferramenta que vai solucionar esse problema na sua empresa. Com o Conecta Control, você consegue montar grupos por setor, por exemplo, e definir regras específicas para eles. 

Inclusive, você pode escolher determinados colaboradores para acessar as ferramentas somente dentro do escritório durante o expediente. Por outro lado, você também pode definir quem pode ver essas informações em qualquer lugar a qualquer horário. Essa limitação é feita por meio do IP ou do DNS. Pessoas que ocupam cargos de chefia eventualmente acabam precisando ter um acesso mais livre. Como são pessoas de confiança, é possível liberar o acesso para elas.

O Conecta Control é uma ferramenta autenticada pelo Google Cloud, ou seja, é segura e confiável. Ele efetua o logout automático ao email e às outras ferramentas do Google Workspace de acordo com as regras definidas pelos grupos. Então, você pode ficar tranquilo que nenhum colaborador vai continuar usando o email fora do horário determinado.

Você pode fazer todas essas definições também pelo celular, porque o Conecta Control tem uma versão mobile pensada para ajudar os gestores. Desse modo, se você precisar fazer alguma alteração nos grupos ou nas regras, mas não está com o notebook, tudo bem. O nosso software foi pensado para ter usabilidade em vários dispositivos.

Mais vantagens do Conecta Control

Além de restringir o acesso ao email e evitar ações judiciais por horas extras, o Conecta Control também incentiva a produtividade. Tendo um horário específico para trabalhar, sem exceções, o colaborador precisa se organizar para cumprir as tarefas. Sendo assim, ele vai se planejar para fazer tudo o que for necessário durante o expediente.

Não é preciso ter grande conhecimento em tecnologia para instalar e usar o Conecta Control porque ele foi feito para facilitar o trabalho. Além disso, nós disponibilizamos um suporte especializado para tirar todas as dúvidas e ajudar no que for necessário.

Outro problema que o Conecta Control soluciona tem a ver com o registro de ponto. A integração com a Pontomais libera o uso das ferramentas de trabalho somente após o funcionário bater o ponto. O time de RH não precisa mais ficar pegando no pé dos colaboradores para que eles façam o registro.

E se você pudesse usar o Conecta Control de maneira gratuita? É possível experimentar a ferramenta da Conecta por 14 dias sem precisar pagar nada! Assim, você vê todas as vantagens do nosso software na prática e consegue visualizar como ele atua na sua empresa.

Em suma, adquirir um programa para restringir o acesso ao email e às ferramentas se mostra vantajoso diante dos benefícios. Ter o Conecta Control na sua empresa é um investimento na segurança dos dados. Por isso, nós recomendamos o teste gratuito para provar tudo o que nós relatamos aqui. Aproveite para conhecer! Você não vai se arrepender.

Continue conectado: