Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » 5 dicas para aumentar a produtividade do seu time

5 dicas para aumentar a produtividade do seu time

Se você precisa fazer gestão de equipe, não deixar o rendimento cair é uma das principais preocupações. Conseguir focar no trabalho e se manter produtivo diante de tantas informações que nos bombardeiam é uma tarefa difícil. Exige esforço dos colaboradores, mas também exige dos gestores. Já entendemos que não existem regras universais para a produtividade, porém, algumas dicas podem ajudar. 

produtividade

Pensando nisso, listamos 5 dicas que não fazem milagres sozinhas, mas podem transformar a rotina de trabalho se forem implementadas juntas. No entanto, não precisa se desesperar! Vá colocando em prática aos poucos e elas vão se desenvolvendo conforme o trabalho acontece. Quer saber quais são? Continue lendo nosso post!

O que fazer para aumentar a produtividade do seu time

Incentivar micropausas durante o trabalho

Fazer pausas curtas, seja para um café ou uma conversa, gera efeitos muito positivos. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que esses intervalos ajudam a manter o nível de energia. Assim, melhora o envolvimento do colaborador com a tarefa que estava sendo executada. Essa atitude se mostra ainda mais eficiente quando o funcionário está cansado.

Às vezes, estamos travados em alguma demanda e, por mais que a gente se esforce, não consegue focar. Essas micropausas podem virar o jogo e trazer mais produtividade para a rotina. Mudar os ares e tomar um ar fresco alivia a tensão de não estar evoluindo naquilo que tem um prazo de entrega. Sendo assim, aposte nessa medida para melhorar o rendimento da sua equipe.

Dar mais feedbacks para estimular a produtividade

Entregar bons trabalhos fica mais fácil quando se sabe onde está errando e onde está acertando. Se o colaborador está trabalhando alinhado aos valores da empresa, por exemplo, faça elogios. Mostre exatamente quais são os pontos que estão agradando. No entanto, se há algo de errado, é preciso comunicar também. Do jeito certo, claro. De maneira assertiva, mas sem ser grosseira.

As duas coisas servem de motivação para os colaboradores. Quem está fazendo as tarefas do jeito certo quer continuar orgulhando seus gestores. E quem está errando vai buscar corrigir os problemas para conseguir o tão esperado elogio.

De acordo com um estudo da WelcomeApp, empresas que avaliam continuamente seus funcionários veem a produtividade crescer 58%. Essa estatística comprova que o feedback é um grande incentivador. Nós temos um post que explica a importância dessa conversa com o colaborador e dá algumas dicas. Saiba qual é a importância do feedback e da comunicação interna aqui.

Tomar decisões certeiras 

Falar que os gestores devem tomar decisões certeiras é muito fácil, né? Difícil mesmo é fazer isso. Contudo, existem medidas que você pode adotar para diminuir a margem de erro. Se você quer que sua equipe aprenda a priorizar tarefas corretamente e eliminar o que é desnecessário, use as Metodologias Ágeis.

Elas auxiliam no planejamento e na organização da equipe, trazendo o foco para o que realmente importa. Dessa forma, os projetos são desenvolvidos com mais rapidez, aumentando a produtividade. 

Nós temos um material gratuito sobre como aplicar as Metodologias Ágeis na sua empresa. Lá você vê todos os benefícios delas e qual é a melhor para qual tipo de projeto. Não deixe de baixar e conferir!

Construir um ambiente positivo

Todo mundo quer trabalhar num lugar onde não se sinta desvalorizado nem inferior. Por isso, faça com que seus colaboradores se sintam bem ao trabalhar naquele lugar. Incentive a comunicação e a integração entre os funcionários, tenha papos descontraídos com eles. Falar sobre assuntos além do trabalho faz com que as pessoas se aproximem. Logo, elas se sentem mais acolhidas e à vontade, o que gera confiança para exercer suas funções. 

Além disso, não esqueça de valorizar os acertos tanto individuais quanto os da equipe. Isso mostra que você reconhece a importância dos colaboradores e com certeza incentiva a produtividade.

Dar autonomia aos colaboradores

Muitos gestores têm a falsa ideia de que dar liberdade ao time vai necessariamente virar bagunça. Porém, o que vemos é o contrário. Colaboradores maduros assumem o controle de suas próprias rotinas e se planejam para cumprir as tarefas. A tarefa do gestor é auxiliar, dar apoio e acompanhar, não fazer um controle rígido de cada detalhe. 

É importante que todos assumam suas responsabilidades nos processos. Do mesmo modo que podem ser elogiados pelos resultados, também podem ser cobrados por eles. Dessa forma, os colaboradores vão buscar meios de entregar o melhor trabalho que podem. 

Uma equipe engessada tende a ficar desmotivada com mais facilidade. A liberdade é um incentivo para a criatividade e, consequentemente, para a produtividade. Que tal experimentar na sua empresa?

Por fim, vale reforçar a importância da comunicação em todos esses processos. É essencial que você, gestor, esteja em contato com a equipe para alinhar as expectativas. Do mesmo modo, esteja aberto a ouvir o que o time tem a dizer sobre a sua liderança. 

Uma relação mais aberta sempre rende bons frutos e estabelece uma parceria entre você e os colaboradores. Esse vínculo é o que vai impulsionar a evolução de vocês enquanto pessoas e profissionais, resultando em um trabalho de qualidade.

Continue conectado: