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PRECISO DE AJUDA!
Início Site Página 21

Por que prestar atenção na assinatura de e-mail?

  • Uncategorized
Ricardo
-
11 de março de 2021
1
Por que prestar atenção na assinatura de e-mail?

Dentro do meio profissional, a maneira como você se porta diz muito sobre você. Isso vale para o contato presencial e para o virtual, já que nos expressamos dos dois jeitos. Ter uma assinatura de e-mail simples e direta interfere na forma como as outras pessoas te veem. Afinal, é como você encerra todas as suas mensagens.

Hoje em dia, todo tipo de assunto é tratado por e-mail, desde os mais banais até os mais complexos. Muitas vezes um contrato é formalizado por esse meio de comunicação. Não se deve deixar essa questão de lado. É só um detalhe, mas que faz toda a diferença. Sua imagem pode ficar muito marcada por causa da sua assinatura.

Você com certeza não quer ser visto como um profissional desatento ou desleixado, né? Dependendo de como a sua assinatura de e-mail está, você pode passar essa impressão. Por isso, tome cuidado quando for fazer a sua.

Não cometa esses erros na sua assinatura de e-mail

Além disso, o encerramento das suas mensagens devem estar em conformidade com a empresa na qual você trabalha. Não adianta a identidade da empresa ser rosa e lilás, por exemplo, e ter na sua assinatura as cores verde e azul. Fica feio para você e para a empresa também, que tem alguém ‘por fora’ da identidade visual.

Esse problema pode até levar alguém a confundir e achar que você é colaborador de outro lugar. Certamente não é essa a reação que você espera quando manda um e-mail profissional para alguém.

Erros na assinatura de e-mail que podem te prejudicar

1) Problemas de português/digitação

Não é nada profissional ter palavras escritas de maneira errada, seja por desconhecimento ou por digitar e não perceber o erro. Por isso, é muito importante que você preste atenção nos mínimos detalhes na hora de montar a sua assinatura. Erros como esse dificilmente passam batido por quem está do outro lado da tela lendo a sua mensagem.

2) Cargo errado/desatualizado

Estar com o cargo diferente do que você ocupa na sua assinatura de e-mail parece desleixo. Isso também pode fazer com que outras pessoas procurem você para resolver certos problemas que não fazem parte do seu trabalho. Esse tipo de situação pode ocorrer tanto dentro da sua empresa quanto fora dela. O fato de sua assinatura não bater com o seu cargo faz parecer que você está perdido dentro do próprio trabalho.

3) Assinatura como imagem única

Colocar uma imagem no fim dos seus e-mails para representar a sua assinatura não é uma boa ideia. Um dos motivos é que com certeza ela vai demorar para carregar. Talvez ela nem complete o processo e fique um espaço em branco no fim da sua mensagem. Caso a conexão da pessoa que abre seu e-mail esteja ruim, pode ser que a imagem fique embaçada e a pessoa não veja as informações contidas nela. 

Esse método pode até parecer mais simples, porque é só fixar uma imagem, mas isso é uma ilusão. E se você precisar editar as informações dela? Vai criar precisar desenhar uma nova imagem inteira? Perda de tempo. Além disso, se uma pessoa precisar copiar o seu contato para te mandar uma mensagem ou te ligar, ela não vai conseguir. Nenhuma vantagem, né?

4) Branding errado

Já imaginou ter o logo errado ou antigo da sua empresa na assinatura de e-mail? Esse problema tem o mesmo efeito – ou até pior – do que ter o cargo errado nas suas mensagens. Parece descaso com o seu próprio trabalho. Do mesmo modo, isso também se aplica à fonte usada no nome da empresa e à toda identidade visual dela. É um ponto para se prestar bastante atenção.

  • O que NÃO fazer numa assinatura de e-mail
  • Como criar uma assinatura de e-mail profissional
  • Assinatura de e-mail: Por que criar a sua?
  • Sua assinatura de e-mail como ferramenta de venda
  • Como padronizar assinatura de e-mail

5) Cores demais e desorganização na assinatura de e-mail

Não é interessante para ninguém ter uma assinatura cheia de cores e fontes. Dá um ar de infantilidade e pouco profissional. Use no máximo duas cores (que estejam na identidade da empresa) e duas fontes. 

Também não é bom que as informações fiquem em ordens diferentes em cada assinatura. O ideal é que todo mundo tenha um padrão. O mais comum é: nome e sobrenome, cargo, telefone e ícones para redes sociais. A foto, que também é uma boa pedida, geralmente fica no canto esquerdo da assinatura. A maioria das empresas usa essa estrutura por algum motivo, certo? A leitura fica mais fluida e agradável.

5 erros na assinatura de e-mail que você não pode cometer

  1. Erros de português/digitação

  2. Cargo errado/desatualizado

  3. Assinatura como imagem única, não interativa

  4. Branding errado, prejudicando o fortalecimento da sua marca

  5. Cores demais e desorganização na assinatura de e-mail

Esperamos que esse artigo tenha te mostrado a importância deste item na sua vida profissional. Caso esteja sem ideia de como montar uma boa assinatura para os seus colaboradores, nós podemos te ajudar! É só conferir o post com modelos prontos para a sua empresa.

Para finalizar, você sabia que ter o Conecta Sign facilita todos os processos relacionados à assinatura de e-mail? A ferramenta da Conecta possui um painel intuitivo e simples de usar e permite que você faça edições de assinatura em massa. Dessa forma, você garante que elas estejam padronizadas e de acordo com a identidade visual da empresa.

Gerador automático de assinatura de e-mail
Quero criar minha assinatura de e-mail

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Tour pelo Google Drive – Documentos, Planilhas e mais – VÍDEO

  • Google Drive
  • Google Workspace
Ricardo
-
11 de março de 2021
0
Tour pelo Google Drive – Documentos, Planilhas e mais – VÍDEO

Em primeiro lugar, o Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização que permite que você armazene todos os seus arquivos. Dessa forma, você pode acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar no seu computador e em dispositivos móveis e controle como eles são compartilhados.

https://youtu.be/W_1ORwuFVRw

Conheça o Google Drive:

O tour pelo Google Drive é um conteúdo do vídeo é prático e com linguagem simples, criado com o objetivo de ajudar todos os usuários do G Suite (Google Workspace) a utilizar melhor as ferramentas do Google Drive. Portanto, através do vídeo você você aprenderá a utilizar algumas funcionalidades, ferramentas e configurações da plataforma. Então, confira os tópicos:

  • Como acessar o Google Drive;
  • Visão geral: documentos, planilha, apresentação e formulários;
  • Conheça as ferramentas “escondidas” do Drive;
  • Como habilitar essas ferramentas;
  • Dica extra!

Materiais indicados no vídeo:

Tour pelo Google Drive – Como criar pastas, arquivos e compartilhar

Além do Google Drive, conheça outras ferramentas do Google:

Além do Google Drive, o Google oferece outras ferramentas. Por exemplo, o Gmail, é um serviço de e-mail em que você pode criar uma conta gratuitamente ou optar pelos planos que turbinam os recursos dessa plataforma.

Esse serviço do Google é uma ferramenta de comunicação por conteúdo de mensagens completa. É a melhor do mercado porque, além de possuir diversas opções de usabilidade, conta com detalhes que fazem a diferença podem passar despercebidos.

Por isso, conheça algumas das principais funções do Gmail para manter a sua caixa de e-mail organizada. Assista e confira todas as dicas compartilhadas no vídeo:

  • Fazer o login do zero;
  • Abrir aba no chrome;
  • Aprenda a trocar o idioma;
  • Como aplicar marcadores;
  • Como filtrar os e-mails;
  • Criar categorias de prioridade;
  • Organizar a caixa de entrada.

Assista: Tour pelo Gmail

Conheça o Conecta Suite:

Facilite a gestão dos usuários com mais controle e autonomia através do Conecta Suite, extensor de funções do G Suite. Além disso, tenha acesso à novas configurações, relatórios e funções que antes só o próprio usuário poderia configurar:

  • Assinaturas de e-mail;
  • Acessos ao Gmail;
  • Utilização do Chrome;
  • Relatórios gerenciais.

Acesse: Conecta Suite

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Coisas para não esquecer no Onboarding de um novo colaborador

  • Google Workspace
Ricardo
-
9 de março de 2021
0
Coisas para não esquecer no Onboarding de um novo colaborador

Todo o processo de contratação de uma nova pessoa para uma empresa é importante e precisa ser pensado com cuidado. O planejamento não acaba quando o trabalhador recebe o ‘sim’ do departamento de Recursos Humanos.  Quando ele é aceito, um novo processo se inicia, que é o de inclusão aos sistemas da empresa. Ao contratar um novo colaborador, é preciso integrá-lo não só à organização, mas também ao time com o qual ele vai trabalhar. É imprescindível que ele se sinta bem adaptado para conseguir desenvolver um bom trabalho com segurança. Isso deve ser construído desde o primeiro momento em que ele passa a fazer parte da empresa.

Onboarding dos colaboradores

Por que o onboarding é importante?

Antes de tudo, vamos explicar o que é o onboarding. Essa palavra pode ser traduzida como integração. Ou seja, é o processo de integrar alguém a alguma coisa. No nosso caso, quer dizer integrar o novo colaborador à empresa, como já foi mencionado. 

Não tem como uma nova pessoa começar a trabalhar sem ter sido apresentada às pessoas que vão participar do dia a dia dela. Uma boa integração deixa o clima de trabalho muito melhor e influencia na produtividade de todos. Fora isso, para que ele comece a trabalhar, é preciso conhecer todas as ferramentas que ele vai precisar para executar suas tarefas. Todos esses detalhes fazem parte do onboarding. Por isso, o RH da empresa deve dedicar um tempo especial para elaborar cada etapa desse processo.

O onboarding deve ser feito logo no começo, que é quando o novo membro do time está mais motivado e prestará mais atenção às orientações. O timing correto vai fazer com que ele tenha uma adaptação melhor e mais rápida. Porém, o processo se estende por mais tempo, pois é necessário acompanhar a evolução do trabalho individual e em grupo. 

Com um onboarding bem sucedido, as chances do colaborador crescer na empresa e agregar coisas boas são bem maiores.

Como ter um onboarding bem sucedido?

  1. Prepare dinâmicas de entrosamento

  2. Faça reuniões com o colaborador

  3. Apresente as ferramentas da empresa

  4. Ensine sobre os produtos da empresa

Antes do novo funcionário chegar

Existem algumas coisas que não podem ser deixadas para a última hora. Assim que uma nova pessoa é contratada, o RH deve providenciar (ou solicitar) um e-mail corporativo para ela. E, é claro, nesse e-mail corporativo é fundamental ter a assinatura de acordo com os padrões da empresa.

Se a organização já possui o Conecta Sign, essa etapa do onboarding fica bem mais fácil. Isso porque a assinatura da empresa já está cadastrada. Assim, é só aplicar a esse novo e-mail. Caso você não saiba como padronizar a assinatura de e-mail, nós explicamos em um dos nossos artigos.

Teste Gratuitamente Conecta Sign

Dicas para ter um onboarding bem sucedido

1) Preparar dinâmicas de entrosamento

As dinâmicas são uma ótima forma de conhecer a pessoa que acabou de entrar para o time. Do mesmo modo, ela consegue saber mais sobre seus colegas de trabalho e também sobre a rotina. A dinâmica pode, inclusive, motivar aquele colaborador que já está há mais tempo na empresa. 

Esse tipo de atividade ajuda a entender o perfil de cada um, os pontos fortes e fracos e pode até ajudar a reorganizar a forma de trabalho da equipe. 

A dinâmica básica, que é a de falar nome, idade e alguma curiosidade, pode funcionar muito bem. Porém, se você quiser fazer algo diferente, sugerimos a introdução de algum tópico mais pessoal, como viagem dos sonhos ou estilo de música favorito. Assim, pode ser que aconteça alguma identificação entre os participantes. O clima com certeza ficará tranquilo e divertido.

2) Reuniões com o colaborador

Fazer reuniões periódicas, principalmente quando uma nova pessoa passa a fazer parte do time, faz toda a diferença. Isso também é parte crucial do onboarding. É um jeito de acompanhar se o colaborador está pegando o ritmo de trabalho, se ele entendeu como a empresa funciona, etc.

Além disso, pode ajudá-lo a se soltar mais e conversar mais com o time e com o superior. Nessas reuniões, o novo funcionário também consegue notar como se dá o entrosamento entre chefes e equipe. No começo, vale conversar duas vezes por semana, desde que isso não atrapalhe o andamento das demandas. Com o passar do tempo, elas podem ser semanais e, depois, quinzenais. 

  • 3 Dinâmicas incríveis para engajar os colaboradores
  • A importância do relacionamento na contratação de um serviço SaaS
  • Gmail dinâmico e interativo com uso de AMP
  • Crie planos de projetos dinâmicos com Planilhas Google
  • Etapas de um processo admissional: contratei, e agora?

3) Apresentar as ferramentas da empresa

Essa etapa do onboarding é bem óbvia, mas vamos falar dela mesmo assim. Ter um material pronto com todos os tópicos de cada ferramenta ajuda bastante na hora de treinar uma nova pessoa. Além disso, ajuda a não esquecer de nenhum detalhe que deve ser explicado ao colaborador.

4) Ensinar sobre os produtos da empresa

Por fim, explique a ele cada produto que a empresa oferece aos clientes. Quanto mais ele souber, mais rico o trabalho dele será. Porém, tome cuidado. Informações demais podem confundir a pessoa que está aprendendo. Proponha uma troca sincera e leve entre vocês. Dessa forma, o novo colaborador vai se sentir mais à vontade para tirar dúvidas ou para dizer que precisa de um tempo para absorver e aplicar determinada tarefa.

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3 dicas para sua equipe NUNCA MAIS esquecer de bater o ponto – VÍDEO

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Ricardo
-
8 de março de 2021
0
3 dicas para sua equipe NUNCA MAIS esquecer de bater o ponto – VÍDEO

Esquecer de bater o ponto é comum, mas pode gerar problemas para a empresa e o colaborador, como horas trabalhadas incorretas e impactos no pagamento. Isso porque, sem controle adequado, a organização perde a capacidade de monitorar a jornada de trabalho corretamente, gerando erros financeiros e conflitos trabalhistas.

Por isso, ter um sistema de controle de ponto eficiente é essencial. Ele garante precisão nos registros e facilita a gestão da carga horária. Além disso, evita o desperdício de tempo na resolução de questões relacionadas ao ponto.

Banco de horas

Além do banco de horas ser previsto por lei, é importante relembrar as vantagens de se bater o ponto eletrônico. Primeiramente, lembre seus colaboradores que o departamento de RH se baseia nisso para calcular o salário e os benefícios a serem pagos. Então, com o registro de jornada, todos ficam em conformidade com a lei e garantem que o contrato assinado na contratação será cumprido.

https://youtu.be/dR7WK90ZI6E

Materiais prometidos no vídeo sobre ponto

Planilha de horas: http://bit.ly/planilhas-de-horas

Vídeo Registro de ponto: https://bit.ly/3sT7DKy

Playlist sobre Access Control: https://bit.ly/3rvxhof

Dicas apresentadas no vídeo para lembrar de bater o ponto

O vídeo aborda de forma simples um problema muito comum no dia a dia de várias empresas: o esquecimento de bater o ponto. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que irão te ajudar na hora de gerir sua equipe e farão com que seus funcionários nunca mais se esqueçam de bater o ponto. São as dicas:

  • Criar um cultura organizacional;
  • Investir em treinamentos;
  • Criar lembretes para o time;
  • Trabalhar com bancos de horas;
  • Implementar um registro de ponto online.

Conheça o Access Control:

Crie grupos de regras e defina quem terá permissão para acessar as ferramentas Google Workspace (G Suite) de qualquer lugar a qualquer hora e quem só poderá acessar da empresa no horário de trabalho. Assim, expanda o painel de controle com uma ferramenta segura e autenticada pela Google Cloud.

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Confira como alterar assinatura de e-mail em massa

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Ricardo
-
5 de março de 2021
0
Confira como alterar assinatura de e-mail em massa

Ter uma boa assinatura de e-mail é algo que parece simples, mas que faz toda a diferença, principalmente no meio profissional. Além de conter informações relevantes sobre você, ela também pode te aproximar do cliente. Inclusive, é possível até usar sua assinatura de e-mail como ferramenta de vendas! Você sabia disso? Pois é, acho que já deu para ver que não se deve deixar esse recurso passar batido. 

Edição em massa

Quando se trata de empresas com muitos colaboradores, editar a assinatura de cada um dá um trabalho enorme. Não é uma tarefa difícil, mas demanda muito tempo e atenção para não colocar informações erradas no e-mail de ninguém. 

Do mesmo modo, esperar cada funcionário editar a própria assinatura também não é vantajoso. Isso sem falar no risco dele não seguir os padrões da empresa e ficar com uma assinatura diferente dos colegas. Nós já sabemos que isso prejudica a imagem não só do profissional, mas também da empresa. Pode transparecer que não há organização e sintonia.

Ou seja, é muito mais fácil editar assinaturas em massa de uma só vez só, né? E o Conecta Sign consegue oferecer essa solução, uma ferramenta da Conecta Nuvem. O Conecta Sign busca facilitar a vida das equipes responsáveis por essa função, permitindo a edição de mais de uma assinatura ao mesmo tempo, entre outras funcionalidades. Mesmo se você tiver 2 mil funcionários, ele vai funcionar.

Teste Gratuitamente Conecta Sign

Agora, quer saber como fazer isso? Confira o nosso tutorial abaixo!

Como editar assinatura de e-mail para mais de um usuário

Para começar, é necessário que a sua empresa utilize o Google Workspace (G Suite). O Conecta Sign é uma ferramenta integrada ao G Suite. Não é possível utilizá-la sem isso. Da mesma forma, o Conecta Sign está dentro do Conecta Suite, plataforma que ajuda a administrar o painel do Google Workspace (G Suite). Ambos oferecem período de teste gratuito por 14 dias. Ficou com alguma dúvida? Fale com o nosso time!

Depois de fazer o cadastro, clique em ‘instalar para todo o domínio’. Porém, é importante avisar que a função de editar assinaturas de e-mail para mais de um usuário ao mesmo tempo só está disponível para quem tem perfil de administrador do painel do G Suite. Caso você não seja, solicite a permissão para o responsável.

Após a instalação, abra o app da Conecta Suite e faça o login. Entre no Conecta Sign. Na opção ‘modelos de assinatura’, você encontra modelos prontos para adaptar e deixar com a cara da sua empresa. Lá você também encontra a opção de criar uma assinatura do zero, até mesmo utilizando o código HTML.

Clicando em ‘Novo’ no menu, existe a parte do editor e a parte de tag. A parte do editor é onde você escolhe todo o design da assinatura, as cores, fontes, o formato da foto, etc. E é na parte de tags que você vai permitir que cada usuário tenha as próprias informações. Se for só reproduzir uma assinatura de e-mail, todo mundo vai ter os mesmos dados.

Passo a passo de como alterar assinatura de e-mail em massa

  1. Conheça o Conecta Sign

  2. Configure as tags com as informações dos usuários

  3. Escolha um modelo de assinatura para os e-mails ou crie um modelo personalizado

  4. Escolha o grupo de pessoas no qual deseja aplicar a assinatura de e-mail

  5. Aplique em massa a nova assinatura de e-mail com 1 clique.

É na parte de tags que está o X da coisa. É na seção ‘Tags de usuários’ que ficam os campos específicos de cada usuário, como nome, sobrenome, cargo e foto. E é na parte ‘Tags da organização’ que ficam os campos com o nome da empresa, telefone, endereço, etc. Lá, ficam os códigos a serem copiados e colados na assinatura padrão. Assim, eles são automaticamente alterados com as informações cadastradas no Google Workspace (G Suite).

Depois de montar a assinatura de e-mail que você quer para todos os usuários, vá na seção ‘Usuários’ dentro do Conecta Sign. Algumas informações já serão puxadas automaticamente. 

Se sua empresa tem mais de uma filial, recomendamos que separe por ‘Unidade Organizacional’. Assim, você consegue colocar as informações de cada filial, como telefone e endereço, nas assinaturas, sem precisar editar uma por uma. Aí você cadastra os usuários de cada filial dentro das unidades organizacionais às quais eles pertencem.

Depois de alterar essa parte mais específica, volte para ‘Modelos de assinatura’. Lá existe a opção ‘Aplicar em massa’. Clique nela. A imagem vai voltar para a parte da unidade organizacional, onde você poderá escolher se quer aplicar para determinados grupos ou para todos. 

Por fim, escolha o grupo e selecione ‘aplicar assinatura’, depois confirme. Pronto! A assinatura de e-mail foi aplicada para todos 🙂

É importante reforçar que esta é uma ferramenta segura, aprovada pela Google Cloud. Não precisa ter medo de utilizá-la. E também vale lembrar que as  informações da assinatura de e-mail só precisam ser alteradas uma única vez, a menos que tenham atualizações. Aproveite o teste gratuito que não exige o cadastro de cartão de crédito. Você vai ver a praticidade que só o Conecta Sign proporciona.

Teste Gratuitamente Conecta Sign

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Scrum: Melhore a gestão de tempo e empodere equipes

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Ricardo
-
4 de março de 2021
0
Scrum: Melhore a gestão de tempo e empodere equipes

O assunto de hoje é sobre como melhorar a produtividade e a gestão do seu time utilizando o Scrum e outras metodologias ágeis. Para isso, entrevistamos uma pessoa muito experiente no assunto, o Agile Coach Enderson Moderno! Ele trabalha atendendo empresas como Itaú e Nubank. Com essa informação já dá para saber que ele é um expert no assunto, né?

Como prometido no vídeo, aqui estão as informações para entrar em contato com o Enderson:

  • Canal do Youtube;
  • Instagram;
  • Treinamento que ele oferece.

Acesse também a Planilha de Eisenhower que prioriza as tarefas para você.

O Scrum

Como foi citado na entrevista, o Scrum é um framework, ou seja, um facilitador utilizado para resolver problemas difíceis, enquanto constroem produtos de forma criativa, produtiva e eficiente, tendo neles aplicado diversos processos e técnicas. Os principais valores do Scrum são:

  • Transparência;
  • Inspeção;
  • Adaptação.

Depois de conhecer essa metodologia que tem sido aplicada por tantas equipes, tenho certeza que você vai começar a usa-lá também. E, para facilitar ainda mais seu trabalho, que tal utilizar um modelo de Scrum em um Quadro de Trello?

Link para acessar o quadro pronto e completo para a sua equipe usar: https://materiais.conectasuite.com/access_control-p1-gestao_de_time-mofu2-quadro_trello

Perguntas feitas no vídeo

A entrevista teve como principal objetivo ensinar para o público um pouco sobre as metodologias ágeis e o manager 3.0. Foram abordados, de forma simples, tópicos que cada vez mais ganham espaço e importância dentro das empresas produtivas. Por isso, separamos aqui abaixo as perguntas que foram respondidas pelo entrevistado:

  • Qual é a diferença entre metodologias ágeis e as metodologias cascatas?
  • Como funciona a metodologia Scrum e como aplicá-la (Quais são os pilares do Scrum, quem são as pessoas que se envolvem e quais são os eventos que ocorrem?)
  • Qual é o evento do Scrum que as pessoas mais têm dificuldade de “entender”?
  • Como podemos integrar o Access Control com a metodologia scrum?
  • Explique como o manager 3.0 ajuda no empoderamento de times.

Conheça o Access Control:

Crie grupos de regras e defina quem terá permissão para acessar as ferramentas Google Workspace (G Suite) de qualquer lugar a qualquer hora e quem só poderá acessar da empresa no horário de trabalho. Assim, expanda o painel de controle com uma ferramenta segura e autenticada pela Google Cloud.

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Cultura Organizacional: 3 dicas para sua empresa

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Ricardo
-
2 de março de 2021
0
Cultura Organizacional: 3 dicas para sua empresa

A Cultura Organizacional consiste em um conjunto de valores que uma empresa emprega para seus colaboradores. Ou seja, são crenças e ações que movem todos para um objetivo em comum. O desenvolvimento de uma boa cultura interna pode ajudar na motivação e produtividade dos colaboradores. Sabendo disso, elencamos no vídeo 3 dicas para ajudar sua empresa a estruturar sua própria cultura organizacional.

Qual a importância da Cultura Organizacional?

A cultura é responsável por reunir os hábitos, princípios e crenças que vão definir os valores internos de uma organização. Ou seja, são diretrizes que vão guiar o comportamento dos colaboradores dentro de uma empresa. Essa ação é necessária porque ajuda em todos os subsistemas de uma empresa:

  • Contratação com foco nos valores internos;
  • Marketing e endomarketing trabalhando juntos com foco nos princípios da empresa;
  • Contribui para o clima organizacional, visto que todos trabalham com valores em comum;
  • Etc.

O que vou aprender com o vídeo?

O conteúdo é prático e com linguagem simples, criamos com o objetivo de ajudar todos os profissionais que trabalham com gestão de pessoas ou para todos que são responsáveis pela liderança de times. Portanto, através do vídeo você você aprenderá 3 dicas para reforçar a cultura organizacional da sua empresa, confira os tópicos:

  • Como definir a missão de uma empresa;
  • Importância da cultura na contratação;
  • Rituais para manutenção da cultura organizacional;
  • Dica bônus!

Materiais indicados no vídeo:

  • Conheça o Conecta Sign
  • Gerador de Assinatura de E-mail

Conheça o Conecta Sign:

Gerencie as assinatura do gmail de forma simples, fácil e ágil. O Conecta Sign evita retrabalho e tempo gasto para editar a assinatura de e-mail de cada funcionário individualmente, além de evitar que haja possíveis erros de informação. Portanto, conte com uma ferramenta completa com modelos pré definidos ou crie seus próprios modelos, altere a assinatura de um único usuário ou de todos da empresa, use o editor de texto ou linguagem HTML.

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Sua equipe não esta batendo o ponto? Saiba o que fazer

  • Google Workspace
Ricardo
-
2 de março de 2021
0
Sua equipe não esta batendo o ponto? Saiba o que fazer

Quando o regime de trabalho de uma empresa é determinado pela CLT, geralmente há um controle de horas. Os colaboradores precisam bater o ponto para registrar o tempo de trabalho e o tempo de intervalo/almoço. 

bater ponto

Isso acontece porque a lei determina que o tempo máximo de trabalho diário seja de 8 horas. Esse tempo pode ser estendido em até duas horas caso haja necessidade de fazer horas extras.

O controle de horas é importante não só para o empregador, como para o empregado também. Assim, todos têm certeza de que estarão dentro da lei. A empresa não sofre multas por descumprir regras de trabalho e o empregador não é prejudicado com um salário menor do que deveria receber.

Quando o trabalho era presencial, era mais fácil lembrar de bater o ponto. Normalmente, as empresas posicionavam a máquina de ponto num lugar estratégico, para que todos pudessem ver. Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas adotaram o home office e aderiram ao ponto virtual.

O sistema de ponto virtual permite que os colaboradores registrem seus horários em qualquer lugar que estejam. Porém, se o hábito não for criado, os funcionários podem se esquecer desse compromisso. Nestes casos, todos acabam tendo problemas, já que a remuneração é paga de acordo com a jornada.

Como fazer minha equipe bater o ponto?

Antes de tudo, é importante relembrar as vantagens de se bater o ponto eletrônico. Lembre-os que o departamento de RH se baseia nisso para calcular o salário e os benefícios a serem pagos. Com o registro de jornada, todos ficam em conformidade com a lei e garantem que o contrato assinado na contratação será cumprido.

Criar lembretes para bater o ponto também pode ser uma boa alternativa. Mesmo se o colaborador esquecer, esse aviso vai ajudá-lo. Você pode incentivar o time a criar esse lembrete diário no próprio Google Agenda. Assim, não é necessário adquirir uma nova ferramenta para isso. 

Ferramentas que podem ajudar

Pontomais

Você sabia que existe uma plataforma que torna todo o processo de bater o ponto mais fácil? Com o aplicativo da Ponto Mais, o funcionário registra a jornada em poucos segundos e consegue acompanhar tudo de forma automatizada. 

O uso não precisa ser só no home office, não! Mesmo com o trabalho presencial, a ferramenta funciona, porque tem o detector de localização. Dentro dela também há a opção de solicitar ajustes no ponto, por exemplo. Mas, é claro, é preciso justificar o pedido de mudança e ter a aprovação do superior. E o melhor: tudo isso em plena conformidade com a lei.

A Ponto Mais permite que o RH economize tempo e ainda fique tranquilo com relação à segurança das informações contidas ali. Tudo fica armazenado numa nuvem protegida.

Conecta Control

Pensando na rotina de trabalho, quer garantir que ninguém vai fazer horas extras sem autorização prévia? O Conecta Control é a ferramenta ideal para impedir que isso aconteça. 

Com ele, você pode definir quem vai acessar o Google Workspace (G Suite) de qualquer lugar a qualquer hora e quem pode acessar apenas no escritório e durante o horário de trabalho. Desse modo, ninguém vai mandar um e-mail fora de hora, porque até isso pode configurar horas extras. A menos que esse tempo a mais tenha sido acordado entre as partes.

Porém, para que a equipe consiga cumprir todos os compromissos diários, é necessário fazer uma boa gestão de horas. Por isso, no post “Dicas para fazer a gestão de horas da sua equipe” você encontra formas efetivas de organizar o dia a dia de trabalho. Assim, todos conseguem entregar os trabalhos daquele dia dentro da jornada.

Se você tem um time comprometido e produtivo, as chances de ter problemas com o ponto caem bastante. Nestes casos, é só uma questão de garantir que eles estão lembrando de fazer essa tarefa. Vale mandar e-mails periódicos para incentivá-los, já que não bater o ponto pode ser prejudicial também para ele.

Integração Conecta Control e Pontomais

As duas ferramentas são ótimas para solucionar o problema de esquecimento de ponto. Mas, com a integração dessas duas ferramentas será basicamente impossível sua equipe não registrar o ponto. Isso porque, o colaborador terá acesso às ferramentas de trabalho somente após bater o ponto. Portanto, é uma solução segura e eficaz para a gestão de jornada de trabalho da sua empresa. Conheça mais sobre essa integração clicando aqui.

Por fim, agora que você já conhece essas ferramentas simples e práticas, vem a melhor parte. Que tal fazer um teste gratuito por 14 dias dessa integração? Não é necessário efetuar o cadastro de cartão de crédito. Comprove os benefícios testando agora mesmo!


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Tudo o que você precisa saber sobre o Banco de Horas

  • Uncategorized
Ricardo
-
26 de fevereiro de 2021
0
Tudo o que você precisa saber sobre o Banco de Horas

Muito se ouve falar sobre o banco de horas, mas você sabe como ele funciona? O banco de horas é um sistema de compensação pelas horas trabalhadas por cada colaborador. Ele foi implantado na CLT em 1998 por meio da lei 9.061 e tinha como objetivo evitar demissões num momento de crise que o Brasil vivia.

banco de horas

A mudança permitiu que as empresas convertessem as horas a mais trabalhadas no banco de horas. Assim, não precisariam pagar horas extras e o funcionário não sairia em desvantagem. 

Com esse meio de flexibilização da jornada de trabalho, cada um pode trabalhar mais horas e compensá-las depois. Se hoje o trabalhador fizer uma hora extra, por exemplo, pode chegar uma hora mais tarde ou sair uma hora mais cedo. 

Ele também pode deixar acumular e tirar folga no futuro. Tudo isso com o respaldo da lei e com alguns limites, claro. A palavra-chave aqui é acordo. Se organizar direitinho, todo mundo se dá bem!

Vale pontuar que o pagamento de horas extras ainda existe. Cada empresa utiliza um tipo de regime. Por isso, é importante falar sobre esses detalhes com os colaboradores. Para que não haja dúvidas, falar sobre esse assunto na hora da contratação é uma boa opção.

O sistema de banco de horas se mostrou tão vantajoso que não foi removido com a reforma trabalhista aprovada em 2017. Porém, sofreu algumas alterações. Quer saber como esse método funciona? Vem com a gente!

O que a lei diz sobre banco de horas?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a jornada total de um dia não pode ultrapassar dez horas. As horas extras estão inclusas nesse saldo total. Se a jornada normal é de oito horas, o colaborador só pode fazer mais duas horas de trabalho por dia.

Antes da reforma trabalhista, só podia haver horas extras por meio de um acordo prévio ou convenção coletiva. Essas convenções eram mediadas pelo sindicato de cada categoria.

Agora, elas podem ser negociadas individualmente entre patrão e empregado. O período de compensação dessa jornada adicional não pode ultrapassar seis meses. É necessário fazer a formalização desse acordo de maneira escrita, conforme diz a lei.

A compensação dentro do período de um ano ainda vale, mas somente de acordo com os termos estabelecidos pelo sindicato.

Caso a empresa não cumpra com esse acordo, deve pagar as horas extras com o acréscimo de 50% do valor da hora de trabalho. 

Se o contrato for rescindido e o funcionário tiver saldo positivo no banco, a lei concede o direito de receber por essas horas. Porém, se ele sair com saldo devedor, poderá ter essas horas descontadas no valor final da rescisão.

Vantagens para o colaborador

O saldo positivo no banco de horas te dá a possibilidade de negociar uma folga no trabalho. Dessa forma, você pode prolongar um fim de semana normal ou tirar um dia para resolver pendências. Você tem o direito de tirar essas horas como quiser.

Outro benefício é que, caso ocorra algum atraso em determinado dia, ele pode ser descontado do seu banco de horas. Ou seja, seu salário permanece intacto. Tem horas no banco e quer sair mais cedo numa sexta à noite para viajar? É só negociar também. Quando você faz horas extras, os gestores costumam ser mais flexíveis quanto à compensação. Se não houver nenhuma pendência ou algo urgente, claro.

Vantagens para a empresa

Uma das principais vantagens é não precisar pagar horas extras toda vez que o colaborador passar uma hora da jornada normal. Assim, a receita da empresa não é afetada.

Se as demandas são periódicas e não é sempre que há um excesso de trabalho, o banco de horas é ótimo. Ele permite a flexibilização de jornadas, de modo que esse sistema só seja implantado quando necessário.

Porém, é preciso ficar atento ao período de compensação dessas horas. Se ele for excedido, a empresa pode sofrer prejuízos e ter de pagar as horas extras. Além disso, se a gestão de horas não for bem feita, o colaborador pode acabar ultrapassando a jornada diária. Isso pode acarretar em processos e, eventualmente, em multas. Ou seja, mais prejuízo.

Como controlar o banco de horas?

Ser organizado no dia a dia é fundamental para que as horas trabalhadas não fujam do controle. Como já dissemos anteriormente, o saldo trabalhado por dia não pode ultrapassar duas horas. 

Existem planilhas que ajudam no monitoramento das jornadas. Há também pontos eletrônicos físicos e online. É dever da empresa fazer o acompanhamento e oferecer essas informações de maneira transparente aos colaboradores.

Para te ajudar a organizar melhor, nós damos dicas para fazer a gestão de horas da sua equipe. Nesse post, falamos um pouco sobre o Conecta Control também. Essa ferramenta da Conecta permite o controle do horário de uso do e-mail corporativo. Afinal, até enviar um e-mail fora do horário pode contar como hora extra.

Ela também limita o acesso às ferramentas do Google Workspace (G Suite) em determinados horários por meio dos grupos. Assim, você evita que alguém trabalhe muito além do planejado. Experimente a plataforma! Com ele, você também consegue encerrar a sessão do Workspace. Todas essas medidas dificultam a vida de quem quiser trabalhar mais tempo do que deveria. Que tal começar o seu teste gratuito? 

Além disso, que tal usar nossa planilha de controle de banco de horas? É gratuita e você pode decidir qual jornada escolher, entre 8h e 6h horas diárias!

Banner - Planilha de Horas

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10 coisas para NÃO fazer no home office

  • Uncategorized
Ricardo
-
25 de fevereiro de 2021
0
10 coisas para NÃO fazer no home office

O home office trouxe muitos desafios, principalmente para as empresas e pessoas que não estavam acostumados com essa modalidade.

Compartilhar o mesmo ambiente da vida pessoal com o trabalho, ser auto gerenciável, evitar distrações e estabelecer uma nova rotina, foram alguns dos desafios que a grande parte da população precisou se adaptar.

Em contrapartida, a novidade também ocorreu do lado empregador, muitas empresas se viram diante de um novo cenário e questionamentos como: Meu colaborador estará sendo produtivo? Como ter certeza que ele estará cumprindo sua jornada de trabalho? Como manter uma gestão a distância?

O que vou aprender com o vídeo?

O conteúdo é prático e com linguagem simples, criamos com o objetivo de ajudar todos os profissionais que estão passando pela adaptação de trabalhar remotamente. Através do vídeo você irá aprender 08 coisas que você deve evitar fazer enquanto trabalha na modalidade home office. São as elas:

  • Trabalhar a qualquer hora;
  • Ficar de pijama o dia inteiro;
  • Não cuidar da sua saúde;
  • Trabalhar de qualquer lugar;
  • Ficar em um lugar cheio de distrações;
  • Interromper a comunicação com as pessoas de outras equipes;
  • Se prender a um mesmo método de gestão;
  • Não ser otimista.

Materiais indicados no vídeo:

  • Quadro do trello – Metodologia SCRUM: Aumente a produtividade do trabalho seu time aplicando uma metodologia de trabalho ágil. O Scrum resulta em times mais ágeis e tarefas com mais qualidade, já que lida com prazos curtos e constante aprovação de pessoas envolvidas nos projetos.

Teste gratuitamente as ferramentas citadas:

Elas são ótimas para utilizar no trabalho remoto!

  • Google Workspace (G Suite): Com o Google Workspace (G Suite), tenha todas as ferramentas necessárias para sua empresa, integradas em uma plataforma completa e utilizando apenas o navegador. Acesse todos os arquivos do Drive corporativo do seu computador, smartphone ou tablet. E conte também com as facilidades do Gmail no e-mail @suaempresa.com.
  • Conecta Control: Com essa ferramenta você define quem terá permissão para acessar as ferramentas do Google Workspace (G Suite), de qualquer lugar a qualquer hora. E quem só poderá acessar da empresa no horário de trabalho.

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