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O endomarketing, ou marketing interno, se refere à comunicação de uma empresa com seus colaboradores. Do mesmo jeito que o marketing se relaciona com seus clientes externos, o endomarketing lida com os clientes internos, que são os funcionários.
A iniciativa de ter um departamento cuidando só do relacionamento empresa-colaboradores já traz um outro clima para a empresa. Além disso, faz com que os funcionários sejam mais comprometidos e engajados com os valores que a organização prega.
A consequência da participação direta dos colaboradores é uma empresa prestigiada e com resultados melhores. Hoje em dia, a mentalidade de que o funcionário é apenas um prestador de serviço mudou. E o endomarketing cuida exatamente disso.
Mostrar ao colaborador que a empresa o vê como parte dela é fundamental na construção de uma relação mais saudável com aquilo que ele faz. É evidente que ter pessoas que acreditam no próprio trabalho e vestem a camisa da empresa só traz vantagens. Um ambiente mais humano impacta diretamente (e positivamente) na produção de cada um.
Por isso, o endomarketing vem ganhando mais espaço. O sistema que trata seus funcionários como seres imaturos e dependentes não tem mais vez. O que gera bons resultados mesmo é encurtar a distância entre organização e colaborador.
Endomarketing e comunicação interna são a mesma coisa?
Antes de tudo, vamos acabar com essa dúvida. Endomarketing e comunicação interna são coisas diferentes que se complementam. Ambos os setores precisam se comunicar com todos os colaboradores, mas a finalidade deles divergem.
O time de comunicação interna se encarrega de dar os avisos aos funcionários sobre tudo o que ocorre dentro da empresa. Ações, metas e eventos, por exemplo. Já o objetivo do endomarketing é fazer com que todos se sintam motivados a trabalhar melhor.
Introduzindo o endomarketing
O endomarketing é um trabalho desenvolvido pela união entre o time de RH e o de marketing. Enquanto o marketing cuida da gestão da marca da empresa, o RH lida diretamente com os funcionários e se encarrega de ouvir suas necessidades. Foi-se o tempo em que marketing era pensado apenas para a parte de fora das organizações.
Sendo assim, é necessário que as partes se juntem e discutam as melhores estratégias de comunicação com os colaboradores. Um detalhe que interfere na percepção que os funcionários têm da empresa é o uso de assinatura de e-mail profissionais. Pode parecer algo secundário, mas é importante e necessário dar atenção a isso.
Se cada um possui uma assinatura própria e personalizada, seguindo os padrões da empresa, eles passam a respeitar mais sua função. Ter uma assinatura de e-mail profissional torna o trabalho de todos muito mais sério. Eles usam essa plataforma para se comunicar não só com os colegas, mas com toda a empresa e os clientes.
Por isso, é importante que todos tenham a sua. E o jeito mais simples e prático é usando o Conecta Sign, plataforma que permite a criação e a edição de assinaturas em massa. A partir do momento em que todos passam a ter suas informações na assinatura, a visão que cada um tem de si mesmo enquanto colaborador muda.
Essa é uma maneira simples para começar a introduzir o endomarketing na organização onde você trabalha. A postura passa a ser diferente quando se é tratado com mais profissionalismo dentro da instituição. O colaborador enxerga que a empresa o considera parte daquilo e o valoriza.
Mais formas de aplicação
Como o público-alvo das ações é o colaborador, é necessário que ele consiga dizer à empresa quais são suas demandas. Dessa forma, estabeleça um canal de comunicação para que ele possa dar seus feedbacks.
Campanhas de satisfação são boas e efetivas principalmente para aqueles colaboradores que são mais tímidos, por exemplo. É uma forma simples de obter uma resposta de como cada um tem se sentido dentro daquele ambiente. Garanta o anonimato nas respostas!
Outra estratégia que deve ser levada em consideração é promover a integração entre as pessoas. O ideal seria ter encontros periódicos, como reuniões e happy hours. Porém, no momento, não é possível reunir pessoas em um único lugar. Em tempos de pandemia, um happy hour online pode suprir essa falta de encontros presenciais.
É importante ter esses momentos mais descontraídos para que os funcionários criem uma ligação mais forte com a empresa, para além do dia a dia. Pessoas mais próximas conseguem trabalhar melhor juntas, fora que cria um ambiente muito mais agradável. Tudo isso contribui para gerar resultados significativos.
Um bom onboarding também contribui para que os colaboradores se sintam motivados a cumprir suas tarefas. Além de engajar uma nova pessoa e fazer com que ela fique animada para trabalhar, você mostra aos outros que a empresa se importa com todos. Para acertar na introdução de um novo colaborador à empresa, leia nosso artigo “Coisas para não esquecer no onboarding de um novo colaborador”.
Se a empresa tiver essa possibilidade, oferecer cursos e plano de carreira com certeza vai fazer com que o funcionário se sinta motivado. Ele vai ver que a empresa acredita e investe nele para que ele possa se tornar um profissional melhor.
Por que ter um time de endomarketing
Investir no endomarketing é muito importante para o prestígio da empresa. Além disso, também traz produtividade e uma equipe mais qualificada e comprometida. É evidente que para colocar todas essas coisas em prática, é preciso ter pessoas preparadas. O endomarketing requer estratégias e planejamento. Designar essas funções a pessoas que já estão muito atarefadas pode fazer com que elas fiquem de lado.
Por isso, recomendamos preparar uma equipe para cuidar de todos os detalhes. Elas vão se encarregar de manter um bom relacionamento com todos e entre todos. Um bom resultado começa do lado de dentro da empresa.