Início Site Página 29

Conheça o novo layout do Google Meet

0

O Google Meet é uma ferramenta prática para reuniões online. Ele oferece videochamadas de alta qualidade com segurança integrada. Além disso, é fácil de usar e funciona em diferentes dispositivos. Isso porque ele permite compartilhar tela, usar legendas automáticas e gravar reuniões. Ideal para empresas, escolas e equipes que precisam se conectar a distância.

Série Painel de novidades – Episódio 01

Primeiramente, no vídeo de hoje, apresentamos uma ótima NOVIDADE do Google Meet. Teremos um novo layout para as videochamadas! Agora, poderemos ver a apresentação e os participantes em baixo.

Ainda, como uma dúvida de muitos era: “Como consigo apresentar e ver os participantes ao mesmo tempo?”, acredito que essa novidade vai ser muito usada! Quando tivermos disponível nas nossas contas vamos fazer um vídeo de como ativar essa opção. Estamos ansiosos.

https://youtu.be/oAyKf7v4L8s

Painel de novidades do Google Meet

1) Novo Grid/Layout do Google Meet

Fique de olho no que há de novo no Google Meet: https://support.google.com/meet/answer/9545619?hl=pt-BR

Conheça também nossa SÉRIE Meet e Chat, onde apresentamos várias dicas para você melhorar sua experiencia com sua videochamadas no Google Meet.

IMPORTANTE: Até 30 de setembro de 2020, os clientes do Google Workspace (G Suite) poderão usar os recursos avançados de videoconferência do Google Meet, como reuniões com mais pessoas (até 250 participantes), transmissões ao vivo e gravações. Após essa data, a funcionalidade do Google Meet será revertida para a edição do Google Workspace (G Suite) do cliente: Basic, Business, para organizações sem fins lucrativos ou for Education. As reuniões gravadas permanecerão no Drive do proprietário.

Para ajudar sua empresa o Google anunciou que a partir de 16/03/2020, implantará acesso gratuito aos recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet a todos os clientes do Google Workspace (G Suite) e Google Workspace (G Suite) for Education, ou seja:

  • Gravação de reuniões no Google Drive.
  • Reuniões para até 250 participantes por chamada;
  • Transmissão ao vivo para até 100 mil espectadores no domínio;

Por fim, NÃO ESQUEÇA: Conheça o Access Control e saiba como controlar o acesso ao Google Workspace (G Suite) ajudando na gestão dos times remotos. Estamos disponibilizando nossa ferramenta para utilização em trial por 14 dias.

Continue conectado:

Lei Geral de Proteção de Dados: qual o novo prazo para me adequar?

1

Assim como outras legislações que sofreram alterações desde o início da pandemia do covid-19, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também. Mas você sabe o que é essa lei?

Agora a data oficial para que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aplique multas a quem não se adequar à LGPD é agosto de 2021

Após idas e vindas (esta é a quarta vez que o governo muda o prazo), a data nova foi publicada no Diário Oficial no dia 12 de junho.

Ou seja, quem não se adequar até esta data estará sujeito à punição e multa de até R$ 50 milhões :O

No entanto, vale ressaltar que esta data se refere apenas às multas e sanções administrativas. 

A data oficial para que a Lei passe a valer de verdade ainda está em aberto e pode ser votada no Congresso.

Caso isso não aconteça, a LGPD continua com a data inicial de agosto de 2020, conforme aprovado pelo PL 1.179/2020, no Senado.

Se você também está correndo contra o tempo para se adequar à lei, vale a pena acompanhar a tramitação aqui.

Leia o artigo O que é a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Histórico da LGPD

A LGPD nasceu em 10 de julho de 2018, após o projeto de lei que, alterava o Marco Civil da internet, foi aprovado pelo Senado.

Em 14 de agosto do mesmo ano a Lei 13.709/2018 foi sancionada, com vetos.

E em setembro foi alterada por uma Medida Provisória para incluir a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão responsável por fiscalizar a lei.

Em julho de 2019, a Lei sofreu mais vetos, porém, em dezembro do mesmo ano os vetos foram retirados.

Em 2020 as alterações feitas na lei feitas, tanto no Senado, quanto pelo Presidente da República basicamente foram sobre os prazos de vigência. 

Após um troca-troca de datas, agora, as sanções e multas passam a valer oficialmente em agosto de 2021 e a vigência da lei segue indefinida. 

Lei Geral de Proteção de Dados: o que muda na sua empresa? 

Como a lei visa proteger os dados de usuários, clientes e colaboradores, afeta praticamente todas as empresas que armazenam informações. 

Ou seja, se a sua empresa guarda dados como e-mail, telefone, CPF e outros de seus clientes, fique atento. Você fatalmente precisará mudar radicalmente a forma como usa essas informações no dia a dia.

Caso sua empresa já tenha começado a adequação, o melhor é continuar. Caso não, é bom começar o quanto antes.

Daqui pra frente, a ideia é que você enxergue privacidade de dados como uma real vantagem competitiva.

Por exemplo, você pode comunicar aos prospects que sua empresa se preocupa com a segurança e responsabilidade no tratamento de dados.

Lembre-se: os clientes buscarão cada vez mais por empresas que protejam corretamente seus dados.

Por isso, é importante que as empresas mapeiem o ciclo produtivo completo dos dados. Ou seja, saber como é realizada a coleta, onde os dados são armazenados.

E principalmente: quem são as pessoas que têm acesso a eles.

Como se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados?

Assim, ferramentas que permitam controlar os acessos, o download e o compartilhamento dos dados serão uma mão na roda.

Além disso, contar com soluções que gerem relatórios e históricos completos de movimentações ajudarão a se adequar à LGPD.

As ferramentas corretas possibilitarão:

  • Acompanhar
  • Prevenir
  • Auditar quando e por quem os dados foram acessados. 

Por isso, nós da Conecta Nuvem trabalhamos com o Access Control, uma extensão de controle de acesso ao Google Workspace (G Suite).

A solução controla acessos por horário e local ao Google Workspace (G Suite), ferramentas empresariais e de armazenamento em nuvem.

Assim, sua empresa estará de acordo com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados. E você pode dormir tranquilamente.

Quer entender melhor? Então, veja o vídeo completo em que o advogado Tiago Carvalho, responde dúvidas referente A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Continue conectado:

Stream no Google Meet – Como iniciar seu evento online com Transmissão ao Vivo

0

Série Meet e Chat – Episódio 08

O vídeo de hoje, dividi a dica em 3 partes, portanto você vai aprender desde a configuração que deve ser feita no painel de administração do Google Workspace (G Suite) até a utilização da funcionalidade, Transmissão ao Vivo. Dessa forma, apresentamos como que os usuários irão fazer para iniciar o Streaming de uma videoconferência depois de ter feito o agendamento do evento online e convidado os participantes e espectadores, lembrando que os espectadores devem ser do mesmo domínio que você. Portanto, recomendamos essa dica para quem deseja fazer um evento corporativo ou para alunos, já que esses possuem e-mails autorizados a ver o Stream.

Como iniciar seu evento online:

  1. Como ativar o Stream nas configurações do painel de administração do Google Workspace (G Suite) para que os usuários consigam realizar seus eventos online, para isso você deve ser um administrador do painel;
  2. Como agendar e convidar os participantes e espectadores (participantes com acesso somente visualização) usando o Google Agenda;
  3. Como iniciar e finalizar um Streaming (Transmissão ao Vivo)
  4. Dica extra para que seus convidados consigam ver a sua transmissão quando quiserem e para que você consiga enviar o evento para pessoas de fora da sua organização.

OBS: Para o evento principal, aquele onde a pessoa pode participar, falar e todo o mais, você pode convidar qualquer pessoa, da sua organização ou não.

banner - guia

SÉRIE Meet e Chat:

1) Como iniciar uma videoconferência no Hangouts

2) Como fazer uma chamada de vídeo sem instalar nada com o Hangouts

3) Como desativar histórico, arquivar ou excluir conversa Hangouts Chat

4) Como fazer videochamadas com seu time no Hangouts

5) Como fazer uma videoconferência sem microfone no Hangouts Meet

6) Como compartilhar a tela e fazer uma apresentação de Slides online

7) Como gravar uma reunião no Google Meet – Videochamadas no Hangouts

8) Como Iniciar Stream no Google Meet – Seu evento online com Transmissão ao Vivo

9) Tour completo pelo Google Meet – Como gravar, compartilhar tela, editar grid…

10) Como agendar reunião do Google Meet no Google Agenda + Lista de participantes

NOS PRÓXIMOS VÍDEOS: Vamos trazer uma dica de como fazer um evento com transmissão online onde qualquer pessoa pode assistir, sem ficar restrito aos e-mails do domínio.

Você pode ler mais sobre como utilizar a Transmissão ao Vivo (Stream) do Google Meet nos seguintes links:

Ativar ou desativar a transmissão ao vivo para o Meet: https://support.google.com/a/answer/9055446?hl=pt-BR Transmitir uma videochamada ao vivo: https://support.google.com/meet/answer/9308630?

Link que vai ajudar com a dica extra – Faça a gravação do Stream: Como gravar uma videochamada: https://youtu.be/4p8XgVZNEQg ou https://support.google.com/meet/answer/9308681?hl=pt-BR

Como ativar ou desativar a gravação no Meet: https://support.google.com/a/answer/7557052?hl=pt-BR

IMPORTANTE:

Até 30 de setembro de 2020, os clientes do Google Workspace (G Suite) poderão usar os recursos avançados de videoconferência do Google Meet, como reuniões com mais pessoas (até 250 participantes), transmissões ao vivo e gravações. Após essa data, a funcionalidade do Google Meet será revertida para a edição do Google Workspace (G Suite) do cliente: Basic, Business, para organizações sem fins lucrativos ou for Education. As reuniões gravadas permanecerão no Drive do proprietário.

Para ajudar sua empresa o Google anunciou que a partir de 16/03/2020, implantará acesso gratuito aos recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet a todos os clientes do Google Workspace (G Suite) e Google Workspace (G Suite) for Education, ou seja:

  • Gravação de reuniões no Google Drive.
  • Reuniões para até 250 participantes por chamada;
  • Transmissão ao vivo para até 100 mil espectadores no domínio;

NÃO ESQUEÇA: Conheça o Conecta Control e saiba como controlar o acesso ao Google Workspace (G Suite) ajudando na gestão dos times remotos. Comece agora: http://bit.ly/2Igdm7J

Continue conectado:

Home office: cuidados para não transformar alta produtividade em burnout

1

Você já teve a sensação de que o trabalho triplicou desde o início do home office nesta quarentena? Pois é, você não está sozinho. 

Burnout

Este aumento de produtividade é real: segundo pesquisa do ISE Business School, o home office aumentou a produtividade de 60% dos trabalhadores remotos nesta pandemia.

Sem dúvidas, o home office é a melhor solução para continuar o trabalho na pandemia. Porém, muitos especialistas estão preocupados com os efeitos da alta produtividade para a saúde mental.

Apesar de manter a disciplina e hábitos saudáveis durante o isolamento social, às vezes é difícil controlar o horário de trabalho.

O resultado é bastante preocupante: as horas extras acabam se acumulando e o cansaço também e esta é a receita perfeita para que o burnout (esgotamento mental) aconteça.

Só para ilustrar: 32% dos brasileiros entre 25 e 65 anos já teve burnout. 

Os dados são da International Stress Management Association e foram coletados bem antes da pandemia, em 2018.

O burnout é a exaustão mental, emocional ou física devido ao estresse de longo prazo. Aliás, dois dos principais sintomas desse esgotamento mental é a desmotivação e a baixa produtividade.

Entre as causas do burnout está a carga horária excessiva de trabalho – muito presente durante o home office na pandemia.

Para evitar esse esgotamento, vale criar alguns mecanismos inteligentes que otimizam o tempo e a produtividade do home office.

Por isso, preparamos 5 estratégias para sua gestão de equipes evitar que a alta produtividade vire uma crise de burnout:

1. Crie descrições para sua reunião no Hangouts Meet e evite conversas improdutivas no home office

Estima-se que o Hangouts Meet, plataforma de videoconferência do Google, cresceu cerca de 60% por dia desde janeiro de 2020. 

A pandemia fez a plataforma de reuniões online aumentar 25 vezes desde o início do ano.

Os números mostram como as reuniões online aumentaram durante o home office

Certamente, as reuniões são ferramentas valiosas que, se bem planejadas e executadas, podem otimizar os resultados em equipe.

Porém, é preciso ficar atento ao excesso de reuniões improdutivas. 

A ideia é que elas não se tornem maçantes ou frustrantes, principalmente quando o tempo passa e não resolvemos nada. 

Por isso é bom pensar em formas de otimizar e facilitar a produtividade das reuniões online.

Uma boa dica é adicionar sempre uma descrição à sua reunião online, com uma pauta bem detalhada dos assuntos a serem tratados.

Aí esta pauta servirá como guia para que o responsável da reunião não se distraia com outros assuntos.

Veja um exemplo de como fazer isso no Hangouts Meet:

Como usar o Hangouts para continuar as atividades da sua empresa durante a pandemia do coronavírus

2. Garanta um home office sem acesso ao Gmail ou Google Workspace (G Suite) nos finais de semana ou fora do horário combinado

Bem como as reuniões improdutivas, responder e-mails ou acessar ferramentas de trabalho no final de semana são práticas que contribuem para o burnout.

Mas, antes de tudo, como desestimular as pessoas de trabalharem aos finais de semana ou fora do horário combinado?

Surpreendentemente essa resposta é mais fácil do que você imagina.

Afinal, hoje já é possível definir regras de horário e local de acesso ao Gmail, Drive (docs, planilhas) e Agenda de forma 100% remota. Veja como fazer isso aqui.

A tecnologia SSO (Single Sign On) do Conecta Control é capaz de criar regras de acesso para todas as ferramentas do Google Workspace (G Suite) utilizadas por um usuário ou grupo de usuários.

Além disso, ativar o logout automático é uma boa maneira de fazer com que o colaborador não passe do horário combinado. 

Assim, além de evitar excesso de trabalho sem necessidade, você ainda evita ações trabalhistas e prejuízos financeiros maiores.

3. Otimize a gestão dos seus e-mails com configurações simples do Gmail

Em primeiro lugar, avalie se a sua equipe gasta muito tempo lendo e respondendo e-mails. 

Por certo vocês têm coisas mais importantes a fazer. Dessa maneira você pode tentar reduzir esse tempo, que está roubando a produtividade dela.

Então comece a otimizar a rotina de gestão do tempo com sua caixa de entrada e da sua equipe também.

É provável que queira deixar de receber mensagens desnecessárias. Por exemplo, notificações de fóruns e newsletters podem ser arquivadas automaticamente para ajudar a manter a caixa de entrada organizada.

Caso você trabalhe com Gmail, algumas boas ideias de como você pode perder menos tempo são:

  • Criar um marcador e aplicando filtros do Gmail, é possível organizar melhor as mensagens recebidas. Saiba como fazer aqui!
  • Agrupar e-mails de mesmo tópico no Gmail para gerenciar tudo em um único lugar, ao invés de ler várias mensagens individuais. Saiba como fazer aqui!
  • Criar grupos e listas para enviar e-mails em massa. Saiba como fazer aqui!
  • Configurar layout do Gmail com mensagens “não lidas” primeiro. Saiba como fazer aqui!
  • Instale o Trello no seu Gmail para organizar melhor suas tarefas. Conheça a extensão!

4.  Integre seus aplicativos preferidos ao Google Workspace (G Suite) para automatizar ações

Você sabia que dá para integrar seu Google Workspace (G Suite) à ferramentas como Zendesk, Salesforce ou Kanbanchi? 

