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Comemorando 20 mil inscritos da Conecta Nuvem – VÍDEO

O canal da Conecta Nuvem no YouTube alcançou seus primeiros 20 mil inscritos, mais de 2 milhões de visualizações e 62 mil horas assistidas! E, comemorando os 20 mil inscritos da Conecta Nuvem no Youtube, iremos responder algumas dúvidas e sugestões sobre o Google deixadas nos comentários pelos nossos inscritos.

O canal surgiu em 2017 com cases de sucessos e tutoriais rápidos sobre as ferramentas do Google Workspace, mas foi na pandemia que começamos a fazer vídeos mais longos para ajudar aqueles que ainda não estavam tão acostumados com a Tecnologia.

Hoje, depois de 5 anos e 254 vídeos sobre Tecnologia e Produtividade, além de muitas dicas sobre o Google Workspace, estamos muito felizes em poder ajudar cada vez mais pessoas a conectar Gestão à Tecnologia por meio das nossas dicas! Agradecemos à equipe da Conecta por tornar isso possível e também a cada um de nossos inscritos pelo voto de confiança.

Vamos às dúvidas? Se você preferir, confira nosso vídeo completo comemorando os 20 mil inscritos da Conecta Nuvem no Youtube:

Usuários suspensos são cobrados no Google Workspace?

Sim, os usuários suspensos do Google Workspace são cobrados. Por isso, é recomendável transferir as informações daquele usuário para outro usuário ou uma conta especial de backup e que o usuário suspenso seja, na verdade, excluído. A Conecta Nuvem orienta que a conta empresarial contenha apenas os usuários ativos a fim de evitar cobranças extras.

Desse modo, para conferir basta analisar se o número de colaboradores da empresa corresponde ao número de licenças disponíveis em seu Google Workspace – ou no máximo duas licenças a mais de backup.

Usuários de Chromebook cresceram 92% no último ano

A Conecta quer trazer mais vídeos sobre Chromebooks para o canal: estamos planejando um vídeo para ensinar como instalar o Chrome OS em qualquer computador. Isso porque o Chrome OS, sistema operacional do Google, não exige hardware de ponta para o seu funcionamento. Dessa forma, é a solução perfeita para quem tem aquele computador antigo em casa que já não suporta os sistemas operacionais mais avançados. No vídeo, gostaríamos de instalar o Chrome OS em um computador antigo e mostrar o passa a passo para os nossos espectadores. 

O Chromebook – e o Chrome OS – gera uma fácil administração de múltiplas contas como no caso de empresas e escolas, pois é feita inteiramente pela nuvem no painel de controle do Google. Desse modo, facilitando também o trabalho de administração do time de Tecnologia da Informação.

E falando em Segurança da Informação, gostaríamos de convidar vocês a participar do Aulão de Segurança da Informação que acontece ao vivo dia 24 de maio, às 19h, em nosso canal do YouTube!

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É possível fazer lives e compartilhar tela com o Google Workspace?

Em primeiro lugar, dentro do Google Workspace é possível realizar reuniões. Dessa forma, é possível convidar pessoas de dentro e fora da empresa para participar de reuniões pelo Google Meet. Ainda, o número de participantes varia de acordo com o seu plano do Google Workspace. 

Contudo, se o objetivo é fazer uma transmissão ao vivo com comentários em tempo real, sugerimos o uso do próprio YouTube. Então, você precisará de algumas ferramentas como o StreamYard ou o OBS. Nesse caso, não há limite de espectadores.

E aí, gostou das dicas? Então não se esqueça de se inscrever no canal da Conecta Nuvem no YouTube para receber mais dicas sobre a utilização do Google Workspace e Tecnologia em geral.

Evite acesso aos dados de fora da empresa ou em horários indesejados

Os dados que sua empresa coleta devem receber um cuidado dobrado, isso é claro. Mas não dá para ficar esperando que Deus proteja essas informações de ataques hacker, né? Então, hoje a gente vai te mostrar o que você deve fazer para ficar tranquilo quanto ao acesso aos dados da sua empresa.

Você sabia que os dados ficam muito mais vulneráveis em fins de semana e feriados prolongados? Isso acontece porque leva mais tempo para alguém perceber o problema. Assim, há tempo para o ataque se espalhar com mais facilidade e ser mais difícil de reverter.

evite acesso de fora da empresa

Por que você deve se começar a proteger sua empresa agora

Em primeiro lugar, uma coisa básica: se sua empresa for vítima de vazamento de dados, ela terá prejuízo. Não só financeiro, mas também de reputação. 

Uma pesquisa realizada pela PSafe afirma que 73,2% dos brasileiros não voltariam a fazer negócio com empresas vítimas desse crime. Ou seja, além de você perder clientes, é bem provável que não ganhe novos. E reputação é algo muito difícil de se recuperar, ainda mais na internet. 

Além disso, o dinheiro gasto para corrigir o problema é alto. Então, o melhor a se fazer é proteger o acesso aos dados da sua empresa. No nosso post “Acesso aos dados sensíveis: prevenir ou remediar?”, nós explicamos melhor sobre as duas posturas. É possível, sim, resolver um vazamento de dados, mas demora, dá trabalho e é custoso.

Como proteger o acesso aos dados da minha empresa

Usar as ferramentas do Google, como o Workspace, já é um bom caminho para manter seus dados seguros. A gigante da tecnologia está sempre aprimorando seus produtos para estar de acordo com a LGPD.

A nossa recomendação, porém, é contratar um serviço pago especializado nisso. Dessa forma, você tem um suporte personalizado para resolver os problemas da sua empresa. Além do mais, você confere uma camada de proteção maior ao acesso aos dados da instituição.

O Conecta Control, por exemplo, é uma ferramenta que trabalha em conjunto com o Google Workspace. Ele permite a gestão de quem pode acessar determinadas informações, em quais horários e lugares.

Se você quer que determinado usuário tenha acesso aos dados somente dentro da empresa, você pode fazer isso. Precisa que alguém tenha permissão para ver essas informações só durante o expediente? O Conecta Control permite isso também. 

O Conecta Control ainda realiza o logout automático do usuário no Workspace no horário determinado pelo gestor. Ou seja, ninguém de fora da empresa vai mexer com esses dados, muito menos em horários indesejados.

Conheça o Conecta Control

Por que pagar por uma ferramenta que protege o acesso aos dados

Custo x benefício

O fato de sua empresa estar mais protegida contra os acessos indevidos dá muito mais tranquilidade a todos. Mesmo sendo uma ferramenta paga, vale a pena por saber que você tem um serviço especializado em manter sua empresa segura. Além disso, seus clientes também estão mais protegidos. É uma situação de ganha-ganha.

Facilidade na gestão

Com o Conecta Control, você controla quem vai ter acesso aos dados da empresa. Você pode escolher apenas pessoas de confiança para ter o perfil de administrador. São essas pessoas que definem quais usuários podem ver quais informações e em quais lugares. Nossa plataforma te dá controle sobre todos os acessos, facilitando a gestão dos usuários e dos dados.

Suporte personalizado

Além de ter mais segurança no acesso aos dados, o Conecta Control te dá suporte personalizado. Suas dúvidas e problemas serão ouvidos com atenção e nossa equipe está pronta para solucionar tudo o que sua empresa precisar.

AULÃO: Aprenda na prática a evitar acesso aos dados e a ter segurança na sua empresa

Você quer dicas mais detalhadas de como deixar sua empresa mais segura? Nós, da Conecta Nuvem, vamos dar um aulão completo gratuito no dia 24 de maio, próxima terça-feira, totalmente online. Nele, você vai aprender muito sobre segurança da informação, as ferramentas que vão te ajudar e como usá-las. Você confere todos os detalhes no post “Segurança da informação no século 21: participe do nosso aulão”. Confira!

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Como anexar arquivo ao e-mail com o Google Drive – VÍDEO

Ao criar uma conta Google você automaticamente ganha 15GB de armazenamento para guardar qualquer tipo de arquivo. Essa quantidade é gratuita, mas para economizar espaço, descubra como anexar arquivo ao e-mail com o Google Drive.

Dessa forma, seu conteúdo fica protegido e criptografado, além de verificado contra qualquer tipo de malware, ransomware ou phishing. Além disso, manter seus arquivos na nuvem facilita o compartilhamento e a colaboração, já que o Drive se integra aos Documentos, Planilhas e Apresentações.

Mas e quando os 15GB de armazenamento são pouco? Nesse caso, é possível fazer um upgrade pago para o Google One e adicionar mais 100GB com o plano Básico, 200GB com o plano Padrão e 2TB com o plano Premium, além de outros benefícios.

Contudo, existem algumas formas de economizar espaço na sua conta Google e hoje viemos mostrar um passo simples que pode fazer grande diferença no seu armazenamento e no armazenamento da sua empresa: como anexar arquivo ao e-mail com o Google Drive.

Como anexar arquivos ao e-mail da maneira correta

Antigamente, para anexar um arquivo a um e-mail, utilizava-se o ícone de clipes de papel. Desse modo, o arquivo é “chumbado” ao e-mail e tanto a mensagem quanto o arquivo são enviados como uma unidade. Contudo, essa prática faz com que um arquivo de 1MB, ao ser enviado para quatro pessoas, utilize 5MB de espaço de armazenamento – 4MB para cada destinatário e 1MB do remetente.

Apesar disso, hoje é possível anexar o arquivo ao e-mail por meio do link de acesso ao arquivo no Drive. Assim, o upload do arquivo é feito apenas uma vez e o espaço ocupado por um arquivo de 1MB é de apenas 1MB. Além disso, você não precisará fazer o upload do mesmo arquivo toda vez que precisar enviá-lo, já que bastará uma rápida busca no Drive para localizá-lo e enviá-lo ao destinatário.

Incrível, né? Mas afinal, como anexar arquivo ao e-mail com o Google Drive? Acompanhe o passo a passo ou se preferir confira tudo no vídeo abaixo!

Como anexar arquivo ao e-mail com o Google Drive

Anexando arquivo ao e-mail pelo Google Drive:

  1. Em primeiro lugar, acesse o Gmail e clique em “Escrever”

  2. Então, na barra inferior, localize e clique no símbolo do Google Drive

  3. Logo depois, selecione o arquivo entre Meu drive, Drives compartilhados, Compartilhado comigo, Recentes ou faça um Upload de um novo arquivo

  4. Em seguida, selecione o arquivo desejado e clique em “Inserir”

  5. Pronto! O arquivo já está anexado ao seu e-mail, agora é só enviá-lo.

Como compartilhar arquivo por e-mail com uma conta não Google

  1. Em primeiro lugar, acesse o Gmail e clique em “Escrever”;
  2. Então, na barra inferior, localize e clique no símbolo do Google Drive;
  3. Logo depois, selecione o arquivo entre Meu drive, Drives compartilhados, Compartilhado comigo, Recentes ou faça um Upload de um novo arquivo;
  4. Em seguida, selecione o arquivo desejado e clique em “Inserir”;
  5. Após isso, uma caixa de diálogo irá se abrir permitindo o acesso ao arquivo por uma conta não Google – clique em “Enviar”;
  6. Pronto! O arquivo do Google Drive anexado ao e-mail pode ser acessado pela conta do destinatário.

E aí, gostou da dica? Então não se esqueça de compartilhar o post com aquele colega, cliente ou parceiro e também de se inscrever no canal da Conecta Nuvem para mais conteúdos como esse!

Acesso a dados sensíveis: prevenir ou remediar?

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O sistema de uma empresa registra diversas informações não só da própria organização como também de usuários e clientes. No entanto, nem sempre os gestores dão a devida atenção à segurança dessas informações. Muitas delas são sigilosas e, se caírem nas mãos erradas, podem prejudicar muito o seu negócio. Esses são os dados sensíveis, que hoje são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Vídeo – 5 dicas para proteger seus dados com o Google Workspace

O que são dados sensíveis?

Dados sensíveis são aqueles que exigem um cuidado maior no tratamento por serem mais íntimos. A divulgação desses dados consiste numa exposição dos indivíduos aos quais eles pertencem.

Dessa forma, o uso dessas informações exige autorização da pessoa ou, no caso de menores de idade, dos pais ou responsáveis. Contudo, existem situações em que se pode usar os dados sem consentimento. Segundo a LGPD, são elas:

  • cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • tratamento compartilhado de dados necessários à execução, pela administração pública, de políticas públicas previstas em leis ou regulamentos;
  • realização de estudos por órgão de pesquisa;
  • exercício regular de direitos;
  • proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  • tutela da saúde;
  • garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular.

Os dados sensíveis são: convicções religiosas ou filosóficas, sexualidade, opiniões políticas e filiação sindical. Além disso, questões genéticas, dados sobre origem racial e étnica e sobre a saúde de uma pessoa natural também entram na lista.

Prevenir o acesso a dados sensíveis: Google Workspace + Conecta Control

Para evitar grandes problemas, o ideal para manter sua empresa segura é a prevenção do acesso aos dados sensíveis. Isso pode ser feito de uma forma mais simples do que se imagina. Primeiramente, é importante que sua empresa use o Google Workspace.

O próprio sistema do Google cumpre as normas da LGPD, então você já sabe que não está tão vulnerável. Contudo, só isso não é suficiente. Nós, da Conecta, temos um software que controla o acesso aos dados da empresa. O Conecta Control permite que você separe usuários por grupos e defina em quais horários e lugares eles podem ter acesso.

Por exemplo, se você quer que determinado setor da empresa não acesse os dados depois das 18 horas e de fora do escritório. Com o Conecta Control você consegue!

Conheça o Conecta Control

Ao mesmo tempo, você pode definir quem pode ver os dados sensíveis em qualquer lugar e horário. Geralmente, essa permissão é concedida a cargos de confiança e gerência. Desse modo, é muito mais fácil manter o controle de quem consegue usar essas informações.

Remediar o acesso: logs avançados de segurança

Um arquivo de log registra tudo o que acontece dentro de um sistema operacional, coletando todos os dados. Hora, data, local e o que foi enviado dentro desse sistema. Também é possível identificar o autor de uma mensagem, por exemplo.

No caso do uso dos logs, só seria possível detectar uma falha com os dados sensíveis depois de acontecer. Sendo assim, o ponto aqui é identificar o problema e evitar que ele aconteça novamente. No entanto, pode ser que o primeiro erro já traga grandes problemas.

Gerenciar os logs da sua empresa é importante e necessário, mas não é a única medida para ter segurança. Detectar o problema ajuda a resolver, mas não se pode esperar algo acontecer para determinar uma medida.

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Além disso, é preciso deixar bem clara qual é a política de segurança da informação da empresa. Determine a forma de monitoramento dos dados para atuar em conformidade com a lei, sem expor informações confidenciais.

E aí, leitor, o que você acha que é melhor: prevenir ou remediar? Nós, particularmente, somos a favor da prevenção, por isso temos o Conecta Control. Conte para nós a sua opinião sobre o assunto e aproveite para conhecer mais o nosso software! Leia o post “Conecta Control: 5 benefícios para a gestão da sua empresa” e saiba mais.

Segurança da informação no século 21: participe do nosso aulão

Você não se sente totalmente seguro a respeito dos dados da sua empresa? Acha que precisa entender melhor sobre o assunto para evitar vazamentos? Então, você veio ao lugar certo! Nós, da Conecta Nuvem, vamos oferecer em maio um aulão gratuito sobre segurança da informação.

Hoje em dia, todo mundo precisa ter um cuidado redobrado quando se trata de informações na internet. Uma empresa pode sofrer grandes danos financeiros e de reputação se tiver seus dados expostos. Uma pesquisa feita pela Unit 42 mostra que os pagamentos por resgate de dados aumentaram 78% em 2021

Além disso, se as informações dos seus clientes também forem vazadas, também há a perda de credibilidade da empresa. Isso vai dificultar a permanência dos atuais clientes e a conquista de novos. 

Segurança da informação - Aulão

Mas, afinal, você sabe o que é segurança da informação e por que ela é tão importante? Continue lendo esse post para descobrir por que você deve participar do aulão da Conecta Nuvem!

O que é segurança da informação?

A segurança da informação consiste em proteger os dados de alguém ou de alguma empresa. Assim, eles só ficam disponíveis para quem deve acessá-los. Essa proteção é feita por meio de métodos, regras, protocolos e programas especializados. Além disso, dentro do próprio Google é possível achar meios de se proteger.

Atualmente, os dados se tornaram uma máquina de dinheiro, como você pode ver na pesquisa divulgada acima. Muitas vezes esses dados são usados como mercadoria sem autorização.

A consultoria alemã Roland Berger divulgou dados alarmantes. Segundo um levantamento da empresa, o Brasil foi o 5º país que mais sofreu crimes cibernéticos em 2021.

Num vazamento de dados, os usuários correm o risco de ter empréstimos ou compras grandes feitas em seu nome, por exemplo. Há também criminosos que extorquem as vítimas, exigindo dinheiro para não publicar as informações. 

Existem diversos tipos de fraudes e golpes a serem explorados com dados vazados. As empresas, inclusive, também correm esse risco. Informações sobre estratégias internas ou sobre o dinheiro das empresas são alguns exemplos do que pode vazar. É para evitar esse tipo de situação que a segurança da informação se faz necessária. 

Quando vai ser o aulão sobre segurança da informação?

O aulão da Conecta Nuvem vai rolar no dia 24 de maio, e será totalmente online. Você poderá assistir pelo canal da Conecta Nuvem no Youtube, totalmente de graça! Ele terá duração de cerca de uma hora e meia, com tempo para tirar suas dúvidas.

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O que eu vou aprender no aulão sobre segurança da informação?

Em primeiro lugar, o aulão vai focar em minimizar riscos de vazamento de informações usando o Google Workspace. Existem pequenas atitudes que fazem toda a diferença na hora de proteger os seus dados e os da sua empresa. 

Você vai aprender a evitar acessos indesejados às informações importantes. Esses acessos indevidos podem ser de colaboradores ou de pessoas externas, com ou sem intenção. 

Nós também vamos ensinar a evitar vazamento de dados e informações sensíveis com o Conecta Control. Com ele, você escolhe quem pode ter acesso, em qual horário e em qual lugar. Você pode, por exemplo, barrar o acesso de algum usuário se ele estiver fora da empresa. Você vai entender com detalhes como funciona no nosso aulão sobre segurança da informação.

Para quem é o aulão?

Maisa - Conecta Nuvem

O aulão sobre segurança da informação é para todos os usuários que querem saber como seus dados devem ser protegidos. Todo o time de TI também deve estudar sobre o assunto para aplicá-lo na empresa. Gestores e clientes também fazem parte do nosso público-alvo.

Você é uma pessoa apaixonada por tecnologia? Quer aprender mais sobre como o Google cuida dos seus dados? Nosso aulão é para você! Resumidamente, o aulão é benéfico para qualquer pessoa que usa e/ou trabalha com internet.

Quais ferramentas eu vou usar?

Nosso aulão é principalmente focado no uso do Google Workspace, ou seja, você não precisa comprar nenhuma ferramenta para participar. Além disso, é uma plataforma de uso fácil e que só requer conta no Google, o que, atualmente, muita gente usa. O próprio Google oferece recursos para otimizar a segurança da informação.

Por fim, você também vai conhecer o Conecta Control, nossa plataforma que vai ajudar muito na segurança da informação. Dessa forma, você pode combinar o uso do Google Workspace com o Conecta Control para deixar seus dados mais seguros. Sua empresa e seus clientes agradecem 🙂

E aí, leitor, deu para ver que não dá mais para deixar a segurança da informação de lado, né? Com hackers cada vez mais espertos, o melhor que você faz é aprender a se proteger. 

Se você já pensou em alguma dúvida sobre isso, pode mandar na Comunidade da Conecta. Compartilha com a gente o que você quer saber! 

Você também pode aproveitar para aprender sobre governança na sua empresa. Se você não sabe o que é isso, aproveite para aprender lendo o nosso post: Como ter mais governança corporativa com o Google Workspace e o Conecta Control. Não deixe de contar para a gente o que você achou!

Google Tables: software de gestão de projetos da Google – VÍDEO

O Google Tables: software de gestão de projetos da Google desenvolvido pela incubadora da Google Área 120, é um novo software online que promete facilitar muito a vida de quem precisa gerir projetos e tarefas. A ferramenta ainda não está disponível no Brasil, mas já possui sua versão beta e está sendo implementada ao Google Cloud fora do país.

Quer saber como o Google Tables: software de gestão de projetos da Google funciona? Então continue acompanhando o post ou confira tudo no vídeo abaixo:

Como utilizar o Google Tables

Em primeiro lugar, para criar um novo projeto no Google Tables você precisa acessar tables.area120.google.com e no canto superior direito clicar em “New”. A plataforma oferece diversos modelos já prontos como o Simple Task Tracker, Kanban ou Agile Scrum Tracker, mas também é possível criar e personalizar o seu projeto. Para o usar o modelo basta selecioná-lo clicando em “Use template”.

Quais são as funcionalidades do Google Tables

Ao criar um projeto, você pode organizar suas informações com categorias e adicionar o tipo de coluna que desejar como prazo de entrega, objetivo, quando, última modificação, localização e tags. Ainda, você pode mudar a visualização das informações para grid layout, kanban layout, calendar layout, queue layout e map layout escolhendo qual opção se encaixa melhor no seu projeto. Você também pode organizar a ordem das informações conforme suas prioridades.

Formulários especiais do Google Tables

O Google Tables conta com formulários mais complexos que automaticamente organizam as informações dentro do projeto. Nos formulários, campos para título, tarefa, prazo, objetivo, quando, nova coluna, tags e mais são disponibilizados para serem preenchidos.

Outras configurações do Google Tables

O Google Tables também oferece mais três funcionalidades multidisciplinares:

  • Relationships: permite que você relacione um projeto ao outro diretamente.
  • Bots: automatizam ações.
  • + Add Table: importa dados de outro projeto ou de uma planilha Google para dentro do projeto.

Dessa forma, é mais fácil de compartilhar seu trabalho. Lembrando que é possível compartilhar o projeto com outras pessoas da sua equipe e empresa, assim como no Docs, Drive, Slides e demais aplicativos da Google. Além disso, é possível fazer uma pesquisa dentro do projeto facilitando a busca de uma informação específica.

Gostou da dica? Então, inscreva-se também no canal do YouTube da Conecta Nuvem para mais dicas e novidades Google!

Como usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail – VÍDEO

Bem-vindo ao Guia Definitivo do Gmail, uma série de posts para aproveitar o seu Gmail ao máximo – desde suas funcionalidades mais simples até as mais complexas. Hoje, você aprenderá como usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail – além de como utilizar os marcadores de importante do Gmail.

Você já sabe, pelos posts anteriores, que o Gmail foi criado há quase 20 anos e hoje conta com uma experiência rápida e eficiente, bloqueando quase 10 milhões de mensagens de spam e e-mails maliciosos a cada minuto e evitando a digitação de 1 bilhão de caracteres toda semana com seu recurso Smart Compose.

Além disso, nos posts anteriores, você aprendeu como criar e configurar uma nova conta no Gmail, como migrar sua conta Outlook para Google Workspace, como usar o Gmail offline e mudar o tema e também como personalizar a Caixa de entrada e criar grupos de e-mail.

No post de hoje, você aprenderá como usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail, mas se preferir pode conferir isso no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AsmZHszcIAU&t=1s

Como usar marcadores de e-mail no Gmail

  1. Em primeiro lugar, acesse o seu Gmail.
  2. Então, clique na barra de pesquisa na parte superior da tela.
  3. Logo depois, defina a configuração do seu filtro: “de”, “para”, “assunto”, “contém as palavras”, “não tem”, “tamanho”, “data entre”, “pesquisar” e “com anexo”.
  4. Em seguida, clique em “Criar filtro”.
  5. Depois disso, selecione a caixa “Aplicar o marcador” e atribua o filtro a um novo marcador ou a um marcador já existente.
  6. Logo após, selecione as demais caixas que marcam as opções que você deseja adicionar ao filtro – sugerimos sempre marcar a opção “Também aplicar filtro a x conversas correspondentes” a fim de organizar e-mails e conversas antigas também.
  7. Então, clique em “Criar filtro” novamente.
  8. Pronto! Agora você pode visualizar seu marcador da barra lateral esquerda do Gmail.

Lembrando que um e-mail pode estar em mais de um marcador. Ainda, você pode também criar um marcador dentro do seu marcador.

Criando um marcador dentro de um marcador do Gmail

  1. Em primeiro lugar, dentro do Gmail, clique na barra de pesquisa na parte superior da tela.
  2. Então, preencha os campos para configurar seu filtro (por exemplo, escolhendo e-mails que vão do domínio [email protected] para o domínio [email protected]) e clique em “Criar filtro”.
  3. Em seguida, selecione a caixa “Aplicar o marcador”, crie um novo marcador, dê um nome a ele, em “Organizar marcador em” selecione o marcador que deseja tornar principal e clique em “Criar”.
  4. Pronto! Dessa forma, um marcador ficará dentro do outro, criando uma “subpasta” – você poderá ver essa configuração na barra lateral esquerda.

Por último, você pode modificar a cor dos seus marcadores para tornar a organização visual.

Como modificar a cor dos marcadores do Gmail

  1. Em primeiro lugar, dentro do Gmail, clique em ︙.
  2. Então, clique na opção “Cor do marcador”.
  3. Selecione a cor que deseja aplicar ao marcador.
  4. Pronto! Agora seus marcadores estão organizados por cor.

Além dos marcadores, você pode utilizar os marcadores de importante do Gmail.

Como utilizar os marcadores de importante do Gmail

  1. Em primeiro lugar, acesse sua Caixa de entrada do Gmail.
  2. No início de cada e-mail, você poderá ver uma caixa de seleção, uma estrela e também uma seta. Então, clique na seta para marcar os e-mails importantes.
  3. Em seguida, clique na seta selecionada caso deseje retirar a marcação de importante.
  4. Pronto! Seus e-mails importantes e não importantes estão marcados.

Lembrando que a inteligência artificial da Google irá marcar automaticamente quais e-mails são considerados importantes, mas você deve sempre marcar e desmarcar os que não estão selecionados corretamente a fim ensinar a inteligência artificial a entender os níveis de importância dos seus e-mails.

E você sabe qual é a diferença entre arquivar e-mails do Gmail?

Ao arquivar um e-mail ele sai da Caixa de entrada e permanece apenas dentro do seu marcador. Caso você arquive um e-mail que não possui marcador, ele será direcionado para a pasta “Todos os e-mails” e você poderá localizar ele na barra lateral ou então pela ferramenta de pesquisa. Já ao excluir um e-mail ele é direcionado para a Lixeira e, caso não seja restaurado, é eliminado dentro de 30 dias. Dessa forma, se você quer tirar um e-mail da Caixa de entrada, mas precisará dele no futuro, a melhor opção é arquivá-lo.

Aprendeu como usar marcadores e diferença entre arquivar e excluir e-mail? Então fique ligado pois no próximo post do Guia Definitivo do Gmail você aprenderá como enviar arquivos grandes por e-mail de maneira otimizada e também como ativar as confirmações de leitura. Até a próxima!

Crie agendamentos de horários na Google Agenda – VÍDEO

As ferramentas do Google Workspace são uma mão na roda na hora de gerenciar o seu negócio. O Google Docs, Drive, Planilhas, Chat, Slides, Gmail e muitos outros aplicativos garantem um trabalho remoto integrado e eficiente entre a sua equipe. Porém – o que talvez você não saiba -, é que esse benefício se estende para quem está fora da empresa: agora, é possível criar agendamentos de horários na Google Agenda para reuniões online e encontros presenciais. Incrível, né?

No post de hoje, você aprenderá como fazer essa configuração. Contudo, se preferir, crie agendamentos de horários na Google Agenda com a ajuda do vídeo abaixo:

Como configurar a criação de agendamentos de horários

  1. Em primeiro lugar, clique em “Criar”, no canto superior esquerdo da tela, e veja se a opção “Agendamento de horários” aparece.
  2. Então, caso não apareça, clique na roda dentada no canto superior direito na tela e clique novamente em “Configurações”.
  3. Depois disso, desça a tela na aba “Geral” e selecione a caixa em “Agendamentos de horários”.
  4. Pronto!

Como criar agendamentos de horários na Google Agenda

Criando a Agenda de agendamento de horários:

  1. Em primeiro lugar, clique em “Criar”, no canto superior esquerdo da tela, e depois clique em “Agendamento de horários”.

  2. Então, preencha as informações: nome, duração dos horários, disponibilidade geral, janela de programação, disponibilidade ajustada e configurações dos eventos agendados.

  3. Depois disso, clique em “Próxima” e configure: foto e nome da página de agendamento de horário, local e videoconferência, descrição, formulário de reserva e lembretes e confirmação de agendamento.

  4. Por fim, clique em “Salvar” e pronto!

Como criar mais de uma Agenda para agendamento de horários

  1. Em primeiro lugar, clique em “Criar”, no canto superior esquerdo da tela, e depois clique em “Agendamento de horários”.
  2. Então, preencha as novas informações: nome, duração dos horários, disponibilidade geral, janela de programação, disponibilidade ajustada e configurações dos eventos agendados.
  3. Depois disso, clique em “Próxima” e configure diferentemente: foto e nome da página de agendamento de horário, local e videoconferência, descrição, formulário de reserva e lembretes e confirmação de agendamento.
  4. Por fim, clique em “Salvar” e pronto: agora você possui uma segunda agenda de Horários Disponíveis!

Como editar a Agenda de agendamento de horários na Google Agenda

  1. Em primeiro lugar, vá até sua Google Agenda.
  2. Logo após, você poderá visualizar eventos com o símbolo ⊞ – esses são os agendamentos de horários.
  3. Então, para editá-lo, clique no evento e depois clique no pequeno lápis de edição na parte superior da caixa de informações do evento.
  4. Dessa forma, a caixa de edição da agenda abre novamente e é possível editá-la.
  5. Por fim, modifique as informações que desejar, clique em “Salvar” e pronto!

E aí, pronto para utilizar os horários disponíveis da Google Agenda? Então não deixe de nos seguir em nosso canal do Youtube para mais dicas como essa!

Como controlar as horas extras feitas no período noturno?

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Trocar o dia pela noite não é uma tarefa fácil quando envolve trabalho, né? Afeta tanto a saúde física quanto mental, além de interferir na vida social. Como forma de compensar os prejuízos, a CLT garante um bônus para quem trabalha à noite. O adicional noturno é pago para os trabalhadores CLT que exercem suas funções a partir das 22h até as 5h. 

Ou seja, mesmo que o trabalhador não fique até as 5h, se trabalhar até depois das 22h, já recebe o adicional noturno. No entanto, existem algumas ocasiões em que o colaborador passa das 22h sem necessidade e recebe o benefício.

Isso acontece, por exemplo, quando ele não se organiza para executar as tarefas que tem durante a jornada diária. Dessa forma, ultrapassa o horário de trabalho e, se fizer isso com frequência, prejudica o financeiro da empresa.

É claro que existem ocasiões em que o horário noturno se faz necessário. Porém, muitas vezes não é o caso e elas acontecem sem autorização dos gestores. Quer entender como funciona o pagamento do adicional noturno e como evitá-lo? Continue lendo esse post para descobrir!

O que diz a CLT?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o pagamento do adicional noturno se dá no trabalho feito entre 22h e 5h. A remuneração será feita com acréscimo de pelo menos 20% sobre a hora trabalhada. 

Além disso, a hora do trabalho noturno é computada como de 52 minutos e 30 segundos, não de 60 minutos. Mesmo com a reforma trabalhista aprovada em 2017, o pagamento do adicional noturno não mudou. Ademais, a CLT ainda proíbe que menores de idade trabalhem no período das 22h às 5h

Como evitar o pagamento do adicional noturno

Antes de tudo, vale ressaltar que as orientações desse post valem para quem não foi contratado para exercer a jornada noturna. O objetivo é evitar que sua empresa seja lesada em situações desnecessárias.

Agora, vamos ao que interessa. Quais recursos usar para não precisar lidar com as horas extras à noite e, consequentemente, com o adicional noturno? A palavra-chave é: organização. É fundamental que o colaborador distribua as tarefas de forma organizada para conseguir executar todas elas durante o expediente.

Contudo, muitas vezes só a organização não ajuda a evitar as horas extras. Pensando nisso, a Conecta desenvolveu um software que vai solucionar esse problema: o Conecta Control.

Conheça o Conecta Control

Vantagens do Conecta Control no controle de horas

O Conecta Control ajuda a monitorar o horário dos seus colaboradores. Assim, ele permite que o acesso às ferramentas de trabalho seja limitado às horas pré-determinadas pelos gestores. 

A principal função do Conecta Control para evitar o pagamento do adicional noturno é o Logout Avançado. Com ele, os usuários são desconectados automaticamente das ferramentas de trabalho no horário definido. Você organizar os usuários em grupos para facilitar na hora de escolher o horário limite, por exemplo.

Ou seja, acabou o horário do expediente e ele está devidamente configurado no Conecta Control? O usuário perde o acesso ao Google Workspace naquele dia e só pode voltar no horário definido para o dia seguinte.

Caso a hora extra seja necessária, o colaborador deverá pedir autorização para o gestor, que irá configurar o horário daquele dia. Desse modo, todos ficam de acordo com a jornada extra e ninguém é surpreendido negativamente.

Com o Conecta Control, além do logout das ferramentas no desktop, o usuário não pode acessá-las no mobile também. Sendo assim, ele não poderá enviar emails fora do horário do expediente, o que já configura como hora extra. 

O Conecta Control é a ferramenta que vai agir efetivamente para evitar qualquer hora extra sem autorização. Isto é, nada de surpresa no final do mês. Você não terá que pagar adicional noturno a funcionários que não poderiam fazer jornada extra.

Por que evitar o pagamento do adicional noturno

Em primeiro lugar, é importante evitar que o adicional noturno aconteça sem autorização para não ter problemas judiciais. Sua empresa pode sofrer com processos se o adicional não for pago corretamente. Dessa forma, o melhor jeito é evitar que ele aconteça.

Além disso, o pagamento do adicional noturno de colaboradores que não devem trabalhar neste horário afeta o caixa da empresa. Imagina se todos os colaboradores resolvem fazer hora extra na jornada noturna? Não há financeiro que resista!

No último post do blog, nós falamos sobre governança corporativa e o quanto ela é essencial para o bom funcionamento da empresa. Um dos tópicos importantes sobre a governança é que ela requer previsibilidade financeira. 

O Conecta Control proporciona isso, já que evita as horas extras não autorizadas. Além de ajudar a evitar processos judiciais, o nosso software ainda contribui para a governança corporativa. Leia “Como ter mais governança corporativa com o Google Workspace e o Conecta Control” e saiba mais.

E você, leitor, o que achou das nossas dicas sobre como evitar o adicional noturno? Já conhece os nossos produtos que ajudam na gestão de pessoas? Conta para a gente na Comunidade da Conecta!

Como ter mais governança corporativa com o Google Workspace e o Conecta Control

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Para uma empresa funcionar bem e gerar resultados, é preciso que seus donos, sócios, acionistas, gestores e funcionários estejam alinhados. É necessário buscar a melhor administração para o negócio, de modo que ele seja o mais transparente possível. Diante disso, criou-se um sistema para dar mais longevidade e otimizar o valor econômico da empresa. Esse sistema é conhecido como governança corporativa.

Governança corporativa com o Google Workspace

A governança corporativa engloba boas práticas para se ter eficiência na gestão empresarial e fortalecer a instituição. Além disso, ela busca alinhar os interesses dos administradores da empresa às vontades dos donos. Assim, as chances de haver erros diminuem bastante.

Para entender melhor como a governança corporativa é benéfica para o seu negócio, continue lendo esse post. Nós também vamos te mostrar como a Conecta pode te ajudar a inserir boas práticas na sua empresa. Desse modo, ela ganhará mais valor e pode até ter mais facilidade para captar recursos!

Princípios da governança corporativa

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define quatro princípios básicos para o sistema. São eles: transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa.

Mind Mapping Governança Corporativa

A transparência consiste na apresentação de todas as informações que sejam de interesse das partes que atuam na empresa. Ou seja, não limitar os relatórios apenas às informações exigidas por leis ou regulamentos. Além das questões financeiras, é importante relatar toda a parte organizacional da empresa. É preciso dizer o que está sendo feito para preservar os valores do negócio.

De acordo com o IBGC, a equidade determina que todos os sócios e as demais partes interessadas da empresa devem ser tratadas igualmente. Não se pode esquecer quais são seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Já a prestação de contas exige que a parte financeira seja reportada regularmente de forma concisa e compreensível. Os agentes da governança corporativa devem assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões.

Por fim, a responsabilidade corporativa requer que os agentes da governança zelem pela parte financeira e pelo sistema da empresa. É necessário levar em consideração diversos tipos de capitais, como o financeiro e o intelectual, a curto, médio e longo prazo.

Boas práticas governança corporativa.

  1. Transparência

  2. Equidade

  3. Prestação de contas

  4. Responsabilidade corporativa

  5. Google Workspace + Conecta Control

Como o Conecta Control e o Google Workspace podem ajudar

Ambas as ferramentas prezam pela transparência, princípio importante da governança corporativa. Contudo, elas vão além. Auxiliam diretamente no controle dos processos da empresa e também priorizam a segurança e proteção de dados.

O Conecta Control, por exemplo, regula os horários dos funcionários, impedindo que eles façam horas extras sem autorização. Essa função atinge, principalmente, as finanças da empresa. Além disso, interfere na organização das demandas e dos processos, exigindo boa administração para a execução das tarefas.

O Conecta Control também controla os acessos dos colaboradores às ferramentas da empresa. Desse modo, ele impede que as informações sejam acessadas por qualquer pessoa, a qualquer hora e lugar. Isso também auxilia na organização dos processos.

Já o Google Workspace permite que as informações da empresa estejam seguras, mas disponíveis aos interessados. Ele permite que os colaboradores trabalhem em conjunto ao mesmo tempo, mas sem permitir o acesso de pessoas indesejadas.

O uso do Google Workspace, que pertence a uma empresa referência em segurança de dados, é bem visto por donos e sócios. Suas diversas ferramentas colaborativas contribuem para uma gestão eficiente.

GUIA gratuito: tour pelo google workspace

Benefícios da governança corporativa

Quanto mais implementada a governança corporativa for, mais consolidada no mercado a empresa será. Ela terá mais respeito e será mais valorizada. Além disso, as boas práticas elaboradas pensando na evolução da empresa trazem confiança dentro e fora da organização.

Como um dos pilares deste sistema é a prestação de contas, a empresa passa uma boa imagem. Do mesmo modo, mostra que busca medidas para evitar casos de corrupção.

A governança corporativa também traz mais controle para os processos da organização. Isso quer dizer que as chances de falhas são menores. Tudo isso atrai a atenção dos investidores, gerando mais valor de mercado para a empresa.

Case de sucesso

A Conecta possui um case de sucesso no quesito governança corporativa. Trata-se da Cottonbaby, que com a nossa ajuda, implementou uma nova cultura organizacional. Dessa forma, conseguiu dar mais controle e visão de execução das tarefas dos usuários. 

A gestão de dados também foi aprimorada com os princípios da governança. Para saber quais foram os desafios e as soluções implementadas, acesse o relatório no nosso site.

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Aproveite e conheça as nossas redes sociais, que nós atualizamos frequentemente com dicas e tutoriais.

Para você, leitor, como a governança corporativa vem sendo aplicada na sua empresa e em seus processo? Você acredita que a governança corporativa ajuda as empresas a terem mais eficiência na gestão empresarial e a fortalecer a instituição? Compartilha suas opiniões com a gente na Comunidade da Conecta!