Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Como a tecnologia transformou a gestão de pessoas

Como a tecnologia transformou a gestão de pessoas

A tecnologia se faz presente em quase todos – senão todos – os setores de uma empresa. Sendo assim, ela também revolucionou o trabalho do departamento de Recursos Humanos e dos gestores. Promover a transformação digital na empresa, além de agilizar processos, incentiva os colaboradores. Dessa forma, eles não perdem mais tempo com coisas desnecessárias e focam no que importa.

tecnologia

Se você quer que a empresa fature e atinja as metas, invista em tecnologia. Quer saber quais são os benefícios dela no dia a dia? Continue lendo esse post!

O que mudou na gestão de pessoas graças à tecnologia

Otimização de processos

Primeiramente, a tecnologia ajudou a agilizar processos seletivos. Existem sistemas que usam Inteligência Artificial para cruzar dados e encontrar o candidato ideal para determinada vaga. 

Assim, as chances de turnover diminuem muito, já que os interesses da empresa estarão alinhados aos da pessoa recrutada. Isso é benéfico não só para facilitar o trabalho do RH, mas também para diminuir os custos de seleção.

Ainda sobre o RH, outra vantagem é que os processos burocráticos foram agilizados. Com o uso de softwares específicos, não se perde mais tempo conferindo dados de colaboradores um por um. 

A tecnologia também permite acesso rápido e fácil a todo tipo de documento, gerando economia de tempo e de força de trabalho. Com os processos mais fáceis, o time consegue focar em produtividade e em atividades que exigem mais atenção.

Vale ressaltar que com a automatização de tarefas burocráticas, a margem de erro na análise de dados, por exemplo, também diminui.

Mais transparência

Com o uso de softwares para banco de dados, é mais simples disponibilizar as informações para os próprios colaboradores. Assim, proporciona mais transparência e ainda mantém a organização da empresa. Deixar determinadas informações disponíveis para consulta do funcionário faz com que ele confie mais na empresa. Eles podem ter acesso a dados como banco de horas, tempo de empresa e valor do salário, por exemplo.

Melhora na comunicação interna

Outro setor onde se vê uma grande transformação é na comunicação interna das empresas. A tecnologia ajuda a atingir muito mais colaboradores e cria um canal de troca com eles. Ou seja, além de fazer com que mais pessoas tenham contato com os valores da companhia, ainda auxilia em questões como feedback.

Assim, essa relação se tornou mais dinâmica e mais próxima. Isso estimula os colaboradores, pois eles se sentem valorizados e veem que a empresa presta atenção nele. Do mesmo modo, o clima organizacional melhora e os funcionários trabalham de maneira alinhada ao que a empresa prega.

Tecnologia ajuda no controle de horas

O registro de ponto é algo que costuma gerar dor de cabeça para as empresas. Muitas vezes, os colaboradores esquecem de bater o ponto ou não o fazem corretamente. Além disso, existem aqueles que fazem horas extras sem a devida permissão. Isso acaba gerando prejuízos e pode até render processos. 

Com a tecnologia, esses problemas são solucionados facilmente. O uso do Conecta Control, por exemplo, ajuda no controle de horas extras e na segurança dos dados. A plataforma da Conecta limita o acesso às ferramentas de trabalho por horário e por local. É possível criar grupos por departamentos e escolher quais serão as regras aplicadas a cada um deles.

Outra funcionalidade é definir quem pode acessar os dados da empresa somente do escritório e quem pode fazê-lo de qualquer lugar. Assim, você consegue controlar muito melhor quem pode ver as informações da empresa e evitar vazamentos.

E como o Conecta Control ajuda nas horas extras? Ele possui integração com a Pontomais e só libera as ferramentas de trabalho depois do registro de ponto. É o combo perfeito! E se você precisa de dicas para fazer a gestão de horas da sua equipe, confira nosso post.

No fim das contas, o investimento em tecnologia acaba fazendo com que a empresa economize não só tempo, mas dinheiro também. A tecnologia resolve processos internos com mais agilidade e permite que a equipe foque na produtividade e nos resultados. 

Além disso, contribui para o melhor desempenho dos colaboradores, já que facilita as principais funções que eles precisam executar. Você não quer que sua empresa fique para trás, né? Você pode começar experimentando o Conecta Control gratuitamente por 14 dias. De forma simples, você consegue fazer uma grande mudança na sua empresa. Se tiver dúvidas, fale com a nossa equipe. Não perca mais tempo!

Continue conectado: