Pular para o conteúdo
Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Como usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail – VÍDEO

Como usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail – VÍDEO

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Bem-vindo ao Guia Definitivo do Gmail, uma série de posts para aproveitar o seu Gmail ao máximo – desde suas funcionalidades mais simples até as mais complexas. Hoje, você aprenderá como usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail – além de como utilizar os marcadores de importante do Gmail.

Você já sabe, pelos posts anteriores, que o Gmail foi criado há quase 20 anos e hoje conta com uma experiência rápida e eficiente, bloqueando quase 10 milhões de mensagens de spam e e-mails maliciosos a cada minuto e evitando a digitação de 1 bilhão de caracteres toda semana com seu recurso Smart Compose.

Além disso, nos posts anteriores, você aprendeu como criar e configurar uma nova conta no Gmail, como migrar sua conta Outlook para Google Workspace, como usar o Gmail offline e mudar o tema e também como personalizar a Caixa de entrada e criar grupos de e-mail.

No post de hoje, você aprenderá como usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail, mas se preferir pode conferir isso no vídeo abaixo:

Como usar marcadores do Gmail

Criando ou alimentando um marcador do Gmail

  1. Em primeiro lugar, acesse o seu Gmail.

  2. Então, clique na barra de pesquisa na parte superior da tela.

  3. Logo depois, defina a configuração do seu filtro: “de”, “para”, “assunto”, “contém as palavras”, “não tem”, “tamanho”, “data entre”, “pesquisar” e “com anexo”. 

  4. Em seguida, clique em “Criar filtro”.

  5. Depois disso, selecione a caixa “Aplicar o marcador” e atribua o filtro a um novo marcador ou a um marcador já existente.

  6. Logo após, selecione as demais caixas que marcam as opções que você deseja adicionar ao filtro – sugerimos sempre marcar a opção “Também aplicar filtro a x conversas correspondentes” a fim de organizar e-mails e conversas antigas também.

  7. Então, clique em “Criar filtro” novamente.

  8. Pronto! Agora você pode visualizar seu marcador da barra lateral esquerda do Gmail.

Lembrando que um e-mail pode estar em mais de um marcador. Ainda, você pode também criar um marcador dentro do seu marcador.

Criando um marcador dentro de um marcador do Gmail

  1. Em primeiro lugar, dentro do Gmail, clique na barra de pesquisa na parte superior da tela.
  2. Então, preencha os campos para configurar seu filtro (por exemplo, escolhendo e-mails que vão do domínio contato@gmail.com para o domínio financeiro@gmail.com) e clique em “Criar filtro”.
  3. Em seguida, selecione a caixa “Aplicar o marcador”, crie um novo marcador, dê um nome a ele, em “Organizar marcador em” selecione o marcador que deseja tornar principal e clique em “Criar”.
  4. Pronto! Dessa forma, um marcador ficará dentro do outro, criando uma “subpasta” – você poderá ver essa configuração na barra lateral esquerda.

Por último, você pode modificar a cor dos seus marcadores para tornar a organização visual.

Como modificar a cor dos marcadores do Gmail

  1. Em primeiro lugar, dentro do Gmail, clique em ︙.
  2. Então, clique na opção “Cor do marcador”.
  3. Selecione a cor que deseja aplicar ao marcador.
  4. Pronto! Agora seus marcadores estão organizados por cor.

Além dos marcadores, você pode utilizar os marcadores de importante do Gmail.

Como utilizar os marcadores de importante do Gmail

  1. Em primeiro lugar, acesse sua Caixa de entrada do Gmail.
  2. No início de cada e-mail, você poderá ver uma caixa de seleção, uma estrela e também uma seta. Então, clique na seta para marcar os e-mails importantes.
  3. Em seguida, clique na seta selecionada caso deseje retirar a marcação de importante.
  4. Pronto! Seus e-mails importantes e não importantes estão marcados.

Lembrando que a inteligência artificial da Google irá marcar automaticamente quais e-mails são considerados importantes, mas você deve sempre marcar e desmarcar os que não estão selecionados corretamente a fim ensinar a inteligência artificial a entender os níveis de importância dos seus e-mails.

E você sabe qual é a diferença entre arquivar e-mails do Gmail?

Ao arquivar um e-mail ele sai da Caixa de entrada e permanece apenas dentro do seu marcador. Caso você arquive um e-mail que não possui marcador, ele será direcionado para a pasta “Todos os e-mails” e você poderá localizar ele na barra lateral ou então pela ferramenta de pesquisa. Já ao excluir um e-mail ele é direcionado para a Lixeira e, caso não seja restaurado, é eliminado dentro de 30 dias. Dessa forma, se você quer tirar um e-mail da Caixa de entrada, mas precisará dele no futuro, a melhor opção é arquivá-lo.

Gostou das dicas para usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail? Então fique ligado pois no próximo post do Guia Definitivo do Gmail você aprenderá como enviar arquivos grandes por e-mail de maneira otimizada e também como ativar as confirmações de leitura. Até a próxima!

%d blogueiros gostam disto: