Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » 6 atitudes positivas de um bom líder

6 atitudes positivas de um bom líder

Dentro de uma empresa, independente do tamanho, cada funcionário importa. Afinal, só quando se trabalha em conjunto é que é possível fazer uma empresa crescer. Dentre os vários cargos, o líder se destaca por coordenar todas as equipes abaixo dele. Um bom líder deve desempenhar um papel ativo e estar sempre presente. Além disso, deve ter um grande jogo de cintura para lidar com todos os problemas que uma equipe pode trazer.

Uma pesquisa da consultoria Michael Page aponta que 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe. Um dos motivos para esta estatística é achar que o chefe não é um bom líder. A falta de feedback também está entre as razões que levam ao pedido para deixar a empresa.

Certamente não é isso que você busca para a sua empresa e para a sua carreira. Pensando nisso, montamos uma lista com 6 atitudes positivas para te ajudar a liderar uma equipe. Quer saber quais são? Continue com a gente neste post!

6 dicas para ser um bom líder

Seja um exemplo de excelência para a equipe

Não adianta exigir que seu time tenha um bom comportamento e se dê bem se você não dá o exemplo. As boas atitudes precisam partir de quem está no topo para que os colaboradores se sintam influenciados. 

Por isso, seja um líder motivador, que não se deixa abater facilmente. Um bom líder sabe se comunicar e se relacionar com as outras pessoas. Além disso, cumpre prazos e é comprometido com o trabalho.

Falando em cumprir prazos, um ótimo jeito de facilitar o andamento dos projetos da sua equipe é usando as Metodologias Ágeis. Elas auxiliam na tomada de decisão e ajudam a eliminar tarefas desnecessárias. 

Assim, o time economiza tempo e dinheiro e foca no que realmente importa. Quer entender melhor como elas funcionam e como aplicá-las na sua empresa? Confira o nosso Guia de Metodologias Ágeis gratuito oferecido nesta publicação.

Um bom líder dá feedback

A falta de feedback, além de não prevenir erros, desmotiva os colaboradores. Dar um retorno aos funcionários ajuda a direcionar o time para o caminho que se espera dele. O feedback deve ser dado tanto individualmente quanto coletivamente. Assim, cada um sabe onde está errando ou acertando em todos os campos. 

Para ser um bom líder, é preciso saber a hora certa e a melhor forma de falar. Vale ressaltar que é necessário avaliar o trabalho do colaborador, mas não só. Aproveite para falar sobre o comportamento dele no trabalho e o relacionamento com os outros. Evite grosserias, mas aposte na assertividade e fale firme. Se não estiver num bom dia, é melhor deixar para outro momento.

Aproveite para conferir o post “Gestão de equipe: A importância do feedback e da comunicação interna”. Nele, nós mostramos por que essa conversa com os colaboradores é fundamental.

Foque no desenvolvimento da equipe

Você quer que seu time dê bons resultados, certo? Sendo assim, um bom líder deve se preocupar com o desenvolvimento dele. Isso requer muita conversa e entendimento sobre o perfil de cada um. 

Faça com que eles se sintam desafiados a pensar e resolver problemas. Assim, eles se sentem mais engajados e tendem a ter maior produtividade. Tirá-los da zona de conforto vai fazer com que eles não se acomodem. Dessa forma, conseguem trabalhar melhor. 

Um bom líder traz positividade ao ambiente de trabalho

Ambientes leves, sem deixar a seriedade de lado, estimulam qualquer colaborador. Não há saúde mental que resista a humilhações e tratamentos ruins. Desse modo, fica impossível produzir bem e entregar um trabalho de qualidade. 

Então, seja simpático e prestativo com a equipe. Se mostre aberto a ouvir sugestões e ofereça ajuda sempre que for necessário. Um bom líder é valorizado pela sua humildade e pela parceria com os colegas. Ficar num pedestal não vai levar a lugar algum. A partir do momento que os colaboradores te veem como parte da equipe, tudo flui melhor.

Recompense bom desempenho

Reconheça os esforços do time e demonstre isso. Faça elogios e, se for possível, dê algum tipo de benefício quando o resultado for bom. Dessa forma, você estimula os colaboradores. Além disso, o reconhecimento vai aumentar a confiança da equipe.

No entanto, se o time tiver se empenhado e não tiver atingido o objetivo, reconheça. Mostre que o engajamento é fundamental para chegar onde se quer. Aponte os pontos positivos e os negativos e estimule o recomeço. Um bom líder observa todos os detalhes e não deixa a equipe desanimar.

Invista em ferramentas que melhoram o desempenho da equipe

A tecnologia é grande aliada de um bom líder. Por que não usá-la para incrementar o trabalho? Com o uso das ferramentas certas, a execução de tarefas pode ficar muito mais simples. O esforço para facilitar o dia a dia dos colaboradores é um incentivo. Assim, eles veem que a empresa está interessada em fornecer o melhor. Hoje em dia, é muito mais difícil desenvolver um bom trabalho com ferramentas arcaicas.

O Google Workspace, por exemplo, ajuda muito no trabalho em equipe. Ele foi desenvolvido para uso tanto no trabalho remoto quanto no presencial. Além disso, estimula a produtividade e deixa o fluxo de trabalho mais organizado. Quer saber mais benefícios? Conheça o Google Workspace.

Por fim, lembre-se que é importante se manter atualizado sobre as novidades do mercado. Todos vão ver o líder como uma inspiração, então informe-se e troque ideia com seu time. Momentos de descontração fazem bem e podem até fazer com que você seja ainda mais respeitado.

Continue conectado: