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Atribua cores a elementos específicos nos gráficos do Google Planilhas

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Sabe quando você está apresentando dados em gráficos, porém gostaria de destacar melhor algum em específico? Agora será possível. Com a nova função de atribuir cores a diferentes elementos nos gráficos do Google Planilhas.

O Google trouxe a novidade para os gráficos em Barras, Colunas, Linhas, Dispersão e em alguns gráficos de Combinação. Dessa forma, você tem a opção de destacas um elemento ao invés de todos apresentarem a mesma cor.

cores-elementos-graficos-google-planilhas

Todos os usuários começaram a ter acesso à novidade no dia 07 de janeiro de 2019. O objetivo é possibilitar a ênfase a uma parte do gráfico, permitindo assim, que a história dos dados apresentados seja melhor contada e também melhor visualizada por quem acompanha.

Leia também: Crie planos de projetos dinâmicos com Planilhas Google

Como editar o elemento nos gráficos do Google Planilhas

Para editar pontos e barras individuais siga o seguinte caminho:

  1. Abra o arquivo no  Google Planilhas e insira o gráfico;
  2. No gráfico, clique com o botão direito na barra ou no ponto que deseja destacar;
  3. Clique em Formatar ponto de dados;
  4. Faça suas alterações.
altere-cores-graficos-google-planilhas

Leia também: Google Planilhas transforme-as em aliadas

Caso deseje saber sobre como adicionar e editar gráficos, confira nesse link da Central de Ajudas do Google. Bem como em nossas dicas na Playlist Google Planilhas, no canal no Youtube da Conecta Nuvem.

Conheça mais sobre o Google Workspace (G Suite) e as ferramentas e aplicativos que melhoram a produtividade das organizações acompanhando nosso Blog e da mesma forma conversando com a equipe Conecta Nuvem será um prazer atendê-lo!

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No Google Workspace (G Suite), use grupos para controle de acesso a aplicativos e serviços

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O Google trouxe recentemente, a capacidade de usar os Grupos do Google para controle de acesso a aplicativos e serviços do Google Workspace (G Suite) e do Google dentro de sua organização. Isso fornecerá aos administradores, por exemplo, uma maneira simples e específica de garantir que os usuários certos tenham acesso aos aplicativos certos.

Esse recurso foi desenvolvido para atender solicitações em relação a controles de acesso mais flexíveis para aplicativos e serviços.

Até então, o acesso só era configurado no nível da Unidade Organizacional (UO). A partir de agora, grupos possibilitarão o controle do acesso por outros elementos organizacionais, assim, o Google libertou em diferentes serviços e aplicativo, como por exemplo: 

  • Departamentos ou funções de trabalho
  • Equipes de projeto
  • Níveis específicos de antiguidade
  • Localizações geográficas diferentes
  • Diferentes empresas dentro de uma organização mais ampla

Com grupos, garanta que os usuários acessem aplicativos e serviços

Os controles de grupo servem, primeiramente, para que os administradores adicionem acessos aos usuários que ainda não possuem autorização para acessar determinado aplicativo, por exemplo. No entanto, o mesmo controle não pode ser executado para tirar acessos, este continua sendo realizado somente pelo via nível OU.

Ou seja, a nova funcionalidade será utilizada para complementar as configurações organizacionais e garantir que um grupo específico. Por exemplo uma área específica da empresa – tenha acesso a um ou outro aplicativo.

Leia também: Gmail traz mais informações sobre os Grupos do Google

Como usar o Grupos para ativar aplicativos e serviços

Em primeiro lugar, acesse o Admin Console (Administradores) > Apps (Aplicativos) > Google Workspace (G Suite) (ou Serviços adicionais do Google) . Você pode então:

  • Procure e selecionar um grupo no painel esquerdo;
  • Selecionar serviços individualmente ou em massa (usando as caixas de seleção);
  • Ativar ou desativar serviços para um grupo específico.

Em princípio, só poderão ser selecionar grupos que foram criados por um administrador da organização. Ou seja, grupos criados por usuários não fazem parte da nova funcionalidade.

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Confira a notificação, no Admin Console, que informa sobre o novo recurso

Você pode consultar mais detalhes sobre como usar os grupos para controle de acesso a aplicativos e serviços do Google Workspace (G Suite), na Central de Ajuda do Google.

Leia também: Novos cartões do Admin Console melhoram gerenciamento de grupos

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Acesse todos os dispositivos da empresa em um só lugar

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O Google está possibilitando aos administradores do Google Workspace (G Suite) acesso a uma visão mais completa dos dispositivos da empresa – dispositivos móveis e de desktop. Como resultado, os administradores poderão visualizar e gerenciar todos em um só lugar.

