Início Site Página 15

Problemas que empresas de grande e pequeno porte têm em comum

0

Está desesperado quanto aos problemas que sua empresa enfrenta? Calma, você não está sozinho! Não importa se você tem 10, 20, 30 ou mil funcionários, algumas questões afetam todo tipo de companhia. Existem contratempos que atrapalham a empresa em determinados momentos. Mas há também aqueles problemas que atingem todo mundo, só muda o endereço. Quer saber quais são eles? Continue com a gente!

problemas em comum

Falhas na gestão

Às vezes, os gestores ficam perdidos na hora de coordenar as equipes. Isso ocorre por diversos motivos. Em alguns casos, pode ser falta de experiência com o cargo. Em outros, pode ser por problemas pessoais, por exemplo. São muitas as razões que levam a uma má gestão. Fato é que organização e planejamento não podem faltar numa gestão bem-sucedida.

Para quem precisa de uma ajuda na hora de definir prioridades, as Metodologias Ágeis são um ótimo meio. Elas ajudam na tomada de decisão e eliminam com facilidade tarefas que não vão ajudar o projeto a evoluir. 

No nosso guia disponível nesta publicação, você encontra explicações detalhadas e aprende a aplicá-las. Com esse método, você consegue alinhar as expectativas do cliente com o trabalho executado. Desse modo, as chances de um projeto ser bem sucedido aumentam muito.

banner - métodos ágeis

Além disso, o gestor precisa cultivar um bom relacionamento com seus colaboradores. Afinal, ter uma boa convivência facilita muito o desenvolvimento de projetos. E ainda auxilia na entrega dos resultados desejados.

Controle de horas nas empresas

Fazer o controle de horas dos funcionários pode ser uma tarefa complicada. Esquecer de bater o ponto é um problema bastante comum que as empresas enfrentam no dia a dia. Ter mais ou menos funcionários não é garantia de que isso não vai acontecer.

Não saber como lidar com essas situações pode trazer consequências graves, como processos trabalhistas. Então, é necessário que as empresas prestem atenção nessa falha para não correr riscos.

Ter um bom software para fazer nesse controle é uma solução simples e prática. Aqui na Conecta, por exemplo, nós temos uma plataforma feita especialmente para isso. O Conecta Control limita o acesso às ferramentas de trabalho e aos dados da empresa por horário e local. Além disso, ele possui integração com a Pontomais. Assim, o colaborador só consegue começar a trabalhar após o registro de ponto.

O uso do Conecta Control facilita a vida não só do RH, mas também da empresa como um todo. E ainda ajuda nas falhas de gestão, já que limita o trabalho ao horário determinado. Dessa forma, o funcionário deve se organizar para cumprir as demandas dentro do expediente diário.

Você sabia que o Conecta Control possui um teste gratuito de 14 dias? Pois é, dá para experimentar o software sem custo algum e ver como ele pode atuar nas empresas. Nosso time está disponível para tirar qualquer dúvida e oferecer suporte especializado. Aproveite e conheça!

Problemas de comunicação

Esse é clássico! Quem nunca enfrentou um problema de comunicação na empresa que atire a primeira pedra. Esse obstáculo atinge tanto as equipes pequenas quanto as grandes.

Uma coisa importantíssima que os gestores não podem deixar passar é o feedback. Dar um retorno para os colaboradores é indispensável para manter a qualidade do trabalho. Portanto, se não há esse tipo de conversa, fica difícil alinhar as expectativas.

Além de dar direcionamento, o feedback também motiva os colaboradores. Confira o post “Gestão de equipe: A importância do feedback e da comunicação interna”. Nele, é possível ver com mais detalhes a necessidade de uma boa comunicação nas empresas.

A falta de conversa entre as equipes e o excesso de e-mails também atrapalham o contato. As falhas de comunicação travam projetos e ainda podem trazer prejuízos financeiros e para a imagem das empresas. Ou seja, geram ainda mais problemas.

Procure ser o mais direto e conciso possível e saiba qual mídia usar para cada tipo de conversa. Evite o uso do WhatsApp, principalmente se for algo importante, pois as informações podem passar batido.

Por fim, faça uma pesquisa interna para avaliar como anda a comunicação na empresa. Vale separar por setores e também fazer uma análise geral. Assim, fica mais fácil identificar os erros e corrigi-los.

Deu para ver que todos esses problemas possuem soluções simples, certo? É preciso estar atento e aberto a conversas para não deixar que as falhas durem muito tempo. Sendo assim, não tenha medo de pedir ajuda. Só o trabalho em conjunto pode resolver tudo o mais rápido possível. Lembre-se: uma empresa é feita de pessoas. Sem elas, não dá para crescer e atingir os objetivos.

Continue conectado:

Ataque ao site Renner: seus dados estão seguros no Google?

0

Na última quinta-feira (19), o site e o aplicativo das Lojas Renner saíram do ar após um ataque hacker à rede. O sistema do site só voltou a operar normalmente na manhã de sábado, enquanto o app voltou no domingo, segundo a assessoria da empresa. A segurança dos dados das empresas é um assunto que tem gerado preocupação. Pela frequência e pelo prejuízo, os ciberataques assustam empresários e consumidores.

Segurança de dados

Recentemente, o grupo JBS, o Fleury e até a Secretaria do Tesouro Nacional foram alvos de hackers com uso do ransomware. Esse tipo de vírus bloqueia o acesso às informações do sistema afetado. É como se os dados fossem “sequestrados”. Para que o acesso seja restabelecido, os criminosos pedem dinheiro, como se fosse um resgate.

Devido ao incidente, as Lojas Renner foram notificadas pelo Procon-SP e têm até esta quarta-feira (25) para explicar o que ocorreu. O órgão quer saber quais bancos de dados foram afetados, qual foi o nível de exposição, entre outras informações.

Por que os dados estão sendo roubados?

Os ataques por ransomware têm se mostrado muito lucrativos. O grupo JBS, por exemplo, afirmou ter pago US$ 11 milhões para recuperar o acesso aos dados da empresa e evitar vazamentos.

Segundo um levantamento da ISH Tecnologia, empresas nacionais são alvos de 13 mil tentativas de roubo de dados todos os meses. Dentro do total da média mensal, 57% são com uso de ransomware, que é o que exige dinheiro das companhias.

Além disso, os resgates estão ficando cada vez mais caros. De acordo com a empresa Unit 42, os valores pedidos pelos criminosos chegam a US$ 570 mil por ataque. Quem também fala sobre isso é Marco DeMello, presidente da PSafe. A startup de cibersegurança detectou, em janeiro deste ano, o maior vazamento de dados da história do Brasil. De acordo com a PSafe, 223 milhões de brasileiros, incluindo pessoas mortas, tiveram seus dados expostos.

Em entrevista ao Estadão, DeMello afirma que os ataques com ransomware vão gerar mais de US$ 20 bilhões de receita só em 2021. Segundo ele, esse crime virou “uma indústria”. Ele ainda ressalta que recebeu diversas ligações de empresários com medo de virarem a próxima vítima desse problema. “A ficha tinha que ter caído há muito tempo”, diz. 

Donos de empresas não são os únicos prejudicados nessas ocasiões. Pessoas comuns também sofrem prejuízos ao terem seus dados vazados. Além de terem informações divulgadas para gerar lucro para outras pessoas e empresas, a segurança desses cidadãos está em risco. Para o presidente da PSafe, a prevenção é a melhor forma de solucionar a questão. Mas como evitar ter o banco de dados exposto?

Como o Google oferece segurança para os dados

Você sabia que o Google possui um forte esquema de segurança? Pois é, a empresa está constantemente buscando aprimorar seu sistema. Até porque não é nem um pouco interessante que a gigante da tecnologia seja alvo de ataques. Além de manchar a imagem da empresa, ainda gera um prejuízo enorme. 

Para fortalecer esse sistema, o Google construiu uma infraestrutura em camadas complementares. Os dados depositados nos serviços da gigante da tecnologia são criptografados, oferecendo também mais privacidade. Eles são protegidos por tecnologias de segurança, como HTTPS e Transport Layer Security. Cookies de identidade, e-mails em trânsito e em repouso também passam pela criptografia do Google.

Além disso, a empresa está sempre monitorando os aplicativos que pertencem a ela para detectar e responder a ameaças. Do mesmo modo, o Google faz uma verificação ativa para detectar vulnerabilidades em seus serviços.

Inclusive, a equipe de segurança atua 24 horas por dia, 7 dias por semana para detectar e solucionar qualquer problema o mais rápido possível. Vale ressaltar que o Google exerce um controle rigoroso para limitar o acesso aos dados apenas a pessoas confiáveis. Quando fazem algum serviço externo, é feita uma avaliação minuciosa para garantir que sejam profissionais corretos.

Qual serviço do Google usar?

O Google Workspace, por exemplo, se mostra uma ótima opção para garantir a segurança da sua empresa. Serviços que usam o Google Cloud para armazenamento também passam por um rigoroso processo de segurança. Ainda não sabe como funciona a plataforma? Então, conheça o Google Workspace neste post da Conecta.

A própria empresa disponibiliza um relatório detalhado sobre como é feita a estrutura para evitar vazamentos. É importante lembrar que o Google segue as normas da LGPD e também as das leis europeias. Dessa forma, sua empresa também está em conformidade com essas legislações.

Banner - LGPD

Por fim, o Google é o primeiro grande provedor de nuvem a disponibilizar um recurso que criptografa o conteúdo durante a transferência entre os servidores dele e os de outras empresas. Para saber mais sobre os padrões do Google, acesse este link

Já ficou claro que a preocupação com a segurança é um assunto “para ontem”, né? Aliás, o alerta vale não só para empresas de grande porte, mas as menores também. Não perca tempo e não espere ser uma vítima de cibercriminosos!

Continue conectado:

6 atitudes positivas de um bom líder

0

Dentro de uma empresa, independente do tamanho, cada funcionário importa. Afinal, só quando se trabalha em conjunto é que é possível fazer uma empresa crescer. Dentre os vários cargos, o líder se destaca por coordenar todas as equipes abaixo dele. Um bom líder deve desempenhar um papel ativo e estar sempre presente. Além disso, deve ter um grande jogo de cintura para lidar com todos os problemas que uma equipe pode trazer.

Uma pesquisa da consultoria Michael Page aponta que 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe. Um dos motivos para esta estatística é achar que o chefe não é um bom líder. A falta de feedback também está entre as razões que levam ao pedido para deixar a empresa.

Certamente não é isso que você busca para a sua empresa e para a sua carreira. Pensando nisso, montamos uma lista com 6 atitudes positivas para te ajudar a liderar uma equipe. Quer saber quais são? Continue com a gente neste post!

6 atitudes positivas de um bom líder

6 dicas para ser um bom líder

Seja um exemplo de excelência para a equipe

Não adianta exigir que seu time tenha um bom comportamento e se dê bem se você não dá o exemplo. As boas atitudes precisam partir de quem está no topo para que os colaboradores se sintam influenciados. 

Por isso, seja um líder motivador, que não se deixa abater facilmente. Um bom líder sabe se comunicar e se relacionar com as outras pessoas. Além disso, cumpre prazos e é comprometido com o trabalho.

Falando em cumprir prazos, um ótimo jeito de facilitar o andamento dos projetos da sua equipe é usando as Metodologias Ágeis. Elas auxiliam na tomada de decisão e ajudam a eliminar tarefas desnecessárias. 

Assim, o time economiza tempo e dinheiro e foca no que realmente importa. Quer entender melhor como elas funcionam e como aplicá-las na sua empresa? Confira o nosso Guia de Metodologias Ágeis gratuito oferecido nesta publicação.

Um bom líder dá feedback

A falta de feedback, além de não prevenir erros, desmotiva os colaboradores. Dar um retorno aos funcionários ajuda a direcionar o time para o caminho que se espera dele. O feedback deve ser dado tanto individualmente quanto coletivamente. Assim, cada um sabe onde está errando ou acertando em todos os campos. 

Para ser um bom líder, é preciso saber a hora certa e a melhor forma de falar. Vale ressaltar que é necessário avaliar o trabalho do colaborador, mas não só. Aproveite para falar sobre o comportamento dele no trabalho e o relacionamento com os outros. Evite grosserias, mas aposte na assertividade e fale firme. Se não estiver num bom dia, é melhor deixar para outro momento.

Aproveite para conferir o post “Gestão de equipe: A importância do feedback e da comunicação interna”. Nele, nós mostramos por que essa conversa com os colaboradores é fundamental.

Foque no desenvolvimento da equipe

Você quer que seu time dê bons resultados, certo? Sendo assim, um bom líder deve se preocupar com o desenvolvimento dele. Isso requer muita conversa e entendimento sobre o perfil de cada um. 

Faça com que eles se sintam desafiados a pensar e resolver problemas. Assim, eles se sentem mais engajados e tendem a ter maior produtividade. Tirá-los da zona de conforto vai fazer com que eles não se acomodem. Dessa forma, conseguem trabalhar melhor. 

banner - métodos ágeis

Um bom líder traz positividade ao ambiente de trabalho

Ambientes leves, sem deixar a seriedade de lado, estimulam qualquer colaborador. Não há saúde mental que resista a humilhações e tratamentos ruins. Desse modo, fica impossível produzir bem e entregar um trabalho de qualidade. 

Então, seja simpático e prestativo com a equipe. Se mostre aberto a ouvir sugestões e ofereça ajuda sempre que for necessário. Um bom líder é valorizado pela sua humildade e pela parceria com os colegas. Ficar num pedestal não vai levar a lugar algum. A partir do momento que os colaboradores te veem como parte da equipe, tudo flui melhor.

Recompense bom desempenho

Reconheça os esforços do time e demonstre isso. Faça elogios e, se for possível, dê algum tipo de benefício quando o resultado for bom. Dessa forma, você estimula os colaboradores. Além disso, o reconhecimento vai aumentar a confiança da equipe.

No entanto, se o time tiver se empenhado e não tiver atingido o objetivo, reconheça. Mostre que o engajamento é fundamental para chegar onde se quer. Aponte os pontos positivos e os negativos e estimule o recomeço. Um bom líder observa todos os detalhes e não deixa a equipe desanimar.

Invista em ferramentas que melhoram o desempenho da equipe

A tecnologia é grande aliada de um bom líder. Por que não usá-la para incrementar o trabalho? Com o uso das ferramentas certas, a execução de tarefas pode ficar muito mais simples. O esforço para facilitar o dia a dia dos colaboradores é um incentivo. Assim, eles veem que a empresa está interessada em fornecer o melhor. Hoje em dia, é muito mais difícil desenvolver um bom trabalho com ferramentas arcaicas.

O Google Workspace, por exemplo, ajuda muito no trabalho em equipe. Ele foi desenvolvido para uso tanto no trabalho remoto quanto no presencial. Além disso, estimula a produtividade e deixa o fluxo de trabalho mais organizado. Quer saber mais benefícios? Conheça o Google Workspace.

Por fim, lembre-se que é importante se manter atualizado sobre as novidades do mercado. Todos vão ver o líder como uma inspiração, então informe-se e troque ideia com seu time. Momentos de descontração fazem bem e podem até fazer com que você seja ainda mais respeitado.

Continue conectado:

Principais desafios na gestão de pessoas em empresas de grande porte

0

Toda empresa precisa que seus líderes sejam grandes gestores. O desenvolvimento da instituição está atrelado ao sucesso do trabalho de gestão de pessoas. Empresas de grande porte possuem equipes que tendem a dar mais trabalho.Por isso, organização e planejamento são imprescindíveis na coordenação de uma equipe.

Além disso, existem alguns problemas que podem atrapalhar a vida dos gestores. Quer evitar prejuízos na empresa e ainda ajudar no crescimento dela? Então, continue nesse post e veja as principais questões a serem resolvidas.

Desafios da gestão de pessoas em grandes empresas

Aumentar a produtividade

Independente do tamanho da empresa, a produtividade é sempre uma questão importante na gestão de pessoas. Em grandes empresas, isso é um desafio ainda maior. Como são muitas pessoas, é mais complicado organizar ações em conjunto para estimular os colaboradores a produzirem mais. 

Como eles estarão organizados em pequenos grupos de acordo com as áreas, um jeito de resolver o problema é usando as Metodologias Ágeis. Existem vários métodos que podem ser aplicados em diferentes tipos de projetos. Elas ajudam no planejamento e na organização de cada tarefa e ajudam na tomada de decisão. 

Assim, os times não desperdiçam tempo com coisas que não vão acrescentar no andamento do projeto. Uma boa gestão de pessoas também depende de saber delegar tarefas e definir prioridades em qualquer situação. 

No nosso Guia de Metodologias Ágeis disponível nesta publicação, você encontra detalhes de como aplicar esses métodos. É um material rico e o melhor: gratuito. Não deixe de conferir!

banner - métodos ágeis

Manter a equipe motivada 

Se você quer que as equipes entreguem sempre os resultados esperados, é preciso que elas estejam motivadas. Caso contrário, elas podem atrasar o próprio trabalho e o do resto da equipe. 

A questão da motivação pode ser a chave do sucesso da gestão de equipe. Do mesmo modo, pode fazer com que ela fracasse. Por isso, é necessário prestar muita atenção nela.

Você sabia que o tédio no trabalho pode levar a um problema muito maior e afetar a saúde? Pois é, do mesmo jeito que existe a Síndrome de Burnout, também há a Síndrome de Boreout

Enquanto o burnout é o excesso de trabalho, o boreout se dá quando o trabalhador não vê propósito no que faz. Assim, ele vai ficando cada vez mais desmotivado e se sente desvalorizado.

Sendo assim, é importante promover ações que estimulem os funcionários. Oferecer cursos dá muito resultado, já que os colaboradores aprendem e sentem que podem crescer. Para ações dentro da empresa, pode-se separar grupos por perfil, não só pela área que trabalham, e definir a melhor estratégia. Palestras e eventos de integração também podem ser uma saída. Além disso, faça com que os gestores deem feedbacks para suas equipes.

Fazer uma boa comunicação

Ter uma comunicação efetiva é fundamental para a gestão de pessoas. Isso vale tanto para gestores e colaboradores quanto para a empresa com todos os funcionários. Não tem como executar um bom trabalho sem que a comunicação entre as pessoas esteja alinhada. E isso costuma ser um dos maiores problemas quando se trata de grandes equipes.

Sendo assim, foque em eliminar ruídos ao se comunicar com o time e deixar tudo o mais claro possível. Mostre-se disponível para tirar dúvidas quando for necessário.

A comunicação com a equipe também envolve dar feedbacks aos funcionários, conforme dito acima. Além de motivar e engajar o colaborador, é dando feedback que você consegue entender o que é preciso fazer em cada caso. Confira nosso post “Gestão de equipe: A importância do feedback e da comunicação interna”. Nele você vê mais detalhes de como faz diferença estabelecer uma boa comunicação.

Treinar bons líderes para a gestão de pessoas

Cada colaborador tem sua equipe e área de atuação e cada equipe precisa de um líder para orientá-la. Muitas vezes, os líderes começam num cargo mais baixo na empresa e vão sendo promovidos. 

Existem muitos casos em que essas pessoas são promovidas pela excelência no trabalho que desenvolvem. No entanto, várias delas chegam a cargos maiores sem ter tanta habilidade para a gestão de equipes. Por isso, é fundamental que essas pessoas sejam treinadas para aprender a lidar com pessoas e coordenar times.

Dessa forma, eles ficam encarregados de dar os feedbacks e acompanhar de perto o trabalho dos colaboradores. Eles podem produzir relatórios e avaliar o desempenho do time tanto individual quanto coletivamente. Por isso, eles precisam ser muito bem treinados, organizados e ter um perfil motivador. Líderes competentes não fazem o trabalho sozinhos, mas conseguem fazer a equipe se desenvolver muito bem.

Uso de softwares ajuda na gestão de pessoas

Por fim, use a tecnologia a seu favor. Existem softwares que agilizam e facilitam o trabalho de gestão de pessoas em pequenas e grandes empresas. O Conecta Control, por exemplo, é um software que controla os horários dos colaboradores. Ele ajuda a evitar processos trabalhistas por horas extras e ainda oferece mais segurança dos dados da empresa. 

Banner - teste grátis

Além disso, impede que os funcionários esqueçam de bater o ponto, já que só libera as ferramentas de trabalho após o registro do horário. Leia o post “Conecta Control: como manter sua empresa ativa no home office”. 

Lá você encontra as principais funções que o software da Conecta oferece. E se quiser testá-lo na sua empresa, você pode! Oferecemos 14 dias gratuitos para que você veja na prática como o Conecta Control atua. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe! Nós estamos preparados para te ajudar.

Continue conectado:

Gestão de equipe: A importância do feedback e da comunicação interna

0

Imagine trabalhar num lugar por alguns meses e, “do nada”, ser demitido por causa do seu desempenho. Isso gera uma frustração enorme e traz uma sensação de injustiça. Como saber que o trabalho estava sendo mal executado sem ter nenhuma orientação? Pois é, uma pesquisa feita pela FEEx mostra que a cultura de feedback é o maior problema da gestão de equipe

Se o seu objetivo é fazer a empresa crescer e o time trabalhar melhor, o feedback é indispensável. Ele deve ser feito tanto individualmente quanto coletivamente. Uma boa comunicação é a chave para uma gestão de equipe eficiente. Isso vale tanto para grandes empresas quanto para pequenas.

Todo colaborador quer saber no que está acertando e no que está errando. Por mais difícil que seja ouvir críticas, elas são necessárias, desde que sejam construtivas. Sendo assim, é necessário que você, gestor, dê um retorno aos seus colaboradores.

Mesmo que a empresa tenha muitos funcionários, é possível dar bons feedbacks. O fato de ter um grande time não é desculpa para deixar a comunicação de lado. Certamente, o quadro de pessoas é dividido em pequenos núcleos. Se os líderes de cada time são treinados para realizar uma boa gestão de equipe, também devem saber como dar retornos. Neste post, você vai saber mais sobre a importância do feedback e da comunicação interna.

Por que o feedback é essencial para a gestão de equipe?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o trabalho deve ser analisado, sim, mas não só ele. O comportamento do funcionário também interfere no andamento de projetos. Portanto, deve-se analisar também esse aspecto na hora de fazer apontamentos.

Inclusive, quem usa as metodologias ágeis na empresa sabe que não é possível dar continuidade a um projeto sem feedback. As metodologias ágeis consistem, como o próprio nome já diz, em agilizar processos. 

Elas garantem que o objeto desenvolvido esteja de acordo com o que o cliente quer. E é aí que o feedback entra. Se existem retornos constantes durante o processo, o produto final estará alinhado às expectativas.

Para entender melhor como aplicar isso na gestão de equipe, confira o nosso material oferecido nesta publicação. No nosso Guia de Metodologias Ágeis, você conhece alguns métodos e como encaixar cada projeto. Confira!

banner - métodos ágeis

Além de dar um direcionamento aos colaboradores, o feedback tem outra função: motivacional. Quando o funcionário está acertando, ele se sente motivado a se engajar ainda mais no trabalho. Quando há algo errado e é comunicado da maneira correta, isso serve como um incentivo à melhora.

Dar feedbacks também é uma forma de reduzir erros, já que é um momento em que se apresenta uma solução. Se o jeito de resolver aquele problema não está claro, a conversa pode ajudar a encontrar uma saída. 

A comunicação interna e o feedback na gestão de equipe 

A função da comunicação interna é transmitir os valores, a missão e o propósito de uma empresa para seus funcionários. Quando colaboradores e instituição estão em harmonia, os projetos caminham. 

O papel deste setor é mais amplo e foca em passar a mensagem de forma mais abrangente. Isso não quer dizer que ele seja menos importante, veja bem. São objetivos diferentes.

Uma boa comunicação interna reacende o espírito de união nos colaboradores. Ela mantém viva a cultura organizacional da empresa. Além disso, mostra que eles trabalham por um projeto muito maior e melhora o clima organizacional. No entanto, não pode ser algo distante e impessoal. 

A comunicação interna atual no macro e o feedback age no micro. Para funcionar, quem realiza a gestão de equipe deve usar as duas frentes. Ambas são importantes e precisam atuar em conjunto, cada uma com seu papel.

Como dar um bom feedback

Antes de tudo, é preciso ter em mente que existe hora, lugar e jeito de dar um feedback. Na gestão de equipe, essa consciência é fundamental para manter um bom clima. Uma conversa na hora errada, uma frase mais ‘atravessada’ pode atrapalhar o trabalho. Caso seja apenas um toque simples, sem avaliações profundas, isso pode ser feito na mesma hora. No entanto, se for algo complexo, marque uma reunião.

Dito isso, é importante que você fale de forma assertiva. Assertividade não é grosseria, preste atenção nisso. Até porque ser rude pode gerar o efeito totalmente oposto do esperado. Fale de maneira firme, mas sem deixar a empatia, o cuidado e a atenção de lado. 

Se for um feedback negativo, por exemplo, apresente os pontos fortes daquele colaborador. Ofereça soluções ou peça a ajuda do funcionário para que vocês encontrem um denominador comum. 

Transmita a mensagem com clareza e tire as dúvidas que ficarem. Não deixe margem para diversas interpretações, isso pode causar confusão. Seja sincero e, se possível, apresente dados e exemplos claros sobre o que você está dizendo. Essa atitude ajuda a entender o problema e a enxergar uma resposta.

Um bom líder também precisa saber ouvir. Então, é importante que esteja aberto à conversa e a outras opiniões. Assim, você consegue saber os pontos fortes e fracos na sua gestão de equipe.

Por fim, se a organização para a qual você trabalha precisa de auxílio quanto aos valores da empresa, nós podemos ajudar. É só olhar o post “Cultura organizacional: 3 dicas para sua empresa”. Lá, você vê mais detalhes sobre a importância dela e como fazer a estruturação. Não deixe de conferir!

Continue conectado:

5 dicas para gestão de pessoas no call center

0

Normalmente, times de call center são grandes e costumam dar trabalho na hora de fazer a gestão de pessoas. Por isso, é muito importante que os líderes tenham capacitação para coordenar equipes. Esse trabalho vai muito além de delegar tarefas ou verificar o andamento de projetos.

Call Center

Uma pesquisa divulgada pela Mindsight aponta que 60% dos trabalhadores tiveram problemas com seus chefes. Alguns dos motivos são falta de feedback ou dificuldade em discordar do gestor. É difícil ser um bom líder se não há troca com a equipe e se a comunicação é sempre um problema. 

Ainda que a equipe de call center seja complexa, é preciso criar um canal de conversa. Não se faz uma boa gestão de pessoas sendo um líder distante do time. Além disso, existem outros fatores que podem tornar essa missão mais bem-sucedida.

Como fazer uma boa gestão de pessoas no call center

Tenha metas e objetivos bem estabelecidos

Só é possível obter os resultados esperados se eles forem bem claros e os atendentes souberem deles. É o gestor de call center que deve elaborar esses objetivos. Ele também deve comunicar aos colaboradores quais são as metas.

Se o gestor tiver um norte que possa ajudar a chegar no objetivo final, melhor ainda. Inclusive, um ótimo jeito de definir metas e prioridades é usar as Metodologias Ágeis. Elas auxiliam a tomar decisões que vão eliminar obstáculos do desenvolvimento de projetos. 

banner - métodos ágeis

Dessa forma, é possível economizar tempo, dinheiro e força de trabalho, agilizando a execução de tarefas. Também ajuda a definir estratégias efetivas no trabalho. Para entender melhor como funciona o processo, confira nosso guia gratuito disponível neste post.

Contrate bons profissionais para a equipe de call center

O processo de recrutamento de profissionais para trabalhar no call center precisa ser criterioso. Contrate profissionais que estão alinhados ao perfil da empresa. Do mesmo modo, os colaboradores admitidos devem ter habilidades e competências exigidas pela vaga. 

Por fim, é necessário que ele se mostre disposto a buscar os resultados projetados pela empresa. Contratar profissionais em desacordo com os critérios requeridos aumenta as chances de turnover. Ou seja, as chances do colaborador trocar de empresa. Se sua empresa sofre desse mal, nós preparamos um post que pode ajudar. Saiba como reduzir o turnover da sua empresa.

Invista em treinamentos

O profissional que estuda e fica mais qualificado só tem a agregar à empresa. Como o mundo está em constante evolução, é importante que os colaboradores consigam acompanhar.

Além disso, é importante que os trabalhadores continuem oferecendo um atendimento de qualidade aos clientes. O melhor jeito de atingir esse objetivo é capacitando cada componente do time de call center. Consequentemente, eles conseguirão alcançar as metas estipuladas pela instituição.

Aprenda a fazer gestão de conflitos

Divergências são comuns em qualquer equipe. No entanto, em alguns casos essas divergências podem crescer e acabar virando um problema muito maior. Ainda mais quando se trata de equipes de call center, que tendem a ser grandes. Sendo assim, saber administrar conflitos é um diferencial dos bons gestores.

Conforme dito no início do texto, comunicação é tudo. Então, é preciso conversar com os envolvidos e encontrar um jeito de fazer com que se resolvam. Até porque não dá para o time trabalhar de forma independente. Como é necessário que trabalhem juntos, os conflitos precisam ser resolvidos rapidamente. O líder da equipe deve ouvir todos os lados e não tomar partido para encontrar a melhor solução e restaurar a harmonia.

Reconheça os resultados positivos

Os colaboradores não conseguirão encontrar motivação se só houver críticas e cobranças. É claro que as críticas construtivas são importantes. Na verdade, são imprescindíveis, mas é preciso reconhecer o lado positivo também.

Na pesquisa citada no início do texto, uma das principais queixas dos colaboradores era a falta de feedback. Por isso, lembre-se de dar um retorno a respeito do trabalho executado. Se for um retorno positivo, então, é ainda mais necessário. 

Não tem como repetir a fórmula sem saber que ela está dando certo. Desse modo, os colaboradores também se sentem motivados a continuar buscando os resultados. Dê feedbacks individuais e coletivos, afinal, a equipe de call center é um time. Logo, a parte coletiva também deve ser avaliada.

Para encerrar, também temos dicas de tecnologia que vão facilitar a gestão de pessoas, principalmente no home office. Se sua equipe se enquadra nesse quesito, não deixe de ler nosso post! Confira 3 ferramentas que ajudam na gestão do trabalho remoto.

Continue conectado:

Como reduzir o turnover da minha empresa?

0

Ter uma alta taxa de entrada e saída de funcionários não é bom para uma empresa. Além de custoso, o turnover dá trabalho e prejudica a imagem da instituição. Além disso, atrapalha o andamento dos projetos e o entrosamento das equipes.

turnover

Por isso, reduzir o turnover é uma preocupação dos times de RH. Quanto mais os funcionários estiverem satisfeitos, mais comprometidos eles estarão. Assim, a produtividade cresce e os resultados melhoram.

Existem algumas atitudes que podem ajudar a resolver esse problema na sua empresa. Sendo assim, separamos 5 dicas para diminuir a rotatividade.

Saiba como reduzir o turnover do seu time

Trace um plano de carreira

Muitas vezes, a falta de perspectiva de crescimento na empresa desanima o funcionário. Se ele sabe que não há como evoluir lá dentro, que motivação tem para continuar? Por isso, desenvolver um plano de carreira pode ajudar a reduzir o turnover. Dessa forma, o colaborador vai ver que ele é valorizado e que a empresa acredita nele. 

Além disso, ele vai perceber que vale a pena se dedicar para conseguir uma promoção. Se candidatar para trabalhar em outra instituição deixa de ser vantajoso. É importante que o colaborador conheça o plano para que ele saiba como atingir o que deseja.

Invista em treinamentos para os funcionários

Oferecer cursos e diversos tipos de treinamento é bom para o colaborador e também para a empresa. Ao investir nisso, você aumenta a qualidade do trabalho ofertado. Do mesmo modo, o colaborador também se sente satisfeito ao adquirir conhecimento. Essa é outra forma de demonstrar que a empresa acredita no que o colaborador tem a oferecer.

Esse incentivo à qualificação aumenta o engajamento dos funcionários. Para conseguir um treinamento mais efetivo, separe os colaboradores de acordo com a área de atuação. Assim, você evita treinamentos genéricos que podem não ser aplicáveis no dia a dia. 

Ofereça benefícios

Um dos principais motivos que levam um colaborador a procurar outro emprego é uma remuneração abaixo da que o mercado oferece. Por isso, oferecer um salário compatível ajuda muito a reduzir o turnover. No entanto, esse não é o único fator que conta na hora de procurar outro emprego. 

Ter bons benefícios incentiva os colaboradores a continuarem na empresa. Fazer parceria com academias ou empresas de cursos e oferecer descontos, por exemplo, são boas opções. 

Se possível, flexibilizar o horário de trabalho é algo simples e que influencia no bem-estar da equipe. Liberar os colaboradores para fazer home office quando acharem melhor é outra forma de bonificação.

Existem muitos jeitos de beneficiar os funcionários para além do salário. Atualmente, com tanta concorrência, investir em uma única vantagem não é uma boa ideia. Veja quantos benefícios sua empresa pode oferecer e os que mais podem dar retorno.

Construa um ambiente positivo

Ninguém quer trabalhar num ambiente ruim, com pessoas reproduzindo preconceitos ou comportamentos tóxicos. Isso gera estresse, desânimo, prejudica a saúde mental e pode até gerar burnout. Consequentemente, um ambiente nocivo é mais propenso ao turnover. 

Sendo assim, é fundamental que todos sejam respeitados e valorizados na empresa. Treinar os gestores para serem bons líderes ajuda a promover um ambiente positivo. O gestor influencia diretamente no humor e no bom andamento do time. 

Inclusive, é necessário que eles saibam administrar uma equipe em trabalho híbrido. Esse é um modelo de trabalho que vem crescendo e pode ser benéfico por proporcionar mais liberdade. Pensando nisso, preparamos um post que vai te ajudar. Veja como gerenciar uma equipe em trabalho híbrido.

Respeitar horários é essencial para que não haja sobrecarga de trabalho. Estudos revelam que trabalhar ‘demais’ pode levar à morte. Por isso, essa é uma questão que não pode ser negligenciada. Todos temos demandas e compromissos que vão além do trabalho.

Dê feedbacks construtivos com uma certa frequência. Assim, você mostra o que está bom, valorizando o profissional, e o que pode ser melhorado. Além disso, estimular um ambiente descontraído e a colaboração entre os funcionários proporciona bem-estar.

Use a Metodologias Ágil

Ao usar a modalidade ágil na sua empresa faz com que os projetos se desenvolvam melhor. O processo fica mais organizado e os colaboradores não perdem tempo com tarefas desnecessárias. Assim, se sentem incentivados a se dedicar às tarefas atribuídas a eles.

banner - métodos ágeis

Entenda as razões do turnover

Por fim, descubra os motivos que levam os funcionários a pedirem para serem desligados. Vale a pena fazer uma entrevista simples com quem deixar a empresa. Se não houver esse tipo de pesquisa, fica mais difícil traçar um plano para reduzir o turnover. 

É importante que seja uma conversa tranquila com o funcionário que está saindo. Explique que a empresa está interessada em saber quais são os erros para corrigi-los. Se você só entregar um questionário, por exemplo, pode não conseguir entender os problemas. Por ser mais impessoal, o colaborador pode não dar tanta atenção e não oferecer as respostas certas.

Esteja atento aos detalhes do dia a dia e estreite as relações com os colaboradores. Eles são muito mais do que um número, são parte da empresa. Sem a participação ativa deles, fica difícil agir nos pontos fracos e acabar com o turnover. Como consequência, a instituição não consegue crescer e se desenvolver.

Continue conectado:

3 ferramentas que ajudam na gestão do trabalho remoto

0

Atualmente, as empresas que aderiram ao trabalho remoto na pandemia estão decidindo se vão mantê-lo. Pesquisas mostram que o home office tem sido cansativo e prejudicial para algumas pessoas. Um levantamento divulgado pela Forbes em abril deste ano, por exemplo, corrobora essa afirmação.

trabalho remoto

Por outro lado, outras organizações notaram que as equipes têm funcionado bem à distância. Desse modo, o regime híbrido tem sido apontado como uma boa alternativa de equilíbrio. 

As empresas que optarem pelo trabalho remoto total ou parcial, que é o que propõe o modelo híbrido, vão precisar de ajuda. Principalmente na gestão de pessoas. Coordenar um time à distância fica muito mais complicado sem o auxílio de ferramentas. Pensando nisso, nós separamos dicas que vão facilitar a vida dos gestores.

Ferramentas que simplificam a gestão no trabalho remoto

Planilha de horas para ajudar na organização

Primeiramente, precisamos falar sobre as horas extras no trabalho remoto. Essa é uma preocupação que os gestores não querem ter. Porém, a jornada de trabalho se mostrou ainda maior na pandemia. Diversos colaboradores passaram a trabalhar além do horário previsto, alguns por sobrecarga de trabalho, outros por questão de organização.

Esse é um problema que afeta os projetos individuais, o trabalho em equipe e a parte financeira das empresas. Para que a administração de horários não seja um problema, nós oferecemos uma planilha de horas aos gestores. Assim, não há desculpas para um expediente prolongado sem necessidade. Nós temos um post que dá mais detalhes de como esse problema afeta seu time e sua empresa. Confira os 5 maiores problemas das horas extras.

Nosso material gratuito oferece planejamento para jornadas de 6 horas e de 8 horas. Com ela, você consegue otimizar o tempo do seu time e distribuir melhor as tarefas. Dessa forma, evita que alguém tenha mais tarefas do que tempo disponível. Com a delegação correta de tarefas, a equipe vai exercer melhor suas funções mesmo no trabalho remoto.

Conecta Control para transformar o trabalho remoto

Você sabia que existe uma ferramenta que pode ajudar no controle das horas extras e no acesso às informações da empresa? Pois é, o Conecta Control é um software que torna o trabalho mais simples e ágil. Além disso, ainda ajuda a economizar tempo e cuida da segurança dos dados. Uma ferramenta completa!

Banner - teste grátis

Com o Conecta Control, você escolhe quem pode acessar o Google Workspace de qualquer lugar a qualquer hora. Também consegue definir quem poderá ver esses dados somente no escritório durante o expediente. Como o próprio nome já diz, o queridinho da Conecta te dá mais controle na gestão do time em trabalho remoto. 

Você pode criar grupos específicos de usuários para aplicar diferentes regras a cada um deles. Uma opção é criar um para determinado departamento, por exemplo. O acesso desse grupo ao Google Workspace será liberado conforme você definir. A criação de grupos ainda permite o logout automático da sessão do Workspace no horário definido por você.

Uma dúvida que pode surgir sobre o Conecta Control se refere à instalação dele à distância. No entanto, não há o que se preocupar. É uma ferramenta simples de ser inserida, inclusive nos computadores de quem está no trabalho remoto. 

A ferramenta ainda possui a versão mobile para você fazer a gestão de time sem precisar do computador. Praticidade na palma da sua mão! 

Pontomais para controlar as jornadas

Achou que as vantagens do Conecta Control tinham acabado? Nada disso! A plataforma possui integração com a Pontomais, que otimiza a vida do time de RH e a dos gestores. A Pontomais oferece um ponto eletrônico que, além de agilizar esse processo burocrático, ainda evita fraudes. Assim, o controle da jornada dos colaboradores fica mais fácil. 

Dá para acompanhar o ponto, as horas extras e o banco de horas em tempo real, e as informações ficam armazenadas na nuvem. Com a integração entre a Pontomais e o Conecta Control, os funcionários só começam a trabalhar depois de bater o ponto.

Isso quer dizer que não é preciso ficar chamando a atenção daqueles que sempre se esquecem de registrar o início da jornada. Dessa forma, você resolve vários problemas de uma vez só numa única plataforma. A usabilidade simples é um diferencial do Conecta Control e a união com a Pontomais deu um update na ferramenta. 

A melhor parte é que as três ferramentas citadas neste post podem ser usadas tanto no trabalho remoto como no presencial. Ou seja, elas não perdem a importância caso sua empresa decida voltar ao escritório. 

Por fim, se você quiser testar o Conecta Control de forma gratuita, você pode! Assim, dá para ver na prática como ele atua e agiliza os processos da sua empresa. Durante 14 dias, você pode experimentar as funções para te ajudar na decisão de usá-lo. 

Caso fique alguma dúvida, é só entrar em contato com a nossa equipe que nós te ajudamos. Aproveite e conheça a nossa ferramenta! Você vai se surpreender com a mudança que ela vai promover na gestão do time remoto.

Continue conectado:

Home office: como a pandemia afetou a vida dos funcionários?

0

Adaptação é a palavra que dominou a rotina de quem pôde fazer home office com a chegada do coronavírus no Brasil. Como tudo foi afetado pela pandemia, no mercado de trabalho não foi diferente. No início, o trabalho remoto até que foi bem recebido. No entanto, os problemas foram aparecendo com o tempo e trouxeram preocupações.

pandemia

As relações entre os colegas mudaram, o jeito de fazer gestão também sofreu alterações. Foi preciso repensar a forma de trabalhar em conjunto para a produção continuar fluindo. Da mesma forma, questões como hora extra e saúde mental no trabalho viraram assuntos frequentes. 

Home office não é só alegria

Trabalhar em casa muitas vezes é sinônimo de conforto e flexibilidade. Na prática, contudo, não é bem assim. Muitos funcionários passaram a trabalhar mais tempo do que deveriam. A hora extra virou um entrave para a empresa e para os colaboradores. Além dos problemas jurídicos e financeiros das horas a mais, as instituições tiveram de lidar com trabalhadores exaustos.

Segundo levantamento da Robert Half, 40% dos entrevistados afirmam que se sentem estressados após mais de um ano de home office. A pandemia por si só já interfere nesse índice. Porém, o estudo ainda indica que a recuperação econômica tem elevado a carga de trabalho. Como os prejuízos foram muitos, as empresas querem retomar os ganhos o quanto antes. Dessa forma, sobrecarregam os colaboradores.

A mesma pesquisa também mostra que 26% dos entrevistados veem uma piora no equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida. Como o ambiente de trabalho e o de descanso é o mesmo, a dificuldade para separar as funções é maior. Do mesmo modo, estar muito conectado contribui para o cansaço do home office, já que a mente não desliga.

Como consequência, os sintomas da Síndrome de Burnout têm aparecido com mais frequência nos trabalhadores. Além disso, mais da metade dos brasileiros sofrem de ansiedade no ambiente de trabalho. A saúde mental dos funcionários já era um tema discutido nas organizações, mas tornou-se mais urgente com a pandemia.

Trabalho em equipe no home office 

A pandemia também prejudicou o entrosamento dos colaboradores. Estar presente no mesmo ambiente contribui muito para as conexões entre as equipes. A construção de relações de trabalho, por exemplo, ficou um pouco mais difícil com o home office. E para o trabalho se desenvolver melhor, unir pessoas que já se conhecem facilita o processo. Contratar funcionários durante esse período e inseri-los na equipe também virou uma questão para os gestores.

A mudança de ambiente, a dificuldade de adaptação e os novos hábitos impactaram diretamente na gestão de pessoas. Os coordenadores tiveram de se reinventar para conseguir fazer um time trabalhar bem à distância. O home office, que era um tema em debate para o futuro, acabou sendo implantado às pressas por motivos de força maior. Agora, o que se discute é o que vai acontecer após a vacinação contra a Covid-19.

Inclusive, o trabalho híbrido surge como uma alternativa para amenizar os problemas do home office. Nesse regime de trabalho, parte dos colaboradores vai ao escritório enquanto a outra parte fica em casa. Assim, há contato entre os colegas e a liberdade de escolher onde trabalhar é mantida. Para ajudar na decisão, temos um post sobre como gerenciar uma equipe em trabalho híbrido.

Possíveis soluções

Para maior controle sobre as horas extras, a Conecta possui um software que facilita a vida do RH e dos gestores. O Conecta Control permite o gerenciamento do acesso às ferramentas de trabalho. Além disso, possui integração com a Ponto Mais, e só libera o uso do perfil corporativo após o colaborador bater o ponto. Dessa forma, ele também ajuda a evitar processos trabalhistas por horas extras no home office. 

Quanto à sobrecarga de trabalho, organização e planejamento são fundamentais. Distribuir as tarefas igualmente também é necessário para que ninguém tenha atribuições a mais. É importante ter empatia e um olhar atento ao desenvolvimento de cada colaborador. Às vezes a procrastinação pode esconder problemas que vão além da preguiça. Um bom gestor sabe falar, mas também precisa saber ouvir. 

Essa postura gera respeito e prestígio dos colaboradores e deixa o ambiente de trabalho mais acolhedor. É exatamente disso que precisamos num momento tão pesado quanto o que vivemos. Se os funcionários se sentem bem trabalhando na empresa, eles tendem a se comprometer mais com suas funções. Assim, também são mais produtivos e rendem melhor.

Por fim, acompanhe de perto o trabalho dos funcionários. Dê feedbacks, converse com eles e se mostre aberto a conversas. Incentivar o acompanhamento psicológico pode ajudar no bem-estar de cada um. Mesmo que a empresa não possa oferecer o atendimento, a desmistificação desse processo é uma forma de apoio. Demonstra que os colaboradores são vistos como pessoas, não como máquinas. 

Aproveite para fazer um estudo dentro da própria empresa para saber sobre o rendimento no home office. Quanto maior a participação dos funcionários na decisão, maior a chance de acertar e ter um processo de transição mais fácil. O melhor jeito de enfrentar os prejuízos da pandemia é com união e respeito por cada colaborador.

Continue conectado:

O que será do home office no pós-pandemia?

Desde março de 2020, muito se falou sobre qual seria o melhor modelo de trabalho no pós-pandemia no Brasil. Antes, a expectativa era de que já tivéssemos controlado o coronavírus em 2021, mas não foi o que aconteceu. Agora, com o avanço da vacinação, é possível traçar planos para o futuro. O tempo foi passando e as perspectivas a respeito do home office foram mudando. 

pós pandemia

Em 2020, o trabalho remoto era apontado como uma das grandes tendências para o pós-pandemia. Uma pesquisa divulgada em junho do ano passado demonstra isso. Segundo o estudo, 86% dos profissionais entrevistados queriam continuar trabalhando em casa após a flexibilização das medidas restritivas. 

Contudo, passar tanto tempo na frente das telas trouxe efeitos colaterais. A “fadiga de Zoom”, por exemplo, tem acometido diversos profissionais. Ela consiste no cansaço de fazer videochamadas devido ao excesso de contato por esse meio. Além disso, muitos relatam ter dificuldade de conciliar trabalho e descanso no home office. Consequentemente, acabam trabalhando mais tempo e ficando mais cansados.

É claro que o fato de termos ficado isolados em casa por uma questão de segurança e saúde pública afetou o home office. Todos os problemas que vão além do trabalho impactam na qualidade da produção. Todo mundo está exausto. Mas, afinal, o trabalho remoto veio para ficar?

Home office no pós-pandemia

O trabalho à distância trouxe questionamentos sobre a necessidade de haver um espaço físico para exercer funções. Algumas empresas notaram que é possível ter resultados sem ter toda a equipe trabalhando no mesmo lugar. Organizações como a Coca-Cola e a Vale disseram ter tido um retorno positivo dos trabalhadores sobre o home office

O Itaú é outra instituição que também cogita manter o trabalho remoto, mesmo que só para uma parte dos funcionários. Isso demonstra uma mudança na mentalidade dos gestores e dos colaboradores. Se está funcionando, por que não manter? Anteriormente, como não havia outra opção, todos tiveram de se adaptar para continuar produzindo. Agora já ficou evidente que esse modelo de trabalho também funciona. 

No entanto, não é todo mundo que ainda se sente bem trabalhando de casa. Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia aponta que o home office aumentou problemas físicos e mentais nos trabalhadores. Então, como conciliar os benefícios do trabalho remoto e os do trabalho presencial?

Trabalho híbrido é solução para equilibrar o home office

Conforme a vacinação avança, é possível retomar parte do trabalho presencial. Dessa forma, o trabalho híbrido surge como uma opção interessante de equilíbrio. Pesquisas apontam a alternância entre os dias de ir ao escritório e os de home office como uma tendência. Nesse modelo, as conexões entre os colegas não se perdem. 

Ao mesmo tempo, os colaboradores têm a oportunidade de ficar alguns dias em casa. Assim, eles evitam o estresse do transporte público e do trânsito durante parte da semana. Isso ajuda a tornar a rotina de trabalho mais leve.

O trabalho híbrido traz mais liberdade para os colaboradores. Eles podem decidir onde cumprir o expediente e como construir a própria rotina. Essa flexibilidade gera mais satisfação e tende a engajar os trabalhadores a produzirem mais. Da mesma forma, proporciona bem-estar e um ambiente de trabalho positivo.

Contudo, esse modelo gera algumas dúvidas e inseguranças. A gestão de pessoas, por exemplo, pode parecer um problema. Por isso, nós preparamos um post para ajudar a solucionar essa questão. Leia “Como gerenciar uma equipe em trabalho híbrido” e tire suas dúvidas. Aproveite também para baixar nosso material gratuito oferecido neste post para mais dicas de gestão de time remoto.

O que levar em consideração na hora de decidir

No fim das contas, cada empresa deve avaliar o que funciona para o seu time e para a própria instituição. Já ficou evidente que é possível ser produtivo no home office. Resta definir se ele será mantido integralmente ou em parte. O trabalho presencial também é uma opção, mas ele é realmente necessário?

Pense nos custos do aluguel de espaço, nas contas de água, luz e energia. Não adianta pegar um lugar barato se ele não oferecer boas condições de trabalho. Inclusive, outro aspecto a ser considerado é se há espaço para distanciamento entre os colaboradores. Antes da pandemia, isso não era uma preocupação. Agora, porém, é preciso avaliar esse quesito, já que também influencia na segurança de todos. 

Por fim, abra um canal para ouvir a opinião dos colaboradores e mostre que a participação deles importa. Assim, eles se sentem valorizados e a chance de tomar a decisão mais benéfica para todos é ainda maior. Dependendo da situação, alugar um espaço apenas para reuniões e para funções administrativas e de RH é uma boa saída.

Não há resposta certa para a questão do home office. Cada empresa sabe quanto recurso tem disponível e quais são os pontos fracos a serem resolvidos. Vale lembrar que qualquer decisão exigirá um período de adaptação de todas as partes. Se os colaboradores se sentirem valorizados, eles certamente vão se empenhar para fazer dar certo. Por isso a participação deles é fundamental. Levante prós e contras e não esqueça de calcular os efeitos a curto, médio e longo prazo para tomar a melhor decisão.

Continue conectado: