Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Principais desafios na gestão de pessoas em empresas de grande porte

Principais desafios na gestão de pessoas em empresas de grande porte

Toda empresa precisa que seus líderes sejam grandes gestores. O desenvolvimento da instituição está atrelado ao sucesso do trabalho de gestão de pessoas. Empresas de grande porte possuem equipes que tendem a dar mais trabalho.Por isso, organização e planejamento são imprescindíveis na coordenação de uma equipe.

Além disso, existem alguns problemas que podem atrapalhar a vida dos gestores. Quer evitar prejuízos na empresa e ainda ajudar no crescimento dela? Então, continue nesse post e veja as principais questões a serem resolvidas.

Desafios da gestão de pessoas em grandes empresas

Aumentar a produtividade

Independente do tamanho da empresa, a produtividade é sempre uma questão importante na gestão de pessoas. Em grandes empresas, isso é um desafio ainda maior. Como são muitas pessoas, é mais complicado organizar ações em conjunto para estimular os colaboradores a produzirem mais. 

Como eles estarão organizados em pequenos grupos de acordo com as áreas, um jeito de resolver o problema é usando as Metodologias Ágeis. Existem vários métodos que podem ser aplicados em diferentes tipos de projetos. Elas ajudam no planejamento e na organização de cada tarefa e ajudam na tomada de decisão. 

Assim, os times não desperdiçam tempo com coisas que não vão acrescentar no andamento do projeto. Uma boa gestão de pessoas também depende de saber delegar tarefas e definir prioridades em qualquer situação. 

No nosso Guia de Metodologias Ágeis disponível nesta publicação, você encontra detalhes de como aplicar esses métodos. É um material rico e o melhor: gratuito. Não deixe de conferir!

Manter a equipe motivada 

Se você quer que as equipes entreguem sempre os resultados esperados, é preciso que elas estejam motivadas. Caso contrário, elas podem atrasar o próprio trabalho e o do resto da equipe. 

A questão da motivação pode ser a chave do sucesso da gestão de equipe. Do mesmo modo, pode fazer com que ela fracasse. Por isso, é necessário prestar muita atenção nela.

Você sabia que o tédio no trabalho pode levar a um problema muito maior e afetar a saúde? Pois é, do mesmo jeito que existe a Síndrome de Burnout, também há a Síndrome de Boreout

Enquanto o burnout é o excesso de trabalho, o boreout se dá quando o trabalhador não vê propósito no que faz. Assim, ele vai ficando cada vez mais desmotivado e se sente desvalorizado.

Sendo assim, é importante promover ações que estimulem os funcionários. Oferecer cursos dá muito resultado, já que os colaboradores aprendem e sentem que podem crescer. Para ações dentro da empresa, pode-se separar grupos por perfil, não só pela área que trabalham, e definir a melhor estratégia. Palestras e eventos de integração também podem ser uma saída. Além disso, faça com que os gestores deem feedbacks para suas equipes.

Fazer uma boa comunicação

Ter uma comunicação efetiva é fundamental para a gestão de pessoas. Isso vale tanto para gestores e colaboradores quanto para a empresa com todos os funcionários. Não tem como executar um bom trabalho sem que a comunicação entre as pessoas esteja alinhada. E isso costuma ser um dos maiores problemas quando se trata de grandes equipes.

Sendo assim, foque em eliminar ruídos ao se comunicar com o time e deixar tudo o mais claro possível. Mostre-se disponível para tirar dúvidas quando for necessário.

A comunicação com a equipe também envolve dar feedbacks aos funcionários, conforme dito acima. Além de motivar e engajar o colaborador, é dando feedback que você consegue entender o que é preciso fazer em cada caso. Confira nosso post “Gestão de equipe: A importância do feedback e da comunicação interna”. Nele você vê mais detalhes de como faz diferença estabelecer uma boa comunicação.

Treinar bons líderes para a gestão de pessoas

Cada colaborador tem sua equipe e área de atuação e cada equipe precisa de um líder para orientá-la. Muitas vezes, os líderes começam num cargo mais baixo na empresa e vão sendo promovidos. 

Existem muitos casos em que essas pessoas são promovidas pela excelência no trabalho que desenvolvem. No entanto, várias delas chegam a cargos maiores sem ter tanta habilidade para a gestão de equipes. Por isso, é fundamental que essas pessoas sejam treinadas para aprender a lidar com pessoas e coordenar times.

Dessa forma, eles ficam encarregados de dar os feedbacks e acompanhar de perto o trabalho dos colaboradores. Eles podem produzir relatórios e avaliar o desempenho do time tanto individual quanto coletivamente. Por isso, eles precisam ser muito bem treinados, organizados e ter um perfil motivador. Líderes competentes não fazem o trabalho sozinhos, mas conseguem fazer a equipe se desenvolver muito bem.

Uso de softwares ajuda na gestão de pessoas

Por fim, use a tecnologia a seu favor. Existem softwares que agilizam e facilitam o trabalho de gestão de pessoas em pequenas e grandes empresas. O Conecta Control, por exemplo, é um software que controla os horários dos colaboradores. Ele ajuda a evitar processos trabalhistas por horas extras e ainda oferece mais segurança dos dados da empresa. 

Além disso, impede que os funcionários esqueçam de bater o ponto, já que só libera as ferramentas de trabalho após o registro do horário. Leia o post “Conecta Control: como manter sua empresa ativa no home office”. 

Lá você encontra as principais funções que o software da Conecta oferece. E se quiser testá-lo na sua empresa, você pode! Oferecemos 14 dias gratuitos para que você veja na prática como o Conecta Control atua. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe! Nós estamos preparados para te ajudar.

Continue conectado: