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Como usar o Google Planilha pelo Iphone

como usar o Google Planilha pelo Iphone

O Google Planilhas ou Sheets, é uma poderosa ferramenta para criação de arquivos e gráficos. Além de permitir a colaboração entre equipes, ou seja, mais um de usuário pode utilizar a ferramenta ao mesmo tempo.

Entretanto, o que poucos sabem é que o Sheets pode ser usado pelo celular, o que possibilita muito mais praticidade para as pessoas que precisam editar seus arquivos, mas não possuem um computador por perto.

Então, para ensinar como utilizar essa ferramenta pelo Iphone, o Ricardo Araújo, especialista Google Cloud, fez um vídeo tutorial que você pode assistir abaixo.

Como instalar o Google Sheets no seu iphone

Para instalar o Google Planilhas no seu Iphone, siga o passo a passo:

  • Abra a Apple Store.
  • Em seguida, busque por Google Sheets.
  • Agora, basta fazer a instalação.

Como criar uma planilha

Na página inicial do Google Sheets pelo iphone, você vai clicar no símbolo de mais ( + ). Agora, clique em criar nova planilha. Em seguida, dê um nome para seu novo arquivo e clique em criar.

Aplicando fórmula no Sheets pelo iphone

No vídeo, o Ricardo usou como exemplo a fórmula de somar, para saber como foi feito, siga o passo a passo:

  • Primeiramente, clique em uma célula.
  • Em seguida, clique em editar, caracterizado pelo símbolo do lápis.
  • Agora, clique em fx para ter acesso a todas as fórmulas do Google Planilhas pelo Iphone.
  • Dessa forma, você pode clicar na fórmula matemática e, em seguida, em soma.
  • Se desejar, você pode digitar a fórmula, caso já a conheça, em vez de clicar em fx.
  • Em seguida, basta digitar as células que serão somadas para finalizar.

Em resumo, o Google Planilhas é uma solução muito útil para a realização de tarefas cotidianas. Assim, a disponibilidade dessa ferramenta pelo celular, torna ainda mais prática sua utilização.

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Com usar lista suspensa do Google Planilhas – VÍDEO

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Se você busca mais organização para suas tarefas do dia a dia, a lista suspensa do Google Planilha é a solução. Essa funcionalidade é novidade no Sheets e facilita a gestão de tarefas do seu trabalho, acelerando a conclusão das mesmas. Similarmente as linhas do tempo, outra funcionalidade do Google Planilhas.

Para conhecer mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la, acompanhe o vídeo do Ricardo Araújo, especialistas Google Cloud, e acompanhe o blog para ficar por dentro dos principais pontos.

Criando uma Planilha de tarefas

Nó vídeo, Ricardo explicou como criar uma planilha simples de acompanhamento de execução de tarefas. Por exemplo, a planilha pode incluir: tarefa a ser executada, responsáveis, data para conclusão e os status.

Como aplicar a lista suspensa no Google Planilhas

Na parte de status da planilha, você pode aplicar a lista suspensa, basta seguir o passo a passo:

  • Clique no quadrado que deseja incluir a lista suspensa.
  • Clique em inserir, depois, em lista suspensa e vai abrir um novo menu.
  • Agora, escolha as opções da sua lista suspensa, bem como a cor de cada opção.
  • Ademais, se desejar, clique em adicionar outro item para incluir mais uma opção.
  • Quando finalizado as configurações, clique em concluir.

Como criar filtros para a lista suspensa

O Ricardo também ensinou no vídeo que é possível utilizar a criação de filtros para encontrar apenas um tipo de opção da lista suspensa. Além disso, essa funcionalidade irá facilitar qualquer busca que você deseje dentro do Google Sheets.

Então, se deseja aprender como criar esses filtros, sugerimos que você assista ao próximo vídeo do Ricardo Araújo sobre o tema.

Use intervalos do Sheets

Ademais, além de poder configurar opções no menu das listas suspensas, você também pode criar essas opções a partir de um intervalo de outra planilha. Dessa forma, siga o passo a passo:

  • Em uma outra planilha, digite opções que você gostaria de ver em sua lista suspensa.
  • Agora, na planilha que você deseja incluir essas opções, em uma célula digite @ e clique em menus suspensos.
  • Em seguida, selecione um menu suspenso de um intervalo e irá aparecer um menu na sua tela.
  • Agora, selecione na primeira planilha o intervalo com as opções que você digitou e cole no menu da segunda planilha.
  • Dessa forma, as opções que você digitou serão automaticamente incluídas em uma lista suspensa. Basta mudar a cor e clicar em concluir.

Em suma, essa funcionalidade permite que sua equipe termine as atividades com mais velocidade. Ou seja, melhora a produtividade da sua empresa.

Assim, caso deseje continuar a ler conteúdos de produtividade do Google, assine a Newsletter da Conecta Nuvem para receber conteúdos quentinhos a cada 15 dias.

Ataques de Ransomware: o que são e como se prevenir?

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Ransomware: o que é e como prevenir.

Nos últimos anos, os ataques de Ransomware se tornaram cada vez mais frequentes e impactantes, afetando organizações de todos os tamanhos e setores.

Segundo dados da Dragos, empresa de segurança cibernética, ataques de ransomware contra organizações industriais aumentaram 87% em 2022.

Mas o que é um ataque de Ransomware e como ele funciona? Neste artigo, vamos explorar o assunto com mais profundidade.

O que é um ataque de Ransomware?

Um ataque de ransomware é um tipo de ataque cibernético em que os invasores bloqueiam o acesso a arquivos ou sistemas de uma empresa ou indivíduo, exigindo um pagamento em troca da liberação do acesso. Esse tipo de ataque é chamado de ransomware, porque os invasores “sequestram” os dados e exigem um “resgate” (em inglês: Ransom) para liberá-los.

Os ataques de ransomware geralmente começam com a infecção de um computador ou rede, muitas vezes por meio de um e-mail de phishing, um site malicioso ou uma vulnerabilidade de software. Uma vez que o ransomware infecta o sistema, ele começa a criptografar arquivos, impedindo que o usuário os acesse. Em seguida, uma mensagem aparece na tela, informando que os arquivos foram sequestrados e que um resgate deve ser pago para recuperá-los.

Os invasores geralmente exigem o pagamento em criptomoedas, como Bitcoin, que torna o rastreamento mais difícil para as autoridades. Eles também podem fornecer instruções detalhadas sobre como pagar o resgate e como recuperar os arquivos.

Conecta suite, delegue com facilidade os e-mails no Workspace sem precisar de comaprtilhamento de senha

Por que os ataques de ransomware são perigosos?

Os ataques de ransomware são perigosos porque podem ter um impacto significativo nos negócios e na vida das pessoas. Se uma empresa perde o acesso aos seus arquivos, pode ser impossível continuar operando ou cumprir obrigações legais e contratuais. As consequências financeiras podem ser devastadoras, e as organizações podem precisar pagar o resgate para evitar perdas maiores.

Por exemplo, segundo a empresa de análise de blockchain Chainalysis, só em 2022 o prejuízo causado por tais ataques chegaram a mais de 450 milhões de dólares com pedidos de resgate. Já em 2021, esse número chegou a 765 milhões.

Além disso, mesmo que a vítima pague o resgate, não há garantia de que os invasores irão realmente liberar os arquivos. Eles também podem manter o acesso à rede ou aos dados, o que pode representar um risco contínuo de segurança.

Como se proteger contra ataques de Ransomware?

Existem várias medidas que as empresas e indivíduos podem tomar para manter a segurança de dados e se proteger contra ataques de Ransomware. Aqui estão algumas delas:

  • Manter softwares e sistemas atualizados, incluindo antivírus e firewalls;
  • Evitar clicar em links ou baixar anexos de e-mails desconhecidos;
  • Implementar políticas de senha fortes e alterá-las regularmente;
  • Estabelecer uma cultura na empresa de zero compartilhamento de senha entre colaboradores;
  • Realizar backups regulares dos arquivos importantes e armazená-los em locais seguros;
  • Realizar treinamentos de conscientização sobre segurança cibernética para funcionários;
  • Manter-se atualizado sobre ferramentas e dicas que melhoram a segurança da informação da empresa.

A exemplo do último ponto, sugerimos que assine a Newsletter da Conecta Nuvem. Onde enviamos no seu e-mail a cada 15 dias, dicas de produtividade do Google, além de informações sobre segurança da informação.

Conclusão

Os ataques de ransomware são uma ameaça séria e crescente para indivíduos e organizações em todo o mundo. Eles podem causar danos financeiros significativos e afetar a vida das pessoas de várias maneiras.

Dessa forma, a melhor maneira de se proteger contra esses ataques é adotar práticas de segurança cibernética sólidas. Assim, será possível ficar sempre alerta para possíveis ameaças.

6 configurações do Gmail para aumentar sua produtividade

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Aumente sua produtividade com o GMAIL

Para muitas pessoas, produtividade é realizar o máximo de trabalho no menor tempo possível. Entretanto, focar apenas em produzir pode te cegar para o fato que é possível realizar modificações em sua rotina de trabalho para melhorar seu foco e tempo.

Por exemplo, é possível reduzir o número de reuniões em sua empresa, para que os funcionários possam ter mais tempo realizando suas funções.

Além disso, é possível também modificar suas ferramentas de trabalham para que elas trabalham mais a seu favor. E pensando nisso, criamos um vídeo com 6 modificações que você pode realizar no seu Gmail para melhorar sua produtividade.

Veja o vídeo a baixo e continue lendo o blog para entender os principais pontos apresentados.

1. Crie marcadores no Gmail

Organização é sinônimo de produtividade. Por isso, é muito importante criar marcadores no Gmail. Eles irão possibilitar que você organize tipos de e-mails em um lugar só.

Então, para criar marcadores, você deve:

  • No seu Gmail, clique no símbolo de + ao lado de marcadores.
  • Digite o nome de seu novo marcador e clique em criar.
  • Para incluir e-mails nesses marcadores, basta arrastá-los para dentro do marcador criado, ou, clique na aba de seleção ao lado do e-mail, clique no símbolo de marcador, em seguida, clique no marcador que deseja encaminhar aquele e-mail.

2. Aumente a produtividade usando as integrações do Gmail

As ferramentas do Google são conectadas entre si. O que significa que você não precisa sair de uma para trabalhar em outra, é possível realizar o trabalho de ambas em uma só ferramenta.

Dentro do Gmail, é possível criar eventos e reuniões. Além disso, na barra de menu ao lado esquerdo, você pode verificar seu Google Calendário e criar tarefas.

Então, para entender como realizar essas configurações do Gmail, assista ao vídeo de 6 HACKS do GMAIL.

3. Acabe com o SPAM no Gmail

SPAM podem gerar e-mails indesejáveis caindo na sua caixa de entrada. Para evitar que isso ocorre, você pode realizar duas configurações no Gmail, que são bloquear um usuário ou enviar um e-mail para spam. Saiba como, seguindo o passo a passo:

Como bloquear usuário:

  • Clique no e-mail so usuário que deseja bloquear.
  • Clique nos três pontinhos, ao lado do e-mail.
  • Clique em bloquear usuário.

Como enviar e-mail para SPAM

  • Clique em um e-mail que deseja enviar para SPAM.
  • Clique nos três pontinhos ao lado do e-mail.
  • Clique em Denunciar SPAM.
  • Dessa forma, futuros e-mails parecidos com esse serão escaneados pelo Google e automaticamente enviados para o SPAM.

4. Utilize o Google Contatos

O Google Contatos é mais uma integração do Gmail. Nele é possível organizar em um só lugar todos os seus contatos.

Depois de criar seus contatos no Gmail, você pode configurar a criação de grupos de contatos. Dessa forma, você pode escrever um e-mail e enviá-lo para todos do grupo.

5. Crie uma assinatura de e-mail profissional

Outra configuração do Gmail que melhora sua produtividade é a criação de uma assinatura de e-mail profissional. Já ensinamos como aplicar uma assinatura no Gmail, para descobrir clique aqui.

Então, hoje vamos indicar um gerador completo de assinatura de e-mail que é super simples e intuitivo de usar: Gerador de Assinaturas Conecta Sign.

6. Agilize seu trabalho com a Pesquisa Avançada

O Google é conhecido por seu poder de busca, e não seria diferente no Gmail. A ferramenta permite que você faça uma busca avançada clicando em mostrar opções de pesquisa, representado pelo símbolo de 3 tracinhos.

Dessa forma, será possível pesquisar e-mail por tamanho de arquivo, nome do usuário, assunto, dentre muitas outras opções.

O post fica por aqui, espero que tenham gostado do assunto e que ele tenha sido enriquecedor na sua vida. Aconselhamos fortemente que assista ao vídeo completo, pois há nele muitas dicas que não foram mencionadas no blog.

Além disso, receba mais dicas de produtividade do Google em seu e-mail, assinando a Newsletter Conecta nuvem:

Programa de Parceria Conecta Suite: Melhore a produtividade de seus clientes

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Programa de Parceria Conecta Suite: Melhore a produtividade de seus clientes

O programa de parceria do Conecta Suite é a oportunidade perfeita para as empresas que desejam acelerar seu crescimento. Pois, a plataforma do Suite possui ferramentas criadas para facilitar o trabalho de equipes de TI e RH, melhorando o bem-estar da empresa como um todo. 

Dessa forma, será possível agregar mais valor para seus clientes e prospectar novos. Portanto, acompanhe o blog e descubra mais sobre essas ferramentas e porque sua empresa deve se tornar uma parceira do Conecta Suite.

Quais são as soluções da plataforma Conecta Suite

Conecta Suite: 

Nome da plataforma, mas também de uma das soluções. O Suite possibilita a realização de configurações avançadas dos usuários Google Workspace. Entre suas principais funções estão: 

  • Conceder acesso da conta de um usuário a outro, sem necessitar do compartilhamento de senhas (o que evita problemas de vazamento de dados na empresa).
  • Criação de assinaturas de e-mail por HTML 
  • Configuração de mensagem de férias para os funcionários da empresa.

Conecta Sign:

A ferramenta também permite a criação de assinaturas de e-mail por HTML, entretanto, com o Sign é possível fazer a aplicação em massa dessas assinaturas. Ou seja, o TI não precisará enviar tutorial por e-mail pedindo aos funcionários que apliquem as assinaturas, ou fazer uma por uma.

Além disso, as mensagens de férias também podem ser aplicadas em massa em poucos cliques. 

Dessa forma, o Sign é um excelente argumento de venda para empresas que buscam tornar rápidas atividades demoradas e repetitivas, e, evitar erros humanos durante a realização dessas tarefas.

Conecta Control:

Ferramenta focada na segurança de dados da empresa. O Control permite o controle de acesso dos usuários por horário e local (IP e DNS), o que traz os seguintes benefícios:

  • Melhor controle da jornada de trabalho
  • O que, consequentemente, diminui passivos trabalhistas.
  • Mais controle sobre os dados da empresa, visto que os colaboradores não terão acesso às ferramentas do Google fora do horário de trabalho e/ou da empresa.
conecta control teste grátis 14 dias

Requisitos e benefícios dos Parceiros Conecta Suite

Existem três níveis dentro do programa de parceria do Conecta Suite, vamos falar mais sobre cada um deles, os requisitos para cada um dos níveis e seus benefícios.

Afiliados

Afiliados são responsáveis apenas por levar um cliente para a nossa página de indicações (Nesta landing page), porém, as empresas indicadas só serão consideradas válidas se atenderem aos seguintes critérios: 

  1. Ser uma empresa Google
  2. Ter no mínimo 25 usuários no Workspace

(Esses 2 critérios valem para qualquer indicação e para qualquer nível que o parceiro esteja)

Requisitos: 

  • Ser agência ou consultoria de TI.
  • Registrar no mínimo 1 oportunidade válida no mês.

Benefícios:

  • 10% de comissão por 1 ano. Ou seja, se a empresa indicada comprar um plano, o parceiro só receberá sua comissão do plano mensal durante 1 ano. E no caso da compra de um anual, a comissão só será válida uma vez.
  • Uso cortesia das ferramentas da plataforma Suite
  • Playbook de Marca e branding assets para a realização de posts compartilhados

Starter

O parceiro de nível 2, ou Starter, é responsável por todo o contato com o cliente. Desde a indicação da plataforma, até a compra e implementação da ferramenta. Para isso, esses parceiros receberão uma mentoria sobre a plataforma. 

Requisitos: 

  • Ser parceiro Google tier Starter.
  • Registrar no mínimo 2 oportunidades válidas no mês.

Benefícios:

  • 20% de comissão por cada compra de uma indicação.
  • Onboarding pela ferramenta, guiado e gratuito.
  • Campanhas de incentivo para atrair mais parceiros, feitas pela Conecta Suite.
  • Uso cortesia das ferramentas da plataforma Suite.

Premium

O parceiro de nível 3, ou Premium, também é responsável por todo o contato com o cliente. Desde a indicação da plataforma, até a compra e implementação da ferramenta. 

Requisitos: 

  • Ser parceiro Google tier Starter.
  • Registrar no mínimo 3 oportunidades corporates acima de 300 usuários válidas no mês.

Benefícios:

  • Comissão a partir do número de usuários da empresa, podendo chegar até 40% para indicações com mais de 1000 usuários Workspace.
  • Onboarding pela ferramenta, guiado e gratuito.
  • Uso cortesia das ferramentas da plataforma Suite.
  • Co-marketing e geração de demanda.
  • Todos os benefícios do Starter+.

Planos disponíveis para o uso da plataforma Suite

Existem ao todo 4 planos no Conecta Suite, sendo eles: Basic, Standard, Security e Enterprise.

O pagamento pode ser feito mensalmente, ou, anualmente. Nesse último caso, será oferecido um desconto de 16% no valor total (2 meses grátis).

Para conhecer mais sobre as especificidades de cada plano, basta clicar aqui.

Integração Pontomais e Conecta Control

Como é feita a remuneração

Caso a empresa indicada opte pelo plano mensal, o pagamento ao parceiro será feito a cada três meses.

Por exemplo, se um parceiro nível afiliado indica uma empresa que compra um plano em que ele paga 1000 reais por mês, a cada 3 meses, o afiliado receberá 300 reais. Ou seja, o valor equivalente a 10% do valor pago pela empresa a cada mês.

Já no caso da compra ser feita no plano anual, o parceiro receberá sua comissão assim que o pagamento for feito pela empresa indicada.

Por fim

A plataforma Conecta Suite é única no mercado, devido a sua grande quantidade de ferramentas de trabalho. Por isso, ela apenas oferece vantagens para seus clientes e, consequentemente, para você.

Então, clique no botão abaixo para falar com nosso time comercial e se tornar um dos nossos parceiros Conecta Suite.

Como desabilitar o Google Chat e Meet no seu Gmail

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Como desabilitar o Google chat do Gmail

O Google Chat e Google Meet são ferramentas poderosas para unir as equipes dentro de uma empresa. Entretanto, as notificações podem atrapalhar ou incomodar alguns usuários.

Por isso, no vídeo a seguir, você aprende como desabilitar o Google Chat e Meet do seu Gmail e a fazer configurações avançadas sobre as notificações de mensagens.

Como desabilitar o Google Chat e Meet?

  • Clique em “configurações“, depois, em “apps do Gmail” clique em “personalizar“.
  • Agora, basta desmarcar o Char e Meet e clicar em ok, depois em atualizar.

Configurações avançadas

Caso você não queira desabilitar o Chat, apenas queria desabilitar o som, pois ele está te atrapalhando, é possível fazer configurações avançadas no Chat do Gmail.

  • Clique em configurações.
  • Clique em ver todas as configurações.
  • Clique em Chat e Meet depois em Gerenciar configurações de Chat.
  • Agora, clique na caixa de seleção de notificações para desabilitá-las
  • Ou, clique na barra de som e, em seguida, escolha nenhum para as notificações ficarem silenciosas.

Se gostou desse post, assine nossa Newsletter, pois a cada quinze dias você vai receber dicas de produtividade sobre o Google e suas ferramentas.

5 curiosidades sobre o Google que você não vai acreditar

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5 coisas sobre o Google que você não vai acreditar

O Google possui apenas 24 anos de estrada, mas já é difícil imaginar a vida sem ele. Inclusive, com base nas suas pesquisa, o site sabe muito a respeito de você. Mas e você, sabe as da história e curiosidades da gigante de pesquisas?

Caso não, o Ricardo Araújo e a Laís Lopes, especialistas Google Cloud, criaram um vídeo especial, contando 5 das curiosidades mais chocantes sobre a ferramenta.

Se ficou curioso, assista ao vídeo e acompanhe o blog para saber mais:

Começo simples

O Google foi fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, e o primeiro escritório não foi em um grande prédio comercial em Nova York, mas sim, na garagem da casa de uma amiga da dupla chamada Susan Wojcicki.

Atualmente, Susan é a CEO do Youtube. Então fica aí de lição:

  • Você pode alcançar grandes resultados, mesmo com começos simples.
  • Sempre ajude seus amigos.

Quase foi vendido por “apenas” 1 milhão de dólares

No início da empresa, os criadores tentaram vendes a empresa para o Yahoo por “apenas” 1 milhão de dólares. Digo apenas, pois, atualmente, a Google vale mais de 400 BILHÕES de dólares.

Dá até pena do indivíduo que recusou a oferta inicial. Mas, fica dica: nunca desista dos seus sonhos e de suas ideias, nunca se sabe até onde elas podem te levar.

Comprou várias empresas

Se tem uma coisa que os criadores da Google aprenderam com o erro da Yahoo no tópico passado, é que é muito importante acreditar no potencial de empresas menores.

Por isso, o site já comprou várias outras empresas. Por exemplo, a Motorola, o Youtube, o Waza e a Android.

Dessa forma, o Google está mais presente na sua vida do que você imaginava, não é?

A Google já deu a volta ao mundo 325 vezes

Pois é, a Google já fez essa proeza. Sabe os carros da Google que filmaram todas as ruas ao redor do mundo para o Google Street? Então, ao todo, eles percorreram mais de 13 milhões de quilômetros.

Ou seja, levando em consideração que a volta na linha do equador mede 40 mil quilômetros, não é exagero dizer que a Google já deu a volta ao mundo 325 vezes.

A Google possui vários segredos

No site do Google, existem vários easter eggs espalhados. Caso queria conhecer eles, você pode assistir ao vídeo que o Ricardo e a Laís produziram no canal do Youtube da Conecta Nuvem:

Proteja os dados da sua empresa com essas 5 dicas

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Proteja os dados da sua empresa com essas 5 dicas

Na era digital, é essencial que sua empresa se previna contra vazamento de dados, visto que além do prejuízo financeiro, eles deterioram o relacionamento com seus clientes.

Um exemplo disso foi o caso da Netshoes em 2018, quando os dados de 2 milhões de clientes foram vazados na internet. Isso causou um prejuízo de 500 mil reais para a empresa, além de causar desconfiança em seus clientes.

Pensando nisso, separamos 5 dicas essenciais para melhorar a segurança dos dados da sua empresa.

Estabeleça uma cultura de troca de senha

Imagine o seguinte cenário: João estava de férias e seu gestor passou seu login e senha do Google para Pedro responder seus e-mails. Entretanto, Pedro pediu demissão alguns meses depois. Se você fosse o gestor nesse cenário, você se sentiria confortável em saber que um ex funcionário possui acesso a uma conta dentro da sua empresa?

Claro que não né? Mas, infelizmente, a troca de senha é algo tão comum que fica difícil fiscalizar todas.Por isso, é importante modificar a cultura da empresa e acabar com o compartilhamento de senhas.

Para isso, utilize a função do Google Workspace de delegação de e-mail, assim um funcionário terá acesso a conta de outro quando precisar sem precisar saber a senha. Além disso, peça que seus funcionários troquem as senhas após alguns meses. Assim, as contas dos seus colaboradores ficaram mais seguras.

Aplicar autenticação em dois fatores

Ainda falando sobre senha, também é importante inserir na sua empresa a autenticação em dois fatores. Que nada mais são, que uma segunda confirmação de usuário para que ele possa ter acesso a conta.

Durante uma pesquisa por dados roubados, a empresa de segurança 4iQ descobriu em um banco de dados com 1,4 bilhões de senhas em texto que a maioria delas eram muito simples, incluindo sequências como “123456”, “123123” e frases simples.

Logicamente, isso é uma forma do usuário se lembrar da senha mais tarde, mas põe em risco a segurança da empresa. Por isso, as autenticações em dois fatores são uma segurança a mais para as senhas da empresa.

  • Algumas dicas extras

Site para verificar se sua senha foi vazada: haveibeenpwned

Aplicativo de autenticação recomendado: Google Authenticator

Connecta Support te ajuda com o Workspace e na proteção de dados da sua empresa

Utilize Softwares de Monitoramento de rede

Essas soluções são indispensáveis para as empresas que buscam melhorar o desempenho de suas redes de computadores e da segurança também. Visto que os softwares de monitoramento podem identificar movimentos suspeitos no tráfego da rede.

Sim, é verdade que muitas dessas ferramentas podem ser bem caras, principalmente para empresas iniciantes. Mas existem muitos softwares gratuitos de monitoramento de redes que são excelentes.

Tenha sempre o Backup em mãos

Ataques cibernéticos podem causar a perda de arquivos importantes para a sua organização. Ou seja, é muito importante assegurar que sua empresa mantenha tais documentos em situações de emergências como essa.

Uma forma de fazer isso é com os backups, que são cópias se segurança de um dispositivo de armazenamento. Sendo os mais comuns destes últimos o armazenamento em nuvem, como Google Drive, e o HD externo.

Treinamento dos colaboradores

Se você busca mais segurança da informação para sua empresa, seus funcionários devem fazer parte dessa missão. Principalmente em empresas com muitos funcionários, é muito complicado verificar se todos estão seguindo regras de segurança.

Por isso, é muito importante estabelecer uma cultura de treino no seu negócio, assim, os funcionários terão as informações necessárias para evitar problemas de segurança.

Por exemplo, clicar em links suspeitos, compartilhar senhas ou compartilhar documentos importantes com pessoas indevidas. 

Dessa forma, o treinamento e a cultura de segurança irá ajudar na redução de brechas e falhas de segurança.

Espero que esse post tenha ajudado você a sentir mais seguro quanto a segurança da sua empresa. Para mais dicas, considere assinar nossa newsletter. A cada 15 dias conteúdos novos sobre o Google e tecnologia no seu e-mail:

Como criar gráfico de GANTT no Google Sheets

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Como criar gráfico de GANTT no Google Sheets

Novidade no Google Sheets: agora é possível criar planilhas de linha do tempo. Dessa forma, fica fácil implementar o gráfico GANTT, método que traz mais produtividade no gerenciamento de projetos.

Se interessou? Então, acompanhe o Ricardo Araújo, especialista Google Cloud, e descubra tudo sobre essa nova funcionalidade do Google Sheets.

O que é o gráfico de GANTT

O gráfico de Gantt permite que um gestor acompanhe o progresso de um projeto por meio do foco no cumprimento dos cronogramas estipulados. Ou seja, com o gráfico, se torna mais fácil analisar se as tarefas que foram prometidas dentro de um projeto foram realizadas no tempo estipulado.

Por isso, esse gráfico é tão poderoso para o gerenciamento de um planejamento e, hoje, você tem a oportunidade de aprende como criar um pelo Google Sheets.

Como criar um gráfico de GANTT no Google Planilhas

  • Após criar sua planilhas com todas as tarefas que devem ser executadas dentro de um planejamento, incluindo as datas de execução, clique em “inserir” e, em seguida, em “linha do tempo” agora selecione sua planilha.
  • Feito isso, sua planilha de GANTT irá surgir, possibilitando que você use o menu do lado direito para renomear as tarefas, mudar data de inicio e fim de execução, além de incluir responsáveis.

Softwares de monitoramento de rede gratuitos para sua empresa

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Softwares de monitoramento de rede gratuitos

Softwares de monitoramento são ferramentas essenciais para ajudar os administradores de uma empresa a analisar o desempenho das redes de computadores e averiguar se não ocorreu nenhuma anomalia. Ou seja, são poderosas ferramentas para a produtividade e para segurança digital de um negócio.

Entretanto, devido ao elevado preço de algumas dessas soluções, nem todas as empresas, principalmente as iniciantes, possuem a verba necessária para adquiri-las.

Infelizmente, isso pode causar muita ansiedade em empreendedores e profissionais de TI, visto que uma de suas principais funções é a produtividade da equipe e segurança da informação, respectivamente.

Então, para que esses profissionais não se sintam prejudicados, separamos alguns ótimos e gratuitos softwares de monitoramento de rede que vão trazer mais desempenho e segurança para sua empresa.

O que são softwares de monitoramento?

Já imaginou como seria dirigir um carro sem o painel do carro? Seria impossível verificar a velocidade, o que resultaria em multas, sem falar que você nunca saberia quando o carro estaria com pouca gasolina.

Essa é a lógica dos softwares de monitoramento de redes, visto que eles disponibilizam aos administradores informações valiosas sobre a rede de computadores da empresa.

Com essas soluções é possível monitorar aspectos de uma rede, como tráfego, período de atividade e largura de banda.

Então, conheça 4 ferramentas que podem fazer isso por sua empresa de forma gratuita.

4 Softwares gratuitos

1. Checkmk

Software desenvolvido em Python e C++. O Checkmk é usado para o monitoramento de servidores, aplicativos, redes, infraestruturas em nuvem, contêineres, armazenamento, bancos de dados e sensores de ambiente. 

A ferramenta também é de código aberto e possui uma ótima avaliação no marketplace da capterra, sendo elogiada por sua usabilidade e função de detecção automática.

Sendo assim, um ótimo software para empresas que não podem no momento não podem investir em softwares caros. 

2.Spiceworks

Disponível para versão local e de nuvem, o Spiceworks é mais um software gratuito de monitoramento de rede, mas diferente das demais, este também possui ferramentas de suporte técnico.

Enquanto a ferramenta de monitoramento realiza o rastreamento de infraestrutura crítica de TI, como servidores, dispositivos IP e computadores. Já a de suporte, possui recursos para gestão de chamados, relatórios, automação de regras de chamados e integração com diretórios ativos.

Para mais informações sobre o software, consulte sua página capterra clicando aqui.

3.Lansweeper

A ferramenta funciona como um gerenciador de ativos de TI, escaneando grandes áreas de uma rede de uma vez e reunindo informações sobre outros softwares e hardwares presentes em computadores e outros dispositivos nessa rede de computadores.

Dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla sobre todas as ferramentas que a empresa está utilizando e como elas estão sendo utilizadas.

4.CloudStats

O CloudStats é uma solução que permite o monitoramento de servidores para sistemas operacionais Linux e Windows. 

A grande sacada do CloundStats é que ele ajuda a identificar processos que consomem bastante banda larga. Assim, é mais fácil fazer um diagnóstico dentro da sua empresa de quais dessas atividades precisam ser realizadas.

Espero que tenha gostado do post. Se quiser receber mais conteúdos sobre tecnologia, além de dicas Google, assine a newsletter da Conecta Nuvem e receba materiais quentinhos quinzenalmente no seu e-mail.