Pensar no posicionamento de marca da sua empresa é algo que deve ser feito de tempos em tempos. Essa necessidade ocorre porque uma marca que não se reinventa pode perder público e clientes. O marketing e a internet estão sempre mudando e evoluindo. Uma marca que não acompanha essas mudanças tende a ser deixada de lado.
Sendo assim, separamos algumas dicas de ações que vão te ajudar a melhorar o posicionamento de marca do seu negócio.
Quando repensar o posicionamento de marca
Em primeiro lugar, é importante saber o conceito de rebranding. Esse é um termo comum no meio do marketing e significa reposicionamento de marca em inglês. Então, quando falamos sobre o assunto, usamos tanto o termo em português quanto em inglês. Quando é preciso repensar as diretrizes do seu negócio e, eventualmente, mudá-las, falamos em rebranding.
Geralmente, a hora de mudar o posicionamento de marca é quando a empresa não está atingindo os resultados esperados. Contudo, também é possível fazer um rebranding com a intenção de atingir novos públicos ou apenas para se reinventar mesmo. Até a TV Globo, que é uma marca consolidada há tantos anos, passou por um processo de rebranding.
É bem comum uma empresa gerar repercussão nas mídias sociais quando resolve mudar seu posicionamento de marca. Inclusive, essa ação também vale para quando o objetivo é se reaproximar de quem já é cliente.
Outras ocasiões bem comuns para fazer o rebranding são no lançamento de um novo produto ou quando a empresa resolve mudar a postura. Quando a marca quer mostrar que ela vai se preocupar com determinadas pautas sociais a partir daquele momento, por exemplo.
Sendo assim, se o seu negócio se encontra em alguma dessas situações, é hora de ajustar o posicionamento de marca. Desse modo, ela vai estar de acordo com as novas demandas. Quer saber como? Continue acompanhando esse post!
Como melhorar o posicionamento de marca
1 – Defina seus objetivos e público-alvo
Antes de tudo, escolha seus objetivos e público-alvo. Não é possível pensar no posicionamento de marca sem saber onde se quer chegar e quem quer atingir. Só a partir daí você conseguirá traçar um plano e definir melhor as estratégias e a comunicação a ser usada.
Por meio dessa escolha, também é possível escolher quais plataformas serão usadas e todo o caminho a ser seguido para atingir os objetivos da empresa.
2 – Aprimore a assinatura de email da sua empresa
Quem não dá a devida atenção à assinatura de email está perdendo uma boa oportunidade de divulgar ações e produtos. Por ser uma ferramenta frequente de comunicação, um email chega a muitas pessoas diariamente. Então, por que não usá-lo para mostrar as novidades da empresa? É um ótimo meio de mostrar as mudanças no posicionamento de marca do seu negócio.
É possível padronizar a assinatura e deixar todos os colaboradores com o mesmo banner no email, por exemplo. Ou seja, é uma forma simples e orgânica de divulgação das mudanças no posicionamento de marca.
Para que todos os funcionários fiquem com a mesma assinatura de maneira ágil e prática, conheça o Conecta Sign. A ferramenta da Conecta permite a construção da assinatura do jeito que você quiser. O Conecta Sign possui modelos pré-prontos, mas permite a criação da sua assinatura do zero. Você pode deixá-la como quiser para ter a cara da sua empresa.
Quer ver como funciona? O post “Conecta Sign: edite assinaturas de email e economize tempo” traz mais explicações. Além disso, nós disponibilizamos teste grátis de 14 dias para você saber como a ferramenta funciona.
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3 – Melhore a presença da sua empresa nas redes sociais
Hoje em dia, fazemos muitas coisas pelo celular e passamos boa parte do nosso dia navegando na internet e nas redes sociais. Se sua empresa não se dedica muito a elas, é melhor mudar isso para ter um melhor posicionamento de marca. Desse modo, é possível atingir mais pessoas e de forma efetiva.
Muitas vezes, quando nos interessamos por uma marca, é comum pesquisar a presença dela nas redes. É possível ver o posicionamento, os comentários e o quanto a marca está interessada em ter um relacionamento com o cliente.
Além disso, é possível conhecer mais da própria empresa através das redes sociais dela. Em alguns casos, também é um meio de ajudar alguns clientes. Se esse não é o principal canal pelo qual pedir ajuda, é importante deixar isso bem claro no perfil da empresa. Assim, a marca evita situações chatas por “não responder” os clientes.
4 – Faça uma pesquisa de mercado
É muito importante saber como seus concorrentes estão fazendo o posicionamento de marca deles. Dessa forma, fica mais fácil mapear e traçar a sua própria estratégia de rebranding.
Estude e mapeie os principais problemas que atingem as empresas do mesmo segmento da sua. Assim, é possível prever alguns obstáculos e traçar estratégias para lidar com eles.
Por fim, quer dar um gás na sua empresa? Nós preparamos um post sobre por que fazer um rebranding em 2022. Veja motivos para pensar no posicionamento de marca e como fazer isso para ter melhores resultados neste ano.