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O que é a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

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  1. Tempo de leitura: 11 minutos | Sobre o que vai ler: Lei Geral de Proteção de Dados 2020 – sua aplicação e como funciona com o armazenamento em nuvem

LGPD é a famosa Lei Geral de Proteção de Dados, N° 13.709, que vem sendo muito comentada.

Ela mudará a forma como as empresas coletam e tratam os dados pessoais de seus clientes, usuários e até mesmo dos colaboradores. 

A Lei entrou em vigor em Setembro de 2020, com isso, todas as empresas que de alguma forma trabalham com dados deverão rever suas políticas, termos de uso e práticas. 

Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD é aplicável para dados digitais e físicos, então TODAS as empresas precisam ficar de olho nas novas regras. Por isso, no artigo que segue vamos esclarecer também algumas dúvidas com relação ao armazenamento em nuvem.

Lei geral de proteção de dados

Principais pontos que devemos destacar da LGPD 2020

A Lei Geral de Proteção de Dados trata de dados pessoais identificáveis ou que podem se tornar identificáveis, ou seja, nome, e-mail, CPF e muito mais.

O tratamento de dados inclui:

  • Coleta;
  • Classificação;
  • Utilização;
  • Processamento;
  • Armazenamento;
  • Compartilhamento;
  • Transferência;
  • Eliminação e outras ações.

Em conclusão, a lei trata sobre a gestão de dados por empresas e organizações que operam no Brasil, sendo elas nacionais ou internacionais.

O que são dados pessoais identificáveis ou que tornam identificáveis?

Os dados identificáveis são dados onde você consegue descobrir quem é o indivíduo, como CPF e nome. Já os dados que a tornam identificáveis são todos aqueles que podem levar a identificação da pessoa, como, por exemplo, o endereço IP ou GPS.

O que a lei garante?

A LGPD busca proteger as pessoas através de regras para a coleta dos seus dados e de como eles são tratados pelas empresas.

A lei responsabiliza as empresas em caso de vazamento e mau uso dos dados. Além disso ela garante o direito de acesso às informação pelo usuário.

Assim, veja alguns dos direitos concedidos às pessoas pela nova lei: 

  • Acesso aos dados;
  • Retificação;
  • Cancelamento ou exclusão;
  • Explicação sobre o uso dos dados;
  • Portabilidade dos dados;
  • Requisição de uma cópia da integralidade dos dados;
  • Exclusão dos dados.

Com a lei, passa a ser responsabilidade da empresa que coletou o dado cuidar dessa informação e saber quem tem acesso a ele e como está utilizando eles. Por isso é muito importante que todas as empresas revisem suas políticas e práticas para evitar problemas futuros.

Banner - LGPD

A quem a lei se aplica?

Qualquer empresa que trata dados, lembrando que estamos falando de dados pessoais identificáveis e não identificáveis, em meios digitais e físicos.

Atenção! A lei não é voltada apenas para empresas de tecnologia. Ela inclui pequenas e grandes empresas, como por exemplo imobiliárias, contabilidades, telemarketing e todas as outras.

Como ferramentas seguras de armazenamento e acesso aos dados podem ajudar?

De acordo com Tiago Carvalho, advogado especialista na Carvalho Advocacia: 

“O primeiro passo é mapear o ciclo produtivos dos dados, que vai desde a coleta até saber quem são as pessoas que têm acesso a aquele dado. Isso é importante para não ter vazamento para terceiros. Assim, temos que ter consciência que para seguir a lei devemos ter as ferramentas corretas.”

Ou seja, ter um sistema seguro e confiável de armazenamento e controle de acesso, ajudará sua empresa a evitar vazamento de dados.

Assim, dê preferência às ferramentas que:

  • Possibilitem o controle dos compartilhamentos e acessos aos arquivos;
  • Que bloqueiem o download das informações ou ao menos informem quem fez;
  • Que oferecem relatórios, históricos de versão e outros.

A utilização das ferramentas corretas vai possibilitar um acompanhamento, uma prevenção e, acima de tudo, uma auditoria de quem e quando tiveram acesso aos dados.

Multas e penalidades

Pode ser aplicado multa, advertência ou até proibição total/parcial sobre o tratamento de dados.

É preciso ter muito cuidado, pois a multa pode chegar a 2% do faturamento do ano anterior, passando por penalidades diárias e limitada a R$ 50 milhões. A aplicação das penalidades vai variar de acordo com a interpretação do juiz que analisará o caso, e dependerá do nível de sigilo do dado vazado e da gravidade do vazamento.

O que fazer para se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados

Atentar-se às mudanças e:

  • Adaptar termos, políticas de privacidade e sistemas de acesso;
  • Identificar dados que já possuem, quem os controla e qual o nível de proteção;
  • Definir e implantar soluções e melhorias quanto a medidas de segurança e processos.

Garantindo assim que permaneçam em conformidade com a lei.

Podemos elencar três pilares para que a gestão e proteção de dados da sua empresa esteja alinhada com a LGPD:

  1. Governança de dados;
  2. Segurança de informação;
  3. Atendimento ao consumidor.

Dica da Conecta

Portanto, com tudo que foi apresentado nesse artigo, nós da Conecta Nuvem, recomendamos a utilização do Google Workspace (G Suite) junto ao Access Control. Aumentando a segurança da informação e ajudando sua empresa a se prevenir de vazamentos de dados. 

  • Google Workspace (G Suite) – Suite completo de ferramentas empresariais e armazenamento em nuvem;
  • Access Control – Extensão de controle de acesso ao Google Workspace (G Suite) por horário e local.

E para evitar problemas futuros e ter a garantia de que está agindo de acordo com essa e outras leis, recomendamos a consultoria de advogados especializados, como os da Carvalho Advocacia.

Quer entender melhor? Então, veja o vídeo completo em que o advogado Tiago Carvalho responde algumas dúvidas referente A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.


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Case de Sucesso – Softcon

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Excelência no atendimento aos clientes, gestão de documentação ágil e inovação com o Google Workspace (G Suite). 

Desafio

A Softcon precisava de uma solução que permitisse o gerenciamento de arquivos de clientes de forma ágil, além de mudança de cultura e arquivos físicos para meios online. 

Solução

A solução foi adquirir o serviço de Treinamentos Especializados da Conecta Nuvem para todo o corpo administrativo por conta da grande demanda de tarefas e atribuições. Além de criação de intranet com informações centralizadas. 

Resultados alcançados

  • Transformação tecnológica e avanço com os meios online; 
  • Atendimento aos clientes significativamente mais ágil;
  • Gestão de controle dos arquivos numerosos em nuvem;
  • Redução de custos significativa.

“Com ajuda da Conecta Nuvem, a Softcon conquistou automatização dos processos, e uma nova cultura digital além do fim dos meios de armazenamento físicos.”

Letícia Gomes – Gestão de TI, Softcon

Localização: Florianópolis – SC

Área de atuação: Contabilidade 


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Gerencie as mensagens recebidas com os filtros do Gmail

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Criando um marcador e aplicando filtros do Gmail, é possível organizar melhor as mensagens recebidas.

Acompanhe o passo a passo e gerencie automaticamente as mensagens recebidas com os filtros do Gmail.

Em primeiro lugar, na caixa de pesquisa do Gmail, clique na seta para baixo;

Em segundo lugar, digite os critérios de pesquisa e clique em Criar filtro;

Em terceiro lugar, marque a caixa “Aplicar o marcador” e escolha um marcador para classificar automaticamente as mensagens recebidas de acordo com os critérios de pesquisa;

Atenção: Caso você queira que as mensagens que atendem aos critérios de pesquisa saiam da Caixa de entrada, de forma automática, porém com a possibilidade de acesso posterior, marque “Ignorar a Caixa de entrada (arquivá-la)”.

Então, clique em “Criar filtro”.

Exemplos:

  • Aplique marcadores automaticamente para categorizar as mensagens recebidas, como feedback de clientes, demandas do time;
  • Você está recebendo mensagens desnecessárias, como postagens de fóruns ou newsletters? O Gmail pode arquivar essas mensagens automaticamente para você manter a Caixa de entrada organizada e ler as mensagens mais tarde;
  • Sinalize e-mails importantes ou urgentes;
  • Arquive notificações.

Pronto! Agora você já sabe como gerencie automaticamente as mensagens recebidas com os filtros do Gmail.

A propósito, leia: Saiba como agrupar e-mails de mesmo tópico no Gmail

Assim também, as ferramentas Google Workspace (G Suite) têm ajudado muitas empresas a terem mais produtividades.

Enquanto isso Acompanhe nosso blog e nosso Canal no YouTube para mais dicas.

Por fim, deseja saber mais sobre o Google Workspace (G Suite)?

Então, converse com os especialistas da Conecta Nuvem, será um prazer atendê-lo!

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Aumente suas vendas utilizando as ferramentas do Google Workspace (G Suite)

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Os vendedores sabem: tempo é dinheiro. Que tal aumentar as vendas utilizando as ferramentas do Google Workspace (G Suite)? Trabalhar em nuvem, além de proporcionar uma série de benefícios à empresa, também beneficia equipes como a do Comercial durante a negociação de seus contratos.

Vendedores estão sempre aguardando o famoso e-mail com o aceite de proposta. Aquele sim esperado que muitas vezes não vem. Com o Google Workspace (G Suite), é possível além de proporcionar um melhor atendimento aos futuros clientes, maior controle e gestão do negócio que está em andamento. 

Reuniões remotas

Com a utilização do Hangouts Meet, por exemplo, é possível fazer reuniões remotas com qualquer pessoa do país e do mundo. Assim, seus vendedores ganham tempo para customizar seus projetos, não ficam presos no trânsito gastando gasolina e até diárias de hotel desnecessárias, que nem sempre, são sinônimo de conta ganha. 

Desenho de Propostas em colaboração

Com a possibilidade de compartilhar Propostas comerciais com clientes e em tempo real, discutir os detalhes, é possível fechar um escopo customizado e personalizado, atendendo às necessidades da empresa. O envio do link de propostas online não ocupa armazenamento e o futuro cliente se sente ainda mais próximo e envolvido no projeto. 

Dados em tempo real

Com o envio de respostas para uma ficha de cadastro, os vendedores conferem quem são as pessoas responsáveis pelo projeto, além dos dados da empresa para confecção do contrato. Enviando pelo Google Formulários, os dados podem ser imediatamente exportados para uma planilha, facilitando a visão e organização dos dados dos clientes em tempo real.

Cronograma de reuniões

Com o Google Agenda, é possível disponibilizar horários para os clientes e futuros clientes fazerem reuniões remotas com os vendedores. Isso, porque é possível configurar “horários disponíveis” na Agenda e encaminhar o link para escolha de dia e horário. Dessa forma, os vendedores conseguem se preparar para as reuniões antecipadamente, selecionar o tipo de material que será utilizado na call e otimizar seu cronograma de reuniões. 

Assim também, as ferramentas Google Workspace (G Suite) têm ajudado muitas empresas a terem mais produtividades.

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Passo a passo: Como converter Doc do Google em PDF

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Para converter um documento do Google em PDF é bem simples:

Em primeiro lugar, abra o Documento que quer converter;

Em segundo lugar, clique em “Arquivo” no lado superior esquerdo;

Depois, localize a ação “Fazer o Download”;

Então, clique em “Documento PDF”;

Por final, salve o arquivo em seu computador.

Depois, verifique se o documento esta salvo em seu computador ou dispositivo;

Pronto! Agora você já sabe como converter um documento do Google em PD.

A propósito, leia: Como compartilhar um arquivo publicamente no Docs

Assim também, as ferramentas Google Workspace (G Suite) têm ajudado muitas empresas a terem mais produtividades.

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Como agências de viagem podem ter transformação digital com a nuvem

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Ao invés de fazer o cliente ir até a agência de viagens para uma cotação, conferência de pacotes ou mesmo, fechar uma compra, que tal utilizar a transformação digital com a nuvem do Google e automatizar os processos?

Sim, estamos cada vez mais atualizados e as empresas que não optarem pela revolução digital, além de ficarem atrás da concorrência, podem sofrer com ferramentas obsoletas e descentralizadas, ao invés de integradas, rápidas e online. 

Que tal proporcionar ao seu cliente ou futuro cliente, uma experiência onde ele não precise se locomover para a agência de viagens? Uma experiência onde seu cliente não se preocupe com voos, hotéis, passeios turísticos, pois vocês vão fazer videoconferências e todo o planejamento, seu cliente vai acompanhar em tempo real, fazendo comentários e sugestões. 

Com as ferramentas do Google, com por exemplo, hangouts meet, google planilhas, google apresentações e google docs, tudo isso e muito mais é possível!

Traga sua agência de viagens para a revolução digital. Proporcione ao seu cliente uma experiência única! 

Assim também, as ferramentas Google Workspace (G Suite) têm ajudado muitas empresas a terem mais produtividades.

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Passo a passo: Como ativar o Hangouts no Gmail

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Que tal ativar o hangouts no Gmail e ter uma comunicação mais instantânea via chat de vídeo, SMS e VOIP com os seus contatos.

Então, vamos lá ao passo a passo de como ativar o hangouts no Gmail:

  • Em primeiro lugar, abra o Gmail no computador;
  • Em segundo lugar, no canto superior direito, clique em Configurações > configurações;
  • Em terceiro lugar, clique na guia “chat”;

Depois, verifique se está ativado;

Atenção: Caso esteja desativado, clique em “Ativar bate-papo” e depois, em “Salvar Alterações”.

Pronto! Agora você já sabe como ativar o Hangouts no Gmail.

A propósito, leia: Como participar de uma videochamada por um link 

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Confira 5 ferramentas que se integram com o Google Workspace (G Suite)

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Para automatizar os processos, aumentar a produtividade e ganhar otimização de tempo, trouxemos 5 ferramentas que se integram com o Google Workspace (G Suite). Confira!

1. SalesForce

Em primeiro lugar, esse CRM em nuvem para fazer gestão completa de leads e clientes, além de saúde financeira da empresa e acompanhamento de todas as fases, o SalesForce se integra ao Google Workspace (G Suite) com o Google Planilhas, exportando relatórios bem completos, Gmail, onde dispara e-mails e também Google Agenda com o complemento gratuito G-Connector

2. Zendesk

Em segundo lugar, a familiar plataforma de interação com clientes e leads com chat, telefone, e-mail, redes sociais, muito utilizada nas empresas, o Zendesk também é integrado ao Google Workspace (G Suite) e mais e é gratuito!

3. Insightly 

Já em terceiro lugar, o Insightly é um CRM que faz desde o planejamento até a gestão e controle de tarefas. Assim como o SalesForce, faz o acompanhamento de ciclo de vendas. É integrado ao Gmail corporativo.

4. Kanbanchi

A seguir, aerramenta gratuita online, o Kanbanchi serve para gerenciar tarefas, projetos e colaboração. É integrado ao Google Workspace (G Suite) e ajuda em muito as equipes para se organizarem. 

5. EasyBib

E finamente, para pesquisadores, é possível otimizar o tempo ao formatar seus trabalhos nas normas atuais, o EasyBib encontra as referências instantaneamente. Integrado ao Google Docs, facilita em muito o trabalho dos pesquisadores. 

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Como bancos e cooperativas de crédito podem se beneficiar com a nuvem

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Os bancos e cooperativas de crédito, podem se beneficiar em muito com a nuvem do Google.

Isso, porque seus processos muitas vezes bastante manuais, podem ser automatizados e otimizados utilizando as ferramentas do Google Workspace (G Suite). 

E como isso acontece? Vamos analisar as tarefas rotineiras desse segmento financeiro. 

Controle de dados dos clientes

Em primeiro lugar, os programas atuais e baixados nos computadores, podem se tornar obsoletos, visto a imensidão de possibilidades que o Google Workspace (G Suite) traz.

Como por exemplo: A utilização de formulários integrados às planilhas, que geram relatórios em tempo real e podem ser fortes aliados na hora de atualização de cadastros e inclusão de novos contatos.

Gestão unificada e padronização 

Em segundo lugar, por conta das ferramentas do Google Workspace (G Suite) serem online e funcionarem em nuvem, não há necessidade de utilizar mais ferramentas e que não se integram. Os colaboradores podem ter uma gestão unificada e suas tarefas podem ter padronização com os aplicativos da nuvem do Google.

Isso, porque além de serem intuitivas, os apps podem ser customizados com complementos gratuitos.

Alta segurança

Em terceiro lugar, por conta de trabalhar com dados sensíveis, bancos e cooperativas de crédito procuram se proteger sempre com ferramentas robustas. Mas a nuvem do Google pode substituir muito bem todas elas.

Isso, porque as informações ficam salvas automaticamente em nuvem, sem possibilidade de vazamento de dados, invasão ou arquivos corrompidos. 

Melhor atendimento e mais rápido

E por fim, como consequência, os clientes ganham um melhor atendimento e mais rápido, por conta da eficiência de colaboração em tempo real, uma única edição, arquivos que não ocupam espaço de armazenamento, além de não correrem riscos de envio de pastas que não são compatíveis com a versão que eles possuem.

O Google Workspace (G Suite) tem uma única versão, online, leve, fácil e prática. 

Assim também, as ferramentas Google Workspace (G Suite) têm ajudado muitas empresas a terem mais produtividades.

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Passo a passo: Como visualizar o histórico de logs do Gmail

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Para conferir o histórico de logs no Gmail, siga o passo a passo abaixo:

  • Em primeiro lugar, Acesse esse link
  • Em segundo lugar, no campo “data”, selecione o intervalo para verificar;
  • Em terceiro lugar, insira o remetente ou destinatário;
  • Depois, clique em “Pesquisar”;
  • Então, localize na página o símbolo  ;
  • Após, selecione a opção “exportar para o Planilhas Google
  • E por fim, clique em “Abrir”.

Pronto! Agora você já sabe como visualizar o histórico de logs do Gmail.

A propósito, leia: Como ocultar uma mensagem do Hangouts Chat.

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