Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Trabalho Remoto: 10 dicas essenciais

Trabalho Remoto: 10 dicas essenciais

O trabalho remoto trouxe muitos desafios, principalmente para as empresas e pessoas que não estavam acostumadas com essa modalidade.

Compartilhar o mesmo ambiente da vida pessoal com o trabalho, ser auto gerenciável, evitar distrações e estabelecer uma nova rotina, foram alguns dos desafios que a grande parte da população precisou se adaptar.

Por outro lado, muitas empresas se viram diante de um novo cenário com os seguintes questionamentos: Meu colaborador estará sendo produtivo? Como ter certeza que ele estará cumprindo sua jornada de trabalho? Como manter uma gestão a distância?

 

Com tantas dúvidas, uma resposta é certa: organização é fundamental! As dicas a seguir influenciam diretamente  a gestão de líderes e profissionais de Recursos Humanos, uma vez que exemplifica passos para os colaboradores seguirem e manterem o trabalho remoto eficiente e mais produtivo, confira e compartilhe com seu time: 

1 Crie uma rotina

Quando precisávamos sair de casa para trabalhar, tínhamos uma rotina estabelecida. Para trabalhar de casa, tal situação não muda. Estabeleça horários, metas e uma rotina que se adeque a sua realidade.

2 Organize um ambiente destinado especialmente para o trabalho

Separe um cantinho da casa, um cômodo, um móvel, aquilo que estiver ao seu alcance, para que seja o seu ambiente de trabalho. O ideal é que seja um espaço que você se sinta confortável para manter o foco e evitar distrações.

3 Estabeleça um horário de entrada e saída

Com o trabalho remoto não precisamos nos deslocar da casa para o trabalho. Com isso, pode surgir a interpretação que estamos “sempre disponíveis”. Portanto, é muito importante um alinhamento entre as equipes para estipular os horários de trabalho, assim como contar com ferramentas que auxiliam na gestão do controle de horas também é uma boa opção.

4 Vista-se para o trabalho

Trabalhar de pijama pode transmitir a sensação de cansaço, então, se arrumar pode ser uma ótima forma do seu corpo entender que você virou a chave e está pronto para iniciar as suas atividades profissionais.

5 Faça um acordo com as pessoas da sua casa

Muitas vezes a maior distração não é um desafio interno, mas das pessoas com quem convivemos. Por isso, crie acordos que envolvam: silêncio no horário de trabalho, divisão de tarefas domésticas, não ser incomodado e evitar ser chamado em situações que não sejam de urgência.

6 Explore novos métodos de gestão

Buscar metodologias que administram a gestão do trabalho é uma ótima opção para otimizar o tempo e melhorar a produtividade. A metodologia ágil pode ser uma ótima escolha, pois visa garantir processos mais curtos, objetivos e eficientes.

Outro recurso que gera vantagens para o trabalho remoto é a tecnologia em nuvem, dessa forma é possível garantir maior visibilidade das atividades para o time, integração da equipe, segurança de dados entre outros benefícios.

7 Comunicação é fundamental

Uma das consequências negativas do trabalho remoto foi a falha na comunicação,  principalmente para as equipes que estavam acostumadas com o modelo tradicional de trabalho, envolvido por reuniões presenciais e métodos programados para a presença física dos funcionários. Portanto, defina um canal de comunicação com seu time para evitar ruídos e manter o alinhamento das atividades em dia.

8 Mantenha hábitos saudáveis

Cuidar da saúde é fundamental, hábitos saudáveis influenciam nossas vidas em vários aspectos positivos. No cenário de pandemia e com o isolamento social, muitos problemas psicológicos foram desencadeados. Desse modo, compreender seus limites, descobrir novos hobbies e maneiras de cuidar da saúde (física e emocional), é de extrema importância para garantir a qualidade de vida e consequentemente, manter a produtividade no trabalho.

9 Encontre reforços positivos

Para alguns, trabalhar remotamente pode ser uma desvantagem, principalmente para as pessoas com perfil mais comunicativo. Por isso, é necessário focar nos benefícios do home office: comodidade, redução de custos, comunicação ágil entre outros.

10 Aproveite a jornada!

Aproveite a oportunidade de poder trabalhar remoto e reconheça o lado bom das coisas.

Agora que você já sabe as 10 dicas essenciais para o trabalho remoto, conta pra gente o que você achou do conteúdo, afinal, manter uma rotina saudável, adaptar um espaço para o trabalho e encontrar ferramentas que auxiliem na gestão do tempo e das tarefas são passos importantes para a construção de um trabalho remoto efetivo.

O que acha de receber mais conteúdos como esse? Basta preencher o formulário abaixo!

Continue conectado: