O Google Workspace (G Suite) (antigo Google Apps) e o Office 365 são ferramentas profissionais que ajudam na produtividade das organizações. Neste artigo, faremos uma comparação entre ambos e apresentaremos motivos do porque usar o Google Workspace (G Suite) trará benefícios à sua empresa.
Ambos funcionam através de nuvem, o que facilita os processos, acessos e ainda ajudam na redução de custos. São ferramentas profissionais que proporcionam uma visão mais madura ao seu negócio.
Leia também: Como o Google Workspace (G Suite) ajuda a reduzir custos na sua empresa
Independente do tamanho da sua empresa e da área de atuação, o importante é iniciar e expandir conforme seu crescimento, adicionando funcionalidades e acessos.
Google Workspace (G Suite) x Office 365 – comparação de ferramentas
E-mail profissional
Gmail – possui a mesma interface do Google Workspace (G Suite), facilitando a familiaridade e a utilização de todos os programas. É possível utilizar tanto no desktop, como em aplicativos móveis.
Outlook – A utilização dele em aplicativos móveis ainda é recente, porém, a versão para desktop é bastante popular. É possível receber na sua caixa de entrada e-mails de outros endereços.
Armazenamento e compartilhamento em nuvem
Uma das principais razões para usar Google Workspace (G Suite) e Office 365 é o armazenamento de arquivos em nuvem.
O Google Workspace (G Suite) através do Google Drive oferece 30 GB de armazenamento em nuvem para cada usuário com o plano básico (Basic), armazenamento ilimitado com planos empresariais e corporativos. Se você tiver menos de 5 usuários no plano empresarial (Business) ou empresarial, tem direito a 1 TB de armazenamento para cada usuário.
O Google Drive pode ser utilizado tanto em dispositivos móveis como desktops e cada usuário armazena e gerencia seus arquivos, que podem ser compartilhados com outros colaboradores, clientes, fornecedores. Há ainda a possibilidade de permitir que outros, editem, visualizem ou comentem os arquivos.
O Google Drive tem ainda, um recurso de pesquisa bem avançado facilitando a localização de arquivos, pastas compartilhadas, unidade da equipe (um Google Drive compartilhado com todos os usuários da sua conta) e uma interface de fácil navegação.
Caso seus site utilize o WordPress, existe a possibilidade de utilizar plugins que permitem armazenar backups do site no Google Drive.
Já o Office 365 utiliza o OneDrive, com armazenamento de 1 TB em todos os planos e cada usuário recebe 50 GB de armazenamento exclusivo para e-mail. Semelhante ao Google Drive, o OneDrive pode ser usado em desktop e aplicativos móveis, armazenando e compartilhando os arquivos facilmente.
Aplicativos para negócios
Criar documentos, planilhas, apresentações ficou mais fácil através do Google Workspace (G Suite) e do Office 365, podendo ser realizado diretamente no armazenamento em nuvem, facilitando a guarda, edição, colaboração e compartilhamento.
No Google Workspace (G Suite) você conta com os aplicativos mais populares do Google – Gmail, Documentos (Google Docs), Planilhas (Sheets), Apresentações (Slides), Google Agenda (Calendar), Hangouts, Keep, Fotos, e outros aplicativos que ajudam no dia a dia. Há também outros aplicativos presentes no Google Business, como o Google Vault. Todos com versões para desktop, aplicativos móveis e em todos os sistemas operacionais.
Leia também: Google Workspace (G Suite) Basic ou Business. Qual escolher?
O Google Workspace (G Suite) também tem versões off-line de alguns aplicativos, onde você pode disponibilizar, individualmente, os arquivos que deseja habilitar a edição off-line.
Com recursos exclusivos para web e nuvem, os aplicativos do Google Workspace (G Suite) são também indicados para equipes que trabalham remotamente, organizações que armazenam seus dados na nuvem e que possuem uma rotina grande de reuniões fora da empresa, possibilitando acesso fácil aos arquivos em qualquer dispositivo e lugar.
Leia também: Home-office e tecnologia: os benefícios para sua empresa
O Office 365 dá acesso aos aplicativos Word, Excel, Powerpoint, Outlook, OneNote, Skype, entre outros. Para desktop é um pacote rico em recursos, porém nas versões para dispositivos móveis a Google sai na frente. Para empresas que utilizam o Windows o Office 365 já vêm pré-configurados no sistema da Microsoft.
Ferramentas de Colaboração
A possibilidade de colaboração entre os usuários é um dos principais pontos a serem observados – a possibilidade de edições simultâneas, reduzir retrabalhos, eliminar confusões com versões de arquivos.
O Google Workspace (G Suite) começou com os aplicativos baseados em nuvem, tendo como foco o fácil compartilhamento e a comunicação entre equipes. O Google Drive permite que os colaboradores trabalharem simultaneamente, deixem comentários e anotações. O Hangouts e o Meet proporcionam comunicação em voz, texto e videoconferências. O Google Agenda e o Google Keep facilitam a criação de tarefas, listas de tarefas, eventos e cronogramas, que podem ser compartilhados com a equipe ou com qualquer outra pessoa.
O Office 365 tem o mesmo comportamento e aparência das versões de área de trabalho do Microsoft Office, tornando um pouco mais difícil de serem usadas. Os usuários podem trabalhar no mesmo documento ao mesmo tempo e o Skype é utilizado para mensagens de texto e de vídeo, porém o Skype Business está presente apenas nas versões mais avançadas do Office.
Segurança uma das principais preocupações
A segurança é uma das principais preocupações das ao usar aplicativos em nuvem.
O Google Workspace (G Suite) é construído sobre a infraestrutura de nuvem Google e usa os mesmos mecanismos de segurança da própria Google, como detecção de atividades suspeitas, tentativas de invasão. O administrador do G SUite pode ainda configurar diferentes políticas de acesso e de proteção contra vazamento de dados. O Google Workspace (G Suite) possui detecção integrada de spam, vírus e malware, que verifica todos os documentos, e-mails e anexos.
Leia também: Conheça o Google Vault e como utilizá-lo para a Compliance da sua empresa
O Office 365 permite ativar a autenticação de vários fatores para todas as senhas de usuários, utiliza ferramentas de inteligência artificial para aprender os hábitos de trabalho de cada usuário, podendo detectar atividades suspeitas e informá-las. Há ferramentas de prevenção de perda de dados e de restrição de acesso. Como o Google Workspace (G Suite), detecta spam, vírus e malware.
Tabela de comparação – Google Workspace (G Suite) e Office 365
Com todas essas informações, é possível perceber que ambos possuem recursos semelhantes, confira essa tabela para visão geral:
Características |
Google Workspace (G Suite) |
Office 365 |
Armazenamento | Basic – 30 GB; Business – Ilimitado (1 TB para menos de 5 usuários). |
1 TB para todos os planos; 50 GB de armazenamento de e-mail. |
Apps | Documentos, Planilhas, Apresentações, Keep, Agenda, Hangouts, Gmail, Fotos. | Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook. |
Utilização | Melhores controles de administração; Melhores aplicativos para web e dispositivos móveis. |
Melhores aplicativos de desktop. |
Colaboração | Edição simultâneas de todos os usuários (compartilhados); Hangouts e Meet para videoconferência e mensagens de texto e voz, chamadas telefônicas e SMS; Agenda e Keep para compartilhamento de tarefas. |
Edição simultânea; Skype for Business (disponível apenas nos planos Business Premium ou Enterprise). |
Segurança | Mesmos dispositivos de segurança da Google; Segurança para nos e-mails; Proteção de segurança na nuvem com fatores Autenticação; Proteção contra perda de dados e prevenção de vazamentos; Spam integrado, vírus e detecção de atividade incomum. |
E-mails seguros; Tecnologia de segurança na nuvem da Microsoft; Fatores Autenticação; Proteção para perda de dados e prevenção de vazamentos; Spam interno,vírus e detecção de atividade incomum. |
Conclusão – Por que usar o Google Workspace (G Suite)?
Através dessa comparação você pode acompanhar que ambos são ótimos pacotes. Nós da Conecta Nuvem acreditamos que o Google Workspace (G Suite) é a melhor opção pela facilidade e simplicidade de uso, por possuir aplicativos melhores nas versões web e aplicativos móveis, ajudando também em trabalhos remotos. E provavelmente, você e seus colaboradores já estão familiarizados com muitos aplicativos da Google, como Gmail, Agenda, Fotos e muitos mais.
Possui alguma sugestão, dúvida ou gostaria de saber mais sobre o Google Workspace (G Suite) e seus planos? Converse com nossos especialistas da Conecta Nuvem, será um prazer ajudá-lo.