Trabalho Remoto: 10 dicas essenciais

2020-12-16T11:08:51-03:0014/12/2020 as 12:00 pm|Categories: Access Control, G Suite, Trabalho Remoto|Tags: , , |

O trabalho remoto trouxe muitos desafios, principalmente para as empresas e pessoas que não estavam acostumados com essa modalidade.

Compartilhar o mesmo ambiente da vida pessoal com o trabalho, ser auto gerenciável, evitar distrações e estabelecer uma nova rotina, foram alguns dos desafios que a grande parte da população precisou se adaptar.

Em contrapartida, a novidade também ocorreu do lado empregador, muitas empresas se viram diante de um novo cenário e questionamentos como: Meu colaborador estará sendo produtivo? Como ter certeza que ele estará cumprindo sua jornada de trabalho? Como manter uma gestão a distância?

Trabalho Remoto: 10 dicas essenciais 

Com tantas dúvidas, uma resposta é certa: Organização é fundamental! As dicas a seguir influenciam diretamente  a gestão de líderes e profissionais de Recursos Humanos, uma vez que exemplifica passos para os colaboradores seguirem e manterem o trabalho remoto eficiente e mais produtivo, confira e compartilhe com seu time: 

1 Crie uma rotina

Quando precisávamos sair de casa para trabalhar, tínhamos uma rotina estabelecida. Para trabalhar de casa, tal situação não muda. Estabeleça horários, metas e uma rotina que melhor se adeque a sua realidade.

2 Organize um ambiente destinado especialmente para o trabalho

Separe um cantinho da casa, um cômodo, um móvel, aquilo o que estiver ao seu alcance, para que seja o seu ambiente de trabalho. O ideal é que seja um espaço que você se sinta confortável para manter o foco e evitar distrações.

3 Estabeleça um horário de entrada e saída

Com o trabalho remoto não temos a virada de chave de sair da empresa e ir para casa. Com isso, pode surgir a interpretação que estamos “sempre disponíveis”, já que basta estar online para trabalhar. Portanto, é muito importante um alinhamento entre as equipes para estipular os horários de trabalho. Existem ferramentas que podem auxiliar na gestão do controle de horas.

4 Vista-se para o trabalho

Criar uma rotina foi descrito como o primeiro passo para essa jornada de dicas para um trabalho remoto eficiente, e vestir-se para o trabalho, pode fazer parte dessa etapa. Trabalhar de pijama pode transmitir a sensação de cansaço, se arrumar pode ser uma ótima forma do seu corpo entender que você virou a chave para o “mood” trabalho.

5 Faça um acordo com as pessoas da sua casa

Muitas vezes a maior distração não é um desafio interno, mas das pessoas com quem convivemos. Por isso, crie acordos que envolvam: silêncio no horário de trabalho, divisão de tarefas domésticas (como quem fará o almoço), não ser incomodado e evitar ser chamado em situações que não sejam de urgência.

6 Explore novos métodos de gestão

Buscar metodologias que administram a gestão do trabalho é uma ótima opção para otimizar o tempo e melhorar a produtividade. A metodologia ágil pode ser uma ótima escolha, pois visa garantir processos mais curtos, objetivos e eficientes.

Outro recurso que gera vantagens para o trabalho remoto é a tecnologia em nuvem, dessa forma é possível garantir maior visibilidade das atividades para o time, integração da equipe, segurança de dados entre outros benefícios.

7 Comunicação é fundamental

Uma das consequências negativas do trabalho remoto foi a ruptura na comunicação,  principalmente para as equipes que estavam acostumados com o modelo tradicional de trabalho, envolvido por reuniões presenciais e métodos programados para a presença física dos funcionários. Portanto, defina um canal de comunicação com seu time para evitar ruídos e manter o alinhamentos das atividades em dia.

8 Mantenha hábitos saudáveis

Cuidar da saúde é um passo fundamental, hábitos saudáveis influenciam nossas vidas em vários aspectos. No cenário de pandemia e com o isolamento social, muitos problemas psicológicos foram desencadeados. Desse modo, compreender seus limites, descobrir novos hobbies e maneiras de cuidar da saúde (física e emocional), é de suma importância para garantir a qualidade de vida e consequentemente, manter a produtividade no trabalho.

9 Encontre reforços positivos

Para alguns, trabalhar remotamente pode ser uma desvantagem, principalmente para as pessoas com perfil mais comunicativo. Por isso, é necessário focar nos benefícios do home office: comodidade, redução de custos (para empresa e funcionário), comunicação ágil entre outros.

10 Aproveite a jornada!

Aproveite a oportunidade de poder trabalhar remoto, exercite a gratidão e reconheça o lado bom das coisas.

 

Bom, agora que você já sabe as 10 dicas essenciais para o trabalho remoto, conta pra gente o que você achou do conteúdo.

Afinal, manter uma rotina saudável, adaptar um espaço para o trabalho e encontrar ferramentas que auxiliem na gestão do tempo e das tarefas são passos importantes para a construção de um trabalho remoto efetivo.

O que acha de receber mais conteúdos como esse? Basta preencher o formulário abaixo!


Conecta suite - Mais autonomia e controle na gestão do G Suite

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no YouTube e receber ainda mais novidades. Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

O jeito certo de controlar o acesso ao G Suite - Access Control
Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem

Deixar um comentário

Soluções Cloud

Descubra o poder da Cultura Cloud e eleve os resultados melhorando a qualidade de vida, aumentando produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Parceira Google Parceira CloudFlare

Posts recentes

FALE CONOSCO

Ir ao Topo