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Use seu email como ferramenta de comunicação e vendas

Tempo estimado de leitura: 6 minutes

Hoje em dia, o email é uma das nossas principais ferramentas de comunicação, tanto para conversas pessoais quanto para o trabalho. Se você usa o email para fins corporativos, já deve ter se comunicado com diversos clientes por meio dele. Mas você sabia que dá para alavancar suas vendas usando essa forma de comunicação?

Muitas vezes, ficamos tão restritos às ações do dia a dia que esquecemos de explorar o que o Google nos oferece. Pensando nisso, resolvemos te explicar como vender ainda mais usando seu email. Você não quer perder essa oportunidade, né? Então continue com a gente!

O que você precisa fazer para usar seu email para vender

Organização

Antes de tudo, é preciso organização. O Gmail permite que você use filtros e marcadores para conseguir identificar melhor as demandas. Assim, consegue montar um planejamento e definir o que tem prioridade de resposta e o que não tem. 

Os marcadores, além de destacarem o email na caixa de entrada, também agrupam a mensagem em pastas. Desse modo, fica mais fácil de achar aquele orçamento que você precisa montar. 

Vale mencionar que esse destaque dado pelos marcadores é automático. Ou seja, se você configurar corretamente, a mensagem já recebe o marcador na hora que ela chega para você. Quanto mais processos automáticos, mais fácil fica sua rotina e mais produtividade você ganha.

E como configurar isso? É só descer o menu do lado esquerdo da tela, onde fica a caixa de entrada, até a opção de gerenciar marcadores. Logo abaixo, você encontra a opção de “criar marcador”. Então, dê um nome para ele, selecione o lugar para onde ele deve ir e, depois, escolha uma cor.

Depois disso, vá na área de pesquisa do email, digite o endereço eletrônico que você quer configurar, e depois vá em “criar filtro”. Então, escolha as condições que você deseja.

O uso de marcadores ajuda a organizar não só os emails enviados diretamente para você como também os enviados para grupos de email. Sendo assim, se você é um administrador do grupo comercial@suaempresa.com.br [email fictício], você também pode configurar essa função. Todo o trabalho será simplificado dessa maneira.

Padronização

Quando alguém solicita um orçamento, é comum que a gente envie o valor no corpo do email mesmo, certo? Porém, o Google permite que a gente vá além e divulgue ainda melhor nosso produto. 

Na ferramenta “Apresentações”, você pode montar o portfólio com informações detalhadas dos seus produtos ou dos serviços que você oferece. Esse recurso fica dentro do próprio Google Workspace, sem precisar usar ferramentas externas.

Depois, é só colar o link no corpo do email avisando sobre o conteúdo. Assim, o cliente poderá ter informações mais completas sobre o que você pode oferecer e pode já tirar dúvidas.

Você também pode aproveitar esse recurso ou usar o “Documentos” para montar um orçamento padrão e ir adaptando conforme o cliente. Dá até para colocar as formas de pagamento, por exemplo. O contato fica mais simples e dinâmico, além de deixar as informações mais acessíveis do que se estivessem num arquivo anexo.

Se você mandar arquivos feitos no Google, você pode fazer alterações, caso seja necessário, sem precisar reenviar o email. O próprio Google atualiza automaticamente. Dessa forma, o cliente sempre terá as informações mais recentes sobre o seu produto. 

Assinaturas de email

Enxergar a assinatura de email como uma ferramenta de vendas faz toda a diferença para aumentar seus resultados. Muito mais do que um detalhe nas mensagens, a assinatura pode trabalhar para você. 

Ela te aproxima dos clientes, ajuda a divulgar produtos e contém as principais informações sobre você. Assim, você facilita o contato quando alguém precisar tirar alguma dúvida ou até mesmo fechar negócio. 

E o melhor: ela está presente em todas as suas mensagens. A cada vez que um cliente receber um email seu, ele verá a assinatura. Então, aproveite essa possibilidade simples de divulgar seu produto.

Nós já produzimos alguns conteúdos para te ajudar a entender como explorar esse recurso para vender mais. No post “Assinatura de email: padronização pode alavancar vendas”, você pode entender melhor como funciona. Já em “Assinatura de email: veja como criar uma para sua empresa”, você aprende a usá-la. Aproveite para conhecer melhor nosso site e nosso blog!

Automação

Para facilitar o dia a dia, o Gmail permite que você crie emails padronizados para enviar aos clientes automaticamente. Em “Configurações > Avançado”, ative a opção “Modelos” para poder usufruir desse recurso. Então, crie os modelos de email que você quer enviar.

Contudo, é importante frisar que você deve apagar a assinatura de email ao criar esses modelos. Como a assinatura vai automaticamente em todos os emails, se você não apagar nesse modelo automático, ficarão várias assinaturas em cada mensagem.

Outra dica valiosa é não esquecer de colocar as palavras de gatilho nesses modelos. Ou seja, não envie uma mensagem dizendo apenas “segue o orçamento solicitado”. Você pode mandar uma ficha cadastral criada no Google Forms ou marcar uma conversa. Assim, você já sugere qual é o próximo passo da negociação com o cliente e agiliza o acordo.

Automatizar o processo ajuda muito na produtividade, mas também aumenta as chances de venda. Se você já tem tudo encaminhado, consegue responder mais rapidamente e pode conquistar o cliente. 

Nada como ter sua solicitação respondida logo, né? E se já divulgou as principais informações, ajuda na hora da decisão. Bom atendimento é tudo!

Por fim, que tal ver os tutoriais que publicamos no nosso canal no Youtube? Inclusive, você pode ver as dicas desse post na prática acessando o nosso Aulão do Gmail. Além disso, nós também publicamos conteúdos curtinhos que vão trazer produtividade para sua empresa. Confira aqui e não esqueça de se inscrever!

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