Ano novo, vida nova… marca nova? Se você precisar dar um gás na sua empresa, que tal fazer um rebranding? Pensar no reposicionamento da marca pode trazer novos ares e fazer o seu negócio começar o ano com o pé direito. Quer saber como? Continue com a gente!
Por que fazer um rebranding em 2022?
Em primeiro lugar, vale explicar do que se trata o rebranding. É uma estratégia de marketing onde a empresa repensa sua identidade a fim de renová-la. Nessa mudança entra a forma de comunicação, o logotipo e a identidade visual, por exemplo.
Em outubro do ano passado, o Facebook passou por um processo de rebranding e virou a “Meta”. Na verdade, o que mudou de nome não foi a rede social, mas o conglomerado que cuida do Facebook, do WhatsApp e de outras plataformas.
De acordo com Mark Zuckerberg, dono da empresa, um dos motivos da mudança é para que deixem de associar o nome a apenas uma rede social. No entanto, a renovação aconteceu em meio a um período de crise na organização, o que também pode ter contribuído para a decisão.
São muitos os motivos que podem levar uma instituição a passar por um rebranding. Uma crise, má performance, tentativa de atingir um novo público alvo, entre outros. Seja como for, repensar o posicionamento da marca tende a trazer bons resultados e fazer a empresa crescer.
A renovação da identidade da marca não só gera impacto nos clientes atuais como pode atingir novas pessoas. Além disso, mostra que a empresa está empenhada em se atualizar e não quer ficar presa ao passado. Ainda mais se for pensar no marketing e na internet, onde as coisas mudam rapidamente.
Como fazer o rebranding?
Antes de tudo, é preciso pensar no objetivo dessa mudança. Busque feedbacks com colaboradores e clientes para montar uma estratégia coerente. A partir daí, fica mais fácil traçar um caminho.
Reformular a identidade visual é um ótimo jeito de fazer um rebranding. Contudo, é preciso tomar cuidado para não mudar demais e parecer outra marca. É importante que todos batam o olho no logotipo e nas cores e saibam identificar que se trata da sua empresa.
Também é importante analisar os concorrentes, pontuar os pontos fortes e fracos deles para conseguir elaborar a sua estratégia. Ademais, uma análise detalhada do público-alvo é fundamental.
No entanto, é necessário ter em mente que, após as mudanças, leva um tempo para o público se acostumar. Por isso, monitore as reações nas redes sociais para ver como será a recepção.
Antes, porém, crie expectativas nos diversos canais de mídia para que o público saiba que a sua marca vai mudar. Isso também pode aumentar o engajamento para quando as mudanças forem lançadas.
Por fim, mas não menos importante: trace novas estratégias de comunicação nas redes. É preciso pensar não só na forma de se comunicar, mas também nas mídias usadas para isso. Como cada mídia tem sua particularidade, deve-se pensar no melhor formato para cada uma delas.
Não esqueça da assinatura de email!
Se você é nosso leitor há algum tempo, já sabe que a assinatura de email é um detalhe que importa na identidade visual da empresa. Afinal, ela funciona como um cartão de visitas, principalmente levando em consideração que o email é um dos principais meios de comunicação.
Sendo assim, ela é importante no processo de rebranding, já que faz parte da identidade visual da empresa. Além disso, é uma ótima forma de divulgar que sua empresa mudou, justamente por levar a nova imagem naturalmente às pessoas.
Se a identidade visual da empresa vai mudar, certamente a assinatura de email vai ter uma nova cara. E para que todos tenham a mesma assinatura e possam divulgar as mudanças no seu negócio, é só usar o Conecta Sign!
O software da Conecta permite a edição e aplicação das assinaturas em massa, sem precisar fazer usuário por usuário. Então é só reelaborar, aplicar para os funcionários e sair divulgando a nova identidade visual da empresa!
Quer entender melhor as vantagens do Conecta Sign? Nós temos um post especial. Leia “Conecta Sign: edite assinaturas em massa e economize tempo”. Para finalizar, vale dizer que nosso produto tem um período grátis de teste. Assim, você pode experimentar e ver como ele funciona no dia a dia! Confira!