Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Sua equipe não esta batendo o ponto? Saiba o que fazer

Sua equipe não esta batendo o ponto? Saiba o que fazer

Quando o regime de trabalho de uma empresa é determinado pela CLT, geralmente há um controle de horas. Os colaboradores precisam bater o ponto para registrar o tempo de trabalho e o tempo de intervalo/almoço. 

Isso acontece porque a lei determina que o tempo máximo de trabalho diário seja de 8 horas. Esse tempo pode ser estendido em até duas horas caso haja necessidade de fazer horas extras.

O controle de horas é importante não só para o empregador, como para o empregado também. Assim, todos têm certeza de que estarão dentro da lei. A empresa não sofre multas por descumprir regras de trabalho e o empregador não é prejudicado com um salário menor do que deveria receber.

Quando o trabalho era presencial, era mais fácil lembrar de bater o ponto. Normalmente, as empresas posicionavam a máquina de ponto num lugar estratégico, para que todos pudessem ver. Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas adotaram o home office e aderiram ao ponto virtual.

O sistema de ponto virtual permite que os colaboradores registrem seus horários em qualquer lugar que estejam. Porém, se o hábito não for criado, os funcionários podem se esquecer desse compromisso. Nestes casos, todos acabam tendo problemas, já que a remuneração é paga de acordo com a jornada.

Como fazer minha equipe bater o ponto?

Antes de tudo, é importante relembrar as vantagens de se bater o ponto eletrônico. Lembre-os que o departamento de RH se baseia nisso para calcular o salário e os benefícios a serem pagos. Com o registro de jornada, todos ficam em conformidade com a lei e garantem que o contrato assinado na contratação será cumprido.

Criar lembretes para bater o ponto também pode ser uma boa alternativa. Mesmo se o colaborador esquecer, esse aviso vai ajudá-lo. Você pode incentivar o time a criar esse lembrete diário no próprio Google Agenda. Assim, não é necessário adquirir uma nova ferramenta para isso. 

Ferramentas que podem ajudar

Pontomais

Você sabia que existe uma plataforma que torna todo o processo de bater o ponto mais fácil? Com o aplicativo da Ponto Mais, o funcionário registra a jornada em poucos segundos e consegue acompanhar tudo de forma automatizada. 

O uso não precisa ser só no home office, não! Mesmo com o trabalho presencial, a ferramenta funciona, porque tem o detector de localização. Dentro dela também há a opção de solicitar ajustes no ponto, por exemplo. Mas, é claro, é preciso justificar o pedido de mudança e ter a aprovação do superior. E o melhor: tudo isso em plena conformidade com a lei.

A Ponto Mais permite que o RH economize tempo e ainda fique tranquilo com relação à segurança das informações contidas ali. Tudo fica armazenado numa nuvem protegida.

Access Control

Pensando na rotina de trabalho, quer garantir que ninguém vai fazer horas extras sem autorização prévia? O Access Control é a ferramenta ideal para impedir que isso aconteça. 

Com ele, você pode definir quem vai acessar o Google Workspace (G Suite) de qualquer lugar a qualquer hora e quem pode acessar apenas no escritório e durante o horário de trabalho. Desse modo, ninguém vai mandar um e-mail fora de hora, porque até isso pode configurar horas extras. A menos que esse tempo a mais tenha sido acordado entre as partes.

Porém, para que a equipe consiga cumprir todos os compromissos diários, é necessário fazer uma boa gestão de horas. Por isso, no post “Dicas para fazer a gestão de horas da sua equipe” você encontra formas efetivas de organizar o dia a dia de trabalho. Assim, todos conseguem entregar os trabalhos daquele dia dentro da jornada.

Se você tem um time comprometido e produtivo, as chances de ter problemas com o ponto caem bastante. Nestes casos, é só uma questão de garantir que eles estão lembrando de fazer essa tarefa. Vale mandar e-mails periódicos para incentivá-los, já que não bater o ponto pode ser prejudicial também para ele.

Integração Access Control e Pontomais

As duas ferramentas são ótimas para solucionar o problema de esquecimento de ponto. Mas, com a integração dessas duas ferramentas será basicamente impossível sua equipe não registrar o ponto. Isso porque, o colaborador terá acesso às ferramentas de trabalho somente após bater o ponto. Portanto, é uma solução segura e eficaz para a gestão de jornada de trabalho da sua empresa. Conheça mais sobre essa integração clicando aqui.

Por fim, agora que você já conhece essas ferramentas simples e práticas, vem a melhor parte. Que tal fazer um teste gratuito por 14 dias dessa integração? Não é necessário efetuar o cadastro de cartão de crédito. Comprove os benefícios testando agora mesmo!


Continue conectado: