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O departamento de Recursos Humanos e o de Marketing têm atuações diferentes dentro de uma empresa. Mas você sabia que há um momento em que essas áreas atuam em conjunto? Esse conceito é conhecido como endomarketing e faz toda a diferença numa empresa.
O endomarketing consiste em cuidar da imagem da empresa para os clientes internos, ou seja, para os próprios funcionários. Uma instituição só consegue bons resultados se tiver colaboradores comprometidos e motivados.
Por que investir no endomarketing?
A estratégia do endomarketing também ajuda na imagem externa da empresa. Se os colaboradores veem nela um ótimo lugar para se trabalhar, eles vão transparecer esse sentimento para os clientes de fora. Assim como vão fazer uma boa divulgação do lugar onde trabalham, transformando-o num ‘lugar dos sonhos’ para os outros.
Em contrapartida, colaboradores desmotivados deixam não só o ambiente ruim, como podem atrapalhar outros funcionários. Além disso, também não conseguem bater as metas, prejudicam as vendas e podem trazer prejuízos à empresa.
Funcionários motivados vestem a camisa das organizações para as quais prestam serviços. Eles acreditam no propósito da empresa e passam essa mensagem adiante. Isso faz com que a imagem da instituição melhore, traz mais visibilidade a ela e pode até levá-la a ganhar prêmios, por exemplo.
Outra vantagem de aplicar o endomarketing na empresa é a redução do turnover, que é a rotatividade de funcionários. Nenhum lugar é bem visto se tem gente saindo do emprego com frequência. Mostra que a empresa não se importa com quem trabalha nela.
RH e Marketing unidos
Os dois setores da empresa precisam trabalhar em conjunto para ter mais chances de sucesso. Eles precisam atender às necessidades dos colaboradores para realizarem melhorias na empresa. O departamento de RH lida diretamente com os funcionários, e o endomarketing é um marketing interno, ou seja, dentro da própria empresa.
A união entre o contato que o RH tem com as equipes e as ações de divulgação promovidas pelo time de marketing é o que vai resultar em um bom endomarketing.
Outra questão importante é que a assinatura de e-mail também faz parte desse processo. Quem elabora e edita as mensagens que vão no final de cada e-mail é o RH. Enquanto isso, quem trabalha toda a imagem e o branding da empresa é o time de marketing. Ou seja, os dois times precisam trabalhar para fazer uma assinatura condizente com o que a empresa quer passar.
Como já mencionamos em outros posts, a assinatura de e-mail é um detalhe considerável na imagem de um profissional. Então, é evidente que todos vão querer uma boa assinatura de e-mail.
Assim, vão se portar de uma maneira que esteja de acordo com as diretrizes e os valores da empresa. Além disso, é possível usar a assinatura de e-mail como uma ferramenta de venda e divulgar os produtos com os quais a organização trabalha.
Do mesmo modo, os próprios funcionários ficam mais empolgados quando veem que a empresa tem cuidado com a impressão que ela quer passar.
Se você está pensando que editar assinaturas em massa é trabalhoso e demanda muito tempo, nós temos uma ferramenta que vai ajudar. O Conecta Sign realiza essa tarefa em poucos minutos de forma simples e ágil, deixando tudo padronizado.
Pontos importantes do endomarketing
A comunicação interna é fundamental na estratégia de endomarketing. O diálogo com os colaboradores precisa ser o mais claro possível. Além disso, todas as ações que a empresa vai promover para aproximar o funcionário do próprio trabalho precisa ser bem divulgada.
Uma boa comunicação interfere no sentimento do colaborador e traz resultados positivos. Ele se sente parte da empresa, querendo sempre melhorar sua postura e os serviços que entrega. Fora isso, é por meio desse aspecto que os colaboradores entendem qual é o propósito da empresa, o que ela deseja aos funcionários. Isso também ajuda na identificação do trabalhador com o que ele faz no dia a dia.
Uma sugestão para fazer a ligação entre colaborador e empresa ser mais forte é mostrar nas redes sociais quem faz o trabalho acontecer. Crie uma página no site da empresa com esses mesmos detalhes.
Exibir quem executa cada função com a foto daqueles que toparem aparecer nos perfis da instituição traz prestígio ao colaborador. Tudo isso constrói uma ponte entre os clientes e os funcionários, resultando em uma imagem mais humana do trabalho.
Promova dinâmicas de interação entre as equipes, além de reuniões periódicas com os chefes. Pessoas que possuem cargos de liderança ganham a confiança dos colaboradores quando se mostram presentes e atentas. É importante lembrá-las de que sem os funcionários, a empresa não anda. Construir esse elo é necessário. Palestras e eventos motivacionais também são uma boa pedida.
Por fim, faça um acompanhamento do trabalho dos colaboradores. Um detalhe que não pode ser esquecido é que endomarketing é sobre os clientes internos da empresa, os trabalhadores. Esteja sempre atento às demandas deles, de modo que a estratégia seja constantemente atualizada. Esse é um ponto crucial para o trabalho ser bem sucedido.