Adicionar e visualizar informações dos dispositivos no Admin Console

Para que o administrador tenha acesso à lista dos dispositivos que sua organização possui, é preciso realizar um upload no Admin Console, em arquivo CSV, com a lista dos dispositivos e seus respectivos números de série. Mais detalhes, acompanhe no Ajuda do Google

O upload pode ser feito em dispositivos Android, Mac, Windows e Chrome.

visualizar-dispositivo-moveis

Leia também: Melhore a percepção dos dispositivos móveis em sua organização

Importante, esses dispositivos aparecerão na lista de dispositivos da empresa e serão exibidos como propriedade da empresa. Então, quando o administrados clicar em mais detalhes de cada dispositivo terá uma visão geral dos mesmo. Assim como mostra a imagem:

visualizar-dispositivo-moveis-2

Leia também: Agora é possível redefinir senhas e bloquear dispositivos Android da empresa

Gostaria de conhecer mais sobre o Google Workspace (G Suite) e como ele pode ajudar no dia a dia da sua empresa? Continue acompanhando nosso blog e da mesma forma nossas redes sociais. Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe. Será um prazer ajudá-lo

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Como anexar arquivos grandes no Gmail – VÍDEO

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O Gmail é o serviço de e-mail do Google. Ele é rápido, seguro e fácil de usar. Oferece 15 GB de armazenamento gratuito e integra com outras ferramentas do Google. Além disso, possui filtros automáticos, proteção contra spam e suporte a etiquetas. E o melhor: funciona em qualquer dispositivo, garantindo acesso ao seu e-mail onde você estiver.

Tutorial simples de como anexar arquivos grandes no Gmail

Primeiramente, é preciso saber que quando você envia mensagens/e-mails no Gmail, pode anexar arquivos de até 25MB. Porém, se necessário, há opções para enviar arquivos maiores. Basta anexá-los a partir do Google Drive.

Além disso, caso o contato não utilize serviços de e-mail diferente do Gmail, você pode convidá-lo para o Gmail, assim bastará compartilhar o arquivo, sem anexar a e-mails.

  • Em primeiro lugar, acesse o Gmail
  • Clique em Escrever
  • Clique no ícone do Google Drive
  • Selecione o arquivo
  • Clique em inserir
  • Por fim, escreva e envie o e-mail
https://youtu.be/aDbby6byjxg

Anexe grandes arquivos ao Gmail acompanhando nosso tutorial com vídeo e GIF animado:

1) Primeiramente, acesse o Gmail

encontrar agenda google

2) Em seguida, clique em Escrever

anexar-gmail-drive

3) Clique no ícone do Google Drive

4) Selecione o arquivo que deseja anexar

anexar-arquivo-gmail

5) Na parte inferior da página, escolha como deseja enviar o arquivo:

  • Link do Google Drive: essa opção funciona para qualquer arquivo armazenado no Drive, incluindo os arquivos criados no Documentos, Planilhas, Apresentações ou Formulários Google.
  • Anexo: essa opção só funciona para os arquivos que não foram criados nos aplicativos do Google Workspace (G Suite) – Documentos, Planilhas, Apresentações ou Formulários Google.
anexar-arquivo-drive-gmail

7) Insira o arquivo.

8) Escreva e envie o e-mail.

Para exemplificar, acompanhe o gif abaixo. Copie e aproveite e o envie também por e-mail/whatsapp , ele funciona como um vídeo tutorial!

Enviar anexos muito grandes no seu e-mail

Como resultado, neste tutorial aprendemos:

Como anexar um grande arquivo ao Gmail.

O mesmo caminho pode ser utilizado para quando desejar colaborar com outras pessoas no documento.

Leia também: Novo Gmail – principais mudanças

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Como abrir um painel de visualização no Gmail

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Tutorial simples de como abrir um painel de visualização no Gmail

Com o ‘Painel de Visualização’ do Gmail você pode dividir a caixa de entrada (inbox) em duas. Tendo uma coluna com os e-mails recebidos e a outra o conteúdo do e-mail selecionado. Personalize sua caixa.

Com a tela dividida, a visualização das mensagens recebidas e o conteúdo delas fica mais prática. Veja o passa a passo de como ativar o recurso:

  • Acesse o Gmail
  • Clique em Configurações
  • Vá para Avançado
  • Ative o Painel de visualização e salve
  • Clique no novo ícone ao lado da engrenagem
  • Selecione a visualização que preferir

Ative o Painel de Visualização e mude o padrão da caixa de entrada do Gmail acompanhando nosso tutorial com vídeo e GIF animado:

1) Primeiramente, acesse o Gmail

encontrar agenda google

2) Em seguida, clique no ícone da engrenagem no canto superior direito da tela e depois em Configurações

configurações painel de visualização do Gmail
configurações painel de visualização do Gmail

3) Selecione a opção Avançado

abra Painel de Visualização do Gmail

4) Depois, vá até “Painel de visualização”, ativando a opção

ative Painel de visualização do Gmail

5) Não esqueça de salvar as alterações

Salve Painel de visualização do Gmail

7) Ao lado da engrenagem clique no ícone e selecione qual visualização deseja

selecione a visualização do Gmail que deseja

Para exemplificar, acompanhe o gif abaixo. Copie e aproveite e o envie também por e-mail/whatsapp , ele funciona como um vídeo tutorial!

como abrir um painel de visualização no Gmail

Como resultado, neste tutorial aprendemos:

Como abrir o Painel de Visualização do Gmail e ativá-lo.

Com o novo painel é possível ajustar a largura de cada coluna e visualizar de forma mais prática os e-mails do Gmail. Você pode optar pela visualização padrão, dividida horizontal, ou dividia vertical. Experimente até encontrar a forma com a qual mais se adapta.

Leia também: Novo Gmail – principais mudanças e como habilitar

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Novos recursos de segurança do Google Workspace (G Suite)

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Gráficos personalizados e registros de e-mail são os novos recursos de segurança do Google Workspace (G Suite). Os recursos farão parte do centro de segurança, que reúne análises de segurança, insights acionáveis ​​e recomendações apresentadas pelo Google. A ideia é capacitar administradores e proteger organizações, dados e usuários.

Segurança Google

Confira os novos recursos de segurança do Google Workspace

  • Painéis informativos com gráficos personalizados:
gráficos de painel personalizados

Será possível salvar gráficos personalizados no painel de segurança. Isso ajudará a personalizar o painel e a garantir que ele se concentre no que é mais interessante para a organização.

Poderá criar, por exemplo, um gráfico personalizado com base em qualquer consulta de evento de log feita na ferramenta de investigação.

Se precisar, utilize a Central de Ajuda do Google para saber como criar gráficos personalizados.

  • Mais informações sobre incidentes no Gmail com registros de eventos pós-entrega
eventos pós-entrega para mensagens do Gmail

Novos eventos de registro de e-mail com informações sobre o que acontece com os e-mails após enviados ou recebidos é mais uma novidade. Isso ajudará a eliminar a “adivinhação” ao lidar com incidentes do Gmail.

Conforme o Google, novos eventos incluem: abrir, marcar como não lida, responder, avanço automático, mover para caixa de entrada, mover para a lixeira, mover para fora da lixeira, download de anexos e salvar anexo no Drive.

Em resumo, essas novidades permitem que o administrador entenda melhor o que acontece em sua organização.

Google Workspace

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Visualizar e filtrar relatórios do Google Workspace (G Suite) por unidade organizacional

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O Google adicionou ao Admin Console a capacidade de visualizar e filtrar relatórios do Google Workspace (G Suite) por unidade organizacional (UO). Essas informações podem facilitar, principalmente, na criação de relatórios mais perspicazes e auditorias mais completas.

Dessa maneira, será possível:

  • Comparar o uso do Google Workspace (G Suite) nas UOs – detalhar métricas como armazenamento de unidades, usuários ativos e muito mais em um nível de UO. Dessa forma, ajudará a avaliar e a acompanhar o uso do Google Workspace (G Suite) em diferentes áreas da organização.
  • Melhorar a eficiência de sua investigação – visualizar os registros de auditoria de uma determinada unidade dentro da empresa. Ajudando a filtrar eventos não relacionados e concentrar esforços de investigação.

Exibir dados por unidade organizacional no Admin Console 

Para exibir um relatório ou auditoria para uma unidade organizacional específica no Admin Console, utilize o filtro do menu à esquerda. Para saber mais sobre os registros de atividades da conta, consulte a Central de Ajuda do Google.

Visualizar e filtrar relatórios do Google Workspace (G Suite)

Leia também: Novos cartões do Admin Console melhoram gerenciamento de grupos

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Compartilhar arquivos com quem não é do Google ficou mais fácil

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Em breve, compartilhar arquivos com quem não é do Google será mais fácil, ou seja, pessoas sem as Contas do Google poderão visualizar, comentar, sugerir edições e editar os arquivos do Documentos, Planilhas e Apresentações Google.

As organizações que trabalham com Drive, não o fazem apenas internamente, mas compartilham também com fornecedores externos, parceiros, contratados e clientes. Entretanto, quando esses parceiros não possuem contas do Google, torna-se uma barreira significativa para a colaboração.

Pensando em como ajudar nesse processo, o Google lançará uma versão, primeiramente beta, sobre um processo de fácil verificação de identidade. O que seria isso? O mecanismo permitirá que os usuários do Google Workspace (G Suite) convidem usuários que não pertençam ao Google Workspace (G Suite) para colaborar nos arquivos como visitantes. Será necessário apenas o uso de PINs (Personal Identification Numbers, números de identificação pessoal)

Veja no exemplo do GIF como funcionará:

gif-compartilhar-arquivo-nao-gsuite

Controle é mantido pelos proprietários e administradores de arquivos

Aos proprietários de arquivos cabe acompanhar todas as atividades, de forma detalhadas, que acontecem em seus arquivos. Como: ver de onde são originadas as edições, revogar o acesso, gerenciar compartilhamento externo e o uso de auditoria.

Leia também: 10 dicas importantes para iniciar no Google Workspace (G Suite)

Deseja participar do compartilhamento de Pincode no Drive – Inscreva-se

O Compartilhamento de Pincode no Drive será lançado inicialmente em versão beta. Se você é um administrador e tem interesse em saber mais, inscreva-se para participar da versão beta.

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Adicionar detalhes a eventos na Agenda do Google

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Tutorial simples de como adicionar detalhes a eventos na Agenda do Google

Com a Agenda do Google você cria eventos e agenda reuniões facilmente. E mais, você pode adicionar detalhes como local, participantes, adicionar arquivos, pautas e inclusive definir a sala onde acontecerá.

  • Acesse o Google Agenda
  • Clique no Evento que deseja editar
  • Adicione as informações necessárias
  • Adicione convidados
  • Informe a sala, auditório ou salão onde acontecerá
  • Clique em Salvar

Adicione detalhes aos eventos acompanhando nosso tutorial com vídeo e GIF animado:

1) Primeiramente, acesse o Google Agenda

encontrar agenda google

2) Em seguida, clique no Evento que deseja editar. Se  houver um ícone em forma de caneta, clique nela.

*ou clique em Mais Opções, em um evento recém criado.
veja nosso vídeo de como Criar um Evento

criar evento Agenda Google

3)  Adicione as informações que considerar necessárias – localização, enviar notificação, cor de destaque, pauta ou informações complementares.

adicione mais detalhes aos eventos da Agenda Google

4) Você pode também adicionar convidados ao evento/reunião

adicione convidados aos eventos da Agenda Google

5) E também, informar a sala, auditório ou salão onde acontecerá

adicione detalhes sobre sala aos eventos

7) Finalmente, clique em Salvar.

Para exemplificar, acompanhe o gif abaixo. Copie e aproveite e o envie também por e-mail/whatsapp , ele funciona como um vídeo tutorial!

Agenda - Adicionar detalhes a eventos

Como resultado, neste tutorial aprendemos:

Como adicionar detalhes aos eventos da Agenda do Google. Reforçamos, quanto mais detalhes e informações o usuário adicionar ao evento, mais fácil será para os convidados se informarem e estarem preparados para a reunião/evento.

Leia também: Google Agenda – dicas para gestão de tempo com a ajuda do Google

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Novos cartões do Admin Console melhoram gerenciamento de grupos

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O Google facilitará o gerenciamento de grupos através de novos cartões do Admin Console. Por exemplo, quando o administrador acessar um grupo no Admin Console, verá alguns cartões com informações. Além disso, ao clicar em qualquer um dos cartões, a administrador verá mais detalhes e terá novas opções para gerenciar os grupos.

Configurações do grupo mais acessíveis pelo Google Admin

Em primeiro lugar, as 10 configurações mais usadas aparecerão diretamente no Admin Console. Assim, alterações poderão ser feitas sem interromper o fluxo de trabalho. Permitindo:

  • Acesso às configurações, incluindo quem pode visualizar membros, publicar postagens, contatar proprietários de grupos e muito mais;
  • Configurações de associação, como quem pode adicionar, convidar e aprovar membros do grupo;
  • E também, quem pode participar de um grupo – usuários externos, por exemplo.

Contudo, caso precise alterar outra configuração, poderá usar a mesma interface de configurações no groups.google.com que erá usada anteriormente.

Leia também: Google melhora pesquisa no Google Vault

Melhora no gerenciamento de membros

O novo cartão de membros do Admin Console fornecerá uma maneira abrangente de gerenciar os membros do grupo. Com a finalidade de melhorar as formas de localizar, adicionar e gerenciar os participantes com rapidez e facilidade.

Permitindo:

  • Upload em massa de membros por meio de um arquivo CSV;
  • Adicione rapidamente novos membros individualmente;
  • Remova um ou vários membros;
  • Filtrar a lista de membros por função de membro;
  • Pesquisa por nome ou email;
  • Alterar a função do usuário individualmente;
  • Alterar as funções do usuário em massa;
  • Exportar membros para um arquivo CSV.
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Alterar as funções do usuário em massa é um dos novos recursos de gerenciamento

Leia também: Google permite delegar gerenciamento de contatos

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