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Tour pelo novo Conecta Control – VÍDEO

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O Conecta Control é uma ferramenta que vem para ajudar as empresas que utilizam o Google Workspace a gerenciarem os horários de trabalho dos colaboradores e também a melhorar a segurança da informação. E, por isso, hoje faremos um tour pelo novo Conecta Control!

Essa ferramenta permite configurar o Google Workspace para que os colaboradores da empresa acessem a conta corporativa apenas de dentro da empresa e no horário de trabalho.

Ficou curioso para conhecer o Conecta Control e entender como ele pode ajudar no seu dia a dia? Então acompanhe o post a seguir ou confira o vídeo abaixo com o tour pelo novo Conecta Control!

Instalando o Conecta Control

Para instalar o Conecta Control, basta acessar o site conectasuite.com e clicar no botão “Teste grátis”. Você poderá testar a ferramenta gratuitamente por 14 dias! Então, siga o passo a passo que aparecerá na tela e pronto! Agora, basta ir até o painel do Conecta Control.

Configurando o acesso por usuário

Acesse a área de “Usuários” pela barra lateral esquerda ou pelo painel principal do Conecta Control. Aqui, é possível perceber que o Conecta Control já sincroniza todos os usuários do seu Google Workspace automaticamente.

Os usuários que estiverem dentro do período de férias terão um ícone de guarda-sol ao lado do seu nome. Além disso, na área de usuários, podemos ver a qual turno aquele usuário pertence, bem como se ele está ativo e quando foi o seu último login foi feito.

O que são os turnos do novo Conecta Control?

Os turnos são as regras de acesso. Por meio deles, vamos configurar regras para que cada colaborador tenha o seu horário ou o seu local de acesso permitido. Também é permitido que um usuário esteja em mais de um turno, ou seja, o Conecta Control é sempre permissivo. Dessa forma, quanto mais permissões nós damos a um usuário, mais “liberado” ele fica.

Agora, caso exista um usuário sem turno, esse usuário não poderá acessar as ferramentas do Google Workspace. Sempre que isso acontecer, aparecerá um aviso na parte superior da tela informando que alguns usuários estão sem turno atribuído. Clicando neste aviso, você poderá filtrar quais são os usuários sem turno.

Configurando os turnos dos usuários

Acesse a área de “Turnos” pela barra lateral esquerda ou pelo painel principal no Conecta Control. Aqui, você poderá visualizar todos os turnos já criados e quais estão ativos. Para criar um novo turno, basta clicar no botão “+ Adicionar turno”.

Então, preencha o nome do turno, o IP ou DNS da empresa (opcional) e selecione as caixas de seleção que você gostaria de ativar. Recomendamos sempre selecionar a segunda opção, pois assim os usuários serão deslogados de qualquer dispositivo após o horário de trabalho. Assim, evita-se as horas extras não combinadas ou não desejadas.

Além disso, caso você tenha interesse, é possível integrar o Conecta Control ao Pontomais. A Pontomais é uma empresa parceira da Conecta Nuvem fazendo com que os dois sistemas conversem. Dessa forma, você tem a garantia de que o colaborador só terá acesso às ferramentas do Google Workspace depois de ter registrado o ponto lá na Pontomais. Depois de selecionar as caixas de seleção, clique em “Criar”.

Saiba mais sobre o sistema de ponto da Pontomais clicando aqui.

Configurando as regras do turno

Na área de “Turnos”, clique no turno que deseja configurar. Em “Horários de operação” você determinará em qual horários os colaboradores terão acesso às ferramentas do Google Workspace. Para isso, clique em “Criar” e selecionar “Horários de acesso”. Então, clique no símbolo “+” e adicione uma nova regra escolhendo os dias e horários de acesso. Depois basta clicar em “Aplicar”.

Além disso, você deverá adicionar os colaboradores ao turno. Para isso, volte até a tela do turno e clique em “Participantes” e depois no símbolo “+”. Então, selecione os colabores que estarão dentro daquele turno. Depois basta clicar em “Adicionar participantes”.

A área de “turnos” do novo Conecta Control oferece ainda mais configurações como: forçar o logout, solicitar troca de senha, desativar turno, editar política de senha e renomear o turno.

Configurando o período de férias dos usuários

Na área de “Usuários”, você pode configurar o período de férias de cada colaborador separadamente. Para isso, clique nos três pontinhos no final da linha do usuário e selecione a opção “Atribuir modo férias”. Então, selecione qual é o período de férias daquele usuário e clique em “Confirmar”. Caso o período já esteja em vigor, o ícone de um guarda-sol aparecerá ao lado do nome do usuário.

Configurando as permissões dos administradores

Na área de “Permissões de usuários”, clique no botão “Adicionar administrador” para selecionar um colaborador – normalmente um profissional dos Recursos Humanos ou da Administração – para ajudar na configuração dos turnos e usuários.

Como ativar o novo Conecta Control

O administrador do Conecta Control poderá acessá-lo por meio da tela inicial do Google Chrome. Clicando nos três pontinhos no canto superior direito, basta procurar o Conecta Control dentre os aplicativos da Google e selecioná-lo.

Para ativar a ferramenta, clique em “Ativar o Conecta Control” na tela inicial do Conecta Control. Logo depois, siga o passo a passo configurando o Conecta Control e clique em “Ativar”. Pronto! Você ativou o controle às ferramentas do Google Workspace.

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Você sabia que, por padrão, o Google Workspace segue liberado após o registro de ponto?

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Registrar o ponto não necessariamente quer dizer parar de trabalhar, mas deveria. Isso ocorre porque, por padrão, o Google Workspace continua funcionando normalmente após a demarcação. No nosso último post, nós falamos sobre os problemas que isso pode gerar. Horas extras não registradas podem render processos trabalhistas e prejuízo financeiro. 

O Google Workspace abrange as principais ferramentas de trabalho do dia a dia. A principal delas é o email, que pode ser o grande vilão das horas extras. Se um colaborador faz o registro de ponto e manda um email depois disso, a Justiça pode interpretar como hora extra.

Acesso ao Google Workspace depois de bater o ponto

Sendo assim, a melhor opção é evitar que o Google Workspace funcione após a demarcação de ponto. Quer saber como? Continue lendo nosso post!

Por que é melhor não deixar o Google Workspace liberado

Se o colaborador entrar na Justiça contra a sua empresa e tiver como provar que fez horas extras e não recebeu, você terá prejuízos. 

No entanto, antes disso, ele pode influenciar outras pessoas a continuarem trabalhando além do horário. Isso pode desencadear mais processos trabalhistas e dor de cabeça.

Para evitar que isso aconteça, os gestores devem monitorar suas equipes com atenção. Além disso, devem estabelecer uma organização para que ninguém fique sobrecarregado a ponto de trabalhar mais tempo. Do mesmo modo, deve-se promover uma cultura de respeito aos horários na empresa.

Não é só isso que pode resolver o problema, no entanto. Este é um dos casos em que o melhor a se fazer é contar com a ajuda da tecnologia para ter mais segurança. 

Dessa forma, é possível evitar que algum colaborador burle o sistema e trabalhe mais. Pensando nisso, nós desenvolvemos um software que vai te ajudar.

Como evitar que o Google Workspace funcione após o registro de ponto

O método mais indicado para fazer com que o Google Workspace não funcione após determinado horário é usando o Conecta Control.

Nosso software limita o uso do Google Workspace por horário e por local. O melhor a se fazer é organizar os usuários por grupos e, a partir disso, definir horários.

Antes de tudo, porém, é preciso escolher com cautela quem terá o perfil de administrador. São os administradores que poderão definir os acessos de todos os grupos de usuários. Sendo assim, só pessoas de confiança devem ter essas permissões.

Conheça o Conecta Control

Como o Conecta Control pode ajudar

Após definir os administradores, separe os usuários por turnos ou departamentos. Depois, defina as permissões para cada um dos grupos. Você pode escolher, por exemplo, quem pode acessar as informações da empresa somente dentro do escritório. Também pode definir quem pode acessá-las de qualquer lugar.

Contudo, voltando ao ponto principal do texto: defina os períodos em que os colaboradores terão acesso às ferramentas de trabalho. Assim, quando der o horário definido para aquele grupo, o Conecta Control fará o logout do Google Workspace. 

Isso vai evitar que o usuário siga trabalhando após o registro de ponto. Esse logout, inclusive, também é aplicado ao mobile, para que o colaborador não use o celular para trabalhar.

Claro que é possível abrir exceções para determinados dias, caso haja necessidade. No entanto, quem permite essa brecha é o administrador, não o colaborador. Ou seja, só é possível fazer hora extra com a permissão do gestor.

Funcionalidade do Conecta Control

Experimente o Conecta Control

Para ver como a nossa ferramenta pode te ajudar, que tal experimentá-la gratuitamente? Nós disponibilizamos um período de teste sem custo e sem cadastro de cartão de crédito. Precisa de mais informações antes de contratar nosso produto? Acesse o site ou entre em contato com a gente para tirar dúvidas!

Você, leitor, já parou para pensar nas consequências de mandar um email fora do horário de expediente? Conta para a gente o que você achou das dicas que demos aqui.

Como ver a lista de convidados no Google Meet – VÍDEO

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Não dá para negar que algumas reuniões sempre começam com “Será que está todo mundo aqui?” ou “Está faltando alguém?”. Contudo, uma novidade no Google Meet veio para responder essas dúvidas de forma automática. A lista de “Também convidados” permite consultar quais participantes foram convidados, mas que não estão presentes ou já saíram da reunião. Mas afinal: como ver a lista de convidados no Google Meet? Confira o passo a passo no post a seguir.

Ainda, se preferir, confira o tutorial rápido em vídeo de como ver a lista de convidados no Google Meet:

https://www.youtube.com/watch?v=27yXYEOMmNU

Como ver a lista de convidados no Google Meet

Passo a passo para conferir participantes no Meet:

  1. Em primeiro lugar, acesse sua reunião diretamente no Google Meet ou por meio da sua Google Agenda;

  2. Então, no canto inferior esquerdo, clique no ícone “Mostrar todos”;

  3. Em seguida, uma janela se abrirá com todos os participantes da chamada e, abaixo, você conseguirá ver os “Também convidados” que não estão presentes;

  4. Além disso, ao clicar no ícone “Mensagem” ao lado do nome do contato, você pode enviar uma mensagem no Chat do Google.

E aí, gostou da dica? Então inscreva-se no canal da Conecta Nuvem no YouTube e receba mais conteúdos como esse!

Startup lança versão super intuitiva de como fazer gestão de usuários em suas jornadas

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A Conecta Nuvem, startup que une tecnologia à gestão de pessoas, lançou uma nova versão do Conecta Control. O objetivo dessa atualização é trazer uma versão mais intuitiva para melhorar a gestão de usuários.

Se você acompanha o trabalho da Conecta, sabe que um dos nossos objetivos é facilitar a gestão de usuários nas empresas. Estamos sempre aprimorando nossos produtos para que o trabalho dos gestores e dos colaboradores seja simplificado.

Foi pensando nisso que resolvemos melhorar o serviço que é o nosso queridinho. Quer saber como o Conecta Control vai agilizar sua rotina? Continue lendo o post que preparamos.

Como o Conecta Control ajuda na gestão de usuários

Em primeiro lugar, vamos explicar o básico do Conecta Control. Nosso software controla o acesso dos usuários às ferramentas de trabalho. Por meio dele, você consegue definir quem pode acessar o Google Workspace só dentro da empresa ou em qualquer lugar. 

Além disso, consegue separar os usuários por turno e definir o acesso por horários. Quando der a hora programada com base no expediente, o Conecta Control faz o logout. Assim, você evita que o funcionário faça horas extras quando ele quiser. 

O Conecta Control leva o colaborador a encerrar sua jornada na hora correta e ajuda a evitar processos trabalhistas por horas extras, por exemplo.

Com o auxílio do Conecta Control, a gestão de usuários fica mais ágil e você não precisa se preocupar diariamente com o expediente dos colaboradores. Desse modo, pode direcionar o foco para os resultados dos projetos e o crescimento da empresa.

Conecta Control - Teste Grátis por 14 dias

Principais benefícios do Conecta Control

Controle de jornada

O Conecta Control só libera as ferramentas de trabalho após o horário determinado pelo gestor. Ele também faz o logout automático no horário definido. Sendo assim, é possível fazer o controle efetivo da jornada e garantir que ela está sendo cumprida adequadamente. 

Sem horas extras não autorizadas

Com o Conecta Control, você evita que os colaboradores façam horas extras sem autorização, justamente porque o software não libera as ferramentas. Desse modo, as chances da sua empresa ser alvo de ações trabalhistas por esse motivo diminuem. 

As horas extras, inclusive, podem trazer prejuízos que você nem imagina. Confira os 5 problemas das horas extras.

Proteção de dados

Como já mencionado, o Conecta Control permite que os gestores definam quem pode acessar os dados só na empresa ou em qualquer lugar. Uma opção seria, por exemplo, liberar o acesso às informações de fora da empresa apenas para quem tem cargo alto. Assim, fica melhor para fazer a gestão dos usuários que acessam os materiais da empresa, sejam eles delicados ou não.

Gestão de usuários via mobile

O Conecta Control tem uma versão mobile que permite fazer o gerenciamento dos colaboradores por meio do celular. Ou seja, você não precisa de um computador ou tablet para fazer a gestão de usuários da sua empresa.

Algumas novidades que vão facilitar o uso do Conecta Control para a gestão de usuários

  • Forçar logout

É possível forçar o logout de um usuário ou de um grupo a qualquer momento.

  • Modo dark

Mais intuitivo e mais confortável aos olhos. Portanto, é ideal para quem passa muitas horas na frente do computador.

  • Tradução para outros idiomas

O novo Conecta Control terá versões em Português, Inglês e Espanhol. Você poderá fazer a gestão de usuários no idioma que preferir.

  • Configuração de força de senha

Para aumentar a segurança das senhas dos usuários da sua empresa. Não esqueça de pedir para os colaboradores atualizarem as senhas após a configuração de força de senha.

  • Logout avançado nativo na ferramenta

Na nova versão, será possível tirar um usuário de qualquer dispositivo, seja televisão, tablet, qualquer um. Ou seja, para acessar novamente, ele deverá logar novamente dentro de um horário e local permitido.

E aí, leitor? Quais foram as novidades que você mais gostou? Conta para a gente na nossa comunidade! E veja mais informações sobre o Conecta Control no nosso site

Como reduzir os ajustes de ponto

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O RH da sua empresa vive recebendo pedidos de ajustes de ponto dos colaboradores? Erros podem ocorrer, mas se essas solicitações são feitas com frequência, é hora de pensar em como reduzi-las. 

Fazer ajustes de ponto, principalmente de forma manual, leva tempo e atrapalha a dinâmica de trabalho do time de Recursos Humanos. Imagine se todos os colaboradores pedissem ajustes de ponto diariamente… O RH não conseguiria cumprir nenhuma outra demanda.

Sendo assim, o ideal é procurar meios de evitar que esse problema prejudique o fluxo de trabalho. Nós, da Conecta, temos uma parceria com a Pontomais que foi desenvolvida justamente para acabar com esse entrave.

Ao usar o nosso software, os pedidos de ajustes de ponto vão reduzir consideravelmente. Quer saber como funciona e se livrar dessa questão de vez? Continue lendo esse post.

Como reduzir ajudes de ponto

O que a lei diz sobre marcação de ponto

O artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina a obrigatoriedade da marcação de ponto. A regra vale para estabelecimentos com mais de 20 colaboradores, podendo ser feita  em registro manual, eletrônico ou mecânico. 