E não para por aí, as possibilidades são infinitas. Outras boas opções de integrações com o Google Workspace (G Suite) que podem otimizar seu tempo são:

  • Conecta Control: permite definir horários e locais de acesso e ainda programar horários de entrada e saída (logout automático). Disponibilizamos a ferramenta para utilização de teste gratuito por 14 dias. Acesse agora mesmo aqui.
  • Awesome Table (para criar recursos visuais em planilhas), DocuSign eSignatur (para agilizar a assinatura de seus documentos) e Gantter Project para gerenciar projetos. Saiba mais aqui.
  • Veja como integrar o Zendesk, Salesforce ou Kanbanchi ao Google Workspace (G Suite) aqui.

Fique por dentro de mais dicas como essa preenchendo o formulário abaixo!


Continue conectado:

7 aplicativos para integrar ao Google Workspace (G Suite) e melhorar a produtividade no home office

1

Certamente, contar com aplicativos integrados que facilitem o dia a dia do trabalho é essencial para manter a boa comunicação da equipe e ganhar mais produtividade no home office.

Além de fazer sua equipe economizar tempo nas tarefas e a manter a equipe motivada, há vários aplicativos que podem ajudar gestores a organizar o trabalho de forma mais eficiente no home office.

Então, como encontrar esses apps? Uma ótima dica é usar o Google Workspace (G Suite) Marketplace, hub de apps do Google, para integrá-los ao seu Google Workspace (G Suite).

Antes de mais nada, a vantagem do Google Workspace (G Suite) Marketplace é que os aplicativos que já vem integrados ao seu domínio do Google Workspace (G Suite). Ou seja, o Google Workspace (G Suite) Marketplace é uma mão na roda, ainda mais se você precisa facilitar a troca e a confiabilidade das informações entre equipes no home office.

Mas, como existem centenas de aplicativos por lá, resolvemos te dar uma mãozinha. Então confira a nossa seleção com sete opções para você experimentar (e amar):

1 – Access Control: melhor forma de manter os horários da equipe em dia

Certamente, um dos principais desafios para quem trabalha com home office é assegurar que os horários de trabalho da equipe sejam mantidos.

Por isso, um dos aplicativos mais interessantes e disponíveis no Google Workspace (G Suite) Marketplace é o Access Control. Assim é possível controlar logins e logouts nas contas atribuídas à sua empresa.

Além disso, ele permite definir horários e locais de acesso e ainda programar horários automáticos de logouts.

Visto que muitas empresas estão enfrentando adversidades por conta do coronavírus, o aplicativo oferece 14 dias grátis para teste.

App no Marketplace: Access Control

 



2 Awesome Table: deixe suas planilhas mais atraentes 

Certamente, se você trabalha com planilhas, com certeza já deve ter visto vários aplicativos que transformam as planilhas em gráficos, deixando-as mais visuais, claras e funcionais.

Além disso, o app ajuda a configurar os dados para apresentá-los como diretórios de pessoas, visualizações de gráficos de Gantt, Google Maps, lista de anúncios, perguntas frequentes, livrarias on-line, etc. Assim dá para escolher entre vários modelos prontos de layout. 

App no Marketplace: Awesome Table

3 Freshdesk 

E que tal aplicativos de suporte multicanal? O Freshdesk é uma solução incrível para quem quer acompanhar solicitações de clientes em diversos canais como telefone, e-mail, chat, redes sociais, fóruns e mais.

Além de ser usado por mais de 100 mil empresas, o aplicativo é ótimo para:

  • Obter análises detalhadas de clientes do Google Analytics
  • Iniciar conversas pelo hangout com cliente usando tickets gerados pela plataforma
  • Categorizar e priorizar problemas e definir automações necessárias.

App no Marketplace: Freshdesk

4 DocuSign eSignature: agilize a assinatura de seus documentos

Líder em assinatura eletrônica e gerenciamento de transação digital (DTM), este app permite que você assine facilmente documentos em PDF e Word, preencha formulários e recolha assinaturas de outros.

Além de assinar documentos também é possível  recolher assinaturas eletronicamente de terceiros.

App no Marketplace: DocuSign eSignature

5 Gantter Project: perfeito para gerenciar projetos!

Eventualmente, aplicativos para criar e editar planos de projetos são bem úteis. Além de integrado ao Google Workspace (G Suite), o Gantter Project também é compatível com o MS Project™.

Principais vantagens de seu software de Agendamento de projeto:

– Abrir e salvar arquivos do Microsoft Project (arquivos .mpp)
– Abrir a partir do Google Drive e do Team Drive
– Gráfico interativo de Gantt
– Rastrear Tarefas
– Fazer a gestão de recursos
– Rastrear recursos/carga de trabalho
– Estruturar divisão de trabalho gerada automaticamente
Entre outros.

App no Marketplace: Gantter Project

6 Xero

Antes de mais nada, o Xero é um software de contabilidade online para pequenas empresas. Mas não é só isso: o app ajuda a facilitar o gerenciamento das finanças, com acesso a contas, fluxo de caixa, folha de pagamentos e outros relatórios. 

Agora, veja mais vantagens do aplicativo:

  • Criar faturas on-line para fazer clientes pagarem on-line e depois lembrá-los automaticamente
  • Ficar por dentro do fluxo de caixa da sua empresa quando e onde quiser
  • Tomar melhores decisões com relatórios financeiros flexíveis e painéis fáceis de usar
  • Economizar tempo com feeds bancários automatizados e reconciliar suas contas com facilidade
  • Gerenciar inventário, gerar relatórios, acompanhar o tempo e muito mais

App no Marketplace: Xero

7 Google Workspace (G Suite) Tips

Por último (mas não menos interessante), vale a pena dar uma olhada no Google Workspace (G Suite) Tips. Este aplicativo é repleto de dicas, informações, ferramentas e aplicativos complementares que ajudarão você a aproveitar ao máximo o Google Workspace (G Suite). 

Por exemplo, o aplicativo inclui dicas de como ser mais produtivo no Google Drive, Google Meet ou Gmail.

App no Marketplace: Google Workspace (G Suite) Tips

 


Em resumo: que tal aproveitar este período de home office para testar novas ferramentas para o seu Google Workspace (G Suite)? Se quiser saber mais, converse com a nossa equipe.

Continue conectado:

Como usar o Hangouts para continuar as atividades da sua empresa durante a pandemia do coronavírus

2

A fim de tentar buscar alternativas para continuar suas atividades, muitas empresas já passaram a adotar tecnologias como o Hangouts do Google Workspace (G Suite).

Além de ser bastante usado por empresas de tecnologia, o Hangouts passou a ser uma alternativa para escolas, empresas de eventos, entre outros se comunicarem com seus públicos.

Afinal, como sabemos, o coronavírus está afetando o mundo todo e agora é preciso se adaptar à nova realidade: a transformação digital.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia, desde o início da pandemia no Brasil, houve um aumento de cerca de 30% do tráfego da internet.

E, com este aumento do tráfego da internet, muitos empreendedores e gestores de empresas estão encontrando oportunidades para retomar suas atividades.

Para quem quer continuar suas atividades por home office, pode usar o Drive do Google Workspace (G Suite) para compartilhar arquivos com colaboradores ou clientes.

Além disso, com o Hangouts é possível realizar reuniões, aulas, conferências e eventos.

Para ajudar as empresas, o Google anunciou o acesso gratuito aos recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet a todos os clientes do Google Workspace (G Suite) e Google Workspace (G Suite) for Education.

Com estes aplicativos é possível realizar:

  • Reuniões para até 250 participantes por chamada
  • Transmissões ao vivo para até 100 mil espectadores no domínio
  • Gravação de reuniões no Google Drive

Esses recursos geralmente estão disponíveis apenas nas edições Enterprise e Enterprise for Education do Google Workspace (G Suite), mas agora estarão disponíveis para todos os clientes.

Afinal, o Google e seus parceiros estão comprometidos em apoiar seus negócios durante esse período desafiador.

Por isso, a Conecta Nuvem preparou um material especial sobre como o Hangouts e o Google Workspace (G Suite) podem ajudar sua empresa. Confira! 

Como usar o Hangouts para continuar as atividades da sua empresa durante a pandemia do coronavírus

Muitos eventos foram cancelados, não apenas os esportivos e culturais, mas corporativos também. E isso pode afetar diversas empresas, já atingidas pela incerteza econômica diante do novo vírus.

Por conta das restrições de viagens e do crescimento do home office, o Google ampliou o acesso aos recursos avançados do Hangouts Meet a todos os clientes Google Workspace (G Suite) e Google Workspace (G Suite) for Education. 

Por isso, usar o Hangouts Meet para continuar a sua operação é uma ótima ideia. Através do app do Google Workspace (G Suite) é possível além de fazer chamadas, realizar reuniões e grandes conferências.

Como irá acontecer o acesso aos recursos avançados? 

Todos os clientes que possuem registros junto ao Google Workspace (G Suite) Basic ou ao Google Workspace (G Suite) Business poderão acessar os recursos avançados do Hangouts diretamente do seu domínio.

Então, como utilizar os recursos? Veja como:

1) Realizar reuniões com até 250 participantes por chamada

No lugar de apenas 100 (Basic) ou 150 (Business), sua empresa poderá ter até 250 participantes em uma única chamada. Isso ajudará a manter a boa comunicação de informações, reuniões de departamentos diversos e muito mais.

2) Transmitir reuniões e conferências ao vivo para até 100 mil espectadores 

Agora, todas as contas do Google Workspace (G Suite) poderão compartilhar um link para transmissão ao vivo (visualização) para até 100 mil pessoas simultaneamente.

A funcionalidade ajudará grandes empresas durante grandes eventos e conferências.

Por exemplo, para aquelas que precisam repassar informações a toda a equipe de uma só vez, sem correr o risco de algum colaborador não ter acesso no momento correto.

Observações importantes:

  1. Esses convidados não participam da reunião, mas também é possível convidar participantes com acesso normal e gravar a reunião, além de parar e iniciar a transmissão, conforme necessário.
  2. Apenas convidados do seu domínio podem ver as transmissões ao vivo (os de fora do domínio não possuem acesso).

Acompanhe o passo a passo para adicionar uma transmissão ao vivo a um evento do Agenda:

1) No Google Agenda, crie e adicione detalhes e convidados a um evento

2) Depois, adicione uma videoconferência

3) Adicione conferência

4) Selecione Hangouts Meet

5) Ao lado de participar do Hangouts Meet clique na seta

6) Selecione “Adicionar transmissão ao vivo”

7) Salve.

É possível ainda, criar um evento “somente visualização”, remover uma transmissão ao vivo de um evento, iniciar e interromper uma transmissão ao vivo, gravar um evento de transmissão ao vivo e assistir a um evento de transmissão ao vivo.

Para mais detalhes sobre essas diferentes opções, sugerimos este guia de ajuda do Hangouts Meet.

Mas, como gravar uma reunião no Drive?

É importante lembrar que os eventos de transmissão ao vivo não são gravados automaticamente.

Por isso, o organizador da reunião ou um participante da mesma organização poderá acionar a gravação da reunião enquanto ela está sendo transmitida ao vivo e depois disponibilizá-la.

Informações importantes sobre as gravações do Hangouts Meet: 

  • As gravações incluem a janela principal e a tira de filme participante, incluindo o orador ativo e os documentos apresentados
  • As gravações são salvas no Google Drive do organizador da reunião e no evento Calendário
  • O organizador da reunião recebe um e-mail com o link de gravação que poderá ser compartilhado
  • Se um participante ativar legendas ao vivo durante a gravação, as legendas não serão gravadas e não aparecerão quando você reproduzir a gravação.

Confira o passo a passo para iniciar e parar uma gravação:

  1. Abra o Meet e inicie ou participe de uma reunião em vídeo
  2. Clique em Mais > e reunião de gravação
  3. Aguarde o início da gravação

Lembrando que os participantes são notificados quando a gravação começa ou para.

  1. Clique em Mais > e parar a gravação  quando terminar;

A gravação também para quando todos saem da reunião.

  1. Clique em “Parar gravação” novamente para verificar.
  2. Aguarde cerca de 10 minutos para que o arquivo de gravação seja gerado e salvo na pasta My Drive > Meet Recordings do organizador;
  3. Um e-mail com o link da gravação também é enviado ao organizador da reunião e à pessoa que iniciou a gravação. 

Todavia, este recurso está disponível apenas para a versão desktop. Os usuários de aplicativos móveis são notificados quando a gravação é iniciada ou interrompida, mas não dá para controlar a gravação.

O que mais preciso fazer para ter acesso ao Hangouts e Google Workspace (G Suite)?

Por último, como dissemos anteriormente, o Google está aumentando seus recursos para garantir um acesso otimizado e confiável dos serviços.

Mas, como esses recursos são desativados por padrão, é necessário que o Administrador ative as permissões no Admin Console, da seguinte forma:

  1. Na página inicial do Admin Console, acesse Aplicativos> Google Workspace (G Suite)> Configurações do Google Hangouts
  2. Clique em Meet Settings
  3. Marque o ícone de edição no lado direito da caixa “Serviços adicionais”
  4. Role para baixo e marque a caixa que diz “Permitir que os usuários façam chamadas de vídeo e de voz”.
  5. Na mesma tela, ative outras configurações avançadas para transmissão ao vivo e gravação de reuniões.
  6. Clique em Salvar

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de conectados e teremos o prazer em ajudar.

Conheça todas os recursos do Google Workspace (G Suite) para tornar sua equipe mais produtiva aqui.

Continue conectado:

Como fazer os colaboradores respeitarem o horário comercial durante o home office?

1

Gerir uma equipe de home office é um dos maiores desafios em meio à pandemia do coronavírus.

Home Office

Nada mais, nada menos que 45% dos gestores afirmam ter dificuldades de fazer a gestão de equipes remotas, segundo pesquisa da Betania Tanure Associados.

Afinal, como confirmar o andamento de tarefas ou incentivar a equipe a cumprir um determinado horário de trabalho, por exemplo?

Então começam os problemas: um cliente te liga ou te manda um e-mail dizendo que está com dificuldades para ser atendido ou conversar com o seu time.

Ou, de repente, você precisa de ajuda urgente com um imprevisto e não obtém resposta, pois as pessoas não estão disponíveis.

Pois é, estas e outras situações são frequentes em épocas em home office.

Por isso, manter a equipe produtiva e administrar o cumprimento de horário estão entre as preocupações mais recorrentes dos gestores.

Mas, a boa notícia é que existem estratégias simples e eficientes para superar o desafio da gestão de times remotos. Confira algumas dicas e soluções:

1) Crie uma rotina de horários prática e eficiente para sua equipe no home office

Certamente, a estratégia mais recomendada por especialistas para aumentar a produtividade no home office é criar e manter uma rotina com suas equipes.

Por isso, vale tentar definir horários para execução de tarefas, pausas e prazos de entrega razoáveis. Ajude e incentive sua equipe a planejar suas semanas de trabalho.

E claro, incentive-os a não trabalharem de pijamas. O ato de trocar de roupa já ajuda o cérebro a entender que uma mudança de tarefa será executada.

E porque não, promover pausas rápidas durante o expediente, como a gente fazia na hora do cafezinho no escritório? Assim as pessoas conseguem respirar entre uma tarefa e outra e se sentirão menos cansadas.

2) Faça videochamadas rápidas no início de cada dia

Durante o home office, juntar a equipe antes do expediente para um kickoff é uma boa estratégia para confirmar que todos estarão disponíveis no horário solicitado.

Além disso, é a oportunidade perfeita para revisar informações importantes e alinhar prioridades para o andamentos das tarefas.

Uma forma fácil e prática para ninguém esquecer de participar desses encontros diários é programar as videochamadas e enviar os convites em massa pelo Google Agenda (veja como fazer neste tutorial).

3) Estimule videochamadas entre os colaboradores

Incentivar os colaboradores a manterem contato com os colegas durante o dia vai ajudá-los a criar uma rotina de comunicação poderosa entre eles.

Inegavelmente a boa comunicação é essencial, tanto para confirmar que estão disponíveis, quanto para que o time trabalhe em sinergia. 

Vários estudos e livros já foram publicados a respeito e estabelecem uma relação entre a falta de uma boa comunicação interna a intenção dos colaboradores de deixarem uma empresa.

Só para ilustrar, uma pesquisa da Spikes Cavell, mostrou que 57% dos projetos de TI que não alcançaram expectativas falharam por causa de comunicação ruim entre as partes interessadas.

Outro artigo da Holmes Report relata que a falta de comunicação antecipada de mudanças organizacionais pode gerar um aumento de 42% na má conduta dos colaboradores, afetando diretamente a produtividade da companhia.

Enfim, os dados reforçam que vale a pena incentivar a comunicação entre os colaboradores!

Banner - Planilha de Horas

4) Incentive seus colaboradores a evitarem e até banirem fontes de distração no home office

Um em cada cinco profissionais brasileiros indicam as distrações causadas pela presença familiar como o maior desafio do home office, segundo pesquisa realizada pela Robert Half com 240 profissionais entre 18 e 19 de março. 

Por isso, todas as fontes de distração precisam ficar longe do espaço de trabalho, tanto quanto possível.

Televisão, celular – se não for para trabalho –  sofá, cozinha. Outro fator de desvio de atenção pode ser as outras pessoas em casa.

Por isso, vale sugerir à sua equipe que estabeleça alguns limites e até sinais para evitar interrupções de outras pessoas, como colocar um fita ou aviso na porta, por exemplo.

5. Utilize o aplicativo Conecta Control para definir horários de trabalho

Saber se alguém realmente acessou (login) a conta de trabalho e o momento do dia em que isso aconteceu é fundamental para fazer a gestão de horários no home office.

Se você procura uma solução que te ajude a definir horários de trabalho para a sua equipe e ainda controle os locais de quem acessou, o Conecta Control é perfeito para você.

A solução permite ao gestor configurar controle de acessos personalizados de sua equipe aos aplicativos do Google Workspace (G Suite).

Assim é possível controlar horários e criar permissões de acesso ao Gmail, Drive (docs, planilhas) e Agenda de forma 100% remota.

Outra vantagem do Conecta Control é a opção de logout automático, que ajuda a empresa a evitar horas extras e a solicitar um novo registro de acesso todos os dias.

Assim, ao restringir os horários de trabalho, você também incentiva o colaborador a dedicar horas a outras atividades que o ajude a continuar produtivo e motivado. 

Quer melhorar a produtividade da sua equipe no home office? Teste gratuitamente o Conecta Control e comprove.

Continue conectado:

Startup libera licença grátis de ferramenta de controle de acessos ao Google Workspace (G Suite) durante pandemia

1

O home office veio pra ficar. Daqui para frente o modelo de trabalho remoto deve se tornar frequente, mesmo com a volta gradual para os escritórios.

Aliás, por conta do coronavírus, o home office deve crescer 30% no Brasil, segundo a FGV. Já no mundo todo, 62% das empresas trabalhavam em escritórios flexíveis muito antes da crise.

Apesar do home office ser eficaz e seguro neste momento, gerenciar equipes no trabalho remoto é um grande desafio.

Afinal, como fica o controle de acessos quando e como as pessoas estão trabalhando à distância?

O mero ato de fazer as pessoas parar de trabalhar após o horário de expediente já é difícil.

Mesmo com sistemas de ponto online, nada impede que as pessoas simplesmente registrem sua saída, mas continuem trabalhando noite adentro. Não há como fazer o controle de acessos.

O problema é que horas extras nem sempre são produtivas – às vezes são até prejudiciais para o colaborador e empresa.

Para se ter uma ideia, pesquisas já mostraram que somos produtivos apenas 39% do tempo de nosso expediente.

Pensando em ajudar empresas a superar estes desafios, a Conecta Nuvem, parceira do Google Cloud liberou um teste grátis de 14 dias da ferramenta Access Control.

A solução permite ao gestor configurar controle de acessos personalizados de sua equipe aos aplicativos do Google Workspace (G Suite).

Assim é possível controlar horários e criar permissões de acesso ao Gmail, Drive (docs, planilhas) e Agenda de forma 100% remota.

Funcionalidades do Access Control:

  • Grupos personalizados – O gestor consegue criar grupos de acesso personalizados e assim consegue controlar a quais dados um colaborador tem acesso
  • Restrição de local – Limita locais de acesso por IP ou DNS, criando uma barreira de segurança a mais para pessoas não-autorizadas que tentem roubar seus dados
  • Logout automático – Permite fazer logout automático do Google Workspace (G Suite)
  • Limite de horário – Define horários de trabalho por grupos

Confira como funciona o controle de acessos:

Vantagens de fazer o controle de acessos pelo Access Control:

  • Fácil: Basta ter uma conta ativa no Google Workspace (G Suite) para começar a usar (para ativar tem que ser administrador do painel do Google)
  • Seguro: Ferramenta autenticada pelo Google de controle de acessos, ajuda a aumentar a segurança da informação e ajudar a evitar vazamento de dados 
  • Grátis (sem cartão de crédito): Por conta do coronavírus a Conecta Nuvem liberou o acesso grátis à ferramenta por tempo limitado. 

Acesse agora mesmo e comece seu teste grátis!

Por que usar o Access Control para controle de acessos?

  1. Porque você consegue gerenciar o horário de trabalho remoto do seu time com poucos cliques
  2. Porque você evita horas extras desnecessárias e ganha produtividade
  3. Porque você diminui as chances de pessoas não-autorizadas acessarem seus dados
  4. Porque você pode começar sem compromisso, com um teste totalmente grátis 
 


Sobre a Conecta Nuvem

A Conecta Nuvem é uma startup de tecnologia localizada em Florianópolis, cujo objetivo é elevar os resultados de pessoas e organizações por meio da Cultura Cloud.

Entre suas principais soluções estão: Access Control, Google Workspace (G Suite), desenvolvimento web, consultoria e treinamentos sobre transformação digital e inovação.

Desde 2013, a empresa tem difundindo a inovação por meio da tecnologia em nuvem e ajudado a melhorar a qualidade de vida e produtividade de equipes. Mais de 10 mil pessoas já aprovaram! Confira como impulsionamos os resultados das empresas ->

Continue conectado:

4 respostas sobre o Google Meet (Hangouts Meet) para sua reunião online

1

Série Meet e Chat – Temporada 01 – Fechamento

Para finalizar nossa primeira temporada da Série Meet e Chats, onde aprendemos como iniciar uma videochamada, como iniciar um Hangouts através de um grupo do Chats, a compartilhar tela em uma video conferência, a gravar a reunião e até mesmo como fazer uma chamada de vídeo com o Google Meet usando o microfone do seu celular.

Antes de iniciarmos mais uma temporada gostaria de aproveitar este vídeo para esclarecer algumas das perguntas que recebi.

  1. Não estou achando o link da chamada, onde encontro?
  2. No celular, preciso instalar o aplicativo do Google Meet?
  3. Preciso conversar por Libras com meus alunos, como fazer para manter minha câmera junto ao compartilhamento de tela?
  4. Consigo iniciar uma gravação se não fui eu que iniciei a chamada?
banner - guia

SÉRIE Meet e Chat:

1) Como iniciar uma videoconferência no Hangouts

2) Como fazer uma chamada de vídeo sem instalar nada com o Hangouts

3) Como desativar histórico, arquivar ou excluir conversa Hangouts Chat

4) Como fazer videochamadas com seu time no Hangouts

5) Como fazer uma videoconferência sem microfone no Hangouts Meet

6) Como compartilhar a tela e fazer uma apresentação de Slides online

7) Como gravar uma reunião no Google Meet – Videochamadas no Hangouts

8) Como Iniciar Stream no Google Meet – Seu evento online com Transmissão ao Vivo

9) Tour completo pelo Google Meet – Como gravar, compartilhar tela, editar grid…

10) Como agendar reunião do Google Meet no Google Agenda + Lista de participantes

NÃO ESQUEÇA: Conheça o Access Control e saiba como controlar o acesso ao Google Workspace (G Suite) ajudando na gestão dos times remotos. Estamos disponibilizando nossa ferramenta para utilização em trial por 14 dias. Comece agora: http://bit.ly/2Igdm7J

Continue conectado:

Como gravar uma reunião no Google Meet – Videochamadas no Hangouts

0

Série Meet e Chat – Episódio 07

No vídeo você vai aprender desde a configuração que deve ser feita no painel de administração do Google Workspace (G Suite), lembrando que, para isso você deve ser um administrador do painel, até a utilização da funcionalidade, gravação da chamada de vídeo. Assim, apresentamos como que os usuários irão fazer para iniciar a gravação de uma videoconferência e onde os vídeos gravados são encontrados ao final da gravação.

SÉRIE Meet e Chat:

1) Como iniciar uma videoconferência no Hangouts

2) Como fazer uma chamada de vídeo sem instalar nada com o Hangouts

3) Como desativar histórico, arquivar ou excluir conversa Hangouts Chat

4) Como fazer videochamadas com seu time no Hangouts

5) Como fazer uma videoconferência sem microfone no Hangouts Meet

6) Como compartilhar a tela e fazer uma apresentação de Slides online

7) Como gravar uma reunião no Google Meet – Videochamadas no Hangouts

8) Como Iniciar Stream no Google Meet – Seu evento online com Transmissão ao Vivo

9) Tour completo pelo Google Meet – Como gravar, compartilhar tela, editar grid…

10) Como agendar reunião do Google Meet no Google Agenda + Lista de participantes

banner - guia

Como gravar uma videochamada: https://support.google.com/meet/answer/9308681?hl=pt-BR

Como ativar ou desativar a gravação no Meet: https://support.google.com/a/answer/7557052?hl=pt-BR

IMPORTANTE: Até 30 de setembro de 2020, os clientes do Google Workspace (G Suite) poderão usar os recursos avançados de videoconferência do Google Meet, como reuniões com mais pessoas (até 250 participantes), transmissões ao vivo e gravações. Após essa data, a funcionalidade do Google Meet será revertida para a edição do Google Workspace (G Suite) do cliente: Basic, Business, para organizações sem fins lucrativos ou for Education. As reuniões gravadas permanecerão no Drive do proprietário.

Para ajudar sua empresa o Google anunciou que a partir de 16/03/2020, implantará acesso gratuito aos recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet a todos os clientes do Google Workspace (G Suite) e Google Workspace (G Suite) for Education, ou seja:
– Gravação de reuniões no Google Drive.
– Reuniões para até 250 participantes por chamada;
– Transmissão ao vivo para até 100 mil espectadores no domínio;

NÃO ESQUEÇA: Conheça o Access Control e saiba como controlar o acesso ao Google Workspace (G Suite) ajudando na gestão dos times remotos. Estamos disponibilizando nossa ferramenta para utilização em trial por 14 dias. Comece agora: http://bit.ly/2Igdm7J

Continue conectado: