Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Problemas que empresas de grande e pequeno porte têm em comum

Problemas que empresas de grande e pequeno porte têm em comum

Está desesperado quanto aos problemas que sua empresa enfrenta? Calma, você não está sozinho! Não importa se você tem 10, 20, 30 ou mil funcionários, algumas questões afetam todo tipo de companhia. Existem contratempos que atrapalham a empresa em determinados momentos. Mas há também aqueles problemas que atingem todo mundo, só muda o endereço. Quer saber quais são eles? Continue com a gente!

problemas em comum

Falhas na gestão

Às vezes, os gestores ficam perdidos na hora de coordenar as equipes. Isso ocorre por diversos motivos. Em alguns casos, pode ser falta de experiência com o cargo. Em outros, pode ser por problemas pessoais, por exemplo. São muitas as razões que levam a uma má gestão. Fato é que organização e planejamento não podem faltar numa gestão bem-sucedida.

Para quem precisa de uma ajuda na hora de definir prioridades, as Metodologias Ágeis são um ótimo meio. Elas ajudam na tomada de decisão e eliminam com facilidade tarefas que não vão ajudar o projeto a evoluir. 

No nosso guia disponível nesta publicação, você encontra explicações detalhadas e aprende a aplicá-las. Com esse método, você consegue alinhar as expectativas do cliente com o trabalho executado. Desse modo, as chances de um projeto ser bem sucedido aumentam muito.

Além disso, o gestor precisa cultivar um bom relacionamento com seus colaboradores. Afinal, ter uma boa convivência facilita muito o desenvolvimento de projetos. E ainda auxilia na entrega dos resultados desejados.

Controle de horas nas empresas

Fazer o controle de horas dos funcionários pode ser uma tarefa complicada. Esquecer de bater o ponto é um problema bastante comum que as empresas enfrentam no dia a dia. Ter mais ou menos funcionários não é garantia de que isso não vai acontecer.

Não saber como lidar com essas situações pode trazer consequências graves, como processos trabalhistas. Então, é necessário que as empresas prestem atenção nessa falha para não correr riscos.

Ter um bom software para fazer nesse controle é uma solução simples e prática. Aqui na Conecta, por exemplo, nós temos uma plataforma feita especialmente para isso. O Conecta Control limita o acesso às ferramentas de trabalho e aos dados da empresa por horário e local. Além disso, ele possui integração com a Pontomais. Assim, o colaborador só consegue começar a trabalhar após o registro de ponto.

O uso do Conecta Control facilita a vida não só do RH, mas também da empresa como um todo. E ainda ajuda nas falhas de gestão, já que limita o trabalho ao horário determinado. Dessa forma, o funcionário deve se organizar para cumprir as demandas dentro do expediente diário.

Você sabia que o Conecta Control possui um teste gratuito de 14 dias? Pois é, dá para experimentar o software sem custo algum e ver como ele pode atuar nas empresas. Nosso time está disponível para tirar qualquer dúvida e oferecer suporte especializado. Aproveite e conheça!

Problemas de comunicação

Esse é clássico! Quem nunca enfrentou um problema de comunicação na empresa que atire a primeira pedra. Esse obstáculo atinge tanto as equipes pequenas quanto as grandes.

Uma coisa importantíssima que os gestores não podem deixar passar é o feedback. Dar um retorno para os colaboradores é indispensável para manter a qualidade do trabalho. Portanto, se não há esse tipo de conversa, fica difícil alinhar as expectativas.

Além de dar direcionamento, o feedback também motiva os colaboradores. Confira o post “Gestão de equipe: A importância do feedback e da comunicação interna”. Nele, é possível ver com mais detalhes a necessidade de uma boa comunicação nas empresas.

A falta de conversa entre as equipes e o excesso de e-mails também atrapalham o contato. As falhas de comunicação travam projetos e ainda podem trazer prejuízos financeiros e para a imagem das empresas. Ou seja, geram ainda mais problemas.

Procure ser o mais direto e conciso possível e saiba qual mídia usar para cada tipo de conversa. Evite o uso do WhatsApp, principalmente se for algo importante, pois as informações podem passar batido.

Por fim, faça uma pesquisa interna para avaliar como anda a comunicação na empresa. Vale separar por setores e também fazer uma análise geral. Assim, fica mais fácil identificar os erros e corrigi-los.

Deu para ver que todos esses problemas possuem soluções simples, certo? É preciso estar atento e aberto a conversas para não deixar que as falhas durem muito tempo. Sendo assim, não tenha medo de pedir ajuda. Só o trabalho em conjunto pode resolver tudo o mais rápido possível. Lembre-se: uma empresa é feita de pessoas. Sem elas, não dá para crescer e atingir os objetivos.

Continue conectado: