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Confira os 5 maiores problemas das horas extras

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Quando se fala em horas extras, muitas vezes só se pensa nas vantagens dela. Para o colaborador, por exemplo, quer dizer dinheiro a mais. Para a empresa, em alguns casos, quer dizer que o trabalhador produziu mais naquele dia. No entanto, existem muitos problemas que elas podem gerar. 

entenda os problemas das horas extras

A princípio vistas como uma relação em que todos saem ganhando, as horas extras se tornaram uma grande dor de cabeça. Às vezes para a empresa, às vezes para o empregador, às vezes para os dois.

O artigo 59 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) determina que o colaborador pode fazer apenas duas horas de trabalho a mais por dia. Contudo, conforme diz a lei, isso só deve ocorrer mediante acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo. Ou seja, o empregado não pode simplesmente resolver fazer duas horas extras naquele dia. É preciso que haja autorização para isso.

Essas regras foram definidas para que as relações trabalhistas tivessem uma regulamentação. Para que tudo tivesse o respaldo da lei. Mesmo assim, a questão das horas extras ainda é um problema para ambos os lados. Se quiser entender melhor e descobrir como resolver, continue com a gente!

Conheça os principais problemas das horas extras

Processos trabalhistas por horas extras

O processo trabalhista por horas a mais já é bastante conhecido. Não é incomum que trabalhadores entrem com ações alegando que as horas foram pagas equivocadamente. Também existem os casos em que eles afirmam não terem recebido pagamento algum.

Do mesmo modo, há aqueles que acionam a Justiça para tentar provar que trabalharam mais do que receberam. As ações por horas extras lideram os processos julgados pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) em 2020.

Seja qual for o argumento, nenhuma empresa quer ser acusada disso. O processo é exaustivo e pode resultar no pagamento de indenizações caras. Ou seja, um prejuízo que poderia ser facilmente evitado.

Isso pode ser facilmente resolvido com uma planilha de gestão de ponto. Ela ajuda no controle das horas, fazendo com que o colaborador e a empresa tenham o amparo da lei. Por isso, nós disponibilizamos gratuitamente uma planilha de gestão de ponto.

Colaborador exausto

Todas as empresas querem ver seus funcionários trabalhando com motivação e propósito. Um ambiente agradável e acolhedor é o que a instituição quer proporcionar e o que cada trabalhador quer encontrar.

O excesso de trabalho pode gerar consequências muito prejudiciais ao colaborador. Muitas vezes, ele se concentra no dinheiro que vai receber pelo trabalho extra. Todavia, as horas extras podem deixá-lo exausto, impactando diretamente no seu bem-estar. Um colaborador abalado mentalmente e fisicamente fica completamente desmotivado. 

Além disso, sua produtividade pode cair drasticamente. Funcionários desmotivados também tendem a procurar outro emprego, aumentando o turnover da empresa. Além de render menos, ele pode prejudicar o trabalho da equipe inteira. Dessa forma, todo o planejamento pode ir por água abaixo. Tudo isso nos leva ao nosso próximo ponto.

Mais licenças médicas

Colaboradores que têm sua saúde mental prejudicada pelo trabalho podem pedir afastamento para poderem se cuidar. Para chegar a esse ponto, é porque a situação está crítica. É prejudicial para o trabalhador e para a empresa também, então é importante evitar que isso aconteça.

Do mesmo modo, funcionários insatisfeitos também tendem a não se importar com atrasos ou faltas. Isso também atrapalha todo o trabalho planejado para ser executado em equipe. Consequentemente, outros colaboradores podem ficar sobrecarregados ao assumirem tarefas de outro funcionário. 

Horas extras sem necessidade

Se a empresa não faz um bom controle das horas excedentes, os colaboradores podem fazê-las sem necessidade. Eles podem, por exemplo, postergar uma tarefa para executá-la dentro das horas extras. Assim, ele realiza o trabalho e ainda recebe os valores a mais pelo tempo, sendo que ele poderia ter feito durante o expediente. 

Apesar da vantagem de receber a mais, o próprio colaborador pode sair perdendo nisso. Ele perde tempo de descanso ou de lazer. Isso acaba reduzindo as horas livres que lhe restam ao final do dia. No fim das contas, ele vai sentir o impacto de passar mais tempo trabalhando do que deveria. Pode ser tanto um impacto físico quanto mental.

Queda de rendimento

Um colaborador que estica o tempo de trabalho só para fazer horas extras também pode sofrer queda de rendimento. Ele realiza menos tarefas por muito mais tempo. Isso pode até resultar em acúmulo de trabalho. Se surge uma demanda de última hora, por exemplo, ele pode não conseguir dar conta por ter pouco tempo disponível. Essa situação, além de deixá-lo sobrecarregado, pode gerar um grande estresse.

Como resolver a questão das horas extras?

Além de uma planilha de gestão de ponto, como já mencionamos acima, existem outras alternativas que podem ajudar.

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Planejamento

Ter um planejamento detalhado com todas as demandas pode evitar a necessidade de se cumprir horas extras. Em semanas em que a demanda é mais alta, criar um banco de horas é uma boa opção. Se possível, o ideal é que o colaborador tire essas horas o quanto antes. O ideal é que isso seja formalizado por meio de um acordo entre ambas as partes. Se os dois tiverem um documento que comprove esse acordo, não tem como haver reclamações.

Conecta Control

Por fim, a Conecta Nuvem dispõe de um software desenvolvido para acabar com o problema das horas extras. Ele limita o acesso às ferramentas do Google Workspace (antigo G Suite) de acordo com grupos definidos por administradores. 

Ele também realiza o logout automático após o horário pré-determinado para cada grupo. Esses são apenas alguns benefícios que a plataforma da Conecta proporciona. Se quiser saber mais, nós temos vários posts no nosso blog! Um deles é “Conecta Control: como manter sua empresa ativa no home office”. Fique à vontade para navegar no nosso blog e descobrir ainda mais vantagens do nosso software!

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Google Workspace e Google Chat liberado DE GRAÇA

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Novidade incrível para vocês: Essa semana o Google anunciou que será liberado algumas funcionalidades do Google Workspace para todo mundo! Se você possui uma conta no Google gratuita você terá acesso a algumas funcionalidades, como o Google Chat.

A partir de agora quando você acessar qualquer ferramenta do Google já vai perceber que durante o carregamento da página, vai aparecer a logo do Google Workspace, legal né!?

Provavelmente você não vai notar muita diferente na interface do Drive, Gmail, Docs, etc. Mas, com certeza as novas funções, como o Google Chat, vão se tornar parte da sua rotina. Principalmente se você já está acostumado com ferramentas como o Slack.

Como ativar o Google Chat?

Como citado anteriormente, essa novidade será de graça para todos, entretanto, ela precisa ser ativada. Confira como ativar:

  • Primeiro, acesse seu Gmail;
  • Vá em configurações;
  • Clique em “Ver todas as configurações”;
  • Depois aperte na seção Chat e Meet;
  • Selecione Google Chat;
  • Por último, salve as alterações;
  • Por fim, você terá acesso ao Google Chat.

Assista também

Quer assistir outros vídeos como esse? Então, confira os que estão logo abaixo:

  • Google I/O 2021: novidades que vão impactar seu time: clique aqui!
  • O Google Meet está de cara nova, confira as atualizações da plataforma: clique aqui!

Melhore seu Google Workspace com o Conecta Suite

Que tal uma ferramenta que reúna todas as funções do G Suite (Google Workspace) dentro de um único lugar? Estamos falando do Conecta Suite, um painel de soluções que possibilita o acesso à novas configurações, relatórios e funções que antes só os próprios usuários da conta poderiam configurar.

Ou seja, o Conecta Suite é uma ferramenta ideal para empresas com grande fluxo de funcionários, tornando os processos muito mais ágeis e centralizados. Então, acompanhe nosso Blog para mais dicas e aproveite para se cadastrar em nossa newsletter: https://conectanuvem.com.br/

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Como resolver problemas por horas extras e evitar processos trabalhistas

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Equilibrar o horário de trabalho com o de descanso nunca foi uma tarefa fácil, mesmo antes da pandemia. Quando o espaço corporativo e o de lazer se tornaram um só, tudo ficou ainda mais complicado. Muitas vezes, trabalhar “só mais um pouquinho” acabou rendendo muitas horas extras para o funcionário. Como não havia mais tempo de deslocamento com que se preocupar, cumprir algumas tarefas a mais naquele dia não faria mal. No entanto, faz sim.

equilíbrio

De acordo com pesquisa da Robert Half, executivos relataram aumento de 50% nas horas extras nos dois primeiros meses do ano. Esses números foram avaliados em comparação com novembro e dezembro de 2020. 

Ainda segundo o levantamento, 53% dos profissionais mudaram de emprego devido ao desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Ou seja, trabalhar mais tempo não tem feito bem nem ao trabalhador nem à empresa. O excesso de trabalho também pode gerar um burnout. Nenhuma empresa quer um trabalhador exausto e desmotivado, certo?

Além dos desgaste, as horas extras ainda podem gerar processos trabalhistas. Para evitar que elas sejam uma dor de cabeça para os gestores, separamos algumas dicas. Continue com a gente!

Sem problemas com horas extras

Em primeiro lugar, é importante lembrar que horas extras não são necessariamente ruins. Contudo, elas devem ser feitas com cuidado e, de preferência, em conformidade com o gestor. Não dá para trabalhar mais tempo do que o normal todos os dias, por exemplo. É preciso haver acordo e equilíbrio.

Para ter um controle de quantas horas a mais cada colaborador tem, nós disponibilizamos uma planilha. Ela ajuda bastante no acompanhamento desse quesito e não deixa ninguém perdido. 

O funcionário não poderá alegar que tem mais horas do que ele realmente tem. E a empresa saberá exatamente quanto deve pagar pelas horas extras. Por isso, é importante que ela seja preenchida com atenção. Não dá para deixar passar nada. 

Essa planilha traz mais tranquilidade tanto aos gestores quanto aos colaboradores. É um método muito simples, prático e o melhor: gratuito

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Outras dicas

Planejamento

Incentive o colaborador a manter uma rotina planejada e que funcione. A organização vai fazer com que ele consiga cumprir as demandas mais urgentes de cada dia. O que não for urgente, fica para quando tiver mais tempo.

Redução de processos burocráticos

Muitas vezes, esses processos só atrapalham o dia a dia. Avalie o que pode ser simplificado e o que pode ser delegado a outra pessoa ou setor. Se nada disso funcionar, considere a terceirização de alguns processos para reduzir as horas extras.

Melhor divisão de tarefas

Consulte os seus colaboradores e analise as tarefas atribuídas a cada um. Alguns deles podem estar com muitas funções a mais, gerando horas extras. Às vezes, é só uma questão de reorganizar a equipe para não sobrecarregar ninguém. Assim, todos ficam ainda mais produtivos e ninguém gasta tempo com coisas que não vão agregar.

Defina metas

As metas servem para estimular os colaboradores a serem mais produtivos. Assim sendo, elas podem incentivá-los a fazer mais, mas só dentro do expediente. Se a ideia é reduzir horas extras, a condição para a bonificação deve ser essa. E se a meta for definida para o time, isso pode estimular o trabalho em equipe.

Por fim, é necessário que haja transparência no controle das horas. Todos precisam ter acesso, para que não haja desconfiança de nenhuma das partes.

Conecta Control ajuda a reduzir horas extras

A Conecta Nuvem possui uma ferramenta desenvolvida para acabar com o problema das horas extras. Com o Conecta Control, você pode limitar os acessos às ferramentas do Google Workspace. Essa restrição pode ser feita por horário, liberando apenas dentro do tempo definido pelo administrador.

Além disso, o acesso também pode ser limitado por IP ou por DNS. Você pode definir quem vê os documentos de qualquer lugar ou só do escritório. Ou seja, ainda protege suas informações. E ainda possui período gratuito de teste! Ficou interessado? Leia nosso post “Conecta Control: como manter sua empresa ativa no home office” e veja os benefícios.

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Conecta Control: como manter sua empresa ativa no Home Office

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Durante todo esse tempo de pandemia, muitas empresas avaliaram se valeria a pena manter o home office no futuro. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, já é possível planejar os próximos passos. Voltar para o escritório, como antes, adotar um regime híbrido de trabalho ou manter 100% o trabalho remoto? 

Conecta Control

De acordo com pesquisa da KPMG divulgada em maio deste ano, 33,8% das empresas preveem voltar ao escritório só em 2022. No mesmo estudo, 87,3% dos entrevistados afirmaram que suas empresas vão adotar um regime híbrido. Ou seja, cada vez mais temos certeza de que o home office veio para ficar.

No entanto, esse meio de trabalho acabou sendo adotado de última hora, por necessidade. Não houve um planejamento, por exemplo. E a expectativa de retorno acabou fazendo com que muitos gestores improvisassem na coordenação das equipes. Porém, a partir do momento em que se decide aderir ao home office de vez, é preciso organização.

A Conecta Nuvem possui uma ferramenta incrível que vai acabar com os problemas de gestão. O Conecta Control busca tornar a equipe mais produtiva e facilitar o trabalho em equipe. Como ele faz isso? Continue a ler o post para descobrir!

Conecta Control vai transformar a gestão no home office

Primeiramente, vale destacar que o Conecta Control também evita processos trabalhistas por horas extras. Isso acontece porque ele controla o horário de login e logout dos colaboradores às ferramentas do Google Workspace. Assim, eles só poderão acessar o e-mail de trabalho, por exemplo, durante o horário pré-determinado.

Caso seja necessário mais tempo de trabalho, é preciso pedir autorização. Desse modo, cada colaborador vai precisar se organizar para cumprir as tarefas durante o expediente. Isso vai estimular a produtividade e evitar que ele trabalhe mais do que deve. O logout é feito automaticamente após o horário definido pelo administrador.

Além disso, ele protege as informações da sua empresa. O Conecta Control tem uma função que limita o acesso aos dados por IP ou por DNS. Você pode escolher quem poderá ver os documentos de qualquer lugar e quem só pode ver se estiver no escritório. 

Essa opção traz mais tranquilidade em relação a possíveis vazamentos de dados. Para entender melhor, nós temos um post. Veja como o Conecta Control pode ajudar sua empresa com a LGPD.

Para fazer uma melhor gestão do time no home office, o Conecta Control permite a criação de grupos personalizados. Eles podem ser divididos conforme o turno, o cargo ou o departamento, por exemplo. 

Assim sendo, é possível habilitar as funções disponíveis para os grupos que você quiser, tornando a gestão mais ágil. É possível fazer individualmente também, mas poder definir por grupos facilita bastante.

Por fim, vale mencionar que o Conecta Control tem a versão mobile. Dessa forma, você pode fazer o controle de acesso pelo celular a qualquer momento, de qualquer lugar!

Banner - teste grátis

Integração com a Ponto Mais

Você sabia que o Conecta Control possui integração com a Ponto Mais? Se o seu time de RH sofre com os colaboradores que não batem ponto, aqui está a solução! Com essa função, cada um só tem acesso ao Google Workspace depois de bater o ponto. Simples e prático.

Principais benefícios do Conecta Control no home office

  • Controle de horários, evitando processos trabalhistas por home office;
  • Limitação de acesso por IP ou por DNS;
  • Integração com a Ponto Mais, acabando com o problema de registro de ponto;
  • Versão mobile, podendo fazer a gestão de qualquer lugar;
  • Plataforma intuitiva, fácil de usar e de instalar;
  • Cobrança em reais, sem surpresa na fatura;
  • Teste grátis por 14 dias;
  • Suporte especializado em português;
  • Equipe preparada para o atendimento ao cliente;
  • Ferramenta segura, autenticada pela Google Cloud.

Conforme mencionado acima, o Conecta Control possui um teste grátis pelo período de 14 dias! Se você tem interesse em conhecer todas as vantagens, é só se cadastrar. 

Não é preciso inserir o número do cartão de crédito para experimentar. Nada melhor do que ver na prática como o serviço será útil para a sua empresa, né? Aproveite! A gestão das equipes no home office vai ficar muito melhor com o Conecta Control.

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5 erros que geram Processos Trabalhistas

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O processo trabalhista pode ser uma situação recorrente em organizações que não tomam providências, situações como horas extras, custos com advogados e indenizações podem se tornar algo comum. Nesse caso, a imagem da empresa pode enfraquecer e sofrer diversas consequências. Por isso, o cuidado é sempre remediar!

Processos Trabalhistas

A gente sabe que gerir pessoas nem sempre é fácil e entender todas as leis trabalhistas menos ainda. Por conta disso, só em 2020, o Tribunal Superior do Trabalho julgou 318 mil e 53 processos trabalhistas. Esse número sofreu um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior, segundo dados do relatório de Movimentação Processual do TST. Os números podem assustar, por isso, recomendamos que assistam o nosso vídeo.

O que vou aprender com o vídeo?

O conteúdo é prático e com linguagem simples, nossa especialista em Google Cloud, Lais Lopes, compartilha 5 dicas para evitar Processos Trabalhistas. A seguir, destacaremos os tópicos do vídeo, mas, para entender a fundo cada uma delas é importante assistir o vídeo na integra.

  • Ignorar as relações de trabalho;
  • Não documentar as horas trabalhadas;
  • Não pagar adicional para atividades insalubres;
  • Não se atentar ao cálculo das rescisões;
  • Recolher o FGTS do funcionário.

Material indicado no vídeo

Evite Processos Trabalhistas com o Conecta Control

Crie grupos de regras e defina quem terá permissão para acessar as ferramentas Google Workspace (G Suite) de qualquer lugar a qualquer hora e quem só poderá acessar da empresa no horário de trabalho. Assim, proteja sua empresas de consequências trabalhistas com uma ferramenta segura e autenticada pela Google Cloud.

Contudo, além de oferecer um suporte personalizado, o Conecta Control disponibiliza um teste totalmente gratuito por 14 dias, aproveite!

Não deixe de acompanhar nosso Blog para mais dicas e aproveite para se cadastrar em nossa newsletter: https://conectanuvem.com.br/

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Problemas ocultos do home office

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Quem vê produtividade não vê perrengue? Estamos em home office por necessidade há um bom tempo, mas nossa saúde mental está debilitada. Por mais que muita gente esteja acostumada com o trabalho remoto, alguns problemas surgiram agora. Outros pioraram. Trabalhar em casa traz muitas comodidades, mas é preciso prestar atenção nos detalhes.

No último post do blog, nós explicamos por que a produtividade dos colaboradores aumentou na pandemia. A pesquisa usada nesta publicação revela que 58% dos entrevistados disseram que a produtividade aumentou nesse período. No entanto, os mesmos participantes apontam algumas questões que incomodam.

Segundo o levantamento da Fundação Dom Cabral, o maior obstáculo do home office é o volume maior de horas. O estudo foi feito em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School em março de 2021.

problemas ocultos no home office

Desafios do home office

A porcentagem a respeito da produtividade é muito positiva, mas o que está por trás dela, não exatamente. Muitos colaboradores estão rendendo mais, sim, mas também passam mais tempo trabalhando. Não é à toa que 24% dos participantes da pesquisa apontaram esse excesso de horas como um problema.

Em seguida, vem a dificuldade de relacionamento com os colegas. Realmente, é muito mais difícil criar vínculos conversando apenas por telas. Principalmente se a pessoa ingressou na empresa na pandemia, ou seja, não houve nenhum contato físico. Não é algo impossível, só é mais demorado e trabalhoso. 

A dificuldade na comunicação tem exatamente a mesma porcentagem que o problema para se relacionar. De acordo com a pesquisa, 16% veem como tem sido difícil falar com os outros colaboradores. O equilíbrio com as demandas pessoais vem em quarto lugar, apontado como um desafio por 14% dos participantes.

Esses entraves não são novos. Contudo, algumas situações ficaram ainda mais complicadas após tanto tempo em casa. Depois de um certo período de pandemia, o termo fadiga ocular, por exemplo, passou a ser mais comentado. Ele se refere às consequências que o uso excessivo de celulares (e telas, no geral) causam aos olhos humanos.

Anteriormente, já trabalhávamos e nos comunicávamos através de telas. Porém, com o home office, os dispositivos viraram nosso único meio de interação, fazendo com que ficássemos bem mais cansados. Por isso, é preciso estabelecer limites e saber dosar o uso de telas.

E as soluções?

Alguns desses problemas são bem específicos do momento de home office. Outros poderiam ser resolvidos com o trabalho híbrido. Como ele não é uma opção no momento, vamos trabalhar com aquilo que é mais urgente. 

Para solucionar questões relacionadas a horas extras, organização é a palavra-chave. Definir prioridades e tomar as decisões corretas também influenciam nesse processo. Só assim é possível ter um bom rendimento sem trabalhar demais.

Para que um colaborador continue sendo produtivo no home office, é importante que a saúde dele esteja em dia. Principalmente a mental. Muitas vezes, ele tem o costume de fazer horas extras e nem percebe. No entanto, quando vê, já é tarde e está completamente esgotado, o que pode até levar a um burnout.

Nenhum gestor quer que alguém da equipe chegue a esse ponto. Desse modo, é de extrema importância que esses fatores sejam monitorados. Conversas eventuais podem ajudar a detectar esse tipo de problema. Muitas empresas só passaram a prestar atenção na saúde mental quando a pandemia chegou. Daqui em diante, o bem-estar dos colaboradores deve ser um elemento importante nas demandas das instituições.

Por fim, se quiser mais dicas de como fazer um time trabalhar melhor no home office, baixe nosso guia. Ele é totalmente gratuito e com certeza vai ajudar na gestão das equipes da empresa.

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Por que a produtividade dos colaboradores aumentou na pandemia?

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A pandemia do coronavírus trouxe a necessidade do trabalho em regime de home office. Desse modo, muitas pessoas precisaram se adaptar ao novo modelo. Para alguns, esse processo foi mais rápido do que para outros. Contudo, uma coisa que preocupava muitos gestores era como ficaria a produtividade do time.

Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral apresentou que 58% afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos no home office. O levantamento feito em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School trouxe bons resultados. No entanto, não há só vantagens nisso. Em muitos casos, os colaboradores trabalharam muitas horas além do que deveriam num dia só. O limite entre o horário de trabalho e o de descanso ficou mais nebuloso.

Essa mesma pesquisa traz um outro lado de quem conseguiu aumentar a produtividade nesse período. Para 24% dos entrevistados, o maior desafio em relação à continuidade do trabalho remoto é o maior volume de horas trabalhadas.

Todavia, existem formas de manter a produtividade e preservar a saúde mental. É muito importante fazer um bom trabalho e gerar resultados para a empresa. Porém, o cuidado com a saúde não deve ser deixado de lado. Afinal, um colaborador só consegue produzir bem se ele estiver bem. Quanto mais ele trabalhar no limite do esgotamento, maiores são as chances de um burnout, por exemplo.

Como manter a produtividade no home office

A organização e uma análise bem feita são as maiores aliadas de um trabalho produtivo. Para entregar os resultados esperados, é preciso saber priorizar tarefas e tomar as melhores decisões. 

Por isso, nós disponibilizamos a Planilha de Análise SWOT. Essa técnica, que é conhecida por FOFA em português, busca analisar os impactos internos e externos a respeito de um objeto. O propósito dela é auxiliar na tomada de decisões e definir quais são as prioridades. Desse modo, é possível concentrar os esforços em determinados pontos e, assim, ter maior produtividade.

Essa técnica não precisa ser usada só para projetos grandes e durante o período de home office. Ela serve para qualquer regime de trabalho, porque busca direcionar a equipe para os lugares certos. Assim, não se perde tempo com atividades que não vão levar ao objetivo final. E esse tipo de situação acontece a qualquer momento.

Entendendo o SWOT

Traduzindo para o português, a sigla SWOT significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A partir da análise desses fatores, é possível definir qual caminho seguir para chegar ao resultado esperado. Por saber exatamente o que deve ser feito, a produtividade é uma consequência natural do uso desse método.

As forças e as fraquezas são aspectos internos da empresa, ou seja, aqueles que se tem controle. A força, por exemplo, busca levantar quais são as forças e as vantagens da empresa em relação à concorrência.

Já as fraquezas revelam quais são as falhas daquele projeto. O que pode arruiná-lo? Quais são os problemas dele? O SWOT também analisa esses fatores. Só assim é possível chegar às soluções que vão levar o objeto ao sucesso.

As oportunidades e as ameaças são os aspectos externos que vão interferir no seu projeto. Neste caso, é possível traçar cenários, mas não se tem controle sobre eles. As oportunidades exigem uma análise do cenário político, econômico, entre outros. Ela observa a possibilidade de crescimento da empresa ou do produto a partir de fatores alheios à instituição. 

Esses mesmos cenários também devem ser avaliados para detectar ameaças. O aumento do dólar e a instabilidade política, por exemplo, podem aumentar a chance de fracasso do projeto. Por isso, é preciso ter uma visão ampla, para além do seu próprio negócio.

Se todos estiverem alinhados, é possível manter a produtividade em alta sem que os colaboradores trabalhem excessivamente. Por isso, nós preparamos um material que vai te ajudar a aplicar o SWOT. Ficou interessado e quer saber mais? Baixe o nosso material gratuitamente e aproveite todos os benefícios. Aproveite e veja o nosso vídeo com mais detalhes sobre esse método tão eficaz na gestão do time.

Outras dicas de produtividade no home office

Além do material gratuito mencionado acima, a Conecta possui produtos que atuam diretamente nesta dor. O Conecta Control permite o gerenciamento de quem vai ter acesso às ferramentas do Google Workspace. Essa função também define o acesso aos arquivos corporativos dentro e fora do escritório.

Além disso, é possível limitar o acesso por horários também. Assim, você evita que os colaboradores façam horas extras não autorizadas e trabalhem mais do que deveriam. Se quiser saber mais, confira nosso post “Access Control virou Conecta Control: o que mudou”.

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Atualizações Google Meet 2021

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Como apresentamos no vídeo passado, durante a conferência Google I/O 2021 foram anunciadas diversas mudanças no Google Workspace. Nesse vídeo iremos falar de uma delas: A atualização do Google Meet! Quer saber mais sobre as principais mudanças da plataforma? Então, assista o vídeo que o nosso especialista Google Cloud, Ricardo Araújo, preparou para você.

O que vou aprender com o vídeo?

O Google Meet está de cara nova, então, para que você consiga visualizar melhor as atualizações da versão 2021 da plataforma, nós colocamos elas lado a lado e mostramos TODAS as mudanças. As principais novidades foram:

  • Primeiramente, vemos que a cor do fundo do painel é preta;
  • Os botões estão centralizados no meio, se assemelhando ao zoom;
  • O seu vídeo agora é movível e pode ser ocultado;
  • Com as atualizações agora é possível convidar um membro para participar da chamada direto pela sala do meet.

Utilize tudo que o Google Meet pode oferecer

  • Dicas muito úteis no Google Meet: Assista!
  • [NOVA FUNÇÃO] Quem pode entrar em uma videochamada do Google Meet? Acesso rápido ou solicitar acesso: Assista!

Melhore seu Google Workspace com o Conecta Suite

Que tal uma ferramenta que reuna todas as funções do G Suite (Google Workspace) dentro de um único lugar? Estamos falando do Conecta Suite, um painel de soluções que possibilita o acesso à novas configurações, relatórios e funções que antes só os próprios usuários da conta poderiam configurar. Ou seja, o Conecta Suite é uma ferramenta ideal para empresas com grande fluxo de funcionários, tornando os processos muito mais ágeis e centralizados.

Então, acompanhe nosso Blog para mais dicas e aproveite para se cadastrar em nossa newsletter: https://conectanuvem.com.br/

Google I/O 2021: 5 novidades anunciadas no Google Workspace

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Todo ano, o Google promove um megaevento para anunciar suas novidades, o Google I/O. Em 2021, esse evento aconteceu de forma totalmente online e veio cheio de notícias, como não poderia deixar de ser. Teve anúncio de melhora na Inteligência Artificial da empresa, no Maps e o lançamento do Android 12. No entanto, aqui vamos focar no ‘Smart Canvas’, que vai aprimorar o Google Workspace.

Google I/O 2021

Se você acompanha o nosso blog, já sabe de todas as vantagens que o Workspace traz para a gestão do time. Quem é adepto dessa ferramenta tem um dia a dia mais organizado e com muito mais produtividade. Agora, o uso dessa ferramenta no trabalho vai ficar ainda melhor.

5 novidades que o Google anunciou e que vão facilitar sua vida

Menções avançadas em documentos

Atualmente, dentro do Google Documentos, é possível atribuir um comentário ou função a alguém só mencionando seu e-mail. Por exemplo, se você deseja que alguém veja as informações de um arquivo ou participe dele, basta mencioná-lo. Essa menção pode ser feita usando o @ e inserindo o e-mail logo em seguida.

A gigante da tecnologia, contudo, decidiu inovar e tornar essa função ainda mais completa. Com as mudanças, agora você pode ver, selecionar e relacionar arquivos aos seus documentos. Dessa forma, a integração do trabalho fica ainda mais forte. Tornar o trabalho mais colaborativo é exatamente o que o Google quer e trabalha para proporcionar isso.

Essa novidade permite uma melhor visualização de todos os arquivos relacionados àquele documento. Em um único arquivo, você consegue incluir as informações necessárias para uma melhor compreensão das partes envolvidas. 

Vamos supor que você esteja montando a ata de uma reunião de trabalho que acabou de acontecer. Nela foram definidas as próximas metas e as funções de cada colaborador. Dentro de um Google Documentos, você pode montar um panorama geral do que foi decidido e mencionar o que foi atribuído a cada um. Pode, inclusive, colocar a apresentação utilizada na reunião.

Agora, ao fazer isso, aparece uma prévia do perfil do colaborador ou do arquivo inserido no documento, e você só precisa passar o mouse em cima desses links. Essas informações aparecem no modo picture-in-picture, ou seja, você não precisa mudar de aba para vê-las. A novidade vale tanto para o Google Documentos quanto para o Apresentações e o Planilhas.

Lista de tarefas por pessoas nos documentos

Essa função, também presente no Google Documentos, busca atribuir responsabilidades aos colaboradores. E, por ser um documento colaborativo, permite que os funcionários também vejam não só as próprias tarefas, mas também as dos outros.

Além disso, agora será possível ver se a pessoa mencionada está em alguma reunião. Se for pertinente para aquele documento em questão, é possível criar uma videoconferência ou uma reunião no Meet. O melhor é que tudo isso acontece com apenas alguns cliques. Simplicidade e interatividade na gestão dos usuários do Workspace.

Google Meet diretamente nos seus documentos, planilhas e slides

Agora, o Google Docs, o Planilhas e o Apresentações terão um botão de acesso direto ao Google Meet. Ou seja, se você está trabalhando naquele documento e sua reunião é sobre ele, é só escolher essa função. 

A janela do Meet é aberta na lateral do documento, e o time pode trabalhar em conjunto enquanto vê uns aos outros. Além de facilitar a comunicação, essa função aproxima ainda mais os colaboradores. Já que o contato presencial não é possível, pelo menos assim a equipe consegue trabalhar junto.

Além disso, o Google vai importar automaticamente para o seu documento quaisquer informações relevantes dos convites da Agenda. Essa função também vale para dados das videoconferências e de outros arquivos anexados.

O Google Documentos também terá uma lista de verificação integrada a ele. Assim, a atribuição e o cumprimento de tarefas ficam mais fáceis de acompanhar.

Criar e editar arquivos nas salas do Google Chat

Com o Workspace cada vez mais inteligente, o trabalho também rende melhor. Por isso, o Google tem trabalhado para que seus apps proporcionem isso aos colaboradores. Assim como aconteceu com o Meet, essa função também vale para o Docs, para o Planilhas e para o Apresentações.

A criação e a edição dos arquivos desses apps pode ser feita diretamente da sala de bate-papo do Google Chat. Dessa forma, fica muito mais fácil revisar e alterar os documentos em tempo real. Todos analisam as mudanças e ficam cientes a respeito delas.

Fórmulas sugeridas e linha de tempo no Sheets

Por fim, a última novidade que vamos destacar no texto de hoje tem a ver com o Google Planilhas. A linha do tempo chega para garantir que todos entreguem as tarefas no prazo. Ela também permite uma melhor visualização do fluxo de trabalho.

E para mostrar uma melhora ainda maior da inteligência do Google, agora ele também sugere fórmulas. Essa função existe para dar ainda mais ideia de como lidar com os dados apresentados. Muitas vezes, não é possível enxergar qual fórmula usar numa determinada análise. As fórmulas sugeridas foram criadas justamente para solucionar esse problema. Assim, as chances de tomar melhores decisões e cometer menos erros são ainda maiores.

Segundo o Google, estas ferramentas serão implementadas até o final deste ano. Gostou da novidade? Que tal conferir como otimizar a gestão do seu Google Workspace? Confira nosso post e saiba mais!

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Google I/O 2021: mudanças que vão impactar seu time – VÍDEO

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Novidades na plataforma foram apresentados na conferência Google I/O 2021. O evento tem como principal objetivo orientar os desenvolvedores sobre as principais novidades de inovação nos produtos da empresa.

Novidades no Google Workspace

O Google Workspace (antigo G Suite) ganhou novas funções que vão impactar positivamente a gestão de times, principalmente para os que continuam na modalidade remota. Portanto, no vídeo vamos apresentar cada uma delas, no total são 5 novidades.

O que vou aprender com o vídeo?

O conteúdo é prático e com linguagem simples, nosso time de especialistas Google Cloud, Ricardo Silva e Lais Lopes, compartilharam as principais informações do Google I/O. A seguir, destacaremos as mudanças, mas, para entender qual a função de cada uma delas é importante assistir o vídeo na integra.

  • Menções avançadas em documentos;
  • Lista de tarefas por pessoas nos documentos;
  • Google Meet diretamente nos seus documentos, planilhas e slides;
  • Criar e editar planilhas, documentos e apresentações nas salas de bate-papo do Google Chat;
  • Fórmulas sugeridas e linha de tempo no Google Sheets.

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Melhore seu Google Workspace com o Conecta Suite

Que tal uma ferramenta que reuna todas as funções do G Suite (Google Workspace) dentro de um único lugar? Estamos falando do Conecta Suite, um painel de soluções que possibilita o acesso à novas configurações, relatórios e funções que antes só os próprios usuários da conta poderiam configurar. Ou seja, o Conecta Suite é uma ferramenta ideal para empresas com grande fluxo de funcionários, tornando os processos muito mais ágeis e centralizados.

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