Contudo, o registro deve ocorrer conforme as instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

O mesmo artigo também permite o uso de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, como é o caso das horas extras. Nessa situação, porém, é preciso haver acordo individual por escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo. 

Por que é importante que sua empresa faça marcação de ponto

O registro de ponto garante que os trabalhadores sejam pagos corretamente. Dessa forma, a relação entre empregado e empregador fica mais transparente. Além disso, as chances da empresa cair em processos trabalhistas diminuem consideravelmente. 

Com a marcação de ponto, ambas as partes se sentem mais seguras quanto aos seus direitos. Ela permite o controle também sobre as horas extras, por exemplo, que costumam render muitas ações judiciais.

Se você ainda não se deu conta do prejuízo que pode ter com horas extras de funcionários, nós temos um artigo para te ajudar. Confira os 5 maiores problemas das horas extras

A integração do Conecta Control com a Pontomais é a solução ideal para evitar que sua empresa acabe na Justiça. Adiante, nós vamos explicar os benefícios com mais detalhes.

Integração Conecta Control e Pontomais

Por que evitar que haja pedido de ajustes de ponto

Uma das razões pela qual se deve evitar os ajustes de ponto é justamente o que citamos no começo do texto. Essas solicitações atrapalham o fluxo de trabalho do time de RH. A outra é correr o risco de cometer novos erros e prejudicar ainda mais a transparência na relação de trabalho.

Como reduzir os ajustes de ponto

Nós temos uma solução simples e prática que vai ajudar muito sua empresa a reduzir os ajustes de ponto. A integração Conecta Control + Pontomais garante que os colaboradores só acessem o Google Workspace após o registro de ponto. 

Assim, o colaborador só consegue trabalhar se fizer a marcação corretamente. Se os gestores não têm controle sobre os horários dos colaboradores, a integração resolve esse problema.

Usando a integração Conecta Control + Pontomais, você tem certeza de que a sua equipe respeitará o horário acordado. Além de fazer logout das ferramentas de trabalho no horário determinado pelo gestor, ele não permite nem o envio de email. 

Dessa forma, o colaborador não poderá alegar hora extra por mensagem enviada fora do horário do expediente.

Outra vantagem é que você pode controlar tudo isso pelo celular. Não há a necessidade de usar um computador ou tablet para definir as regras de horários dos colaboradores.

E o melhor de tudo é: você pode ver como essa integração funciona na prática de maneira gratuita por 14 dias. Ou seja, você tem a oportunidade de fazer o teste sem pagar nada antes de adquirir o nosso produto.

Por fim, você já pensou na quantidade de problemas que os ajustes de ponto podem trazer? Com a integração Conecta Control + Pontomais você fica livre desses problemas e garante a segurança para o seu negócio. Gostou do artigo? Compartilhe! E se você já passou por alguma situação em que os ajustes prejudicaram sua empresa, conta pra gente. 😉

Como recuperar um arquivo apagado do Google Drive – VÍDEO

Quem nunca limpou a lixeira sem querer depois de excluir um arquivo importante que atire a primeira pedra! Mas afinal, existe como recuperar um arquivo apagado do Google Drive permanentemente? A resposta é sim: o Google guarda o backup dos arquivos por até 25 dias.

Descubra como no tutorial a seguir ou assista ao vídeo com o passo a passo completo:

Como recuperar um arquivo apagado do Google Drive permanentemente

Recuperando o arquivo:

  1. Em primeiro lugar, abra o painel do Administrador do seu Google Workspace;

  2. Logo depois, em “Usuários” clique em “Gerenciar”;

  3. Em seguida, selecione o usuário que teve o arquivo excluído;

  4. Então, na barra lateral esquerda clique em “Restaurar”;

  5. Logo depois, selecione o período de recuperação, o aplicativo Google Drive;

  6. Por fim, clique em “Restaurar”;

  7. Pronto! Os arquivos do usuário excluídos dentro desse período foram recuperados.

Gostou da dica? Então inscreva-se no canal da Conecta Nuvem no YouTube para mais conteúdos como esse.

Como receber notificação de alteração em planilha – VÍDEO

O Google Planilhas faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mas as mudanças de regra de notificação é uma função ainda pouco conhecida: as regras de notificação. Então, imagine que você tem uma planilha em que, sempre que alguém fizer uma alteração, você recebe um e-mail de alerta. Incrível né? Dessa forma, aprenda como receber notificações de alteração em planilha no Google Planilhas.

E se preferir, confira o tutorial completo no vídeo abaixo:

Como receber notificação de alteração em planilha do Google Planilhas:

  1. Em primeiro lugar, abra a planilha no Google Planilhas;

  2. Em seguida, clique em “Ferramentas” na barra superior;

  3. Logo depois, clique em “Regras de notificação”;

  4. Então, uma caixa de diálogo irá abrir e você selecionará se quer receber uma notificação quando um usuário fizer uma alteração ou quando enviar um formulário;

  5. Em seguida, você escolherá se quer receber um e-mail a cada alteração ou apenas um ao final do dia reunindo todas as alterações;

  6. Por fim, clique em “Salvar”;

  7. Pronto! Agora, toda modificação que for feita na planilha será notificada.

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Como excluir dados duplicados no Google Planilhas – VÍDEO

As planilhas fazem parte do dia a dia de diversas áreas no ambiente profissional. Contudo, muitas vezes acabamos copiando e trazendo várias informações. Dessa forma, elas acabam se duplicando e criando várias linhas. É importante que os dados duplicados sejam excluídos para que apenas uma informação válida esteja disponível. Então, confira como excluir dados duplicados no Google Planilhas ou assista ao vídeo abaixo com o tutorial.

Como excluir dados duplicados no Google Planilhas

  1. Em primeiro lugar, abra a planilha do Google;

  2. Então, selecione todas as células, as linhas que deseja remover ou a célula A1;

  3. Logo depois, clique em “Regras de notificação”;

  4. Então, uma caixa de diálogo irá abrir e você selecionará se quer receber uma notificação quando um usuário fizer uma alteração ou quando enviar um formulário;

  5. Em seguida, você escolherá se quer receber um e-mail a cada alteração ou apenas um ao final do dia reunindo todas as alterações;

  6. Por fim, clique em “Salvar”;

  7. Pronto! Agora, toda modificação que for feita na planilha será notificada.

Não se esqueça de seguir o canal da Conecta Nuvem no YouTube para mais dicas como essa!

Colaborador segue trabalhando mesmo após o registro de ponto? Entenda o problema

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Você sabia que os colaboradores da sua empresa conseguem continuar trabalhando mesmo após o registro de ponto? Isso ocorre porque as ferramentas de trabalho ainda funcionam após o horário informado na plataforma de ponto. 

Esse tipo de atitude pode prejudicar a empresa, pois a Justiça do Trabalho pode interpretar como hora extra não remunerada. De acordo com a CLT, a hora extra deve valer pelo menos 50% a mais da hora normal trabalhada

Como muitas empresas aderiram ao trabalho remoto devido à pandemia de Covid-19, mandar email além do expediente acabou se tornando comum. Porém, a partir do momento em que o colaborador faz o registro de ponto, mas segue trabalhando, temos um problema.

Se o colaborador faz registro de ponto alegando que ele parou de trabalhar, mas manda um email, por exemplo, isso pode configurar hora extra. Contudo, como não há esse registro na folha de ponto, esse tempo a mais não é mostrado. Assim, a empresa acaba não pagando, e isso pode gerar sérios prejuízos.

Trabalhando após bater o ponto

Por que evitar que o registro de ponto fique inadequado

Em primeiro lugar, é importante reforçar que esse problema é responsabilidade da empresa e do gestor. Ou seja, todas as consequências de um registro de ponto inadequado recaem sobre vocês.

Você, gestor, sabe que esse problema pode estar acontecendo dentro da sua equipe? É importante analisar se está em pleno controle das atividades dos seus colaboradores.

Caso o trabalhador decida processar sua empresa devido a um registro de ponto errado, prepare-se. É um processo que, além de custoso, traz muita dor de cabeça. 

Se a empresa quiser alegar que isso era uma conduta do trabalhador, ela deverá provar que não tinha influência. O mesmo vale para o outro lado. Então, o melhor é não ter atitudes que podem prejudicar o empregador.

Não deixe brecha para interpretações

Em 2018, uma empresa de Minas Gerais foi condenada por fraudar o registro de ponto dos seus funcionários para não pagar horas extras. Nesse caso, a ação foi movida por uma funcionária, mas os colaboradores comprovaram a conduta errada da empresa.

Do mesmo modo que o colaborador não pode continuar trabalhando após registrar o ponto, a empresa também deve respeitar isso. No caso citado, especificamente, a empresa incentivava o uso do “ponto livre”. Ou seja, o colaborador batia ponto nos horários certos, mas podia fazer vendas fora desse horário. A questão é que os emails enviados pela própria empresa comprovaram o erro. 

Assim como o colaborador não pode ficar além do horário registrado, a empresa não pode compactuar ou incentivar esse comportamento. Não se pode, por exemplo, mandar um email além do horário do expediente, ainda que o colaborador não veja na hora. Se ele decidir processar, ele pode provar que a empresa não respeitava horários e o juiz concordar. Esse não é um prejuízo que você quer ter na sua empresa, certo?

Atenção ao registro de ponto do seu time

Antes de tudo, é preciso promover na empresa a cultura de respeito aos horários. Se o colaborador é novo, por exemplo, pode ser que ele queira mostrar seu trabalho. Por isso, acaba trabalhando mais do que deveria. No entanto, isso pode virar uma bola de neve e fazer com que ele adquira o hábito de seguir trabalhando após o registro de ponto.

Muitas vezes, porém, o colaborador opta por fazer o registro de ponto e continuar trabalhando por ter muitas tarefas a executar. Nesses casos, é preciso repensar a organização da equipe. O colaborador está sobrecarregado? Se não for o caso, então é necessário encontrar uma melhor forma de cumprir as tarefas dentro da jornada.

Contudo, existem ferramentas que ajudam a controlar o expediente do colaborador, evitando que ele faça hora extra sem autorização. No próximo post, nós vamos te mostrar como o Google Workspace é um aliado para evitar problemas com o registro de ponto. Antes, aproveite para conferir os 5 maiores problemas das horas extras.

Tem uma dúvida? Fale com os nossos especialistas!

Como comparar documentos do Google Docs – VÍDEO

A Google está sempre atualizando suas ferramentas para facilitar o nosso do dia a dia. Dessa forma, o Google Documentos ganhou uma nova funcionalidade super útil em sua última atualização: o novo comparador de documentos. Então, que tal aprender como comparar documentos do Google Docs?

Muitas vezes acabamos criando cópias dos arquivos para modificá-los sem mexer na versão original. Então, o novo comparador de documentos permite que você compare dois arquivos. Assim, é possível identificar quais são as diferenças entre os dois. Ou seja, quais modificações foram feitas entre uma versão e outra.

Quer saber como usar a nova funcionalidade? Então continue lendo ou assista o vídeo sobre como comparar documentos do Google Docs.

Como comparar documentos do Google Docs

Comparar arquivos duplicados ou cópias e arquivos originais no Google Docs:

  1. Em primeiro lugar, abra o arquivo que deseja comparar

  2. Em seguida, na barra inferior, localize e clique no símbolo do Google Drive

  3. Então, selecione o arquivo com que deseja fazer a comparação em seu Drive

  4. Logo após, clique em “Abrir”

  5. Por fim, clique em “Comparar”

  6. Pronto: um novo arquivo foi criado apontando as diferenças entre os documentos!