Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Como reduzir o turnover da minha empresa?

Como reduzir o turnover da minha empresa?

Ter uma alta taxa de entrada e saída de funcionários não é bom para uma empresa. Além de custoso, o turnover dá trabalho e prejudica a imagem da instituição. Além disso, atrapalha o andamento dos projetos e o entrosamento das equipes.

turnover

Por isso, reduzir o turnover é uma preocupação dos times de RH. Quanto mais os funcionários estiverem satisfeitos, mais comprometidos eles estarão. Assim, a produtividade cresce e os resultados melhoram.

Existem algumas atitudes que podem ajudar a resolver esse problema na sua empresa. Sendo assim, separamos 5 dicas para diminuir a rotatividade.

Saiba como reduzir o turnover do seu time

Trace um plano de carreira

Muitas vezes, a falta de perspectiva de crescimento na empresa desanima o funcionário. Se ele sabe que não há como evoluir lá dentro, que motivação tem para continuar? Por isso, desenvolver um plano de carreira pode ajudar a reduzir o turnover. Dessa forma, o colaborador vai ver que ele é valorizado e que a empresa acredita nele. 

Além disso, ele vai perceber que vale a pena se dedicar para conseguir uma promoção. Se candidatar para trabalhar em outra instituição deixa de ser vantajoso. É importante que o colaborador conheça o plano para que ele saiba como atingir o que deseja.

Invista em treinamentos para os funcionários

Oferecer cursos e diversos tipos de treinamento é bom para o colaborador e também para a empresa. Ao investir nisso, você aumenta a qualidade do trabalho ofertado. Do mesmo modo, o colaborador também se sente satisfeito ao adquirir conhecimento. Essa é outra forma de demonstrar que a empresa acredita no que o colaborador tem a oferecer.

Esse incentivo à qualificação aumenta o engajamento dos funcionários. Para conseguir um treinamento mais efetivo, separe os colaboradores de acordo com a área de atuação. Assim, você evita treinamentos genéricos que podem não ser aplicáveis no dia a dia. 

Ofereça benefícios

Um dos principais motivos que levam um colaborador a procurar outro emprego é uma remuneração abaixo da que o mercado oferece. Por isso, oferecer um salário compatível ajuda muito a reduzir o turnover. No entanto, esse não é o único fator que conta na hora de procurar outro emprego. 

Ter bons benefícios incentiva os colaboradores a continuarem na empresa. Fazer parceria com academias ou empresas de cursos e oferecer descontos, por exemplo, são boas opções. 

Se possível, flexibilizar o horário de trabalho é algo simples e que influencia no bem-estar da equipe. Liberar os colaboradores para fazer home office quando acharem melhor é outra forma de bonificação.

Existem muitos jeitos de beneficiar os funcionários para além do salário. Atualmente, com tanta concorrência, investir em uma única vantagem não é uma boa ideia. Veja quantos benefícios sua empresa pode oferecer e os que mais podem dar retorno.

Construa um ambiente positivo

Ninguém quer trabalhar num ambiente ruim, com pessoas reproduzindo preconceitos ou comportamentos tóxicos. Isso gera estresse, desânimo, prejudica a saúde mental e pode até gerar burnout. Consequentemente, um ambiente nocivo é mais propenso ao turnover. 

Sendo assim, é fundamental que todos sejam respeitados e valorizados na empresa. Treinar os gestores para serem bons líderes ajuda a promover um ambiente positivo. O gestor influencia diretamente no humor e no bom andamento do time. 

Inclusive, é necessário que eles saibam administrar uma equipe em trabalho híbrido. Esse é um modelo de trabalho que vem crescendo e pode ser benéfico por proporcionar mais liberdade. Pensando nisso, preparamos um post que vai te ajudar. Veja como gerenciar uma equipe em trabalho híbrido.

Respeitar horários é essencial para que não haja sobrecarga de trabalho. Estudos revelam que trabalhar ‘demais’ pode levar à morte. Por isso, essa é uma questão que não pode ser negligenciada. Todos temos demandas e compromissos que vão além do trabalho.

Dê feedbacks construtivos com uma certa frequência. Assim, você mostra o que está bom, valorizando o profissional, e o que pode ser melhorado. Além disso, estimular um ambiente descontraído e a colaboração entre os funcionários proporciona bem-estar.

Use a Metodologias Ágil

Ao usar a modalidade ágil na sua empresa faz com que os projetos se desenvolvam melhor. O processo fica mais organizado e os colaboradores não perdem tempo com tarefas desnecessárias. Assim, se sentem incentivados a se dedicar às tarefas atribuídas a eles.

Entenda as razões do turnover

Por fim, descubra os motivos que levam os funcionários a pedirem para serem desligados. Vale a pena fazer uma entrevista simples com quem deixar a empresa. Se não houver esse tipo de pesquisa, fica mais difícil traçar um plano para reduzir o turnover. 

É importante que seja uma conversa tranquila com o funcionário que está saindo. Explique que a empresa está interessada em saber quais são os erros para corrigi-los. Se você só entregar um questionário, por exemplo, pode não conseguir entender os problemas. Por ser mais impessoal, o colaborador pode não dar tanta atenção e não oferecer as respostas certas.

Esteja atento aos detalhes do dia a dia e estreite as relações com os colaboradores. Eles são muito mais do que um número, são parte da empresa. Sem a participação ativa deles, fica difícil agir nos pontos fracos e acabar com o turnover. Como consequência, a instituição não consegue crescer e se desenvolver.

Continue conectado: