No vídeo de hoje nossa especialista Google Cloud, Ana Felix, vai compartilhar com vocês três formas de alterar o plano de fundo durante uma vídeo chamada na ferramenta Google Meet.
Ficou interessado no assunto? Então, confira o vídeo!
Explicação:
Como citado anteriormente, existe mais de uma forma de trocar o plano de fundo do Google Meet. Conheça as opções:
Primeiramente, apenas desfocar o fundo, podendo ser mais ou menos suave:
Depois, utilizar uma foto do banco de imagens do próprio Google Meet;
E por último, fazer upload de uma foto que esteja no nosso computador.
Para acessar essas funções do Google Meet 2021 basta clicar no botão de “três pontinhos” ao meio do botão de sair da chamada e apresentar agora.
E-book:
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Melhore seu Google Workspace com o Conecta Suite
Que tal uma ferramenta que reúna todas as funções do Google Workspace dentro de um único lugar? Estamos falando do Conecta Suite, um painel de soluções que possibilita o acesso à novas configurações, relatórios e funções que antes só os próprios usuários da conta poderiam configurar.
Ou seja, o Conecta Suite é ideal para empresas com grande fluxo de funcionários, tornando os processos muito mais ágeis e centralizados. Então, acompanhe nosso Blog para mais dicas e aproveite para se cadastrar em nossa newsletter: https://conectanuvem.com.br/
O trabalho híbrido vem sendo discutido com frequência e ganhando cada vez mais adeptos no mundo corporativo. Isso se dá porque ele surge como uma alternativa ao home office e ao trabalho presencial. Tem gente, por exemplo, que descobriu ser mais produtivo no home office. No entanto, outras pessoas preferem comparecer ao trabalho durante o expediente. Há também quem prefira ir ao escritório alguns dias na semana para ter algum contato com os colegas. No trabalho híbrido, você contempla todos esses perfis sem prejudicar ninguém.
Um deles é o de fazer a gestão de pessoas de forma eficaz e democrática, de modo que nenhum colaborador se sinta excluído. Para te ajudar a resolver esse problema, trazemos algumas dicas do que fazer quanto a isso.
Vantagens do trabalho híbrido
Primeiramente, vamos explicar por que muitas empresas têm falado sobre o trabalho híbrido. Esse modelo dá mais autonomia aos colaboradores. Assim, eles podem escolher a melhor forma para cumprir suas tarefas. Isso estimula a criação e os incentiva a serem mais produtivos, além de contribuir para o bem-estar de cada um. Dessa forma, eles se tornam mais responsáveis e encontram a forma mais eficiente de organização.
A flexibilidade e a liberdade também são dois fatores muito positivos do trabalho híbrido. Isso tudo influencia na qualidade de vida dos funcionários. Eles se sentem mais motivados e valorizados. Permitir que os colaboradores tomem decisões sobre o que é melhor para eles demonstra confiança. Mostra que você acredita que ele vai cumprir os prazos e entregar as tarefas sem estar sob constante supervisão. Com isso, ele trabalha com mais propósito e gera, inclusive, mais resultados.
O trabalho híbrido ajuda a reduzir custos. Além disso, o turnover da empresa também cai, já que os funcionários se sentem bem trabalhando lá. Um bom ambiente é importante para que o colaborador escolha continuar representando a instituição.
Dicas para fazer a gestão de pessoas no trabalho híbrido
Boa comunicação
Em qualquer modelo de trabalho, a comunicação é fator-chave para uma gestão bem sucedida. No trabalho híbrido é ainda mais necessário comunicar-se de forma clara e eficiente. Como parte da equipe estará no escritório e outra não, podem surgir alguns ruídos nas mensagens.
Então, é preciso prestar atenção em dobro para não haver mal-entendido. Da mesma forma, o time inteiro precisa estar em contato para que o trabalho flua. Caso contrário, a produção pode ficar travada e atrapalhar todo o processo.
Encontre a melhor ferramenta para que as pessoas possam conversar em tempo real. Muitas vezes, o WhatsApp não é a melhor opção. Os grupos ajudam, mas comunicar-se o tempo todo por lá pode ser contraproducente. No aplicativo chegam mensagens dos mais variados tipos e, com isso, as pessoas podem se distrair e perder o foco.
Cultura do feedback
O feedback é parte importantíssima do trabalho. Todo mundo gosta de saber onde está acertando e onde está errando. O feedback incentiva e ajuda a melhorar a qualidade da produção. Se o funcionário está no caminho certo, por exemplo, ele vai buscar aprimorar o trabalho. Caso ele esteja cometendo erros, vai saber o que deve fazer para ser elogiado.
E esse retorno não precisa ser dado pessoalmente, já que estamos falando de trabalho híbrido. É importante que seja olho no olho, mas também é possível fazer isso em chamadas de vídeo. Quanto mais próximo o contato, melhor. Fazer uma avaliação do time como todo também é válido, mas sem deixar de lado as individualidades. Assim, você mostra que está atento às particularidades de cada trabalhador. É fundamental demonstrar que você reconhece que cada membro do time é único.
Ferramentas auxiliares
A tecnologia é indispensável para qualquer modelo de trabalho. O uso de ferramentas facilita a comunicação e agiliza processos. Além disso, ajuda na organização e no fluxo de trabalho. Fazer a gestão de equipes sem o uso dessas ferramentas só vai tornar tudo mais difícil.
As plataformas com armazenamento em nuvem são uma ótima pedida para o trabalho híbrido. Oferecem segurança dos dados e permitem que as informações sejam acessadas fora do escritório. Dessa forma, os colaboradores conseguem trabalhar em qualquer lugar.
Já na área da comunicação, o Google Chat e o Slack costumam funcionar muito bem para trabalhos em grupo. Faça uma pesquisa e descubra qual ferramenta se encaixa melhor à sua demanda. Os colaboradores também podem opinar, já que eles vão usar.
Uso do Google Workspace
Falando em armazenamento em nuvem, o Google Workspace é a ferramenta ideal para as equipes interagirem melhor. Além de ter o selo Google de qualidade, possui características para facilitar o trabalho à distância. Os aplicativos do Google são integrados uns aos outros e proporcionam maior interatividade para o time. A equipe que trabalha em conjunto consegue acompanhar o que está sendo feito em tempo real.
Docs, Planilhas e Apresentações são apps de destaque dentro do Workspace, mas existem outros que ajudam o trabalho híbrido. No artigo “Problemas no Outlook? Conheça o Google Workspace” você consegue ver ainda mais vantagens.
Interação entre os times
Por fim, proporcione momentos de interação entre as pessoas, principalmente entre aquelas que vão dividir trabalhos. Um bom relacionamento influencia muito na qualidade do trabalho apresentado. Quanto mais os colaboradores se conhecerem, maiores são as chances de produzir bem em conjunto.
Trabalho híbrido é tendência
Conforme dito no começo do texto, existem muitas empresas interessadas em aderir ao trabalho híbrido. O atual momento é de transição, mas uma boa gestão é capaz de fazer funcionar. Esse modelo traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. Não perde em produtividade nem em organização e ganha funcionários mais engajados no trabalho.
Há muito mais prós do que contras na implantação do trabalho híbrido. É claro que exige tempo de adaptação, como qualquer modelo de trabalho. Então, é necessário ter muita conversa entre gestores e colaboradores e ouvir o que eles têm a dizer. A contribuição de todos é essencial para um ambiente de trabalho melhor. Que tal experimentar? 😉
O trabalho remoto não passou a ser discutido por causa da pandemia de Covid-19. Antes disso, muitas empresas já estudavam essa possibilidade. No entanto, com a chegada do coronavírus no Brasil, o home office foi implantado às pressas por segurança. Como a esperança era de que fosse algo que passaria logo, não houve uma estruturação. Os colaboradores e a empresa foram se adaptando ao trabalho à distância conforme dava.
Hoje, porém, a discussão sobre esse modelo de trabalho é cada vez mais forte. Engana-se quem acha que o trabalho remoto vai acabar quando a maior parte da população estiver vacinada. Muitas empresas notaram que os colaboradores podem, sim, ser produtivos sem estar no escritório. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, 58% dos brasileiros se sentem mais produtivos ou significativamente mais produtivos no home office.
Contudo, para dar certo, é preciso que haja uma cultura de trabalho remoto na organização. É algo benéfico para ambas as partes, mas todos precisam se engajar nessa missão. Vale lembrar que essas atitudes servem para qualquer lugar em que o colaborador estiver. O “anywhere office” é uma tendência que vem se expandindo em todo o mundo. O time de RH e os gestores precisam estar unidos para essas mudanças darem certo.
Como promover a cultura do trabalho remoto
Comunicação é essencial
O trabalho remoto traz muitas vantagens, mas também pode gerar insegurança em alguns colaboradores. Isso tende a ocorrer principalmente se a empresa adotar o modelo híbrido. Quem está em casa pode se sentir excluído por achar que há interação maior entre quem está na empresa.
Além disso, os colaboradores precisam lembrar que o único jeito do trabalho fluir é se comunicando. Porém, não basta somente dizer isso, é preciso dar o exemplo. Estimule videoconferências para os funcionários criarem conexões. Faça parte delas também. Não só reuniões de projetos, mas encontros mais descontraídos.
Falar só de trabalho pode gerar exaustão na equipe. E é sempre importante lembrar que existem pessoas ali, não são apenas trabalhadores. Isso só é possível se o time também puder conversar sobre coisas mais pessoais, por exemplo.
Outro fator de importância é estar aberto a ouvir. Os gestores e o time de RH devem se interessar pelo que os funcionários têm a dizer. Assim, todos se sentem parte da empresa e reconhecem seu valor ali. Isso é transformador, principalmente quando se quer construir algo em conjunto. E ainda motiva a equipe, fazendo com que ela trabalhe com propósito.
Tecnologia é a grande aliada do trabalho remoto
A evolução das empresas só é possível com o uso de boas ferramentas tecnológicas. Sendo assim, o trabalho remoto só vai render frutos se usar as plataformas que mais se encaixam às demandas dos colaboradores.
Converse com os principais alvos dessa decisão: os funcionários. Peça sugestões, avalie com calma. Lembre-se: é um investimento. Precisa dar retorno. Não adianta optar por uma ferramenta que promete mil coisas, mas que a usabilidade é ruim. O objetivo é facilitar, não colocar mais obstáculos. Então, a participação do time na hora de decidir pode contribuir para o sucesso dessa medida.
Treinamentos ajudam
Os colaboradores precisam aprender a usar as plataformas implementadas pela empresa. Nem todo mundo consegue se familiarizar com elas sem nenhuma orientação. Assim sendo, ofereça os treinamentos para todos tirarem dúvidas. Já deu para perceber que é totalmente possível fazer isso online e à distância.
Os treinamentos mostram que a empresa está investindo em meios para facilitar o trabalho. Além do mais, proporciona mais conhecimento aos colaboradores. É uma situação de ganha-ganha, contribuindo para o aumento da satisfação dos funcionários.
Apoie novos hábitos no trabalho remoto
A organização e o planejamento são fundamentais para a execução de qualquer trabalho. Por isso, incentive os colaboradores a criarem esse hábito. Para quem é usuário do Google Workspace, os aplicativos da Agenda e do Keep são boas opções para usar. A equipe também pode sugerir outras opções para que todos possam ter um trabalho remoto mais tranquilo.
No entanto, um bom trabalho vai muito além de cumprir o horário do expediente. Promover aulas que ajudam no bem-estar contribui para ter funcionários mais dispostos e motivados. Logo, também acabam sendo mais produtivos.
A pandemia mostrou que é preciso dar uma atenção especial para a saúde mental. Se a empresa não tiver recursos para oferecer aulas online, pode pelo menos incentivar a procura. Isso já demonstra preocupação e faz o funcionário valorizar ainda mais o lugar onde trabalha.
Incentive o respeito aos horários
Uma das desvantagens do trabalho remoto é que muita gente acaba trabalhando mais tempo do que deveria. Seja pela sobrecarga, pela falta de organização ou por perder a noção do tempo. Isso acaba gerando desgastes nos colaboradores. Consequentemente, eles rendem menos e podem cometer mais erros.
As horas extras já eram um grande motivo de preocupação para as empresas. A questão ficou ainda mais crítica na pandemia. Diante disso, é preciso bater na tecla do respeito aos horários. Não só falar sobre, mas impedir que isso aconteça. O Conecta Control, ferramenta da Conecta, atua nesse problema. Ele limita os horários de acesso ao Google Workspace, impedindo que a hora extra aconteça.
Os colaboradores devem trabalhar pelo tempo que está no contrato para que ninguém saia prejudicado. No post “Confira os 5 maiores problemas das horas extras” nós mostramos mais motivos para se atentar à questão.
Por fim, aproveite o Guia de Gestão Remota que oferecemos gratuitamente nessa publicação. Lá você confere detalhes de como coordenar uma equipe a distância e manter a produtividade do time. Para construir um ambiente agradável, é preciso ter a participação de todos. Ainda mais quando se trata de trabalho remoto, algo que afeta o convívio da equipe. Portanto, lembre os colaboradores do senso de união que deve ser a base de toda e qualquer mudança. Só assim é possível promover uma cultura inclusiva que consiga romper barreiras da distância física.
No vídeo de hoje nosso especialista Google Cloud, Ricardo Araújo, vai mostrar formas de organizar melhor os seus Usuários no Google Workspace (antigo G Suite).
Ficou interessado no assunto? Então, confira o vídeo!
Explicação do vídeo:
No Google Workspace existe uma lista com todos os Contados da sua Empresa. Para ver ela, Você e seus usuários podem ver ela no Google Contacts na parte de “Diretório”, do lado esquerdo.
Esses contatos são com os dados dos seus usuários do domínio, e você como Administrador pode Editar e organizar esses dados. Isso é muito útil, pois você consegue mudar informações de todos da empresa. Como por exemplo: o Cargo, Departamento, telefone ou ramal e mais! Assim não é preciso mais fazer aquelas planilhas com dados que muitas vezes ficam desatualizados.
Edite os dados no Painel de Controle do Google Workspace:
Do mesmo modo que a maneira citada acima, é possível também editar as informações diretamente no painel de controle. Confira como:
Primeiramente, dentro do Painel do Google, acesse as informações do Usuário;
Depois acesse a lista de diretórios do Google Contados;
Por último, veja o resultado.
Melhore seu Google Workspace com o Conecta Suite
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O avanço da vacinação contra a Covid-19 tem permitido que as empresas voltem a planejar um retorno ao escritório. E o jeito de conciliar os benefícios do home office com os do ambiente presencial é o trabalho híbrido.
Ele consiste na alternância entre os dois regimes de trabalho e permite maior flexibilidade. Assim, os times conseguem se entrosar mais, trabalham melhor e podem ser mais produtivos. Além disso, esse modelo ajuda a reduzir custos para a empresa.
Uma pesquisa global feita pela Accenture mostra que o trabalho híbrido é desejado por colaboradores e por empresas. No entanto, esse modelo ainda gera muitas dúvidas e inseguranças, principalmente por parte dos trabalhadores.
Quando as empresas mandaram seus funcionários para o home office, a maioria ocorreu na base do improviso. Como muitas pessoas – e empresas – se agarraram à certeza de que seria provisório, só foram levando. Passou-se um ano e três meses de pandemia. Alguns acabaram investindo em equipamentos de trabalho, outros não puderam ou não quiseram. Contudo, ao adotar o trabalho híbrido, é preciso que o colaborador tenha estrutura para isso.
Ou seja, a empresa precisa olhar com atenção para o home office dos funcionários. Para que todos consigam ser produtivos, precisam ter os meios necessários. O trabalho remoto é uma extensão do trabalho presencial. O trabalho híbrido é um jeito de fazer com que os dois mundos caminhem juntos da forma mais harmônica possível. Se a ideia é adotar esse regime, o home office não pode ser negligenciado.
É preciso mudar a cultura da empresa para que o trabalho híbrido seja encarado com a mesma importância que o trabalho presencial. É fundamental que nenhum colaborador se sinta diferente dos outros por trabalhar em casa ou no escritório. Todos são igualmente importantes e devem trabalhar em conjunto. Só assim a empresa pode atingir os resultados que espera.
Além disso, os gestores precisam aprender a coordenar seus times à distância e presencialmente. É preciso lembrar, sempre, que parte da equipe não estará ali por diversos motivos. Os que estão não podem ser privilegiados nem receber tratamento diferenciado por isso. Então, certamente vão existir obstáculos.
Adaptação ao trabalho híbrido
A adequação ao “novo normal” foi feita às pressas por uma questão de preservação da saúde de todos. Agora, há quem já tenha se acostumado com o trabalho remoto e tenha criado uma rotina. Porém, ter alguns encontros no escritório – após a vacinação e com cuidado, claro – pode ser muito benéfico.
O trabalho híbrido também exige adaptação. Essa mudança vai acabar alterando o cronograma e a rotina de todos. No começo, muitos colaboradores podem se sentir perdidos e resistir ao retorno. No entanto, é muito importante relembrar os motivos para a adoção desse regime.
Um time que se conhece consegue trabalhar de forma mais fluida. Além disso, é uma forma de retomar a vida aos poucos e de ter um contato social. Essa parte pode parecer assustadora para alguns colaboradores. Apesar de toda a transformação, o trabalho no escritório ainda tem seu valor. As reuniões de brainstorm, por exemplo, tendem a funcionar melhor no presencial.
No caso dos gestores, eles já puderam entender que gestão não se faz só pessoalmente. Foi preciso usar os recursos disponíveis para fazer “milagre”, mas funcionou. Agora, como o trabalho híbrido é algo para ser pensado com calma, vale fazer uma análise das principais dificuldades. Assim, é possível construir esse modelo da melhor forma possível para ambas as partes.
Nessa etapa, também é muito importante ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Questione o que eles esperam disso, quais são as principais necessidades, etc. Essa atitude deve se repetir conforme o tempo for passando para avaliar se está funcionando. Para além dos resultados, o bem-estar dos funcionários também deve ser levado em consideração.
Recursos
Como o trabalho híbrido vai ser uma implementação da empresa, ela precisa arcar com isso. No entanto, dependendo da quantidade de colaboradores, não dá para fazer tudo de uma vez. Isso pode acabar adiando os planos. Por isso, é necessário estudar com cautela qual é o melhor jeito de colocar o trabalho híbrido em prática.
Alguns funcionários, por exemplo, trabalharam todo esse tempo sem um ambiente adequado para isso. Mas, nesse caso, não havia outra opção, já que era algo de improviso e temporário. A partir do momento em que a empresa escolhe manter os funcionários em casa, é preciso oferecer suporte. Cada empresa sabe dos recursos que dispõe e o que pode fazer com eles.
Ferramenta pode ajudar gestores
O uso de softwares se mostrou ainda mais necessário durante a pandemia. Todavia, a volta ao trabalho presencial ou o trabalho híbrido não anulam a importância dessas ferramentas. Elas funcionam em todos os modelos de trabalho, já que se propõem a agilizar processos.
Inclusive, existe uma plataforma que facilita muito a rotina, principalmente a dos gestores. Uma migração tão importante exige planejamento e organização. E a Conecta possui um software que atua diretamente nisso, o Conecta Suite. Quer saber mais? No post “Razões para sua empresa aderir ao Conecta Suite” você encontra mais detalhes.
O trabalho híbrido exige uma análise cautelosa para ser implementado. No campo das ideias é ótimo, mas dá para colocar em prática? Não adianta instaurar esse modelo de trabalho e deixar todo mundo perdido e desamparado. Por isso, tenha cautela e estratégia para implementar essas mudanças.
Quem já é adepto do Google Workspace sabe que tem na mão uma ferramenta que facilita muito o dia a dia. Com ele, empresas puderam ver a gestão do time ficando mais organizada e controlada. Porém, existem algumas coisas que atrapalham o uso das ferramentas do Google.
Primeiramente, se você chegou até aqui e ainda não é um usuário do Google Workspace, está perdendo tempo. Se para usuários comuns ela já é vantajosa, para empresas é ainda mais. Ela oferece segurança dos dados, armazenamento em nuvem, um e-mail de domínio próprio e muito mais.
O Google Workspace foi desenvolvido para tornar a vida corporativa mais ágil e interativa. E se isso já era importante antes, em tempos de pandemia é ainda mais. Usando o Workspace, a comunicação fica mais simples e fluida.
Recentemente, o Google anunciou novidades para aperfeiçoar a plataforma. As incrementações foram feitas pensando principalmente em quem está em home office ou no regime híbrido.
No entanto, isso não quer dizer que elas não funcionem no trabalho presencial. Muito pelo contrário, inclusive. Ou seja, é uma plataforma versátil, que funciona em qualquer regime de trabalho. No post “Google I/O 2021: 5 novidades anunciadas no Google Workspace” nós damos mais detalhes.
Se você quer dicas de como usar o Google Workspace da melhor forma, continue com a gente!
O que não fazer no Google Workspace
Para te ajudar, vamos pontuar alguns erros de alguns dos apps do Google Workspace. Você certamente não quer perder nenhum e-mail importante, né? Então, preste atenção na hora de mandar imagens. Você sabia que colocar uma imagem no e-mail pode levar a mensagem direto para o spam? Pois é, o ideal é colocar por meio do Drive ou por HTML para garantir que a mensagem vai chegar.
Outro erro comum é achar que fazer o upload de arquivos de Word e Excel no Drive é uma boa ideia. Não é. Se você quer continuar tendo bastante espaço disponível no seu Drive, faça a conversão dos arquivos. Nós, da Conecta, preparamos um tutorial de como fazer isso e continuar aproveitando o espaço do Drive.
Já no Google Agenda, não crie eventos demais, nem agendas demais e não envie e-mails para muitos convidados. O Google possui um limite para cada uma dessas funções. Além de atrapalhar a organização, você pode acabar sendo ‘barrado’. Se você atinge o limite imposto por eles, pode ter suas atividades restritas.
O Forms também faz parte do Google Workspace. Nesse app, é importante limitar a resposta a uma pessoa. Assim, você consegue ter uma resposta mais exata dos questionários que você produz. Se você deixa a opção em aberto, a mesma pessoa pode votar muitas vezes e influenciar o resultado.
Como melhorar a gestão do Workspace
Sozinho, o Google Workspace já facilita muito a gestão das equipes. Contudo, existe um jeito de fazer com que as funções dele sejam aprimoradas. Com o Conecta Suite, você ajuda o time de RH e o time de TI também! Você consegue evitar problemas com horas extras, por exemplo. Também pode limitar acessos a dados importantes da sua empresa.
Dá até para monitorar o que os colaboradores fazem usando o perfil corporativo. Dessa forma, você evita procrastinação e consegue agir no problema diretamente. Consegue padronizar assinaturas de e-mail, dando profissionalismo a todos os funcionários. São detalhes que fazem toda a diferença no planejamento da empresa.
Por fim, o software da Conecta que incrementa o Google Workspace oferece um período de teste gratuito. Você consegue experimentar todas as funções e ver como o Conecta Suite atua na prática. Que tal conhecer a plataforma sem compromisso? Você não precisa cadastrar um cartão de crédito para fazer o teste. É gratuito mesmo. Aproveite!
Durante o mês de junho o Google lançou diversas novidades em seus produtos, sendo uma delas a atualização do Google Meet. Atentos a isso, nós fizemos um tour pelas novas funcionalidades da plataforma e comparamos com a versão anterior. Entretanto, não entramos em tantos detalhes. Por isso, atendendo as sugestões deixadas nos comentários por vocês, hoje vamos ensinar como fazer o compartilhamento de tela no novo Google Meet.
Como apresentar a tela no Google Meet
No vídeo de hoje, nossa especialista Google Cloud vai ensinar como fazer o compartilhamento de tela na plataforma Google Meet. Confira o passo a passo:
Primeiramente, inicie uma chamada;
Deixe que o Meet use sua câmera e microfone;
Depois, aperte no botão de apresentar agora. Ele está no meio do menu, ao lado dos “três pontinhos”;
Por último selecione qual opção de apresentação você quer.
Dicas Google Meet – Assista também:
Quer assistir outros vídeos como esse? Então, confira os que estão logo abaixo:
Google I/O 2021: novidades que vão impactar seu time: clique aqui!
O Google Meet está de cara nova, confira as atualizações da plataforma: clique aqui!
Melhore seu Google Workspace com o Conecta Suite
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O período de pandemia que vivemos gerou mudanças drásticas na vida de todo mundo. Em maior ou menor grau, todos tivemos que nos adaptar de alguma forma ao “novo normal”. Como fomos pegos de surpresa, não houve tempo para nos acostumarmos. Com as empresas não seria diferente. No entanto, muitas conseguiram se reinventar na crise e aumentar o faturamento.
Um estudo da multinacional Accenture divulgado em abril deste ano mostrou um dado interessante. Empresas que investiram em tecnologia na pandemia tiveram um aumento de receita cinco vezes mais rápido do que os concorrentes.
Fica cada vez mais difícil manter uma empresa se ela não está presente na internet. O digital é parte importante do nosso dia a dia. Portanto, um investimento que parece caro pode dar mais retorno do que soluções aparentemente mais simples.
Contudo, não adianta apostar só nisso. Se você não tem uma boa gestão, por exemplo, o dinheiro gasto pode ir por água abaixo. É indispensável ter bons gestores na empresa, bom planejamento e organização.
Os cases de sucesso incluem profissionais que se adaptaram ao trabalho remoto e se mantiveram produtivos. Um time que funciona bem à distância tem influência de um gestor competente. A junção desses fatores levaram algumas empresas a aumentarem o faturamento.
Invista em Tecnologia
Investir em tecnologia é muito mais do que comprar equipamentos de última geração. A tecnologia ajuda a reduzir burocracias, otimizar processos e reduzir custos. Ela influencia na produtividade dos colaboradores e auxilia o trabalho dos gestores. Dessa forma, é possível ter um faturamento maior.
Outro fator importante é saber tomar as decisões corretas para não perder tempo nem dinheiro. A Matriz de Eisenhower, por exemplo, foi desenvolvida para atuar nessa questão. Ela ajuda a priorizar tarefas e visualizar melhor quando cada coisa deve ser feita. Assim, a equipe não perde tempo e consegue focar no que realmente importa.
A Matriz de Eisenhower divide as demandas em quatro quadrantes, das mais urgentes às menos urgentes. Desse modo, é possível definir por onde começar e eventualmente eliminar o que não for importante.
Isso traz agilidade e produtividade, impactando diretamente no faturamento da empresa. Pensando nisso, nós montamos uma planilha gratuita da Matriz de Eisenhower para te ajudar. Você poderá colocar em prática agora e começar a colher os resultados logo.
Outras dicas para um faturamento maior
Prospecção de clientes
Se você tem uma empresa de tecnologia, sabe que é preciso prospectar clientes. É uma atividade mais trabalhosa, mas que ajuda no faturamento da sua empresa. Quanto mais clientes, melhor, certo? E não dá para esperar que eles caiam do céu. Muitas vezes, é preciso ir até eles para que eles estabeleçam uma relação com você.
Seus produtos e os serviços que você oferece precisam ser conhecidos. A indicação de outros clientes ajuda, mas não dá para depender só dela. Sendo assim, é necessário conquistar seu público. Leia o post “4 dicas para prospectar clientes para sua empresa de tecnologia” para saber mais detalhes.
Boa gestão de time remoto
Ainda no quesito tecnologia, existem softwares que facilitam a gestão do time. Como você já sabe, ser um bom gestor remoto certamente afeta o faturamento. E essa tarefa pode ser ainda melhor executada com ajuda de ferramentas feitas para isso.
A Conecta Nuvem possui programas que agilizam e simplificam esse processo. Ajudam a delegar melhor as tarefas, a controlar horas extras, eliminar a procrastinação, etc. Aproveite para conhecer o Conecta Suite e fazer o período gratuito de teste. Dessa forma, é possível ver como o nosso software atua na prática e melhora o trabalho dos gestores.
Por fim, motive os colaboradores da sua empresa. Isso também faz parte de uma boa gestão. Pessoas motivadas produzem melhor, ou seja, trabalham para aumentar o faturamento da instituição. Colocando esse conjunto de dicas em prática, os resultados virão.
Como já comentamos em vídeo anteriores, o Meet está de cara nova e por causa disso ganhou muitas funcionalidades. Por isso, hoje vamos ensinar a vocês como fazer uma apresentação de slides online na plataforma. Então, se você quiser aprender como apresentar, inclusive transmitindo o som de algum vídeo, não deixe de conferir o vídeo!
https://youtu.be/mtYUW-uaWks
Como apresentar a tela no Google Meet
Nossa especialista Google Cloud, Laís Lopes, vai ensinar como fazer a apresentação de slides na plataforma de video conferência. Confira o passo a passo:
Primeiramente, inicie uma chamada;
Deixe que o Meet use sua câmera e microfone;
Depois, aperte no botão de apresentar agora. Ele está no meio do menu, ao lado dos “três pontinhos”;
Em seguida, selecione a opção “apresentar uma guia”;
Por último clique em apresentar e todos estarão vendo seus slides.
Dicas Google Meet – Assista também:
Quer assistir outros vídeos como esse? Então, confira os que estão logo abaixo:
Google I/O 2021: novidades que vão impactar seu time: clique aqui!
O Google Meet está de cara nova, confira as atualizações da plataforma: clique aqui!
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Fazer compras online já é parte do nosso dia a dia, principalmente no contexto da pandemia. Além de prático, evita a exposição ao risco de contaminação. Existem muitas empresas que só vendem online, por exemplo. Em 2020, as vendas do comércio eletrônico aumentaram 68% na comparação com 2019. Essa modalidade dobrou sua participação no varejo brasileiro, conforme levantamento da ABComm em parceria com a Neotrust. Pensando nisso, você sabia que padronizar a assinatura de e-mail pode alavancar suas vendas?
O e-mail é uma plataforma de extrema importância no relacionamento com o cliente. Ter uma boa relação com quem se interessa pelo seu produto é essencial para vender. Portanto, um e-mail condizente com o que sua empresa prega muda a visão dos clientes sobre quem está vendendo. Eles passam a enxergar o profissional com mais respeito. Quando o cliente vê no seu e-mail a identificação enquanto representante de um determinado lugar, a percepção muda.
Esse é só um dos motivos pelos quais a assinatura de e-mail merece uma atenção especial. Tudo que pode contribuir para melhorar a imagem do vendedor é válido. Desse modo, ela também ajuda a melhorar as vendas. Para te ajudar a construir a assinatura da sua empresa, nós disponibilizamos uma planilha gratuita.
Por que a assinatura de e-mail é importante
Apresentação e contato
A assinatura de e-mail também pode servir como uma apresentação para a pessoa com quem você está se comunicando. A mensagem que você manda tem a sua identificação e a sua forma de falar. Além disso, está mostrando seu trabalho e representando uma marca. Então, é preciso que a assinatura abra portas e passe a imagem que você quer. Isso contribui para estabelecer um contato mais assertivo com o cliente e aumenta a chance de conversão.
Do mesmo modo, o e-mail precisa facilitar a comunicação. Por isso, é importante que a assinatura tenha as principais informações sobre você. Caso seja preciso entrar em contato para algo urgente, o cliente saberá como fazer isso.
Credibilidade
Como mencionado acima, quando o cliente vê a imagem da sua empresa no e-mail, ele sabe com quem está falando. Mais do que isso, ele sabe que pode confiar naquele vendedor. Uma assinatura de email padronizada transmite seriedade e profissionalismo.
A assinatura de e-mail serve também como um cartão de visitas. Por isso, ela deve estar de acordo com a identidade visual. Imagina conversar com um profissional e a assinatura dele não ter nada a ver com a empresa que ele representa? Além de causar estranheza, corre o risco de acharem que você trabalha em outro lugar. Isso não contribui para as vendas.
Não desperdice aquele espaço
Como o e-mail é uma forma de comunicação direta com as pessoas, vale a pena aproveitar cada espaço. Se sua empresa tem uma campanha importante, por exemplo, você pode incluir o banner junto à assinatura. Assim, seu destinatário toma conhecimento e ainda pode ajudar a engajar a ação. Valorize esse tipo de divulgação também.
O que a assinatura de e-mail deve ter
Uma boa assinatura de e-mail é simples, porém completa. Tem todas as informações necessárias sem ficar poluída e acabar confundindo o destinatário. Assim sendo, inclua nome, cargo, foto e o número do celular. Vale lembrar que a foto precisa transmitir profissionalismo. Ela é importante para tornar o contato mais humanizado. É bem melhor quando sabemos com quem estamos conversando, né?
Se achar necessário, inclua seu perfil nas redes sociais por meio de um logotipo. É importante explorar as cores também. Contudo, elas precisam ser as mesmas da empresa que você representa. Cores demais podem atrapalhar a transmissão da mensagem e a estratégia pode ir por água abaixo. A assinatura de e-mail precisa te aproximar do cliente, não afastá-lo de você.
Por fim, você sabia que não é preciso editar assinaturas individualmente? Pois é, existe um jeito bem prático para deixar todas as assinaturas iguais. No nosso post “Confira como alterar assinatura de e-mail em massa” você encontra mais informações. Não deixe de visitar outros posts do nosso blog para mais dicas de tecnologia e gestão!